04/07/2008

Um passeio pela Feira...

Hoje o dia aqui (Uy) amanheceu meio nublado, meio com sol... Mas mesmo assim me animei e levantei cedo (este CEDO, leia-se mais ou menos cedo...hehehehe) para dar uma voltinha até a feira... Bom, como gosto de culinária, Feira sempre me encanta, pela arrumação, o colorido, a variedade de opções de produtos, e claro, por valores acessíveis.

Aqui tirei algumas fotos do passeio rápido, mas muito gostoso, acompanhado sempre de um vento úmido e de uma sensação térmica de 6°C.















Beijocas a Todos! ;)

03/07/2008

Coxinhas de Frango com Catupiry

Os salgados sempre foram meu fraco...numa festa, "negocio" meu pedaço de bolo por mais um salgadinho...hehehe... então, sempre que posso, porém, sem exageros, acabo fazendo umas coxinhas, e me deleito, com este sabor que adoro! Esta receita é muito simples, pois você pode usar a medida que quiser, copo tipo requeijão, copo tipo ameriano, ou xícara, e sempre lhe sairá perfeito, basta apenas, que siga as proporções e salgue conforme seu gosto...

INGREDIENTES
02 medidas de água
01 medida de caldo de frango
03 medidas de farinha de trigo
3/4 da medida de óleo
Sal a gosto ou caldo de galinha a gosto
.
PARA EMPANAR
01 ovo
Farinha de rosca para empanar
.
RECHEIO
01 peito de frango cozido e desfiado
02 tomates picados
02 colheres de sopa de extrato de tomate
100g de azeitonas verdes picadas
100g de Catupiry
Salsinha e cebolinha a gosto
01 cebola média picadinha
Pimenta do reino a gosto
.
PREPARAÇÃO DA MASSA
Esquenta todos os líquidos até ferver, depois coloca o trigo, todo de uma só vez. Mexe até desprender do fundo da panela. Retira e sova enquanto quente com uma colher de pau, para não se queimar. Modelas as coxinhas, passa no ovo ligeiramente batido, na farinha de rosca, e frita em óleo quente.
.
PREPARAÇÃO DO RECHEIO
Misture todos os ingredientes e utilize.
.
DICA: usando a medida de xícara, rende aproximadamente 50 unidades festa.

01/07/2008

Nhoque de Espinafre

Quem resiste a uma bela massa com um bom molho? Acho que não há dieta que resista a este sabor... Nunca tinha testado fazer Nhoque de Espinafre, fiz e não me arrependi... Ficou leve, e muito saboroso... Ótimo para uma reunião familiar, ou um jantar com os amigos.

Ingredientes
750 g de batata, descascada
200 g de espinafre
200 g de farinha de trigo
Sal temperado a gosto
pimenta-do-reino a gosto
4 tomate médio sem sementes, picados
1 dente de alho, picado
1 cebola, cebola pequena, picada
1/2 xícara de chá de vinho tinto seco
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de salsa fresca, picada
.
Preparo
Cozinhe as batatas e esprema-as ainda quentes. Lave e escalde o espinafre. Esprema e processe bem o espinafre. Depois, passe pela peneira, apertando bem, e acrescente o creme de espinafre e a farinha às batatas amassadas. Tempere, misturando bem. Trabalhe a massa sobre uma superfície lisa e polvilhada com farinha de trigo até obter consistência leve, porém elástica. Separe bolas de massa e com elas faça cilíndros de 2 cm de espessura. Corte os cilíndros em pedacinhos de 3 cm de comprimento. Polvilhe mais um pouco de farinha de trigo sobre as massinhas e cozinhe-as em água salgada fervente.
.
Quando a massa vier à superfície, retire imediatamente e dê um choque térmico com água gelada. Reserve.
.
Molho
Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente os tomates picados e misture bem. Em seguida, acrescente o vinho e deixe reduzir até a metade do volume. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e, ao final, coloque a salsa picada. Em uma panela com um fio de azeite, reaqueça o nhoque e coloque em uma travessa. Sirva coberto com o molho.
.
DICA:
1) O molho pode ser preparado com antecedência, mas só deve ser misturado à massa no momento de servir.
2) Antecipe o preparo do nhoque e leve ao freezer já no formato ideal. Congele em aberto e depois coloque em sacos plásticos (retire o ar da embalagem). Para descongelar, deixe em temperatura ambiente. Depois, esquente em microondas.
RECEITA: Sua Receita.