29/05/2008

Bolo-Torta de Maracujá

Uma mousse da maracujá, já é deliciosa, agora imagine isto em um bolo-torta... Tem tudo pra ser ótimo... Mais uma dica gostosa da Emília!



Massa do bolo:
3 ovos separados,gema e clara
2 tabletes de margarina
1 1/2 xícara de açúcar
3 xícaras bem cheias de farinha de trigo
1 1/2 xícara de suco concentrado de maracujá
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de femento em pó
.
Preparo:
Bata as gemas com o açúcar e a margarina por mais ou menos uns 3 minutos,vá colocando a farinha aos poucos e intercalando com o suco de maracujá, coloque o óleo e por último o fermento. Asse em forno médio, pré-aquecido por 30minutos. Retire do forno e deixe esfriar enquanto prepara o recheio e a cobertura.
.
Calda para molhar o bolo:
1 xícara de suco concentrado de maracujá
1/4 de xícara de água
1/4 de xícara de açúcar
.
Recheio:
Faça uma mousse de maracujá com:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 medida da lata de suco concentrado de maracujá
1/2 pacote de gelatina sem sabor
.
Preparo:
Bata tudo no liquidificador,esquentando um pouco do suco para desmanchar a gelatina antes de colocá-la no liquidificador.
.
Cobertura:
3 claras
1 xícara de açúcar
5 colheres de sopa de água
.
Preparo:coloque o açúcar já misturado com a água para ferver até ficar em ponto de fio fino. Bata as claras em neve e vá colocando a calda (não pode deixar a calda esfriar). Bata até o creme esfriar. Se quiser coloque umas gotinhas de baunilha
.
Opcional:se quiser misture um pouco de suco puro de maracujá com um pouco de leite condensado e vá mesclando no bolo por cima do marshmallow,e enfeite com sementes de maracujá.
.
RECEITA E FOTO:Emília Werneck

Saltimbocca alla Romana com Risotto alla Milanese

Risoto é sempre uma boa idéia, e esta receitinha da Vanessa, acompanhada desta delícia de Escalopinhos, parece ser fantástico... Vamos a receita...

Saltimboca alla romana (escalopinho com presunto cru)
(Chef Jonathan Lauriola)
4 escalopinhos de filé mignon
10-15 sálvias em folhas picada
100ml de vinho branco
15ml de azeite
Farinha de trigo
sal e pimenta do reino
15g de manteiga
100ml de caldo de carne ou legumes
100g de presunto cru em fatias finas
.
Espalhar a sálvia em um dos lados do escalopinho e cobrir com uma fatia de presunto, aperte bem para que o presunto se prenda ao escalopinho. Do lado oposto, tempere com sal e pimenta do reino. Apare as bordas para padronizar o escalopinho. Enfarinhe-os e salteie-os rapidamente e sem dourar (começando pelo lado do presunto) de ambos os lados em uma frigideira com azeite e manteiga, refogar com o vinho e assim que evaporar retirar os escalopes e unir o caldo; deixar reduzir um pouco o caldo e reservar.Colocar os escalopinhos no prato e regá-los com o molho peneirado.
.
Risoto alla milanese
(Chef Jonathan Lauriola)
150g de arroz arboreo
30g de manteiga
30g de cebola picada
20g de parmesão ralado
sal
50ml de vinho branco seco
500ml de caldo de carne ou legumes
1 saquinho de açafrão
.
Refogar deixando transparente a cebola em metade da manteiga, "tostare" o arroz com o vinho e começar o cozimento com o caldo colocando o açafrão e sem parar de mexer. No final do cozimento "mantecar" com a manteiga e o parmesão. Servir em seguida.
.
RECEITA E FOTO: Vanessa Barroso

Batata Gratinada

Variações de batata sempre é bom... Ainda mais aqui em casa que tenho um "batateiro" assumido! hehehehe... Olha aí a dica da Nia...
INGREDIENTES
1kg de batatas descascadas
150g de muzzarela
50g de queijo parmesão ralado
100g de manteiga
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite
1 colher (sobremesa) de sal
.
Corte as batatas em rodelas em água, escorra a água.Unte uma travessa com manteiga, coloque uma camada de batatas.Misture o leite ao creme de leite aos poucos.Em cima da batata, coloque um pouco de sal, metade da mistura de creme de leite , uma camada de muzzarela, um pouco de manteiga, um pouco de queijo parmesão. Coloque uma segunda camada de batata, coloque manteiga, a mistura de creme de leite, um pouco de sal e o queijo parmesão por cima. Leve ao forno por mais ou menos 1 hora.
.
RECEITA E FOTO: Nia Marques

27/05/2008

Sonhos, Devaneios ou Fantasia?

Sabe aquelas comidinhas que te dão uma sensção de conforto e bem estar ao comer... tá, tá, tá... já sei que não são as mais saudáveis, mas em época de inverno é difícil, manter a linha e não cair em tentação... ainda mais quando a tentação é BOA!

Eu nunca consegui fazer muito bem sonhos (mas vou continuar tentando, um dia acerto), nunca me sai muito bem fazendo-os... Ficam pesados , sendo mais um "pesadelo" do que um sonho... Não é meu doce preferido, mas gosto deles numa certa medida. Porém, passeando pelas "comus" que participo, vi uma dica legal da Nadia Melo, dando idéia de se fazer sonhos, com Bisnaguinhas de leite, aquelas do super... Estas bisnaguinhas, sempre foram uma perdição aqui em casa, pois é o tipo de delícia que vicia! Realmente se encaixa no nome Comfort food, que seria aquela comida a qual, ao ser ingerida, dá uma sensação agradável de prazer. Entram nesta categoria também os Carboidratos, o chocolate e doces em geral (ô tentação). Então, é mais que certo que, para mim e muitos, colocaríamos estas bisnaguinhas no ranking dos comfort food. É simples, massa adocicada, carboidrato até dizer chega, e tem um saudosismo de infância. Lembrei que tinha um pacote em casa e mandei ver...

