30/09/2008

NAPOLITANO CREMOSO

Ás vezes, fazer uma sobremesa, torna-se um dilema, pois são tantas as opções que nos deixam perdidas entre tantas guloseimas. Esquecemos de pequenos detalhes que podem ser totalmente satisfatórias e ao mesmo tempo deliciosas.
.
Esta aqui, pra quem gosta de morangos(meu caso), é perfeita. Tem a combinação na medida, entre o doce, o sabor fabuloso do chocolate, e a leve acidez do morango. Fácil de fazer, e de um visual muito bonito. Para encher os olhos de seus convidados! Experimente a dica a seguir, irá gostar, tenho certeza! ;)

INGREDIENTES
02 latas de leite condensado
03 xícaras de leite
01 vidro de leite de coco
04 colheres de sopa de manteiga
04 colheres de sopa de amido de milho
03 colheres de sopa de chocolate em pó
01 e 1/2 xícara de morango picado
.

No liquidificador, bata 01 lata de leite condensado, 02 xícaras de leite, o leite de coco, 03 colheres de manteiga e 03 colheres de amido de milho. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar.


Divida o pudim em duas partes e, em uma delas, misture o chocolate em pó,batendo bem. Em uma forma (de 16 cm de diâmetro), compoteira, ou em taças para porções individuais, coloque o creme de chocolate e, por cima, o creme branco. Reserve.
.

No liquidificador, bata o restante dos ingredientes e leve ao fogo brando, mexendo sempre, até engrossar. Espalhe sobre o creme branco. Deixe esfriar, leve à geladeira até firmar. Polvilhe chocolate em pó e decore a gosto.

RECEITA: Delícias de Leite Condensado - Ed. Comemorativa - Ano 2000

29/09/2008

Receitas Postadas com Foto na Comunidade por Membros

Olhem só as dicas destas duas lindinhas... A Creusa, é uma amor de pessoa, sempre com idéias práticas, e mais prático do que este bole a Andréa, uma flor de pessoa, que sempre contribui com estas maravilhosas massas, que faz a degustarmos, com um olhar apenas....hehehehe... Gurias, estão de parabéns pelas receitas!
.
BOLO DE CHOCOLATE DA CREUSA
Ingredientes:
2 ovos inteiros
1 copo de leite (tipo requeijão)
1 copo de açucar
2 copos de farinha de trigo
1 copo de óleo (tipo americano)
1 copo de nescau
1 colher de (sopa) de fermento royal
1 pitada de sal
.
Bater tudo no liquidificador. Coloque em refratário untado e enfarinhado. Leve para assar. Faça o teste do palito. Retire.
.
Cobertura:
1 colher de (sopa) de margarina
1 lata de leite condensado
6 colheres de (sopa) de nescau
.
Levar ao fogo , quando começar a ferver, desligue. Fure o bolo com um garfo, ainda quente, despeje a cobertura e coloque chocolate granulado.
.
RECEITA E FOTO: Creusa Silva.
.
BOLO CASEIRO da ANDRÉAINGREDIENTES
750g de farinha de trigo
100g de amido de milho
8 ovos
500ml de leite
250g de margarina ou manteiga
500g de açucar refinado
30g de fermento em pó
.
Bata tudo na batedeira até que fique uma massa bem lisa. Formas untada e polvilhada. Forno 180ºC por aproximadamente 25 min. O tempo depende de cada forno.
*Fure com palito ou faca para saber se esta assado.
Rende: 4 bolos pequenos
.
ROSCA DE COCO DA ANDRÉA
Massa:
+/- 1kg de farinha de trigo
60g de fermento para pão
2 ovos
2 copos (tipo requeijao) de leite morno
1/2 xícara de açucar
1 colher (café) de sal
100g de manteiga
.
Dissolva o fermento com o açúcar, adicione o leite morno e a manteiga (mexa ate que dissolva metade da manteiga).
Acrescente os ovos, o sal e aos poucos a farinha.
Coloque a massa sobre uma superfície com um pouco de farinha e sove a massa acrescentando farinha até que a massa desgrude das mãos. Deixe descansar por 20min.
.
Recheio:
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
400g de coco ralado (hidratado com 4 colheres (sopa) de água)
Misture tudo.
.
Abra metade da massa com rolo, espalhe o recheio, enrole tipo rocambole e corte pedaços com 3 dedos de largura. Coloque em forma untada e polvilhada. Asse até corar.
.
Rende 05 roscas pequenas com 05 pedaços em cada.
*Essa foi recheada com creme de confeiteiro!

