03/04/2008

EMPANADA CRIOLLA

A história das empanadas começa no Oriente, na antiga Pérsia, muitos anos antes de Cristo. Nestes tempos, os árabes começaram a fazer suas esfihas, usando carne de carneiro e trigo. Séculos mais tarde, quando ocuparam a região da Andaluzia, na Espanha, estes povos espalharam sua cultura pelas novas terras conquistadas.

Os hábitos gastronômicos também foram levados ao continente vizinho e os andaluzes passaram a preparar a esfiha de uma maneira um pouco diferente. Faziam a massa misturando farinha e gemas de ovos e recheavam com uma carne moída previamente temperada com muito azeite e especiarias – ingredientes abundantes na região. Tempos depois, quando atravessaram o oceano e colonizaram a América, os espanhóis trouxeram para cá a esfiha dos árabes.
.
Mais tarde, nos países latinos, a receita foi adaptada e passou a ser preparada em fornos de barro, aquecidos à lenha. Rapidamente as empanadas ficaram populares e se tornaram uma das comidas mais apreciadas em diversos países. Cada região tem maneiras diferentes de preparar as famosas empanadas, mas em todas elas existe um ponto em comum: o sabor irresistível.
Fonte: Mil Povos


MASSA

03 xícaras de trigo
150g de manteiga
¾ de xícara de água fria
Sal e pimenta a gosto
01 pitada de açúcar


Misture os ingredientes da massa, e sove muito bem, até que fique lisa. Deixe descansar por 30 minutos. Divida a massa em 12 porções iguais, faça bolinhas e deixe descansar novamente por 20 minutos. Estenda com um cilíndro em formato circular, recheie-as com recheio a gosto e frite-as em óleo quente, até que fiquem douradas.


DICAS DE RECHEIO SALGADOS E DOCES
-Carne moída refogada com ovos duros e passas (foi minha opção)
-Queijo e milho
- Ricota e espinafre
-Palmito e azeitonas
-Doce de leite e coco
-Maçã e canela
-Banana e canela
- Ricota e canela

4 comentários:

Marizé disse...

Foi sem duvida um prato que evoluiu em muitas formas, mas todas deliciosas.

Bjs e bom fim de semana

Magia na Cozinha disse...

Arrasando Ana! Que delícia! Acho que gostaria de todas as sugestões. Todas são ótimas.
Beijos...

Lorena disse...

Essa receita é muito boa e prática, Gostei muito!!!!!!!!!!!

Lorena disse...

Essa receita é muito boa e prática, Gostei muito!!!!!!!!!!!