Para tal, só foi necessário:
01 pacote de bisnaguinhas
óleo para fritar
E fazer os recheios, um de doce de leite e outro de creme de padaria.
.
Olha as dicas de recheios aí:

1 - Creme de Padaria
03 colheres de sopa de amido de milho
01 colher de sopa de manteiga
½ lata de leite condensado
½ litro de leite
02 gemas
Essência de baunilha ou a gosto
Açúcar para polvilhar

Em uma panela, aquecer o leite (reservar um pouco), o leite condensado, o amido de milho, as gemas (misturada com o leite reservado), a manteiga e a essência. Mexer até engrossar. Espere esfriar e recheie as bisnaguinhas já fritas. (Fiz metade da receita)

2 - Doce de leite
01 lata de leite condensado cozida em panela de pressão por 30 minutos.
* Caso quiser algo mais fácil que isto ainda, pode usar o doce pronto...

Frite as Bisnaguinhas em óleo quente até que fiquem douradas. Retire em papel absorvente. reserve. Recheie depois de frios, tanto o recheio quanto a bisnaguinha, polvilhe com açúcar, e pronto! Sonhos quase que instantâneos... Minha única dúvida foi; se não são SONHOS, seriam DEVANEIOS ou FANTASIAS??? Não importa, importa sim, que ficaram uma delícia...


www.tudoLink.com/frases-para-orkut



Esta semana, recebi entre meus recados, um aviso da Claudinha Lima da Magia na Cozinha, a qual está participando do Concurso Bemcomer da Comunidade Culinária-Receitas (Orkut) do Culinarista Mauro Rebelo.

O Concurso é para sobremesas e ela foi uma das 10 finalistas. O prêmio são vários livros e revistas de Culinária. Cada receita possui uma página na Internet e basta entrar na página da receita para votar, sendo automático. A receita vencedora será a que obtiver mais visitas.

Então, vamos votar! Não custa...Para deixar seu voto na receita da Claudinha, como já comentei, basta clicar aqui no link da receita, que você irá vizualizar a receita dela com foto e seu voto será computado automaticamente... Visitem, só a foto já é uma maravilha... Bom, pela minha opinião, já ganhou, pois sou louca pela combinação, coco e abacaxi...
O link da receita:
Pavê de Abacaxi com Côco

O link sobre o Concurso:
Concurso Bemcomer

Boa sorte amiga... ;)

24/05/2008

Susto na hora da Sobremesa...

Pra variar, estava eu com aquela vontadinha de um doce, mas já era tarde da noite, e não daria tempo pra muitas "frescuras" ou coisas muito elaboradas, comecei a pensar e abrir armários e geladeira, quando olhei a dúzia de ovos caipira, com uma cor vermelha linda de casca... Mas pensei comigo: O que faria eu com ovos, a esta hora?

Pois bem, foi aí que recordei, nestas "viagens internéticas" uma idéia de sobremesa em forma de ovo frito... Esperem.. não é Sobremesa de ovo frito, e sim TIPO ovo frito... Não pensei duas vezes, corri para o fogão...
Bom o SUSTO foi do meu marido quando recebeu a sobremesa, ficou olhando de canto, com uma cara "ressabiada" e com um olhar, de AÍ MEU DEUS! O QUE É ISTO... OVO DEPOIS DO JANTAR?

Vocês não fazem idéia da carinha dele... hahahaha... foi aí que contei o que era realmente. Mas valeu a pena, ver aquela expressão estampada. Portanto, se quiser surpreender, está aí uma boa oportunidade além de muito gostosa.

Vamos ao segredo da receita, muito simples mas muito criativa da parte de quem a inventou!

SOBREMESA DE OVO FRITO
.
Nada mais é, que um mingau branco, com uma metade de pêssego em calda. Voalá!!! Temos uma sobremesa rápida, gostosa e diferente.
.
Para fazer o Mingau (rende bem)
250ml de leite
1/2 colher (sopa) de amido de milho
Leite condensado o quanto baste a seu paladar para adoçar
Gotas de essência de Baunilha
.
Leve ao fogo até engrossar. Antes de serví-lo, bata com um batedor de arames, para formar algumas bolhas, imitando bolhas da fritura.
.
Complemento
Metades de pêssegos em calda. Uma metade para cada porção.
.
DICAS:
- Sirva o pêssego gelado sobre o mingau morno para quente. O contraste do quente e frio dá um toque muito especial
- Espalhe o creme no prato de forma a parecer com uma clara e centralize o pêssego.
- Para dar noção de fritura, passe delicadamente, sobre a metade do pêssego, um pouquinho da calda, isto o deixará brilhante.
- Caso queira fazer uma versão mais diet, use adoçante culinário para fazer o mingau.
.
E Finalmente, divirta-se com as expressões de seus convidados!

PS.:onde eu vi, não tinha os créditos e também, nem me recordo mais onde foi, se alguém souber grite aí.

O Nhoque da Maria

Bom eu acho que aí todo mundo já conhece a Maria, moderadora da comunidade, e membro de diversas comunidades de culinária... Não é atoa que ela realmente participa de várias, pois conhece de culinária muito bem, e uma de suas especialidades são as massas.

Eu então, como uma boa aprendiz de panelas, mais pra forno e fumaça(mas um dia eu chego lá), resolvi fazer uma das receitas da Maria, mais famosas que circulam por esta internet (pena que nem sempre dão os créditos devidos)... o NHOQUE PRÉ-COZIDO.

Não poderia ser diferente, o resultado foi magnífico, uma suavidade ímpar! Fiz metade da receita, pois aqui como já sabem somos apenas em dois, e assim mesmo foi uma porção bem generosa.

Como também não poderia deixar de ser né, "pirei" no molho (eu e minhas experiências) fazendo um molho Bolonhesa com Passas Pretas, ficou um molho agridoce, mas ficou muuuuuuuuuiiito bom mesmo. Se bem que, com esta massa dificilmente, algum molho não combinaria... NHOQUE PRÉ-COZIDO
06 batatas (+ ou - 01 kg)
01 litro de caldo de frango
02 caldos de galinha
02 colheres de sopa de margarina
01 pacote de queijo ralado
04 copos (tipo requeijão) farinha de trigo até dar o ponto (+ ou - 01 kg)

Cozinhe as batatas . Retire-as depois de cozida. Amasse bem, e coloque novamente na panela, com a água do frango, os caldos e a margarina. Deixe ferver e vá colocando a farinha aos poucos até dar o ponto.
.
Deixe a massa esfriar um pouco, faz-se os rolinhos, corte e leve numa forma de alumínio pra congelar, por umas 3 horas, retire os pedacinhos, coloque numa embalagem e deixe no congelador. E retire uns 20 minutos antes de fazer (Se quiser pode fazer na hora também).
.
Passe ele na água fervente, e assim que levantar retire, pois ele é super macio. Depois coloque no molho. Ou outra maneira é ele descongelado, coloque num refratário, misture o molho e parmesão ralado e leve ao forno por alguns minutos.
.
RECEITA: Maria Almeida

Curso de Salgados da Maria...

