30/03/2008

TORTA DE AMEIXA E COCO

Mais uma das delícias da Rosana... Olha só o "visú" desta torta... É pra estragar qualquer regime! hehehe ... Parabéns!
Ingredientes:
02 bolos médios (normal para torta)
.
1º Recheio
250 g de ameixa sem caroço cozidas com meio copo de água
04 colheres de açúcar
.
Leve para o fogo por uns 15 minutos. Bate no liquidificador e misture com 01 lata de leite condensado e volte para o fogo para cozinhar.
.
2º Recheio
01 lata de leite condensado
01 pacote de coco sococo (50 g)
.
Leve para o fogo fazendo um doce cremoso. Corte os bolos ao meio e recheia doce de coco, doce de ameixa e doce de coco novamente.
.
Cobertura
04 claras em neve
Faça uma calda com:
02 xícaras de açúcar
01 xícara de água
.
Depois que esta calda já estiver em ponto de fio bate bem às claras em neve firme e com a batedeira ligada vai jogando a calda e batendo bem. Coloque 01 xícara de açúcar de confeiteiro e continue batendo bem por uns 05 minutos. Cubra o bolo e decore a gosto, neste caso derreti chocolate e cobrir.
.
RECEITA E FOTO: Rosana Portela

PAÕ DE QUEIJO DA MARIA

As receitas da Maria já são tradicionais na Comunidade... É garantia de sucesso e aprovação garantida pra quem as faz... Agora, imaginem só, esta delícia com um café, para o lanche da tarde... Tudo de bom!

500g de polvilho doce ou azedo
3/4 de xícara (chá) de óleo
02 xícaras (chá) de água
01 colher (sopa) rasa de sal
03 ovos
03 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
300g de queijo mineiro ou branco ralado no ralo grosso (Eu usei um queijo mineiro mais apurado)
.
Misture o sal no polvilho e reserve. Ferva o óleo com a água e jogue em cima do polvilho e misture bem, depois deixe esfriar. Quando estiver morno, quase frio, coloque os ovos ligeiramente misturado. Coloque o parmesão ralado e misture bem, por último o queijo mineiro. Passe um pouco de óleo nas mãos, pegue uma colherada da massa e modele as bolinhas nas mãos e coloque na forma. Leve pra assar no forno quente, até dourar.Tempo de forno aproximadamente 40 minutos em forno de 220ºC. Rende mais ou menos 50 pãezinhos.
.
RECEITA E FOTO: Maria Almeida

PICANHA INVERTIDA

Com uma um ar festivo, esta idéia nos foi dada pela Nia... além de lindo, deve ser maravilhoso!

Ingredientes
• 1 peça de picanha com cerca de 1 e ½ kg
• 4 dentes de alho amassados
• Sal, pimenta-do-reino e manjericão fresco picado a gosto
• 2 lingüiças calabresas
• ½ xícara (chá) de azeitonas sem caroço
• ½ xícara (chá) de tomate seco(opcional)
• 100g de queijo provolone em tiras
• 3 colheres (sopa) de margarina
.
Modo de Preparo
Retire parte da gordura da carne, se for muito grossa. Abra a peça da picanha com uma faca bem afiada começando do centro até a ponta, formando uma bolsa. Tome cuidado para não abrir e furar os lados da peça. Introduza a mão dentro da peça, pegue a pontada picanha e como os dedos pelo lado de fora, vire a picanha do avesso( se necessário, uso o cabo de uma colher de pau para ajudar no começo). A parte da gordura ficara para dentro. Esfregue o alho, sal e pimenta dentro e fora da peça. Pique a lingüiça sem a pele e misture com a azeitona, o tomate seco e o manjericão. Recheie a peça com essa mistura e coloque as tiras de queijo. Feche a peça com palitos de dente ou costure com um barbante. Besunte a carne com margarina e cubra com papel alumínio. Leve ao fogo médio, pré-aquecido, por 35 minutos. Retire o papel e deixe mais 25 minutos para dourar. Deixe descansar por 15 minutos antes de fatiar. Sirva acompanhado de arroz branco e farofa.
RECEITA E FOTO: Nia Marques

EMPADAS DA EDNA

Estas empadas realmente são M A R A V I L H O S A S!!! Posso afirmar com certeza! Eu as apelidei EMPADAS DA EDNA. Quando digo vou fazer empada... meu marido pergunta: SÃO AS DA EDNA? Pois é, tu já tem até fã....hehehehe... Já fiz várias vezes, e é fantástica... Parabéns, e obrigada por compartilhar esta receita conosco!


INGREDIENTES

500 gramas de farinha de trigo
200 gramas de margarina
150 gramas de gordura vegetal
2 unidades de ovo
1/2 xícara de chá de água
1 colher de café de sal


Misturar tudo, sem sovar muito a massa, deixe descansar na geladeira por uns 30 min. Abra com as mãos ou com o rolo cortando com um cortador, forre as forminhas, coloque o recheio, adicione pedaços de azeitonas, tampe com a massa, pincele gema de ovo e leve a assar em forno 180 graus por mais ou menos 30 minutos, ou até que estejam douradas.
.
RECHEIO
01 vidro de palmito picado
1/2 lata de ervilhas
01 tomate sem pele e sem sementes picado
01 cebola média picada picada
02 dentes de alho picados
Salsinha, sal, óleo
Azeitonas sem caroço cortadas em pedaços
Farinha de trigo para engrossar
.
Refogue o alho, a cebola. Junte os tomates picados, a ervilha, o palmito, o sal e por último a salsinha picada, junte umas 02 colheres rasa de sopa de farinha de trigo, mexa bem e tire do fogo, deixe esfriar e recheie as empadas.
.
RECEITA E FOTO: Edna Maia