RECEITAS E FOTOS: Andréa Carvalho.

Pão Caseiro

Sou fascinada por pão...e se for caseiro...muito mais! Aprendi a fazer pão com minha mãe, mas confesso que igual ao dela...acho que nunca será, até porque, comida de mãe não tem igual!
½ kg de farinha de trigo
01 colher de sopa de açúcar
01 colher se sopa (rasa) de sal
01 colher se sopa de fermento biológico
03 colheres de sopa de óleo
240ml de água ou leite morno
Gema para pincelar (opcional)
.
Junte uma parte do leite, do açúcar e o fermento e deixe crescer. Depois de crescido, junte ao trigo o restante dos ingredientes, amasse bem, deixe crescer até dobrar de volume. Depois disto, modele o pão coloque em forma untada e enfarinhada, e deixe crescer novamente, até dobrar novamente de volume. Pincele a gema. Leve para assar em forno quente por aproximadamente, 40 minutos.
.
Rendimento: 01 pão
RECEITA: Euridice - minha Mãe.

26/09/2008

Empadão de Frango e Manjericão

Amo qualquer tipo de Empadão de Frango. Bom qualquer prato recheado com frango. E este aqui, ficou de trocar o Reino por um pedaço dele. Esta receita é da Edna, uma amiga muito querida e muito generosa da nossa comunidade. Querida porque realmente é uma flor de pessoa, generosa, por compartilhar este tipo de receita conosco! ;)


UUUUUUURRRRRRUUUU NOTA 10!



INGREDIENTES

  • 500 gramas de farinha de trigo
  • 200 gramas de margarina
  • 150 gramas de gordura vegetal
  • 2 unidades de ovo
  • 1/2 xícara de chá de água
  • 1 colher de café de sal
  • Gema para pincelar

Misturar tudo, sem sovar muito a massa, deixe descansar na geladeira por uns 30 minutos abra com as mãos ou com o rolo, forre um refratário ou uma fôrma, coloque o recheio, adicione pedaços de azeitonas, tampe com a massa, pincele com gema e leve a assar em forno 180ºC por mais ou menos 30 minutos ou até que esteja dourado.
.
Recheio
04 colheres (sopa) de azeite
02 dentes de alho socados
01 cebola grande picada
01 tomate grande (sem pele e sementes, picadinho)
400 g de peito de frango (cozido, temperado e desfiado)
01 xícara de azeitonas bem picadas
sal a gosto
01 copo de requeijão cremoso
Manjericão seco

Faça um refogado usando o óleo, o alho, a cebola e o frango, junte os outros ingredientes do recheio, espere esfriar e aplique.

RECEITA DA MASSA: Edna Maia

Empanados de Brócoli

Quem nunca comeu Empanados de Brócolis ou Couve-flor quando era pequeno, feitos pela mãe? Eu fui uma destas felizes pessoas que tem muita lembrança pra guardar de momentos como este... Sei que cozinha não é lugar de criança, mas como desde aquela época já era fascinada pelo assunto, vivia por entre as pernas de minha mãe... E o dia em que ela fazia brócolis ou couve-flor desta maneira, já ficávamos comendo assim que ia fritando... Pra nós era uma festa, ver aqueles busquês mínimos e tão perfeitos, em que ela sismava dizer que eram árvores miniaturas. Já viu como imaginação de criança é fértil... eu imaginava até macaco pendurado nos galhos, agora nem me pergunte o tamanho do macaco! :DD

INGREDIENTES
Buquês de Brócoli pré-cozidos
.
Massa
01 xícara de farinha de trigo
01 colher de chá de fermento em pó
01 ovo
1/2 xícara de leite
02 colheres de sopa de manteiga derretida
01 colher de chá de sal
01 pitada de açúcar
.
Óleo para fritar
.
Em uma tigela, misture todos os ingredientes da massa, sendo por último o fermento. Passe os buquês um a um e vá fritando em óleo quente. Escorra em papel absorvente e sirva.