Neste mês de Maio, a nossa amiga Maria Almeida ministrou mais um de seus cursos de Salgados. Parabéns Maria, pelo trabalho bonito que faz aí em Maringá - Pr, com este povo maravilhoso, e Parabéns também a turma.

Maria, toda tímida, mas que sabe muito mesmo!

Alunas e Maria

As alunas

Alguns quitutes...

Maria é uma das instrutoras que faz parte de um grupo chamado O bom Samaritano. Esse grupo começou em 2003. O objetivo do grupo é ensinar uma profissão àquelas pessoas que estão desempregadas, que precisam de uma renda para o sustento da sua família ou para complementar esta renda. Em quase 06 anos de trabalho, já formaram mais de 600 pessoas, as quais sobrevivem de seus trabalhos gerados a partir dos cursos.

Tem vários cursos, todos gratuitos: Bolo confeitados, salgados para festa, manicure, eletricista predial, fabricação de produtos de limpeza, pinturas de parede, mecânico de motores e informática básica.

O trabalho, dos instrutores é um trabalho voluntário, fazendo por "Amor a Deus e ao próximo".
A parte financeira vem de promoções feitas por eles e de doações de outras pessoas.
Tem o apoio da Igreja local e do pároco.

Como disse lá em cima... Parabéns! É deste tipo de pessoas que precisamos no mundo...

21/05/2008

QUEBRANDO PARADIGMAS...

Quem disse que as coisas têm de ser sempre iguais e da mesma forma? Ou melhor na mesma FÔRMA? Hehehehe

Conversando estes dias, no chat da Comunidade, com a Emília e Godhar (leia-se, simpáticos os dois), começamos a falar sobre Pudins... E aquilo como não poderia deixar de ser, meu cérebro começou a “formigar” e minhas terminações nervosas não me deixaram quieta, até que eu “voasse” para a cozinha (sem a vassoura desta vez) pra fazer o ponto do nosso debate.


O que ocorre é que como estou de mudança, muitas das minhas coisas já não estão mais aqui, dificultando assim, às vezes, a execução de alguns quitutes. E a fôrma de pudim entra neste dilema.

Eu com a baita vontade do pudim, não pensei duas vezes... FÔRMA DE BOLO INGLÊS, claro! E acreditam que ficou lindão, e totalmente diferente do habitual???

Quem disse que mudar as formas, também não ajuda em diferenciar uma tradicional receita? É sempre bom inovar, nem que seja dar uma repaginada no que já é bom!

Pudim de Leite Condensado


Calda de Caramelo
02 xícaras de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água fervente

Em fogo baixo, leve o açúcar ao fogo (numa panela ou na própria fôrma), mexendo até ficar douradinho. Em seguida, ainda com o fogo ligado, junte a água bem quente. Mexa bem, desligue e deixa lá, descansando até que você prepare o pudim.

Para o Pudim
02 latas de leite condensado
02 medidas da lata de leite comum
05 ovos
01 colher de chá de baunilha


Bata todos os ingredientes no liquidificador. Passe o caramelo na forma (por dentro né...) e coloque na forma caramelada, cubra com papel alumínio e leve ao forno em banho-maria, por aproximadamente uma hora. Deixe esfriar, leve a geladeira por umas quatro horas e desenforme em seguida.
.
O resto é só alegria!

FAGOTTINI À CALABRESA

Aqui em casa gostamos muito de massas (já que meu marido não come arroz), então todos, amigos, parentes e vizinhos, já sabem deste "pequenino" detalhe... Tenho uma amiga, Maria Amélia, que gosta muito de massas também e cozinha como poucas... e me presenteou com Fagottinis caseiros, recheados com Provolone... olha só que sorte a minha...hehehehe

Mas você pode fazer com a massa de seu gosto, e/ou a que tiver em casa e a mão. Este molho é excelente para momentos em que precisamos de uma culinária gostosa, rápida e prática. Devo confessar que ficaram divinamente deliciosos!
Ps.: ainda vou dar um jeito de conseguir a receita do fagottini! hehehehehehe

MOLHO CALABRESA

Para 500 gramas de massa

02 colheres (sopa) de extrato de tomate
01 colher (sopa) de vinagre balsâmico
01 colher (chá) de açúcar
03 colheres (sopa) de óleo
01 xícara de caldo de frango
01 lata de molho pronto
01 gomo de linguiça calabresa sem pele e picada
1 peito de frango cozido e desfiado (opcional, eu não usei)
Pimenta calabresa, orégano
01 talo de salsão picado
½ pimentão picado
01 cebola picada
02 dentes de alho
01 folha de louro
1/2 caixinha de creme de leite

Refogar a cebola, alho, salsão, pimentão, linguiça no óleo quente. Junte o extrato de tomate, louro, o molho pronto, açúcar, vinagre, (frango desfiado) e o caldo de galinha. Se precisar adicione um pouco mais de caldo ou água. Deixe ferver até apurar (mais ou menos 15 minutos). Junte o creme de leite. Verificar o tempero e sirva com massa já cozida. Polvilhar com parmesão ou orégano.

18/05/2008

SALMÃO CARAMELIZADO COM GERGELIM

Mais uma dica agridoce da Vanessa...

INGREDIENTES
1 filé de salmão
200ml de mel
300ml de molho de soja
15ml de suco de limão
gergelim
Óleo de gergelim
.
Em um prato, prepare uma marinada com mel, molho de soja e suco de limão. Coloque o filé de salmão para marinar nessa mistura por 1 hora. Em seguida, empane o salmão no gergelim e leve ao forno, num refratário untado com óleo de gergelim.
.
RECEITA E FOTO: Vanessa Barroso

TORTA ALEMÃ

Isto tem de ser tudo de bom mesmo! Hummmmmmmm....