BACALHAU ESPIRITUAL

Este Bacalhau já é famoso, quem o fez, não se arrepende do sabor... Como fez um sucesso enorme, resolvi colocá-lo aqui também, para que outras pessoas possam saborear esta gostosura! Gostaria de agradecer em especial a Jani, por compartilhar a receita e mandar também uma foto de seu arquivo...Ingredientes:
.
1Kg de bacalhau aferventado e desfiado
01 copo de leite
06 ovos (as claras em neve)
01 lata de creme de leite
02 dentes de alho socado
06 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo
02 cenouras grandes raladas
02 colheres (sopa) de manteiga
04 colheres (sopa) de azeite
01 ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
01 xícara (chá) biscoitos cream cracker socados
01 maço de coentro ou salsa picadinha
02 pitadas de noz moscada
Molho inglês e pimenta-do-reino branca a gosto
01 cebola grande ralada
.
Modo de preparo:
.
Numa panela, dourar a cebola e o alho na manteiga, mexendo sempre. Acrescentar aos poucos a farinha de trigo desmanchada no leite e as gemas, fazendo um creme grosso. Retirar a panela do fogo, misturar o bacalhau desfiado e a cenoura. Colocar a panela em fogo brando, mexendo sempre. Acrescentar o creme de leite, 1 xícara de queijo ralado, a salsa picadinha, molho inglês, 1 pitada de noz moscada e a pimenta do reino. Misturar bem e retirar do fogo. Acrescentar as claras em neve, mexendo bem. Colocar o creme em pirex untado. À parte, misturar a farinha de biscoito com restante do queijo ralado e da noz moscada. Espalhar essa mistura sobre o creme e salpicar com bolinhas de manteiga. Levar ao forno quente por 20 minutos. Enfeitar com batata palha.
.
RECEITA E FOTO: Jani Assumpção

Um parênteses, e uma folga para as panelas!

Sabe, uma das coisas que também adoro além de cozinhar, são os filmes... sempre tenho algum a mão. Difícil a noite que passamos sem assistir pelo menos a um... E entre os que tinha em casa, havia um que deixei para assistir num fim de semana, com mais tranquilidade... uma comédia romântica apaixonante! O nome do filme, SEM RESERVAS, é uma refilmagem do filme alemão Simplesmente Martha (2001).
Na versão americana, Kate Armstrong (Catherine Zeta-Jones) é a chef de um sofisticado restaurante de Manhattan. Ela leva seu trabalho com muita seriedade, o que faz com que as pessoas ao seu redor se intimidem com seu jeito. Sua natureza perfeccionista é colocada à prova quando é contratado Nick (Aaron Eckhart), um animado subchef que tenta alegrar a todos na cozinha e gosta de ouvir ópera enquanto trabalha. Ao mesmo tempo Kate precisa lidar com a súbita chegada de Zoe (Abigail Breslin), sua sobrinha de 9 anos, recém orfã, que se sente deslocada na rotina da tia.
.
A história tem um ar descontraído, onde o humor e drama se misturam com inteligência em medidas certas. Retrata o dia-a-dia da chef, a sofisticação e o profissionalismo, misturado à sua vida pessoal...Tudo tem um ar suave até o ingresso de Nick, o qual surge para dar mais vida a história e fazer fluir a comédia. A história vai se desenrolando de maneira calma, sendo um filme simpático e maduro, mas que não deixa de prender a atenção e ter um final agradável. Eu recomendo!

28/03/2008

BUDÍN INGLÉS

Uma delicada mistura de sabores, entre passas, nozes, damascos e o suave aroma de baunilhas, massa de textura suave, e não muito doce... Dê ao seu lanche ou mate de fim de tarde, um toque requintado com esta delícia! INGREDIENTES
70g de manteiga
½ xícara de açúcar
02 ovos
01 colher de chá de baunilha
02 xícaras de trigo
01 pitada de sal
½ xícara de leite
01 colher de sopa de fermento para bolo
100g de uvas passas polvilhadas com trigo
50g de nozes torradas e moídas
100g de damascos picados (reserve alguns para decorar)

PREPARAÇÃO
Misture muito bem a manteiga e o açúcar, adicione os ovos e bata por mais uns 5 minutos, até que a mistura esteja homogênea, e volumosa. Adicione os ingredientes na seqüência, misturando cada um deles após seu ingresso.
Em uma forma retangular, untada e enfarinhada, coloque a massa, e alguns damascos em metades, para decorar. Leve para assar em forno pré-aquecido, em temperatura média, por aproximadamente 45 minutos, ou até que esteja dourado.

27/03/2008

Parrillada Rincón

Uma das iguarias da culinária uruguaia, com toda certeza, é o churrasco. Com sabor inigualável ao nosso, a principal diferença para o nosso churrasco é a distância da carne até o braseiro. Nós brasileiros preferimos deixar a brasa afastada da carne, já eles, adotam churrasqueiras rasas.
.
A churrasqueira, ou "parrilla", é uma grelha com graduações de alturas, de acordo com as urgência e necessidade. O fogo é feito com lenha em uma das laterais, e só quando a lenha está realmente em brasa, ela é colocada debaixo das carnes. E aí mora o truque, e notável diferencial... Desta forma, os gases tóxicos do carbono não ficam depositados na carne. Bela sacada não é mesmo!

.
Mas as dicas do bom assado, não param por aí... Para conseguir um bom churrasco, crocante, dourado e suculento, a grelha precisa estar bem aquecida, a uma temperatura muito alta, aí coloca-se a gordura voltada para baixo, para ir derretendo e, conseqüentemente, desengordurando e produzindo um maravilhoso sabor, especial e único às carnes.
.
A espessura da carne é bem generosa e os temperos são diferenciados, sendo um deles o Chimichurri. Um ótimo acompanhamento para a carne, sem dúvidas, são as papas fritas (batatas fritas), muito consumidas por lá...

