28/06/2008

Pamplona Criolla de Pollo

Frango certamente é a vedete daqui de casa... Adorado pela maioria, é uma ótima carne para usar e abusar... Esta idéia é uma das formas tradicionais de se comer frango aqui no Uy. Com uma rica combinação de elementos, leva ainda uma fina capa de gordura de cerdo, a qual deixa o prato com sabor extremamente diferente... Confesso que a primeira vista, lendo os ingredientes, fiquei meio receosa, quando a participação da gordura... Mas realmente é o que faz o diferencial...Vale a pena conferir!

04 filés de peito de frango
½ colher de sopa de alho ralado
½ colher de orégano
¼ de colher de chá de páprica
Sal e pimenta a gosto
04 fatias de presunto
04 lâminas de bacon
02 pimentões vermelhos assados
½ xícara de queijo mussarela
½ xícara de palmito picado
Azeitonas sem caroço
Salsa picada
Manteiga
Tripa gorda de cerdo
Papel plástico para envolver

Sobre fogo médio, esquente uma frigideira. Coloque a manteiga, quando começar a fazer borbulhas, junte os palmitos. Cozinhe até que estejam douradinhos. Caso queira, pode colocar ervas aromáticas. Reserve.

Entre plásticos afine os filés de frango, até que fique uma grossura parelha para ficar mais fácil de recheá-los. Tempere com sal, pimenta, orégano e a páprica.

Coloque sobre cada uma delas, uma fatia do bacon, o presunto, o pimentão, com um fio de azeite, a salsa, a mussarela, as azeitonas e os palmitos salteados na manteiga.

Enrole os filés, na tela de tripa, a qual no momento de cozimento se adere a carne do frango, dando um sabor especial.

Leve ao forno quente, para assar até que fiquem douradas. Caso prefira, pode fazê-la sobre uma grelha, na churrasqueira.

RECEITA: Esteban Borner

27/06/2008

Torta Alfajor

Este é o postre certo, para os amantes de doces realmente doces. Uma junção de placas crocante com camadas de doce de leite e um saboroso acabamento de merengue italiano, faz com que está maravilha, derreta na boca. O crocante, misturado a suavidade do recheio e da cobertura, faz desta Torta, algo realmente especial. Eu, como não poderia deixar de ser...me acabei de tanto comer...hehehehe INGREDIENTES PARA A MASSA:
04 gemas
50g de manteiga
25ml de leite
01 pitada de sal
150g de trigo

MERENGUE ITALIANO
04 claras em neve
200g de açúcar
Chocolate granulado para polvilhar

RECHEIO
Doce de Leite

PREPARACÃO:
Formar uma massa com as gemas, a manteiga (derretida), o leite, sal e o trigo sem sovar muito. Estirar a massa muito fina, cortar com um molde (eu usei um prato), colocá-las em forma untada e enfarinhada e assar em forno forte por uns 3 a 5 minutos, reservar. Rendeu seis folhas. Unir las tampas com doce de leite, formar um merengue italiano com as claras e o açúcar e decorar a gosto.

PREPARAÇÃO DO MERENGUE:
Em uma panela, misturar as claras com o açúcar, e levar ao fogo até que esteja em temperatura morna (como ponto de mamadeira). Coloque em batedeira e bata em velcidade alta, por mais ou menos uns 10 minutos ou até que esteja bem firme.

RECEITA: Leonardo Pardo.

Pão de pizza

A Creusa é outra de nossas amigas que sempre tem uma boa dica, e faz comidas muito gostosas, dedicando a nossa Comunidade sempre um carinho especial... Confira a dica!


600 gramas de farinha de trigo
250 ml de leite morno
02 ovos inteiros
50 gramas de manteiga ( = 2 colheres de sopa)
02 tabletes de fermento para pão (= 30 gramas)
01 colher (chá) de sal
01 colher de (sopa ) de açucar
01 gema para pincelar
.
Recheio:
300 gramas de mussarela
300 gramas de presunto
02 tomates em rodelas
02 cebolas cortadas em tiras azeite de oliva, orégano e sal para temperar os tomates.
.
Modo de Fazer:
Bater no liquidificador os ovos, o leite, e o fermento, depois colocar em um recipiente ,acrescentar o trigo, o sal, o açucar e a manteiga, sovar e deixar descansar por 15 minutos, coberta com um pano. Abrir a massa, colocar o recheio, pincelar com a gema, colocar em forma untada e deixar dobrar de volume. Por para assar em forno 180 graus até dourar.
RECEITA E FOTO: Creusa Silva

25/06/2008

Mais um Mimo... uuuuuurrrrrruuuuuu!