INGREDIENTES
01 e 1/3 xícara(chá) margarina s/sal
02 xícaras (chá) de açúcar
03 latas de creme de leite
01 xícara(chá) licor de cacau
01 xícara (chá) de leite
600g de biscoito maizena(3 pacotes)
200g de chocolate meio amargo(barra)
Nozes picadas(opcional)
.
Nozes e cerejas para decorar(opcional)
.
PREPARO
.
1.Bata a margarina com o açúcar até embranquecer e acrescente 02 latas de creme de leite sem o soro(reserve o soro). Forma um creme. Reserve o creme.
.
2.Misture o soro das 03 latas de creme de leite com o licor e o leite.Reserve.
.
3.Numa forma redonda(aro removível), forrada c/papel alumínio ,faça camadas intercaladas de biscoito molhado na mistura 2, creme 1 e nozes picadinhas.
.
4.Cubra a forma com papel alumínio e leve à geladeira por 12 horas.
.
5.Para a cobertura,derreta o chocolate em banho-maria e acrescente a lata de creme de leite que sobrou.(sem o soro). Misture bem. Deixe esfriar.
.
6.Retire a torta da geladeira após 12 horas,desenforme e espalhe a cobertura. Decore com nozes e cerejas se desejar. Mantenha na geladeira até a hora de servir. Porção para 10 pessoas.
RECEITA E FOTO: Jani Assumpção.

CARRÉ DELÍCIA

Mais uma das sugestões da Emília, que sempre nos surpreende, com suas idéias. Simples, porém delicioso!

Ingredientes:
1 kg de Carré de porco(em alguns estados é mais conhecido como Bisteca de porco) temperado com bastante alho, suco de dois limões,
pimenta do reino moída na hora e sal á gosto.
óleo p/ fritar
Tomate, cebola e pimentão(eu prefiro usar o japonês,mas ele é bem picante), tudo cortado em rodelas.
.
Preparo:
Em uma frigideira grande coloque umas 04 colheres de sopa de óleo,deixe que esquente bem,e coloque alguns bifes de carré, o quanto caiba na frigideira, frite de um lado e do outro por mais ou menos uns 4 minutos cada lado. Pingue aos pouquinhos(mas tudo na mesma hora) uns 03 dedos de água na frigideira, mas tome cuidado para não jogar água no carré. Deixe que cozinhe um pouco de um lado e do outro, quando voltar a fritar, retire os carrés, repita o mesmo procedimento com o restante dos bifes.
.
Quando acabar de fritar todos, escorra o excesso de óleo e retorne com todos os bifes novamente para a frigideira, derrame todo o caldo que ficou na bacia proveniente do vinhadalho do carré também na frigideira(mas veja bem só o caldo,o restante reserve) ,e dê uma virada para cá e para lá. Retire os bifes, arrume-os em uma travessa, em seguida com a frigideira ainda no fogo jogue o molho de tomate, cebola e pimentão, mas assim que colocar apague o fogo para que o molho não cozinhe, e jogo o alho que havia restado do vinhadalho, jogue sobre os carrés e sirva com farofa e couve ou mostarda ou taioba à mineira, ou outra verdura de sua preferência.
.
RECEITA E FOTO: Emília Werneck.

Postre CHAJÁ

Segundo informações obtidas o Postre Chajá, é uma sobremesa típica do Uruguai e nasceu em 27 de abril de 1927. Seu criador foi Orlando Castellano, proprietário de uma confeitaria na cidade de Paysandú.

Chajá, deve-se ao nome de uma ave natural da América do Sul, sendo no Uruguai o lugar de presença mais freqüente desta ave, já que habita lugares de pouca elevação e próximo de águas doces, lagos e lagoas. Domesticadas com facilidade, alimentam-se de vegetais, tem a particularidade de defender os mais novos da espécie. É uma ave de plumagem abundante e corpo muito leve.

Segundo contam, esta pessoa, ao observar esta ave, com tanta plumagem aerada e de corpo tão leve, o comparou a sua sobremesa, adotando então este nome.

Não se pode negar, que o Chajá, realmente é leve e de uma harmonia fabulosa em seu visual. O que posso contar? Que ficou magnífico...

Ahhhhh... Também não posso esquecer de agradecer ao meu auxiliar de cozinha (aspirante a cozinheiro... hehehe) Julio, que me ajudou na confecção deste quitute... ;)



PÃO DE LÓ
04 ovos inteiros
04 colheres de sopa de açúcar
04 colheres de trigo
Essência de baunilha a gosto
.
MERENGUE
04 Claras
1/2 xícara rasa de açúcar
1/2 colher de café de cremor tártaro
.
RECHEIO
300g de creme de leite fresco e cremoso gelado (com alta % de gordura)
100g de açúcar de confeiteiro
Essência de baunilha
.
DOCE DE LEITE
200g de doce de leite ou 01 lata de leite condensado cozida em panela de pressão por 30 minutos.
.
ADICIONAL
01 lata de pêssegos em calda
300ml de Chantilly
.
Pão de ló: Bata os ovos com o açúcar. Até dobrar de volume. Reserve. À parte, junte a essência com o trigo. Junte esta mistura, a mistura de ovos reservada, mexendo suavemente. Coloque em assadeira untada e forrada com papel manteiga. Asse em forno moderado até dourar. Fiz três discos de 18 cm de diâmetro. Pode fazê-lo adiantado, ou comprá-lo em uma boa padaria.
.
Doce de leite: amolecer um pouco o doce com uma colher de sopa da calda do pêssego e ir provando até que se torne um creme que possa distribuir com facilidade. Coloque o doce amolecido com a calda, numa manga de confeitar.
.
Merengue: Bata as claras em neve e junte o açúcar aos poucos. Por último acrescente o cremor tártaro. Ponha em uma manga de confeitar. Faça placas e leve para assar em fogo mínimo, até secar. Você vai usá-lo picado pra misturar no creme do recheio e para decorar. Fiz alguns pingados para usar na decoração.
.
Recheio: Bater o creme com o açúcar e a essência até que fique bem espesso.Adicional: Corte os pêssegos em pedaços pequenos, reservando duas metades para decoração.
.
MONTAGEM
Para a montagem, utilize um aro de 20 cm de diâmetro X 15 cm de altura. Faça camadas na seguinte seqüência:
1 – Pão de ló, molhado com um pouco da calda do pêssego.
2 – Recheio de creme de leite.
3 – Pêssegos picados.
4 – Distribuir parte do doce de leite com a manga.
5– Merengues em pedaços, e também espaçados
6 – Repetir a seqüência, terminando com o disco de pão de ló.
.
Caso fique um pouco mais alta que as bordas do recipiente, não se preocupe, pois logo irá baixar um pouco, pelo fato do peso e da umidade. Leve para gelar por pelo menos 6 horas. Depois de bem gelado, retire o aro. Termine de decorar com Chantilli, o restante do merengue picado e os pêssegos reservados.