Mercado del Puerto

Ingredientes
02 porções de assado de tira
01 porção de bife de chorizo
01 porção de vacio
01 porção de lingüiça parrillera
02 gomos de morcilla
01 porção de chinchulines
01 porção de mollejas
.
Modo de fazer
.
Em primeiro lugar é preciso traduzir os nomes dos cortes, da linguagem usada por eles, para os termos que conhecemos.
O assado de tira é o nosso bife de tira da picanha. Bife de chorizo é um grande medalhão tirado de uma peça de contra filé grande e com uma bela capa de gordura. O vacio é a nossa fraldinha ou fraldão. Lingüiça parrillera é um embutido misto de carne suína e bovina temperada à moda dos pampas. Morcilla é um embutido feito de sangue de porco cozido com temperos e ervas, mais conhecido entre nós como chouriço. Chinchulines são pequenas porções do intestino delgado e as mollejas, fatias da glândula timo dos ruminantes.
.
Tudo isso junto é levado à grelha pré-aquecida, a uma distância de 20cm do braseiro uniforme e bem espalhado. As carnes são temperadas só na hora de ir para a grelha, apenas com sal extrafino. Em vinte minutos a parrillada está pronta para ir à mesa. Uma salada verde e farofa são bons acompanhamentos para esta pedida, dica do próprio parrillero.
.
Receita preparada e produzida pelo parrillero Janivaldo Araújo.
Fonte: www.churrascoechurrascarias.com.br

25/03/2008

BISCOITOS AMANTEIGADOS E EU...

Desde pequena fui apaixonada por estes biscoitos, mas ainda não tinha encontrado uma receita simples, com sabor suave que derretesse na boca... Sei que depois de um Feriado, tinha de me manter na linha, e deixar um pouco as gostosuras pra lá... Mas foi mais forte que eu... Não resisti, e acabei cedendo... Pois bem, ela está aí! Uma receita da amiga Emília, que resolvi testar e me encantou, pela praticidade e leveza! Vale a pena conferir com um belo chá de frutas! Aproveitem.


Ingredientes
200 g de maizena(amido de milho)
200g de margarina ou manteiga gelada
05 colheres de sopa de farinha de trigo
05 colheres de sopa de açúcar
.
Preparo
Misture todos ingredientes com uma colher, deixe para colocar as mãos em último caso e rapidamente, pois quanto mais fria estiver a massa,mais crocantes ficarão os biscoitos. Faça bolinhas, coloque em uma assadeira(não precisa untar), e leve ao forno médio por mais ou menos uns 20 minutos e estão prontos.
.
Obs: se quiser, depois de pronto pode rechear com geléia de goiaba ou goiabada, casando assim os biscoitinhos.
.
Dicas Anita: Coloquei na massa, algumas gotas de essência de baunilha. Depois de feitas as bolinhas, com uma leve pressão, fiz as formas de bolachinhas, algumas marquei com um garfo, outras polvilhei coco ralado e ainda xerém de caju. Ficaram todas igualmente deliciosas!
.
RECEITA EMÍLIA LUCK

SPAGHETTI AL PESTO COM CAMARÃO

MASSA
200g de Spaghetti cozido "al dente" conforme as intruções da embalagem.
.
MOLHO PESTO
01 dente de alho
30 g de nozes
100 ml de azeite
02 xícaras de chá de manjericão fresco
Sal e pimenta a gosto
25 g de parmesão ralado
.
Triturar as folhas de manjericão com um pilão e depois triturar o alho, as nozes, o queijo, a pimenta e o sal. Misturar com o azeite até formar um molho cremoso.
.

CAMARÃO EMPANADO
01kg de camarão limpo
Sal a gosto
Farinha de trigo
02 ovos
Farinha de rosca
.
Afervente os camarões em água e sal, por apenas 05 minutos, pra que não fiquem borrachudos. Retire e coloque-os em água gelada com cubos de gelo por 05 minutos, pra parar o cozimento. Escorra. Reserve. Passe os camarões pelo trigo, pelo ovo e pela farinha de rosca. Frite-os em óleo quente. Escorra em papel absorvente.

23/03/2008

A TODOS...

Recados

Feliz Páscoa!





Algumas formas de dizer Feliz Páscoa:

Francês
JOYEUSES PÂQUES

Tcheco
VESELE VANOCE

Alemão
SCHÖNE OSTERN

Espanhol
FELICES PASCUAS

Italiano
BUONA PASQUA

Macedônio
SREKEN VELIGDEN

Inglês
HAPPY EASTER

Grego
KALO PASKA

Chinês
FOUAI HWO GIE QUAI LE

Árabe
EID-FOSS'H MUBARAK

Croata
SRETUN USKRS

Húngaro
Boldog Husveti Ünnepeket

Polonês
Wesolych Swiat

Sueco
Glad Påsk

Holandês
Gelukkig Paasfest

Norueguês
God Påske

Turco
Mutlo (eller Hos) Paskalya

Português
Feliz Páscoa

Não importa o idioma, importa que não só neste dia de Páscoa, você tenha um reencontro consigo mesmo e que as portas que Ele já abriu, conduzam realmente a um caminho de muita luz, renovação e libertação.

Gostaria de desejar a todos(as) muita paz e harmonia.

22/03/2008

TORTA AVELUDADA DE CHOCOLATE E COCO

Sem idéia para a sobremesa? Então, uma dica saborosa para a Páscoa...