Escalopinhos de Forno

Aquela "fominha" do cair da tarde, pode bem ser diblado com este lanchinho. Aqui você pode variar muito apartir desta idéia. Usando carne bovina, outros tipos de queijo ou outros temperos. Rápido, simples e gostoso!
04 bifes pequenos de peito de frango
Sal e pimenta do reino a gosto
02 colheres de sopa de azeite
04 fatias de pão frances
01 cebola pequena em rodelas
04 colheres de sopa de maionese (usei light)
04 fatias de queijo branco
Orégano a gosto
.
Frite os bifes em uma panela com o azeite. Retire e reserve. Frite as cebolas, apenas para ficarem murchas, aproveitando a mesma panela. Retire e reserve. Agora na mesma panela, doure os pães dos dois lados. Em uma assadeira antiaderente, monte na seguinte sequência: Fatia do pão, maionese, o bife, a cebola, o queijo e o orégano.

Rendimento: 04 porções.

24/09/2008

BOLO DE CARNE COM RECHEIO DE QUEIJO E CARNE A MODA BORGONHA DA NIA

Estas participações são excelentes contribuições que temos de amigas(os) queridos. Um prato melhor que outro. Dicas práticas de uma culinária sem segredos. Estas dicas são da Nia, uma amor de pessoa, também membro da nossa Comunidade!
.
Bolo De Carne Com Recheio De Queijo
Ingredientes:
800 grs. de carne moída,
3 colheres (sopa) de vinagre,
sal e pimenta a gosto,
4 fatias de pão de forma sem casca,
2 ou 3 colheres (sopa) de leite,
1 cebola pequena picada,
1 dente de alho amassado,
½ xícara (chá) de cheiro verde picadinho,
1 colher (chá) de orégano
.
Recheio de Queijo:
250 g de bacon em fatias,
½ kg de ricota bem amassada,
100 g de provolone ralado grosso,
1 colher (chá) de orégano,
sal e pimenta do reino a gosto,
1 ovo,
2 ou 3 colheres de sopa de leite.
.
Modo de Fazer:Preaqueça o forno em temperatura média. Tempere a carne moída com vinagre, sal e a pimenta a gosto. Esmigalhe o pão e deixe de molho em um pouco de leite. Misture com a carne reservada.. Adicione também o pão bem espremido e amasse até obter uma mistura homogênea.
.
Abra a carne sobre uma folha de papel manteiga e arrume por cima metade do bacon.Em seguida, misture os ingredientes restantes do recheio, juntando leite suficiente para ter uma mistura maleável. Espalhe esta mistura sobre a carne, deixando uma beirada livre à volta toda e com a ajuda do papel, enrole a carne, fechando bem.
.
Passe o rocambole para uma assadeira e cubra-o com o bacon restante.Leve ao forno e asse por 1 hora e 15 minutos ou até que, ao enfiar uma faca no ponto mais espesso o liquido saia transparente. Retire do forno e espere 5 minutos antes de cortar em fatias. Sirva-o com purê de ervilha e forofa.
.
CARNE A MODA DA BORGONHA