17/05/2008

EMPANADITAS AL HORNO

Aqui em casa somos "gamados" neste tipo de lanche, então seguido faço, para saciar a vontade e os desejos... hehehe... Confesso que sempre fiz algumas massas, mas sabe aquela história, que você come, mas ainda não chegou lá o sabor e a textura... pois bem, fuçando nos meus arquivos, encontrei uma receita, aquelas que você não bota muita fé, e fica de "escanteio", era bem esta aqui. Mas pensei comigo... e porque não tentar? Bom, resumindo a ópera, fiquei espantada com o resultado, e já risquei as antigas, agora daqui por diante, adotarei esta como oficial... hehehehe


INGREDIENTES
01 caixinha de Creme de Leite
60g de manteiga
Uma pitada de sal
Uma pitada de açúcar
Farinha de trigo até dar ponto (+ ou – 250g)

PREPARAÇÃO
Misture todos os ingredientes e vá adicionando o trigo aos poucos, até dar ponto na massa de esticar com rolo, ela fica bem elástica. Corte em discos do tamanho desejado. Recheie as empanadas normalmente. Depois pincele com gema e deixe descansando 1 hora. Untar e polvilhar o tabuleiro. Levar ao forno médio por aproximadamente 25 minutos, ou até que estejam douradas.

Eu recheei com ricota temperada com requeijão cremoso, parmesão e uvas passas.

Opções de Recheio: Frango, Catupiri, presunto, carne etc.

14/05/2008

Filé Executivo

Olhem isto! Mais uma das gostosuras feitas pelo meu marido... Falar o que? Só que estava D I V I N O!!!INGREDIENTES
05 bifes de alcatra empanados e fritos
Fatias de copa
05 colheres de sopa de nata
05 Fatias de queijo mussarela
Tiras pré-cozidas de cenoura
Tiras pré-cozidas de pimentão verde
Tomate seco a gosto
Queijo parmesão ralado e orégano para polvilhar
.
Montagem:
Depois dos bifes fritos, coloque uma colher de nata, a fatia de queijo, as fatias de copa, as tiras de cenoura e pimentões, acrescente o tomate seco, e queijo parmesão e polvilhe com orégano. Leve ao forno para gratinar e sirva com purê de batatas.
.
RECEITA E FOTO: Julio Martinez

Pudim de Claras

Sabe aqueles momentos que você tá doidinha por um doce, e não vem nada na cabeça? Pois olha só a dica da Maria com este pudim, que só pela imagem já diz tudo... Maravilhoso!

INGREDIENTES
200 ml de claras
200 ml de creme de leite com soro
200 ml de leite
02 colheres de sopa de farinha de trigo
01 lata de leite condensado
.
Caramelize uma forma de pudim e reserve.
Bata no liquidificador as claras, o creme de leite, leite condensado, leite e a farinha.
Coloque na forma e leve pra cozinhar em banho maria.
.
RECEITA E FOTO: Maria Almeida

09/05/2008

Feliz dia de las Madres...

ESTA HEROÍNA CHAMADA MÃE E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS
Parte do Texto de Ruza Amon - Jornalista

Não há filho neste mundo que não tenha uma maravilhosa história para contar sobre sua mãe. Um momento dramático, uma “saia justa” ou um episódio cômico, ocorrido em família ou em plena sociedade, não importa sendo ela a personagem principal, terá sempre sucesso garantido.

E se a história for de heroísmo, ela adora. Fica ao lado corrigindo detalhes, reforçando (e até aumentando uma “coisinha de nada”) a melhor parte do drama. Porém, se o desfecho virou comédia, enquanto a gente capricha nos detalhes, ela faz cara feia, fica o tempo todo dizendo que não foi nada disso, que está todo mundo exagerando, e que nunca mais conta nada.
.

A verdade é que as mães têm paixões muito próprias, com um poder de dar um colorido especial aos acontecimentos. As mães são zelosas, para não se dizer ciumentas. Comprometidas e interessadas, para não dizer detetivescas. São também ousadas e valentes, se armando até os dentes para defender suas crias, mesmo que estas já tenham passado dos 40 anos. Os cuidados maternos com a roupa e a alimentação dos seus filhos, também rendem boas histórias.

Lembram daquela piada sobre a mãe que presenteou o filho no dia do aniversário com duas gravatas? Na manhã seguinte, o filho aparece todo orgulhoso vestindo uma delas. A mãe, magoada, pergunta: “O que foi, não gostou da outra?” Temos de ter muito cuidado com as suscetibilidades maternas. As mães são incrivelmente fortes para grandes causas, mas podem se sentir mortalmente feridas por banalidades.

Chegar à cozinha dizendo a ela que a nora reproduziu, e até superou a sua receita clássica de carne assada, não pode. Nós sabemos que a lógica masculina não consegue alcançar tal incongruência feminina, de ela ter explicado a receita detalhadamente, para depois incomodar-se com o fato de o prato ter dado certo...

Dentre inúmeras lendas criado em torno das mães, existem aquelas histórias lindas e românticas que as elevam a mito. As mães podem ter certeza de que essas são as nossas preferidas. Por este motivo, nós fazemos um apelo: contem-nos tudo, não escondam nada... Da emoção sentida em nos tomar no colo pela primeira vez, de como se saiu ao nos dar o primeiro banho e debelar nossa primeira febre.

Cada uma destas histórias irá revelar uma faceta única e surpreendente desta fantástica mulher, que em certos momentos era uma simples menina, cheia de sonhos e medos, a qual hoje, temos a honra de chamar de MÃE.

Não sou Mamãe, mas em homenagem a todas as Mães, e principalmente a minha que AMO de todo meu coração...