Massa
200g de biscoito maizena
08 colheres de chocolate em pó
Raspas de 01 limão ou essência de seu gosto(usei 1/2 colher de chá de essência de baunilha)
150g de manteiga levemente amolecida
.
Triture os biscoitos no copo do liquidificador , passe para um recipiente e junte o chocolate em pó, as raspa do limão e a manteiga. Misture tudo com as mãos até obter uma massa uniforme. Forre com essa massa o fundo e a laterais (cerca de 3 cm de altura) de uma forma pequena de aro removível e leve para geladeira para ficar bem firme (deixei durante uma noite).
.
Recheio
Coco fresco a gosto misturado com açúcar (Adicionei este, por minha conta e risco!)
1/2 xícara de chá de creme de leite
01 xícara de doce de leite em pasta
06 colheres de sopa de chocolate em pó
Coco seco ralado para decorar as laterais da torta
.
Misture o coco fresco com o açúcar e faça uma camada sobre a massa já assada(opsssssssss...GELADA!), não assei esta massa, mas pode sim, aí tem de ser somente uns minutinhos, ela ficará mais crocante. Misture o creme de leite com o doce de leite, acrescente o chocolate em pó e torne a misturar até obter um creme liso. Cubra a camada de coco fresco com esse creme e leve para geladeira por 4 horas.
.
Decore com lascas de chocolate, açúcar impalpável, cerejas (opcional) e o coco seco para as laterais da torta.
.
RECEITA ORIGINAL: ROSANA PORTELA

21/03/2008

MOQUECA À MODA

De origem indígena, e originalmente feita numa grelha de varas ou ainda apenas folhas de árvores cobertas por cinzas quentes (o que era chamado moquém). A diferença básica da moqueca baiana para a capixaba é que a baiana leva azeite de dendê e leite de coco.
.
A primeira menção da moqueca num documento histórico foi numa carta do padre português Luís de Grã, datada de 1554, onde ele afirma que "quando se dispunham a comer carne humana, os índios assavam-na na labareda", isto é, no moquém. Em 1584, outro padre, Fernão de Cardim, comenta que eram moqueados peixes, batata, mangará, entre outros alimentos.
A moqueca atual não é assada e sim refogada.
.
Os peixes ideais são aqueles sem muitas espinhas e de consistência firme. Pode-se também, pelo mesmo método, pode fazer-se uma moqueca de camarão, de lagosta, de sururu, etc.



Ingredientes
01 kg de peixe em filés(usei abrótea)
Coentro a gosto
01 maço de cebolinha verde
Tomates para o molho (ou molho pronto)
Sal e pimenta a gosto
Suco de 1/2 limão
02 ovos
200ml de leite de coco
Farinha de trigo
Farinha de rosca
Óleo para fritar
Azeite de dendê
.

Preparo
Tempere o peixe a gosto com o sal, a pimenta e o limão. Deixe marinando por duas horas, passe os filés no trigo, no ovo batido, e na farinha de rosca. Frite-os. Reserve. Faça o molho bem farto de tomates. Acrescente, o leite de coco, os filés fritos, a salsa picada e o coentro, espere começar a fazer borbulhas no molho e desligue o fogo. Regue com azeite sirva a seguir.

TORTA ESPECIAL DE FRANGO

Excelente! Sem comentários....
INGREDIENTES

04 ovos
30g de fermento de pão
½ colher de sopa de Sal
03 colheres de sopa de açúcar(rasa)
02 xícaras de leite morno
1/2 xícara de óleo
01 kg de farinha de trigo
.
Misture tudo e deixe crescer 20 minutos. Divida a massa em 4 partes. Faça uma bola e abra com um rolo. Forre uma forma redonda e recheie. Cubra com outra massa, enfeite a gosto, picele gema e leve em seguida pra assar.
.
Recheio:
Peito de frango cozido e desfiado
Sal – pimenta – cebola – tomate - alho - colorau(eu usei molho pronto)
01 colher de sopa de amido de milho
Cheiro verde
Mussarela ralada
Milho
.
Refogue o peito de frango com colorau, cebola e tomate sem pele e sem semente, coloque sal e pimenta. Deixe um pouco de caldo, coloque o milho, dissolva o amido em um pouco de caldo e misture no recheio.Deixe esfriar um pouco. Recheie a massa, coloque mussarela ralada sobre o recheio e cubra com a outra metade da massa.
.
Rendimento: 02 Tortas

RECEITA DE MARIA ALMEIDA

20/03/2008

PAN CON HARINA INTEGRAL

Você sabia, que a Organização Mundial de Saúde recomenda que as pessoas comam 50 quilos de pão em um ano? O País que mais come pão é Marrocos, sendo que em média cada marroquino come 100 quilos de pão por ano. Nossa!
O País que mais se aproxima do ideal é o Uruguai, comendo em média 55 quilos por ano (por pessoa). Realmente, quem não gosta de um pãozinho quentinho, recém saído do forno... Pena que, muito carboidrato engorda... Pensando nisto, vamos atacar com um pão integral... Assim, pesa menos a consciência, e na balança! hehehe


Massa
200g de farinha de trigo
200g de farinha de trigo integral
01 colher chá de sal

01 colher de sopa de óleo
01 colher sopa rasa de açúcar
+-120ml de leite

Esponja
02 colheres de sopa de fermento biológico
01 pitada de açúcar
01 colher de sopa de farinha de trigo
120ml de água morna

01 gema para pincelar

Misture os ingredientes da esponja e deixe repousar por alguns instantes até dobrar de volume... Coloque os ingredientes da massa na bancada, faça um buraco no centro e coloque a esponja. Misture muito bem. Sove a massa, até que fique macia e não esteja prendendo nas mãos (se precisar, coloque um pouquinho mais de trigo).
Deixe descansar até dobrar de volume, modele o pão (eu fiz uma trança), coloque em forma untada, e deixe novamente dobrar de volume. Pincela com uma gema. Asse em forno pré-aquecido, a 180ºC por aproximadamente 35 minutos, ou até que esteja dourado.