Olha só que legal... Acabo de conhecer a Majouy, do blog Comida y Postre, minha mais nova amiga Uruguya virtual, e olha que lindo mimo me regalou... Bárbaro!
A brincadeira deste, segundo ela, é assim... Devo descrever três coisas que me encantem muito e indicá-lo a três blogs de pessoas amigas...
A primeira parte...moleza!

Viajar, sobretudo a lugares novos e com meu marido, lógico... Acho que devo ter "rodinhas" nos pés...hehehehe

Cozinhar, é claro...como prioridade aos salgados, mas me esforçando nos doces...

Presentes... roupas, livros, perfumes... mas, quem não gosta? Eu amo!

Agora a parte mais difícil... Eleger três entre os meus Blogs queridos... Por mim daria a todos que visito...pois cada um tem um estilo e adoro todos por igual...mas vamos lá aos indicados do Mimo, em ordem alfabética...

Culinária com Gosto - Vanessa

Magia na Cozinha - Claudinha Lima

Meu Cantinho Culinário - Angela

De qualquer forma, dedico a todos os outros amigos meu carinho... ;)

Bolo de milho e leite condensado (Jani Assumpção)

Por falar em gostosuras... Olha só a dica da Jani pras festas juninas ou não juninas, ou um belo chá com as amigas... Uma deliciosa mistura entre milho e coco, com a doçura de leite condensado, para encantar todos os paladares... esta é outra Mestra na cozinha da nossa Comunidade.

Ingredientes:
01 lata de milho com água
01 lata de leite condensado
01 colher(sopa)de margarina
1/2 xícara(chá)de coco ralado
01 colher(sopa)de fermento em pó
02 ovos
02 xícaras(chá)de farinha de trigo
.
Modo de preparo:
No liquidificador,bata o milho com a água,o leite condensado,a margarina,o coco ralado e os ovos,misture a farinha de trigo e o fermento. Coloque em um tabuleiro médio untado e enfarinhado(pode colocar,também, em uma forma com furo central). Asse em forno pré-aquecido(temp.média)por mais ou menos 45 minutos ou até que,espetando um palito,saia seco.
.
RECEITA E FOTO: Jani Assumpção.

Falso Bolinho de Bacalhau e Bisnaguinhas com Parmesão (Maria Almeida)

Mais duas dicas saborosas da Maria Almeida. Mais uma das que tem mãos de fada na nossa Comunidade. Obrigada Maria pela contribuição sempre!

FALSO BOLINHO DE BACALHAU


INGREDIENTES
800 gr de batata cozida e espremida
01 lata pequena de atum seco(sem óleo)
02 colheres de sopa de vinagre
Sal, pimenta do reino e tempero verde a gosto
06 colheres de sopa de amido de milho (mais ou menos)
Farinha de rosca para empanar.
.
Depois de espremer as batatas deixe esfriar bem. Coloque o atum e os demais ingredientes, deixando o amido por último. Fica uma massa meio mole. Para enrolar, passe oleo nas maõs, enrole e passe na farinha de rosca. Frite no óleo quente.

BISNAGUINHAS COM PARMESÃO E ORÉGANO

INGREDIENTES
30g de fermento fresco
1/4 de copo de óleo
01 copo de leite morno(250 ml)
02 colheres de sopa de açúcar
01 colher de chá de sal
02 colher de sopa de parmesão ralado
01 ovo
500 g de farinha de trigo
Óregano e parmesão pra salpicar
.
Dissolva o fermento no leite, acrescente o açúcar e os ovos e mexa bem, depois vai acrescentando os demais ingredientes até desgrudar das mãos.Deixe descansar 30 minutos, faça rolinhos pequenos e coloque numa forma. Deixe crescer um pouco, passe óleo com um pincel, salpique queijo ralado e orégano, e com uma faca ou estilete faça pequenos cortes.Deixe crescer e leve pra assar.

.
RECEITA E FOTOS: Maria Almeida.

20/06/2008

Clarita de Abacaxi

Como todos sabem, minha paixão por coco e abacaxi é enoooorme. E esta receita da Rosana, era com Ameixas o creme final, e resolvi alterar para uma calda de abacaxi, fiz das duas maneiras, mas confesso que o abacaxi fixou muito melhor, até pelo fato eu gostar bem mais não é mesmo?