06/05/2008

GUISO URUGUAYO

Estreante também, porém, não menos importante... até porque este aí é meu marido... hehehehehe... Dizer o que então??? Só que EU AMO MUITO TUDO ISTO! hehehehe

INGREDIENTES
½ kg de feijão amendoim ou grão de bico
½ kg de carne de panela (músculo ou paleta)
250g de bacon em cubos
300g de lingüiça calabresa em cubos
300g de costelinha defumada
01 cebola picada
½ pimentão verde picado
½ pimentão vermelho picado
02 colheres de sopa de extrato de tomate
Orégano e Pimenta a gosto (usei Adobo)
Sal a gosto (mas cuidado: o bacon, a calabresa e a costelinha já tem sal)
½ kg de batatas em cubos
.
PREPARAÇÃO
Cozinhe o feijão, normal, como de costume. Reserve. Cozinhe a carne, com temperos a gosto, como de costume. Reserve. Numa panela grande, frite o bacon, a lingüiça e a costelinha. Depois de fritos, coloque a cebola e os pimentões, refogue bem. Acrescente o feijão com parte do caldo, e a carne com parte do caldo do cozimento. A quantidade do caldo vai depender do gosto (mais líquido ou não) e do tamanho da panela. Deixe ferver. Depois disto, adicione o extrato de tomate, os temperos a gosto e por último as batatas. Deixe cozinhar até engrossar o caldo a gosto. De preferência em fazer a finalização em fogo lento. Depois de pronto, deixe descansar um pouco antes de servir.
.
DICAS:
- Não acrescento nada de Sal.
- Quanto mais descansado melhor. Pode fazer de um dia para outro.
- Pode ser congelado em porções.
- Consumir com pão, ou arroz branco.
- Rende mais ou menos 12 porções generosas.
.
RECEITA E FOTO: Julio Martinez

Rocambole Caiçara

Um Rocambole festivo pra ser feito realmente em ocasiões muito especiais, é a dica da Rosana nesta semana...

Ingredientes:
60 g de manteiga sem sal (usei com sal)
50 g de farinha de trigo
300 ml de leite frio
100 g de creme de leite
100 g de requeijão firme
30g de queijo parmesão ralado fino
05 ovos grandes
02 colheres (sopa) de cebolinha verde picadinha
sal a gosto
pimenta do reino branca a gosto
noz moscada ralada a gosto
.
Modo de Fazer
Derreta a manteiga e doure a farinha de trigo, junte o leite. Mexa até ferver e engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, o requeijão, o queijo parmesão e as gemas, tempere a gosto. Deixe esfriar e acrescente as claras batidas em ponto de neve. Misture a cebolinha verde e espalhe a massa em uma fôrma retangular (45 X 30 X 2 cm), untada e enfarinhada. Leve para assar em forno pré aquecido na temperatura de 170°C, até que a superfície esteja ligeiramente dourada. Desenforme depois de frio.
.
Creme de Palmito
03 colheres (sopa) de azeite
02 dentes de alho socados
01 cebola média picadinha
04 colheres (sopa) de molho de tomates pronto
01 vidro pequeno de palmitos cortados em rodelas
1/4 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
01 xícara (chá) de água ou leite
1/3 xícara (chá) de ervilhas em conserva
1/2 tablete de caldo de galinha
02 a 03 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal a gosto
molho de pimenta a gosto
cheiro verde a gosto
.
Modo de Fazer
Aqueça o azeite, doure o alho e a cebola. Junte o molho de tomates e os demais ingredientes, exceto a farinha de trigo. Prove os temperos e quando levantar fervura acrescente a farinha, misture até obter um creme firme. Deixe o creme de palmito esfriar.
.
Molho de Camarões
400 ml de molho de tomate pronto
250 g de camarões pequenos limpos, cozidos e temperados a gosto
1/4 xícara (chá) de ervilhas frescas cozidas
sal a gosto
molho de pimenta a gosto
temperos a gosto
.
Modo de Fazer
Aqueça o molho de tomate, junte os camarões e tempere a gosto. Reserve.

.
MontagemDesenforme o rocambole sobre uma folha. Recheie e enrole.
.
Receita Original: Álvaro Rodrigues
RECEITA E FOTO: Rosana Portela

Enroladinho de Frango e Frango ao mel

Tão prático, que aproveitei a mesma postagem para colocar estas duas opções maravilhosas de frango. A Vanessa sempre com seu bom gosto, na mistura dos ingredientes, nos surpreende nos sabores...

I- ENROLADINHOS DE FRANGO
INGREDIENTES
2 peitos de frango cozido e desfiado
300g de mussarela
300g de presunto
1 copo de requeijão
1 lata de milho
queijo ralado
molho de tomate
.
Refogue o frango com temperos de sua preferência. Acrescente o milho, tire do fogo e junte o requeijão. Misture bem. Em seguida, coloque numa superfície uma fatia de presunto e, por cima, uma de queijo. Sobre o queijo, deite 2 colheres do frango e enrole como panquecas. Repita até acabar os ingredientes. Em um refratário, coloque um enroladinho ao lado do outro. Regue com um pouco de molho de tomate e salpique queijo ralado. Leve ao forno para gratinar.
.
II - FRANGO NO MEL

INGREDIENTES
8 coxas e sobre-coxas de frango
4 colheres (sopa) de shoyu
4 colheres (sopa) de mostarda
1 xícara (café) de mel
2 ramos de alecrim fresco picados
.
Lave os pedaços de frango com água e vinagre ou limão. Coloque em uma assadeira com todos os ingredientes. Misture bem e deixe marinar por 1 hora, para que o frango possa absorver todos os aromas e sabores do molho. Leve ao forno por uns 35 minutos, regando com o tempero de vez em quando. Retire do forno, passe para uma travessa e decore com alecrim.
.
RECEITAS E FOTOS: Vanessa Barroso

Quiche ao Brás

Esta é para os amantes de Bacalhau...
Massa
200 grs de farinha de trigo
100 grs de manteiga tirada geladeira 15 minutos antes e picadinha
1 ovo
2 colheres de sopa de água
.
Amasse até desmanchar toda manteiga e formar uma bola. Coloque em um saco plástico e deixe 20 minutos na geladeira. Abra com o rolo, sem enfarinhar entre duas folhas de plástico resistente e ponha na forma de aro removível sem untar.
.
Recheio
2 cebolas cortada em rodelas finas
3 dentes de alho picado
1/2 xícara de azeite
200grs de bacalhau em lascas
100grs de copa em tirinhas finas
70 grs de batata palha
3/4 xícara de azeitona verde em lascas
3 ovos mal batidos
.
Cozinhe em fogo baixo com panela tampada a cebola no azeite até ficarem bem molinhas e transparentes. Acrescente o alho e o copa e deixe fritar um pouquinho. Acrescente o bacalhau e vá cozinhando até ele absorver todo o excesso de azeite. Desligue o fogo e junte a azeitona e a batata palha, misturando muito bem. Deixe esfriar completamente, junte os ovos, misture bem, recheie a massa na assadeira e asse m forno 200º até ficar coradinha.
.
Fonte: Comunidade Culinária Receitas
RECEITA E FOTO: Nia Marques

Suflê rápido de chuchu e Batatas Gratinadas

Sempre é bom termos receitas práticas e gostosas... Estas da Nia encaixam-se muito bem nesta regra!