18/03/2008

ESPINAFRE CREMOSO

02 maços de espinafre
02 colheres de sopa de margarina
02 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara chá de leite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
01 caixinha de creme de leite
Queijo mussarela a gosto

Limpe, lave o espinafre e coloque-o em uma panela com água quente e sal, até murchar. Retire e escorra e pique-os. Reserve. Na mesma panela, derreta a margarina, junte a farinhas de trigo e mexa até dourar. Retire do fogo e adicione o leite, aos poucos, mexendo para não enpelotar volte ao fogo. Tempere com sal e pimenta do reino. Junte o espinafre reservado e o creme de leite, mexa bem retire do fogo antes que ferva. Coloque em uma travessa, alterne camadas do molho e de mussarela. Finalize com o creme e pedaços de mussarela, leve para gratinar. Sirva a seguir.
Receita variação Tudo Gostoso

17/03/2008

Amigo Orkulto da Receitas Uruguai-Brasil...

A Rosana (membro da comunidade U-B) teve uma idéia de fazermos um amigo oculto, ou melhor orkulto...hehehehe
Trocamos idéias, lembrancinhas e pudemos com isto nos aproximar e nos conhecer melhor também... Foi tudo muito divertido!

Eu recebi o meu presentinho e quem me tirou como amiguinha, foi a Neusa Mendonça...

Obrigada Neusa, pelo presente... É bom saber que mesmo distante, temos amigos!


Presentinhos: 01 Filtro para óleo, 01 mini-revistinha sobre carnes e 01 cartão.

CALDO VERDE

Uma dica para o inverno que se aproxima...

O caldo verde é uma sopa de couve manteiga, tipicamente do norte de Portugal continental, mas muito divulgada por todo o país - é provavelmente a mais famosa sopa portuguesa. É uma sopa geralmente espessa e de cor predominantemente verde, uma vez que é feita com couve cortada em tiras.

Algumas curiosidades:
-É costume consumir caldo-verde depois da meia-noite nas festas de passagem de ano;
-Nas festividades dos santos populares, o caldo-verde também é um dos pratos obrigatórios;
-Ao lado da canja de galinha, a sopa de caldo-verde é das sopas tipicamente portuguesas mais fáceis de preparar e das mais populares. Fonte: Internet

INGREDIENTES

•02 batatas grandes em cubos
•01 tablete de caldo de galinha
•01 colher (sopa) de óleo
•01 pitada de sal (a gosto)
•05 xícaras (chá) de água
•01 xícara (chá) de couve manteiga cortada em tiras bem fininhas
•01 lingüiça calabresa defumada cortada em rodelas e fritas

PREPARAÇÃO:

Numa panela, coloque a batata, caldo de galinha, óleo, água e sal.Cozinhe por cerca de 15 minutos até a batata desmanchar. Em seguida, bata no liquidificador. Volte para a panela. Acrescente as rodelas de calabresa e ferva. Desligue o fogo e adicione a couve manteiga. Na hora de servir, coloque um fio de azeite, salsa picadinha ou croutons.

12/03/2008

SALMÃO COM CHAMPIGNON E TOMATE SECO

Olha que interessante.... Vocês sabiam que a cor vermelha do salmão é devido a um pigmento?
Sim, ele é chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.


INGREDIENTES
600g filé de salmão
200g de champignon em lâminas
01 cebola média cortada em rodelas bem finas
100g de tomate seco
Azeite a gosto
1/2 limão
Sal e pimenta do reino a gosto
Adobo a gosto

Tempere o salmão com sal, pimenta o limão e o azeite, tampe, deixe na geladeira por duas horas. Unte a assadeira com azeite coloque o salmão, jogue por cima o champignon a cebola, e o tomate seco. Polvilhe com Adobo. Cubra com papel alumínio, leve ao forno médio, por 40 minutos.

Fica maravilhoso!

LASANHA DE BERINJELA A BOLONHESA

Segundo alguns historiadores, seu cultivo começou como planta ornamental na Índia há cerca de quatro mil anos, tendo chegado à Europa no século XII através dos árabes da Península Ibérica, grandes apreciadores desse fruto. Mas surge sempre aquela dúvida, com J ou G, no velho e bom Português Brasileiro é com J, porém no de Portugal o correto é com G... E, além de ser ótima pra uso culinário, tem várias propriedades medicinais também, sendo dentre algumas indicações, seu uso contra problemas de fígado e estômago... Então, além de saborosa, faz muito bem!

02 berinjelas médias descascadas e cortadas em cubos (pode fazer em fatias finas no sentido do comprimento)
01 cebola picada
02 dentes de alho amassados
01 lata de molho pronto de tomate
01 colher de sopa de mostarda
01 colher de sopa de catchup
200 g de carne moída
200 g de requeijão cremoso
200 g de mussarela
Sal e pimenta a gosto
Orégano ou Adobo
.
Ferva por 5 minutos as berinjelas em água temperada com sal. Em uma frigideira, doure a cebola com o alho, junte a carne e refogue bem. Acrescente o molho e tempere a gosto com sal e pimenta. Junte a mostarda e o catchup. Deixe ferver por uns 3 minutos. Em seguida coloque em um refratário, começando pelo molho, camadas de molho, berinjela, requeijão. Repita o procedimento finalizando com a mssarela e polvilhando orégano. Leve ao forno pré-aquecido a 200º graus por 20 minutos.

10/03/2008

IMPRESSÕES DA GASTRONOMIA URUGUAIA, NA VISÃO DE UMA GOURMET...