• 1 colher de sopa de manteiga
• 2 colheres sopa de azeite de oliva
• 1 1/1 kg de músculo cortado em cubos
• 2 cebolas grandes cortadas em pedaços
• 1 colher de sopa de farinha de trigo
• 3 xicaras de vinho tinto seco
• 100 g de cogumelo cortado em laminas
• 2 tabletes de caldo de carne
• 1 folha de louro
• Pimenta do reino
.
Modo de preparo
.
Coloque a manteiga e o azeite numa panela grande,leve ao fogo forte.Aqueça bem e vá juntando a carne aos poucos,fritando bem de todos os lado, mantenha a chama alta para que a carne não solte suco, junte a cebola, mexa bem e deixe refogar. Polvilhe com a farinha de trigo, junte o vinho, o cogumelo e o caldo de carne dissolvidos em 02 xícaras de água fervente, o louro e a pimenta do reino.Tampe a panela, diminua bem a chama e deixe cozinhar cerca de 2 horas ou até que a carne esteja bem macia e o molho consistente, se for preciso junte mais água fervente. Sirva com purê de batata.
.
RECEITAS E FOTOS: Nia Marques

Escondidinho de Peixe e Feijão Branco Especial da Maria Almeida

Mais umas deliciosas dicas da Maria Almeida! Confiram...


ESCONDIDINHO DE PEIXE
Fiz salmão assado e sobrou...dai não fica muito gostoso esquentar, resolvi fazer um prato com ele.Fiz a mesma massa do escondidinho de frango. Só mudei o recheio.Pode-se fazer com outros peixes assados...e se for cozido, engrosse o caldo com farinha de trigo.
.
INGREDIENTES
01 k de batata cozida e amassada
01 lata de creme de leite com soro
Sal, cebola ralada e tempero verde
.
Deixar a batata esfriar, depois coloca os demais ingredientes. Misturar bem e reservar.
.
500 gr de sobras de peixe assado
1/2 cebola picadinha
01 tomate picadinho
1/2 lata de milho
1/2 copo de requeijão
temperos verdes, pimenta e sal a gosto
.
Refogue a cebola em um poucquinho de óleo, junte o tomate e o milho e refogue um pouco, acrescente o peixe, os temperos, meixa bem, e desligue. Coloque o requeijão. Deixe esfriar.Unte uma forma com óleo, coloque o peixe. Cubra com o purê de batatas, arrume bem e passe uma gema com um pouquinho de óleo e leve pra assar por uns 25 minutos.
.
FEIJÃO BRANCO ESPECIAL
Eu queria uma receita de feijão branco que não fosse a tradicional dobradinha... Pesquisando a comunidade culinária-receitas, achei algumas receitas, as quais me deram a idéia de usar os ingredientes que eu tivesse em casa.Me baseie no cassoulet, uma outra receita da Luzia e a uma receita do Mauro. Genteeeeeeeee não me arrependi, ficou simplesmente delicioso!!
  • 250 gr de feijão branco cozido (não muito mole, mais ou menos 20 minutos)
  • 500 de frango (coxa, sobrecoxas ou peito)
  • 01 gomo de liguiça calabresa
  • 02 cenouras medias, descascadas e cortadas em rodelas grossas
  • 01 cebola e um tomate picadinho
  • Pimeta, cominho, sal e temperos verdes a gosto
  • 01 colher de shoyo ou colorau.

Tempere o frango a gosto e deixe por uns 30 minutos no tempero.Coloque umas 3 colheres de óleo na panela e refogue bem o frango, depois coloque o shoyo ou colorau, e vai mexendo. Coloque a cebola, o tomate e os temperos.Coloque meio copo de água, as cenouras e a calabresa cortada em rodelas. Veja o sal e tampe a panela pra cozinhar.Depois de uns 15 minutos acrescente o feijão (isso vai depender de como esta o frango, ele não pode estar muito cozido, pra que ele cozinhe por uns 5 minutos junto com o feijão). Verifique o sal e os temperos. Se estiver bom, desligue o fogo.Salpique tempero verde a gosto.
.
RECEITAS, TEXTOS E FOTOS: Maria Almeida.