I- SUFLÊ RÁPIDO DE CHUCHU
Ingredientes:
06 chuchus picados
½ xícara (chá ) de leite
01 colher ( sopa ) de manteiga
03 ovos inteiros
03 colheres ( sopa ) de queijo parmesão ralado
02 colheres ( sopa ) de farinha de trigo
Sal e pimenta a gosto
Salsinha picada
01 colher de azeite
.
Modo de preparar:
Cozinhe os chuchus, escorra e amasse bem com um garfo. Junte o leite, a manteiga amolecida, o azeite, os ovos batidos, o queijo ralado, o sal, a pimenta, farinha de trigo e a salsa Misture bem.Coloque a mistura em um refratário, polvilhe queijo ralado e leve ao forno médio para assar.

II- BATATAS GRATINADAS
INGREDIENTES
1kg de batatas descascadas
150g de muzzarela
50g de queijo parmesão ralado
100g de manteiga
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite
1 colher (sobremesa) de sal
.
Corte as batatas em rodelas em água, escorra a água.Unte uma travessa com manteiga, coloque uma camada de batatas.Misture o leite ao creme de leite aos poucos.Em cima da batata, coloque um pouco de sal, metade da mistura de creme de leite , uma camada de muzzarela, um pouco de manteiga, um pouco de queijo parmesão. Coloque uma segunda camada de batata, coloque manteiga, a mistura de creme de leite, um pouco de sal e o queijo parmesão por cima. Leve ao forno por mais ou menos 1 hora..
.

RECEITAS E FOTOS: Nia Marques

Croissant Prático da Emília

Com direito a Passo-a-Passo este Croissant promete! Agora não temos mais desculpas pra não fazer...

Ingredientes para a massa:
01 ovo
01 colher de sopa de margarina gelada
01 colher de de açúcar
01 colher de sobremesa de sal
300ml de água gelada
30 g de fermento para pão
+ ou - 500 g de farinha de trigo
.
Faça a massa misturando bem até dissolver todos os ingredientes deixando a farinha por último, vá acrescentando aos poucos a farinha, até obter uma massa macia e bem homogênea (a massa fica um pouquinho grudenta). Coloque a massa na geladeira,enquanto prepara o recheio para folhar.
.
Ingredientes para folhar:
150 g de margarina gelada,misturada a50 g de queijo parmesão ralado
.
Retire a massa da geladeira,unte uma superfície lisa com farinha,e abra a massa com a ajuda de um rolo de macarrão,formando assim um retangulo.Com a ajuda de uma espátula passe a mistura para folhar em toda a extensão superior da massa,deixando apenas uns quatro dedos para baixo sem passar.Dobre a massa como uma carta,levantando primeiro a parte sem recheio, e deitando-a para cima e depois a parte superior por cima dessa e depois as laterais. Leve a geladeira para descansar por 15 minutos. Abra a massa novamente com o rolo, mas com muita suavidade para que o recheio não saia. Corte triângulos e recheie a gosto. Passe gema com um filete de azeite por cima, e asse em forno médio pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos.
.
Sugestão de recheio: queijo com presunto/queijo com goiabada.
RECEITA E FOTO: Emília Werneck

Pão Doce

Pão doce sempre é bom a qualquer momento... Para um chá com as amigas, ou uma bela reunião em família, sempre é uma boa pedida!
Ingredientes:
1/2 lata de leite condensado
A mesma medida de água
03 colheres (sopa)de óleo
01 ovo
25g de fermento de pão
500g de farinha de trigo
50g de passas (decoração)
50g de frutas cristalizadas picadas (decoração)
50g de cerejas ao marrasquino (decoração)
50g de goiabada em tiras (decoração)
200g de açúcar de confeiteiro (decoração)
.
Modo de Preparo:
Bater no liquidificador o leite condensado, a água, o fermento, o óleo e o ovo.Depois de tudo batido acrescentar a farinha de trigo aos poucos até que fique uma massa levemente grudenta. Amassar bem.Divida a massa em 2 e com auxilio da farinha de trigo faça 02 cilíndros e monte uma trança. Coloque em um tabuleiro grande untado com margarina e farinha de trigo. Deixe dobrar de volume.O tempo de crescimento vai depender de cada localidade. Aqui em minha casa estava frio. Coloquei o tabuleiro abafado com outro tabuleiro por cima deixando espaço para o pão crescer. Levou 01 hora para aumentar de volume. Mas em lugares quentes pode levar 30 minutos. Pincelar gema e assar por uns 30 minutos forno baixo pré-aquecido. Decorar com as frutas e fazer uma pasta bem grossa do açúcar de confeiteiro com água. Coloque no saco de confeitar com bico fino e faça riscos em cima do pão. Deixe esfriar para servir.
.
Obs:Você pode enfeitar com as frutas de sua preferência, pois também muito bom.
.
Receita original: Culinarista Mauro Rebelo
RECEITA E FOTO: Emília Werneck

Rosca de Lingüiça Calabresa

Esta Rosca deve ser uma delícia, pois faz o maior sucesso entre os membros da comunidade! Experimente!
INGREDIENTES
30g de fermento fresco para pão
½ xícara de leite morno
03 colheres de óleo
02 ovos
02 colheres de açúcar
01 pitada de sal
300g de farinha – mais ou menos
.
Dissolva o fermento no açúcar, depois acrescente os ovos, óleo e leite. Depois a farinha e o sal, sove bem ate desgrudar da mão. Deixe descansar por uns 30 minutos.Abre a massa com o rolo, recheie e feche a massa formando uma rosca. Unte e polvilhe uma forma. Coloque a rosca na forma, passe óleo em cima e salpique orégano e leve pra assar no fogo baixo, suspendendo após uns 15 minutos.
.
Recheio:
200g de lingüiça calabresa
Óleo, cebola picadinha
02 tomates, sem sementes, picadinhos
Cheiro verde picado, orégano a gosto
.
Refogue a calabresa com cebola, desligue e acrescente tomate picadinho e orégano a gosto.
.
RECEITA E FOTO: Maria Almeida

Bolo de Claras e Bolachinhas de Coco

Solução para o lanche da tarde... Duas opções, um delicioso Bolo ou deliciosas bolachinhas, ambos com o meu sabor preferido: Coco.
.