A psicóloga e gourmet Monica Nunez fala suas impressões da gastronomia uruguaia, de porções generosas, e que traz pratos como ravióli de cérebro e uma versão de nosso X-tudo.
Casada com um uruguaio, Monica mudou-se para o país há um ano e conheceu hábitos alimentares bem diferentes aos nossos. Gourmet dedicada - adora cozinhar e ler sobre gastronomia —- ela conta ao Basilico um pouco de suas vivências no país do chimarrão.
.
Menos peixe, mais carne"Uma das coisas que mais me chamou a atenção sobre os hábitos alimentares do uruguaio é que, apesar de viverem num território com uma enorme extensão de água, os pratos mais comuns e conhecidos não são à base de peixe. Ao contrário, o uruguaio come predominantemente carne vermelha, em grandes quantidades e com muita freqüência. Alguns deles acham que, se não comem carne, não estão saciados. Assim, o asado uruguayo (churrasco deles) é o orgulho nacional."
.
Mercado del Puerto e Carne na lenha
.
Ao contrário de nós, eles preparam o churrasco sempre com lenha (nunca com carvão), o que muda completamente o resultado final: um sabor defumado, bem pronunciado."
Mercado del Puerto"O turista que chega a Montevidéu é instigado a conhecer o Mercado del Puerto, antigo mercado municipal, situado exatamente em frente ao Porto de Montevidéu (que faz várias conexões diárias com Buenos Aires pelo Rio de la Plata). Aí se oferece o típico asado uruguaio para todos os gostos e a preços variados. Lá, pode-se sentar à mesa e pedir um brasero que traz pequenas quantidades de cada especialidade."
MERCADO DEL PUERTO

Região sul do Uruguai
"O asado"
.
O mais tradicional entre as diversas opções do Mercado é o El Palenque. Quando fui apresentada ao famoso asado, minha preocupação foi tentar reconhecer alguma parte da vaca naquela mesa! E quanto mais eu perguntava, mais eu me desesperava, porque me diziam que ali havia glândula salivar (molleja), intestino fino (chinchulin), intestino grosso (choto), lingüiça de sangue coagulado (morcilla dulce y salada) etc.
.
"Mollejas"
.
Sou uma aficcionada pela molleja, porque não há nada com sabor e textura semelhantes. E sempre acompanhada do chimichurri (molho à base de azeite, bastante picante com salsinha, páprica, orégano e muito alho). A melhor molleja que comi em Montevidéu foi no restaurante Indochine (http://www.indochine.com.uy/, William 594, Montevideo, UY, tel. 00xx598 2/ 710-2978), de cozinha fusion, que criou um prato espetacular: mollejas thai (mollejas picantes servidas sobre batatas doce fritas).

INDOCHINE

A bebida que acompanha a picada (momentos que antecedem o churrasco, um espécie de tira-gosto brasileiro) é o uísque (o Uruguai é o 2º maior consumidor da bebida per capita!)

"Pratos de esquina"

A simplicidade da comida também me chamou a atenção. Com exceção dos bons restaurantes de Montevidéu ou de Punta del Este, a comida em geral é rústica e vem em enormes porções. Tenho a impressão de que essa característica é positiva para quem está a passeio, pois em qualquer esquina é possível matar a fome sem gastar muito: pode-se pedir um chivito (parecido com o X-tudo nosso, mas com um finíssimo filé de carne suculento...), que pode ser al pan, al plato ou canadiense (acompanhado de batatas fritas). O nome vem de chivo (que significa "cabrito", carne com a qual originalmente se elaborava esse sanduíche). O grande desafio é comer um chivito para dos, sanduíche com cerca de 20 cm de altura, acompanhado de salada russa, batatas fritas, bacon etc.
Ao lado do chivito, o pancho (cachorro-quente) é a estrela das chiviterias do Uruguai. La Pasiva (Av. Gorlero y Calle, 28 Punta del Este, tel. 00xx598 42/ 44 1316) —- com mais de 15 filiais (que é muito para o Uruguai!) —- é o ponto de encontro de gente de todas as idades, a qualquer hora, e que oferece uma mostarda especial, segredo da casa."
.

Ravióli de miolos
.
A comida uruguaia parece não variar muito entre os estados. Tive a oportunidade de percorrer praticamente todo o território seguindo a "Vuelta Ciclista", um evento anual em que competem ciclistas de vários países. Durante os 10 dias do evento, além dos inúmeros asados com os quais me deliciei, fui também apresentada aos ravioles de seso (ravióli de miolos), e ao asado con cuero (churrasco em que se serve a carne da vaca, incluindo o couro, pêlo e tudo o mais...), pratos muito apreciados pelo interior afora. A melhor maneira de experimentá-los é passar uma temporada numa das inúmeras estâncias que o Uruguai oferece.
.
Punta del Este
.
É praticamente impossível falar em Uruguai sem mencionar Punta del Este que, definitivamente, não é lugar de mochileiros. Lá se come basicamente comida internacional a um custo bastante elevado. Mas eu consegui descobrir uma alternativa bastante viável para quando tenho de passar uma temporada por ali: é o Ártico: apesar da vista para os iates do Porto de Punta del Este e para a Ilha de Goritis, oferece a um preço razoável um "self-service" de frutos do mar gostoso e variado, além de uma deliciosa paella. Com US$ 10, é possível desfrutar esse famoso balneário sem ficar desfalcado...

Reportagem Basílico.

09/03/2008

PIZZA FÁCIL

Sábado à noite, pede Pizza, e se ela for fácil de fazer, aí sim, é tudo de bom...

Massa pré-assada

INGREDIENTES
02 xícaras de trigo
01 xícara de leite temperatura ambiente
01 colher de sopa de fermento em pó
04 colheres de sopa de óleo
Sal a gosto

COBERTURA
A seu gosto

PREPARAÇÃO
Amasse tudo. Estenda a massa direto sobre assadeira própria para pizza untada (pode abrir só com as mãos, não precisa rolo). Faça uns furinhos nela com um garfo, e pré-asse por uns 05 minutos. Coloque cobertura a gosto e leve novamente ao forno.