Eu como gosto de coisas simples mas gostosa, quando li pela primeira vez achei complicada de se fazer, mas é mais complicada a leitura da receita do que a própria execução. Tenho certeza que, quem a fizer vai se apaixonar, e ainda melhor, podendo variar a cobertura de acordo com a fruta de seu gosto. Ameixas, abacaxis, pêssegos ou outra... Faça, vai gostar!

1° parte:
Calda de açúcar feita com:
02 xicaras e meia de acuçar.
Leve ao fogo para derreter e caramele um pirex grande.Reseve.
.
2° parte faça um suspiro com:
06 claras em neve
07 colheres de acuçar refinado
01 coco ralado
.
Bate a clara em neve bem, acresente o açúcar e continue batento em ponto de suspiro, adicione o coco ralado e coloque no pirex caramelado, levando ao forno, para assar em banho-maria, por mais ou menos 30 minutos. Enquando assa o suspito faça o creme.
.
3° parte:
06 gemas
01 lata de leite condensado
02 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de leite de coco
1/2 litro de leite
03 colheres de sopa de amido de milho
01 pitada de sal.
.
Misture tudo do creme e leve ao fogo mexendo sempre sem parar até cozinhar e forma um mingau, coloque sobre o suspiro assado e já frio.
.
4° parte:
01 abacaxi picado de véspera com 03 colheres de sopa de açúcar, reservado na geladeira.
Coloque este abacaxi com a calda formada numa panela e leve ao fogo, com 01 xícara de açúcar, até formar uma calda dourada.
.
Montagem:
Coloque as camadas seguindo a sequência dos passos feitos: 1°, 2°, 3° e 4°. Decore a gosto e sirva gelado.
.
Baseada na receita original de Creme Clarita de Rosana Portela.

Parabéns pra mim...hehehehe

Tenha as melhores animações!


VIVA EUUUUUUUUUUUUUU



Mais uma ano que se passa e mais um aniversário chegou... Sim, hoje é meu dia de ficar mais EXPERIENTE, não velha...hehehehe


Estou festejando a passagem deste, aqui no Uruguai, com familiares de meu marido e amigos queridos que conquistei por aqui... Hoje faremos uma pequena reunião, para comemorar, faremos uma festa metade Brasileira, metade Uruguaia. Com algumas guloseimas dos dois países.

Beijos carinhosos e obrigada pelos recados, que recebi desde ontem pelo orkut.

16/06/2008

LASANHA DE PEIXE

Peixe é outra de minhas paixões... e está receita aqui, é uma opção pra se variar um pouco as formas tradicionais... Acompanhado de arroz branco ou um purê simples, torna-se um prato festivo, e muito fácil de ser feito.

1kg de filés de pescada
500g de presunto ralado
500g de queijo mussarela ralada
Queijo parmesão ralado
Molho Branco
Molho de Pronto de Tomate
Parmesão Ralado para gratinar
.
Molho Branco
01 litro de leite
01 lata de creme de leite
01 cebola média picada
02 dentes de alho amassados
02 colheres de margarina
02 colheres de farinha de trigo
Sal a gosto
.
Tempere os filés com limão alho e sal, passe no ovo batido e passe na farinha de rosca, frite e reserve até esfriar. (Caso queira uma opção mais light, asse-os em forma untada por alguns minutos em fogo alto)
.
Preparação do Molho
Refogue em fogo baixo a cebola, o alho na margarina. Acrescente aos poucos a farinha mexendo bem e acrescentando o leite morno aos poucos, o litro inteiro , sempre mexendo. Se formar algum grumo, não precisa se descabelar... use o liquidificador. Depois disto, acrescente o creme de leite. Corrija o sal.
.
Faça camadas em um refratário da seguinte forma:
1º Camada: Molho Vermelho.
2º Camada: Filés de Peixe.
3º Camada: Molho Branco
4° Camada: Mussarela
5° Camada: Presunto, e assim repita o processo.
.
Salpique o queijo parmesão e asse por 20 minutos, até que gratine.

15/06/2008

Cuca de Coco

Sabe aquelas cucas de confeitarias que a gente passa namorando, e saboreando com os olhos, pois então... procurei uma receita, fiz e ficou ótima, macia, furadinha e o creme por cima...deliciosa!