I- BOLO DE CLARAS INGREDIENTES
04 claras em neve (ovos pequenos ou 3 grandes)
03 colheres (sopa) de margarina
01 e 1/2 xícara de açúcar
02 e 1/2 xícara de trigo
1/2 xícara de coco ralado
01 e 1/2 xícara de leite
01 colher (sopa) de fermento
.
Misturar o açúcar com a margarina, ir colocando farinha e alternando com o leite. Coloque o coco ralado e depois coloque as claras em neve e por ultimo o fermento. Leve pra assar, forno moderado. Depois de assado, retire do forno e deixe amornar. Faça a cobertura e passe no bolo. Salpique coco ralado.
.
Cobertura
1/2 lata de leite
02 colheres de sopa de suco limão
coco ralado
.
Misture bem o leite condensado com limão e passe no bolo, jogue coco ralado por cima.

II-BOLACHINHAS DE COCO

INGREDIENTES

  • 01 copo e 1/2 de açúcar cristal
  • 01 de copo de leite morno
  • 100 grs de coco ralado
  • 03 ovos
  • 02 colheres (sopa) de margarina
  • 02 colheres (sopa) de fermento em pó
  • 400 gr de maisena
  • Farinha de trigo até dar ponto ( mais ou menos 4 xícaras)

Misture os ovos e a margarina, e açúcar e bate até formar um creme. Dissolver o fermento em pó no leite e acrescente a massa. Adicione o coco e a maisena e depois a farinha até dar ponto de não grudar nas mãos. Faça rosquinhas, ou modele a seu gosto. Coloque em formas untada e asse em forno moderado.

RECEITAS E FOTOS: Maria Almeida

04/05/2008

POSTRE CREMOSO COM CALDA DE LIMÃO

Quem disse que dietas tem de ser ruim, com comidas sem gosto? Nananinanauuuumm...
Esta idéia de sobremesa, é uma coisa muito simples, porém, de muito sabor... e o que é melhor, com poucas calorias!
INGREDIENTES
01 envelope de gelatina em pó sem sabor e incolor
02 gemas
02 xícaras (chá) de leite desnatado
02 colheres (chá) de essência de baunilha
03 colheres (sopa) de adoçante para culinária
03 colheres (sopa) de maisena
1/2 xícara (chá) de creme de leite light bem gelado

CALDA
04 colheres (sopa) de açúcar
04 colheres (sopa) de suco de limão

PREPARAÇÃO
Hidrate a gelatina numa tigela refratária com 120 ml de água e, em seguida, leve ao fogo, em banho-maria, até a gelatina dissolver. Retire do fogo. Passe as gemas por uma peneira, aparando numa panela. Junte, aos poucos, sem parar de bater, o leite quente com a baunilha e o adoçante. Adicione a maisena e bata até ficar homogêneo. Leve ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, até encorpar, mas não deixe a mistura ferver.

Retire do fogo, junte a gelatina e o creme de leite e bata por 2 minutos. Unte com água 8 fôrmas, com capacidade para 150 ml cada uma, despeje o creme e leve à geladeira por 2 horas.

Calda: misture numa panela o açúcar, o suco de limão e 2 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo por 2 minutos, ou até obter uma calda rala. Retire do fogo e deixe a calda gelar. No momento de servir, desenforme e regue com a calda de limão preparada. Se preferir, decore com rodelas de limão.

RECEITA: Portalgrc.com.br/materias

03/05/2008

CHIQUE POR DEMAIS! GANHEI PRESENTE...

Eu tô me achando... hehehehe!

Faz dois dias que não saio de casa, pelo frio que está aqui e pela gripe que peguei... Então meu marido, hoje, voltando do super, verificou a caixa de correspondências, e viu que tinha algo pra mim... Entregou-me, e eu toda eufórica, li que era da Claudinha da Magia na Cozinha, diretamente da Flórida-USA... uuuuurrrrrruuuuu!
Aiiiiiiii... Fiquei muito emocionada com o carinho dela, me enviar de tão, tão distante um Mimo tão delicado, e sem amigo oculto, ou compromisso algum, apenas pela gentileza e pelo carinho. Enviou-me, cartões com receitas (uma melhor que a outra), e uma delicadeza de cartinha, toda perfumada, com uma letra tão meiguinha que representa muito bem a personalidade desta pessoa linda...

Eu na empolgação de receber a correspondência, até me esqueci da gripe! Hehehehe

Amiga nem sei o que dizer... VOCÊ É 10!

01/05/2008

QUINDIM FÁCIL

Mais fácil que esta aqui... IMPOSSÍVEL. Sempre fui uma negação pra fazer quindins! Affff...

Porém , estes dias conversando com a nossa amiga Claudinha da Magia na Cozinha, ela me contou que já havia feito esta receita e que tinha gostado muito... Então, eu não me fiz de difícil e corri pra cozinha, testar e aproveitar a receita... Não deu outra... Simples, prática e DIVINA!

QUINDIM FÁCIL
.
Ingredientes:
01 gema
01 colher de sopa de açúcar
01 colher de sopa de coco fresco ralado ou seco hidratado
Gotas de essência de baunilha (por minha conta e risco)
.
PREPARAÇÃO
.
Passe as gemas na peneira. Misture com os demais ingredientes, coloque em forminhas untadas com bastante margarina e polvilhadas com açúcar. Asse em forno médio e pré-aquecido, em banho-maria, por aproximadamente 1 hora. Mas depende de cada forno, lógico.
.
DICAS:
- Desenforme somente depois de mornos. Muito quentes podem quebrar, muito frios, não soltar das forminhas.
.
- Duas coisas são absolumente fundamentais: Peneirar as gemas e o banho-Maria.
.
- Esta receita é para apenas 01 quindim. Eu fiz 06 unidades, então, fiz 06 vezes esta receita. Caso, você queira fazer um Quindão, aumente a quantidade da receita de acordo com o tamanho de sua forma.
.
RECEITA: Carolina e Mauro Rebelo.