RENDIMENTO: 02 discos de 30cm de diâmetro


Champignon com Tomate Seco

Alho e Óleo com Frango (tinha de ter né?) hehehe

Calabresa



Prestígio com Cerejas

FRANGO COM REQUEIJÃO

01 colher de sopa de açúcar
01 colher de azeite
01 peito de frango em cubos pequenos
Sal e pimenta a gosto
01 cenoura pré-cozida em cubos
½ cebola picada
Pimentão amarelo em cubos a gosto
Orégano ou Adobo a gosto
200g de requeijão
Parmesão pra gratinar (opcional)
Salsa picada

Aqueça o azeite, e torre o açúcar, junte o frango e deixe fritar até ficar bem dourado. Coloque o sal e a pimenta. Acrescente a cebola e o pimentão, refogue por uns 3 minutos, junte a cenoura e o orégano. Unte um refratário, faça uma camada de requeijão, uma de frango refogado, outra de requeijão, polvilhe o parmesão ralado e leve para gratinar, quando estiver faltando uns minutinhos para retirar do forno, polvilhe salsa picada. Sirva com massa ou arroz branco.

08/03/2008

CANELONI DE ABOBRINHAS

Ingredientes
03 abobrinhas italianas médias
Queijo parmesão ralado a gosto
Fatias de mussarela

Recheio
½ colher de sopa de azeite
100g de Bacon em cubos
02 colheres de sopa de molho pronto de tomate
10 azeitonas verdes picadas
01 dente de alho socado
½ cebola ralada
Orégano e sal a gosto

Molho
01 colher de sopa manteiga
01 colher de sopa de amido de milho
01 colher de sopa de mostarda
100 g de requeijão
½ litro de leite
Sal a gosto

Corte as abobrinhas em fatias finas no sentido do comprimento, cozinhe em água e sal, até ficarem macias. Reserve.

Recheio:
Doure o bacon e a cebola no azeite, junte os demais ingredientes até formar uma pasta consistente própria para o recheio.

Molho:
Junte todos os ingredientes, leve ao fogo e mexa sempre até engrossar.

Montagem:
Dentro de cada fatia de abobrinha coloque ½ fatia de mussarela, uma porção do recheio e enrole no sentido do comprimento, colocando uma ao lado da outra num refratário. Cubra com o molho, salpique com o parmesão, e leve ao forno para gratinar.

07/03/2008

Espaguete à calabresa

No momento da pressa, uma boa saída sempre são as massas... E esta aqui eu adorei, muito simples e deliciosa... Apenas, fiz algumas alterações, no lugar do orégano, coloquei Adobo (tempero uruguaio) e cortei a lingüiça em fatias e depois em quatro partes, pra que se misturassem melhor ao molho... No mais tudo igual...
Ingredientes:
01 pacote de macarrão espaguete(500g)
02 colheres(sopa)de azeite
01 xícara(chá)cebolas cortadas finas
Linguiça calabresa cortada em rodelas finas(500g)
01 caixa de polpa de tomate(520g)
1/2 xícara (chá)azeitonas pretas picadas
01 colher(sopa)de orégano
Queijo parmesão ralado a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo:
Numa panela aqueça o azeite e refogue as cebolas e a linguiça,até que as cebolas e as linguiças fiquem macias.Junte a polpa de tomate,1 xícara de agua e as azeitonas.Tampe a panela e diminua o fogo,deixe o molho engrossar.Adicione o orégano e misture bem.Corrija o sal.Reserve.Cozinhe o espaguete em uma panela grande conforme as instruções do pacote.Escorra e sirva com o molho bem quente e queijo parmesão ralado.

Rendimento:6 pessoas

RECEITA JANI ASSUMPÇÃO

Pãozinho para lanche? Tá aqui a Solução!

Uma delícia muito prática...
Ingredientes:
500 gr de farinha de trigo
30 gr de fermento fresco ( ou 10g do seco)
02 colheres de sopa de açúcar
03 colheres de sopa margarina
01 colher de chá de sal
02 ovos
01 xícara de leite morno
Gemas para pincelar
Dissolva o fermento no açúcar, adiciona 1 xícara de farinha de trigo e o leite. Misture bem e deixe descansar até dobrar de volume. Quando isso acontecer acrescente os outro ingredientes e sove bem a massa macia e homogênea, em seguida modele os pãezinhos. Pincele com gema e deixe dobrar de volume. Leve para assar em forno médio-alto, pré-aquecido, por aproximadamente 30 minutos.

RECEITA ROSANA PORTELA

06/03/2008

SUPERSTIÇÕES À MESA

Bom superstições sempre existiram... Cada lugar e local, tem as suas... e quem nunca ouviu a mãe dizendo...MENINO, NÃO FAZ ISTO, PORQUE ACONTECE TAL COISA! Acho que todos já passaram por uma experiência destas...Não sei se acredito ou não, mas passeando pela net, vi estas e resolvi postar algumas, pra relembrar ou pelo menos rir um pouco... (Não me contive, e algumas tive de comentar...Hehehe)
Henri Matisse, A mesa posta, 1897
100x131cm
Coleção Stravros S. Niarchos
sobre o pintor:
www.artcyclopedia.com/artists/matisse_henri.html

.
· Vinho derramado é alegria. Sal derramado é mau agouro. Farinha no chão é sinal de fartura. Dinheiro em mesa de comida é sinal de miséria. (E a história do nhoque? Boiei agora!)
·
·Donzela não serve sal, não corta galinha, nem passa o paliteiro.
·
·Beber o que restou do copo de alguém é uma maneira de ficar sabendo seus segredos. (Gostei disto!)
.
·Pegue o prato com a mão direita e devolva com a mão esquerda. A direita é de bênção para o prato cheio e a esquerda, de maldição para o prato vazio.
.
·Nunca se oferece nem o primeiro nem o último bocado. (Acho q quem inventou esta, era o dono do bocado!)
.
·Quando uma panela deixa a comida queimar várias vezes, fica viciada. O melhor é colocá-la de lado, como imprestável. (Será que o problema é a panela, ou quem tá atrás dela????)
.
·Só uma pessoa mexe a comida, senão ela fica sem gosto.
.
·Não se deixa a colher dentro da panela nem descansando na borda. Isso atrasa a comida.(Ou queima a colher... rsssssssss)
.
·Mexe-se da direita para a esquerda primeiro. Depois, ao contrário. Não se mexe a comida com faca porque faz mal.
.
·Não se passa o sal diretamente para a mão de quem pede. Dá azar. Deve-se colocá-lo na mesa.
.
·Não se pragueja para acender o fogo porque isso chama o demônio para ajudar. (Opsssssss... parô, parô! sinistro...cada uma affff)
.
Fonte: Correio Gourmand e Radiações