Ingredientes massa:

02 gemas e 2 ovos inteiros levemente batidos
01 xícara de leite morno ou 01 xícara de suco de laranja natural (use o suco puro - fica ótima)
01 xícara de açucar
01 pitada de sal
600 gr de farinha de trigo aproximadamente
50 gr de margarina ou 01 colher (sopa) de banha
01 pacotinho de fermento biológico ou 30g do fresco
Raspas de 01 limão ou de 1/2 laranja
.
Preparo:
Dissolva o fermento no leite, acrescente o sal, os ovos, o açucar, a margarina, as raspas e vá colocando a farinha aos poucos, mexa com a mão até misturar bem. Fica uma massa mais firme que a de bolo e mais mole que a de pão, é uma massa de bater com a mão mesmo ou com colher de pau. Às vezes não vai toda a farinha pois depende do tamanho dos ovos.
.
Deixe crescer em local quente até dobrar de tamanho. Unte uma forma com margarina e farinha. Coloque na forma e molhe as mãos para espalhar, deixe crescer novamente até dobrar o tamanho, coloque o CREME. Asse em forno pré aquecido. Assei os primeiros 15 minutos em fogo alto, depois abaixo e asso mais 15 a 20 minutos.
.
Ingredientes para o creme
01 xícara de coco ralado fresco
01 xícara de açúcar
50g de margarina
01 colher de sopa rasa de amido de milho
04 colheres de sopa de leite
.
Modo de Preparo
Misture os ingredientes e leve ao fogo para cozinhar até formar um creme espesso.
.
RECEITA DA MASSA: Denise GB.

12/06/2008

Período de Grande Sorte...

Mais um carinho da minha amiga querida Claudinha Lima do Blog Magia na Cozinha que me indicou como um dos blogs merecedores do selo de boa sorte, criada por Elba, diga-se de passagem, muito talentosa, o delicado selo foi inspirado no número sete. Por possui sete cores e ser enviado para sete pessoas, que passarão para outras sete... Junto ao selo também tem um link para o site da Campanha da Mamografia Digital Gratuita.
Fico muito feliz e agradecida amiga! Assim como a Claudinha, também adoro Artes, e me encantou esta delicadeza, ainda mais com uma causa tão nobre!Então, gostaria de dedicá-lo a todas(as) que me visitam, mas como tenho de indicar apenas seta, aí vão os nomes...
Segue a baixo em ordem alfabética:

Toalha e Talher - Carol

Não deixem de participar, clicando no link, a fim de ajudar esta causa tão merecedora de nossa atenção!
Besitos...

09/06/2008

Medalhão de Frango

Eu gosto muito de frango, e é uma das carnes que mais usamos aqui! E como gosto muito de bacon também, resolvi fazer esta receita, que é uma maneira de fazer um frango diferente e muito gostoso... Além do que, facílimo de fazer. INGREDIENTES
1kg de peito de frango sem osso
200g de bacon em fatias
Sal e pimenta a gosto
1/4 de xícara de óleo

PREPARAÇÃO
Corte a carne com formato de medalhão, envolva com um anel de bacon e prenda com um palito. Polvilhe com sal e pimenta. Grelhe ligeiramente em uma frigideira com o óleo e leve para assar em fogo baixo. Sirva com arroz branco e salada de cenoura.

07/06/2008

Tartelete Veludo

Estas tarteletes realmente tem seu valor apurado... Elas resultaram de uma seleta reunião de boas obras, digamos assim... Com certeza deveriam chamar-se algo próximo a FANTÁSTICO, DIVINO, ou coisa assim... Reuni, dicas de receitas da Maria e da Rosana... oras...no que mais poderiam resultar? A massa, uma dica da Maria, e o recheio uma dica da Rosana, de uma torta aveludada que ela fez e eu já testei também...maravilhosa diga-se de passagem... Fácil de fazer e um deleite ao paladar.
INGREDIENTES
500g de farinha de trigo
200g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 ovos
.
PREPARAÇÃO
.
Misture numa tigela todos os ingredientes da massa. Amasse até obter uma massa lisa e homogênea. Abra-a com o rolo ou com as mãos. Forre o fundo e os lados de forminhas para torta com 10 cm de diâmetro ou numa fôrma grande redonda. Com um garfo, fure o fundo das tortas para não estufarem. Asse em forno moderado a 180º C por cerca de 15 minutos. Espere que esfriem e desenforme-as.
.
RECHEIO
1/2 xícara de (chá) de creme de leite
01 xícara de doce de leite em pasta (1/2 lata de leite condensado cozida por 30 minutos)
06 colheres de chocolate em pó garoto (250g)
Chocolate granulado para decorar.
.
Misture o creme de leite com o doce de leite, acresente o chocolate em pó e torne a misturar até obter um creme liso. Cubra a massa com esse creme e leve para geladeira por 4 horas.
.
DECORAÇÃO
Doce de leite
Chocolate Granulado
Morangos
.
Dicas de Receita: Maria Almeida e Rosana Portela.