16/12/2008

Costela de Forno

Reunião de família, e tudo programado para sair uma costela pro almoço... Era aniversário de minha irmã, então...o pessoal reunido e papo vai e papo vem... mas nenhum muito afim de ir pro lado da churrasqueira (me refiro a turma do bolinha, os guris...).
.
Então, foi aí que começou um pequeno debate para a execução do prato... Minha mãe, decidiu por livre e espontânea "pressão à todos" que seria feita no forno... E vocês sabem que vontade de Mãe, não se contraria... O pior que todos sabem que, costela no forno nem sempre fica macia, geralmente fica dura e ressecada...
.
Mas... quem anda pela beira do fogão também sabe que sempre temos artifícios e ainda bem... a nosso favor! A nossa saída, para tempo quase escasso, porque de tanto assunto a hora corria e o almoço... NADA!
.
Resolvemos usar a panela de pressão para adiantar o processo de cozimento e apenas dar cor e enchugá-la no forno... Em pouco tempo, tivemos uma carne suculenta, macia e muito saborosa... Ninguém estressou ao lado da churrasqueira (se é que isto pode ser chamado de estresse) e todos ficaram contentes com o resultado... Ficou perfeita!

INGREDIENTES
.
03 kg de Costela com pouca Gordura
01 cebola picada
Alho
Sal
Pimenta do Reino
1/2 xícara de vinho branco
Oléo apenas para besuntar
.
Misture os ingredientes e besunte a costela com o óleo. Coloque a costela e o molho do marinado, em um saco plástico grande, feche bem e deixe de um dia para outro até tomar bem o gosto dos temperos.
.
Depois de passado este tempo, retire, coloque a costela na panela de pressão, junto a este molho mais 01 xícara de água. Tampe, e conte após sair a pressão, aproximadamente 35 minutos. Retire do fogo, abra a panela, retire e coloque em uma assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido até que esteja bem dourada.

Foi servida acompanhada de Batatas ao Forno e Saladas.

12 comentários:

Magia na Cozinha disse...

Ficou com ótima aparência. A panela de pressão é um grande quebra-galho, pena que não tenho uma por aqui.
Bjs :)

Maria disse...

Hummmmmmmmmmm Ana...que deliciaaaaaa!!
Adoro costela assada..

Pepe disse...

Ai ai ai amiga... costela é um dos meus pratos preferidos, carne assada, etc etc, se bem se me der a escolher prefiro na churrasqueira com um bom fogo de lenha! mais se nota que ficou uma delicia... esperimenta essas mesmas batatas colocando encima (ao levar no forno) alecrim, alho , pimenta e sal... prova e depois me conta!
Parabéns Anita, e vou te dar uma dica... podes te dedicar também na arte da fotografía ! rsrsrs
Besito

ameixa seca disse...

Bendita panela de pressão :) Ficou bem apetitosa a carne com as batatinhas :)

Nela disse...

Anita querida, que jeito dá a panela de pressão e tão rápido é de confeccionar, por vezes carnes um pouco mais rijas, também utilizo quando assim é, e para cozer o pudim? já experimentou? em banho maria é uma hora na panela com forma tapada claro, apenas 15 minutos,sabe cá nunca vi desses sacos que vocês aí usam, são práticos, mas cá não encontrei ainda. A carne ficou linda, e em bela companhia, ainda melhor, beijinhos.

Romy disse...

Adoro as comidas na panela de pressão... são rápidas e a comidinha fica uma delicia :-)

Bjokas***

Donna Dani disse...

Huuuum Huuuummm me deixou com agua na boca!! Delicia!
Bjks

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Claudinha, se quebra galho..ajuda e muito! hehehehe ;)

Maria, minha amiga...obrigada!

Pepe, boa dica, vou fazê-las e postarei aqui também usando sua dica... Também prefiro assada com fogo a lenha, mas como os churrasqueiros não estavam muito afim... Resolvemos a situação a nossa maneira...hehehehehe Obrigada pelo elogio quanto as fotos! ;)

Ameixa, obrigada!

Nela, ta ai uma coisa que ainda não testei fazer pudim na panela de pressão, já ouvi falar mas ainda não fiz...ta ai a oportunidade...a próxima vez que eu fizer usarei ela pra ajudar na velocidade... Espero que minha fôrma de pudim caiba na minha panela... hehehehe Obrigada por comentar sempre querida!

Romy é verdade amiga... Eu sempre tenho ela a mão pra acelerar as coisas, que as vezes estão bem corridas, pra variar! hehehehe

bjs a todos e obrigada pelo carinho de sempre!

Natércia disse...

Minha querida a tua carne ficou uma delicia!Um beijinho...

MEU CANTINHO CULINÁRIO disse...

Seu blog é uma tortura.....bjossssssss

Pepe disse...

Se será tortura que eu estou engordando só de "oiá" essas gostosuras !!! hehehe
besi...

Márnia Einsfeldt disse...

Amiga

Divino!!!
Adorei, to chegando, huahuahuahua


Bjusss