ALÍVIO NO GALINHEIRO...PEIXE NA COUVE

Como todo mundo já sabe sou fã de frango... Mas também de peixe! E pra dar um alívio no galinheiro(tadinhas) resolvi fazer uma receitinha de uma amiga, Vanessa Barroso, um PEIXE NA COUVE. Claro que eu não poderia deixar de inventar não é mesmo! Servi com pétalas de cebola caramelizadas, e adorei o resultado. Muito bom mesmo, tanto a receita, quanto a combinação! Vale acrescentar no cardápio...

Ingredientes:
06 folhas de couve
06 filés de badejo ou de linguado
Limão, sal, pimenta do reino e coentro
Farinha de milho flocada (ou farinha de mandioca)
Azeitona verde e preta
Pimentão vermelho, amarelo e verde
Cheiro verde
Cebola
alho-poró
Azeite

Modo de fazer:

1) Tempere os filés com limão, sal, pimenta do reino e coentro. Reserve.
2) Faça uma farofa com a farinha, a cebola, os pimentões, as azeitonas e cheiro verde. Reserve
3) Com uma faca, retire toda a parte saliente dos frisos da couve e coloque-a na água fervente por 3 minutos.
4) Abra cada filé, recheie com a farofa e enrole como pequenos rocamboles. Abra cada folha de couve, coloque cada filé enrolado no meio e embrulhe, com se fosse uma trouxinha. Reserve
5) Em uma frigideira, doure as rodelas de alho-poró.

Arrumação:Forre um pirex com papel de alumínio, deixando bastante sobra dos lados para poder fazer um embrulho.Disponha as trouxinhas sobre o papel alumínio, regue com o caldo do tempero de limão e cubra com o alho-poró refogado no azeite.Feche o papel alumínio embrulhando bem. Leve ao forno de 20 a 30 minutos.
.
Pétalas de Cebola Caramelizada
(Variação de Gastronomia Experimental)
.
1 Cebola grande cortada em pétalas
01 colher de sopa de manteiga
02 colheres de sopa de açúcar mascavo
01 pitada de sal

Derreta a manteiga em uma frigideira e refogue a cebola, com uma pitada de sal. A pitada de sal evita que a cebola queime. Adicione o açúcar e misture até que derreta e as cebolas fiquem totalmente carameladas.
.
RECEITA VANESSA BARROSO

03/03/2008

OS 10 RESTAURANTES MAIS CAROS DO MUNDO...

A Revista FORBES fez a lista dos 10 mais caros do Mundo... Do Japão a Europa, pra se conseguir jantar em um destes restaurantes, além de meses em uma lista de espera é necessário, uma carteira “gorda” e muito Apetite...

Vamos a listagem...
10° - Boeucc, de Milão(Itália). Precinho básico, US$ 62 por pessoa. Há rumores de que é o restaurante mais antigo da cidade, fundado em 1696.

9° - Whampoa Club, Xangai(China), US$ 63 por pessoa. Tem vista para toda a cidade e é decorado com lustres de cristais.
8° - EL Amparo, Madri(Espanha), US$ 70 por pessoa. O destaque do estabelecimento é a vasta carta de vinhos. O restaurante é conhecido por servir porções pequenas, mas dizem especialistas, que se acaso o cliente ainda tenha fome, pode pedir um suflê de chocolate, pra finalizar as iguarias... 7° - Queue de Cheval Steak House, Montreal (Canadá). Preço: US$ 85 por pessoa. 6° - Sushi Kaji, Toronto (Canadá).No restaurante, os peixes, são servidos quase que imediatamente depois de capturados em Tóquio. Preço por pessoa: US$ 109. 5° - Alberto Ciarla, restaurante romano, onde o jantar por pessoa custa US$ 113. O restaurante serve cinco tipos de pães, que variam de acordo com as estações do ano e ainda é especilizado em peixes. 4° - Acquarello, Munique (Alemanha), onde uma pessoa gasta no mínimo US$ 125. Restaurante bem típico italiano, onde um de seus pratos mais famosos é salmão com alho poró e caviar.
3° - Gordon Ramsay, Londres (Reino Unido), US$ 183 por pessoa. O estabelecimento tem apenas 13 mesas, e aceita reservas somente com dois meses de antecedência.
Comandano pelo próprio Chef Gordon Ramsay...2° - Alain Ducasse au Plaza Athénée, que custa US$ 231 por pessoa. Localizado em um dos maiores hotéis de Paris (França), o restaurante conta com apenas 50 cadeiras e 55 funcionários.

E Finalmente, o número 1... Em primeiríssimo lugar:

Restaurante ARAGAWA, apontado como o mais caro do planeta...Atentem...PLANETA! Localizado no Japão, a pequena churrascaria de Tóquio lidera o ranking nos últimos dois anos.Como muitos estabelecimentos do país, ele não consta com website, ou decorações modernas. Apenas clientes “VIPs”, conseguem entrar... E, pela bagatela de US$ 370 o prato mais barato, não gastando menos de US$ 1000 num simples e único jantar. O restaurante serve bife Wagyu (carne de KOBE, uma das mais caras do mundo), que vêm de uma fazendo local e é servido simplesmente com pimenta e mostarda.

A Forbes explicou que, levaram em conta apenas estabelecimentos localizados fora dos Estados Unidos.

Fonte: Web Luxo Gatronomia e internet.