23/09/2008

Rosquinhas para o Café

Bom até que enfim me desenrolei e consegui postar esta maravilha! Entre passeios "blogosféricos", visitando meus amigos de blogs, deparo-me com esta receita no Blog da Laurinha - Pitadinhas (leia-se uma graça), me deixou aticiçada de vontade... E eu bem no meio de um período de cortes de trigo branco e "biriri bororó"... Não adiantou, tive de me render as Rosquinhas e experimentar esta maravilha, que adorei e fiquei fã de carteirinha. Parabéns Laurinha pela receita.



Coloquei a receita como está no Blog dela, e algumas observações ao lado entre parênteses, negrito e itálico das alterações feitas por esta que vos escreve. :DD
.
Segue a descrição feita pela própria Laurinha e eu assino embaixo: "É um pãozinho adocicado, macio, simples, com aroma de laranja. O formato é que dá toda a graça! Perfeito para um lanchinho! Servi com um creme de baunilha; fica perfeito com uma geléia, mel, cream cheese... (Eu servi com manteiga e geléia de Mexirica)
.
Ficam deliciosos assim que ficam morninhos, ou se consumidos no mesmo dia do preparo. No dia seguinte - se ainda sobrar algum!, ficam mais sequinhos, mas bem interessantes... (os meus sobraram uns para o dia seguinte e ficaram igualmente saborosos)
.

Fiz meia receita - rendeu 11 rosquinhas de pouco mais de 40g cada (também fiz metade desta medida)
.
INGREDIENTES
500g farinha de trigo
100g açúcar
100g manteiga em temperatura ambiente
02 ovos
03 tabletes de fermento para pão
01 colher (chá) sal
125 ml de água morna
01 colher (chá) açúcar de baunilha (usei 01 colher de chá de essência)
01 colher (chá) essência de laranja - usei raspas de laranja (eu também)
01 gema para pincelar
Açúcar granulado para polvilhar


# Como eu fiz com o fermento biológico seco instantâneo (usei 2 colheres de chá - eu também usei esta medida do instantâneo), eu o misturei diretamente à farinha de trigo e depois fui agregando os demais ingredientes.
.
Em um recipiente coloque a farinha (reserve um pouco), o açúcar, a manteiga, o açúcar de baunilha, os ovos levemente batidos, a essência de laranja - raspas e o fermento. Misture com uma colher de pau. Neste momento, se necessário utilize a farinha reservada.
.
Em seguida, sove sobre superfície lisa. Deixe descansar por 10 minutos coberta por um pano. Após descansar, pegue porções da massa e faça um cordão. Uma as pontas e torça (para trançar). Una novamente as pontas, modelando as rosquinhas. Coloque em uma assadeira retangular, untada e polvilhada. Pincele com a gema e polvilhe açúcar granulado. Deixe crescer. Leve ao forno pré-aquecido (150ºC) por 20 minutos e em seguida aumente a temperatura para 180ºC e deixe as rosquinhas no forno até dourar.
Receita do Blog Pitadinhas.

20/09/2008

Taça de Morangos

Mais uma maravilha que pode ser deliciada sem culpa. Bom... eu procurei fazer com a menor quantidade de açúcar possível, quem quiser pode adicionar, e/ou trocar pelo adoçante mencionado na receita. Também onde vai os pedaços de morango, pode-se fazer o tipo de um purê. Irá umedecer mais a bolacha que está no fundo das taças. Mas isto vai do gosto do freguês... E isto é que é a alquimia culinária, poder variar e diversificar!
10 Bolachas Trituradas (qualquer uma, sem recheio)
Morangos picados o quanto baste
.
Chanticota
125g de ricota
Raspas de limão
Gotas de essência de baunilha
60ml de leite desnatado
01 clara em neve
Adoçante a gosto
.
Amassar a ricota com um garfo e, no liqüidificador, bater com o leite até formar um creme liso. Juntar o adoçante, as raspas de limão e a baunilha. Numa tigela, misturar as claras em neve.
Calda de Chocolate
01 colher de sopa de chocolate em pó
01 colher de chá de margarina
03 colheres de sopa de leite desnatado
.
Leve ao fogo até formar uma calda.

Montagem
Em taças, coloque camadas com a seguinte ordem: bolacha, morango (ou o purê), chanticota, chocolate. Repita as camadas se necessário. Decore a gosto. Sirva gelado.
.

Dica: Pode fazer um purê, triturando os morangos com açúcar, para umedecer mais as bolachas do fundo da taça. Eu usei uma colherada, bem no centro da bolacha moída, da Chanticota, coloquei os morangos picados e segui a sequência indicada.

Baseada na Receita da Patanisca e Receiats Diet-Light.

Rendimento: 03 porções, 120 calorias cada porção.

Frango Rosado com Batatas de Aroma

Batata e Frango são duas estrelas, que brilham sempre nos desfiles dos pratos e quitutes aqui em casa. E tendo em casa alguém que não come arroz de maneira nenhuma, tem de se virar e variar!
Desta vez quis usar um tempero diferente que está lindo no meu jardim... Endro (Dill). Sim, in natura, produzido em casa mesmo. Adoro o perfume que ele tem, e em períodos de safra dele, sempre o utilizo como tempero de ricotas. Minha perdição! ai ai
.
Pra quem ainda não o conhece, aqui vai um breve resumo do astro do dia...
.
Também chamada de Aneto, Dill ou Endro, esta é uma erva utilizada como aromatizador de licores, xaropes e vinagres. Como condimento em picles, molhos para pratos de peixe ou camarão, sopas e cremes, vinagre aromatizado, batatas, molhos a base de maionese e iogurte, pães de ervas. É um tempero de cor verde brilhante, com aroma refrescante e sabor delicado. Pode ser encontrado fresco ou seco. Originário da Índia.
.
Mas atenção: Em excesso pode ficar muito forte o sabor nos pratos.
INGREDIENTES PARA O FRANGO
½ peito de frango em tiras e temperado a gosto
04 colheres de sopa de catchup
01 colher de sopa de mostarda
01 colher de sopa de parmesão ralado
Orégano a gosto
.
Pré- aqueça o forno a 180ºC por 05 minutos. Em um refratário untado, misture todos os ingredientes e leve ao forno. Deixe por uns 20 minutos. É o tempo apenas de secar o creme e dar uma cor rosada ao frango. Ele deve ficar cozido, mas não seco. Retire e sirva a seguir. INGREDIENTES PARA A BATATA
03 batatas médias em cubos
01 xícara de água
01 colher de sopa de manteiga derretida
01 dente de alho amassado
Sal, pimenta
Salsa, cebolinha a gosto e picados
01 galho pequeno de Endro (Dill) picado
.
Em uma panela frite o dente de alho na manteiga. Coloque as batatas em cubos, com a água. Acerte o sal e junte a pimenta. Quando reduzir a água, e as batatas estiverem macias (caso ainda não estejam, acrescente mais um pouquinho de água e continue o cozimento, mas sem que elas desmanchem), acrescente a salsa, a cebolinha, mexa. E por último, o Endro. Sirva a seguir.Rendimento: 02 porções.

19/09/2008

CUMBUCA

Às vezes tem de abstrair e sair do tradicional na hora de cozinhar... Eu que sempre estou acostumada em usar repolho somente em saladas, ou numa sopa de legumes, resolvi experimentar ele desta outra maneira, e gostei muito. Fica uma bonita apresentação, é prática de se fazer, e muito nutritiva. Pode-se variar o tipo de recheio, e passear entre frango, carne bovina com bacon e talvez até uma linguiça calabresa, porque não... Aí vai do gosto e dos ingredientes que você tenha a mão no momento de fazer este prato!
01 repolho pequeno
.
RECHEIO
300g de carne moída de Frango
Bacon picado e frito (opcional)
01 colher de sopa de óleo
01 cebola pequena picada
01 dente de alho amassado
Pimentão verde ou vermelho picado (a gosto)
Tempero verde, sal, manjericão (a gosto)
01 colher de sobremesa de amido de milho
01 xícara de água
.
MOLHO PARA COZINHAR O REPOLHO
01 cebola refogada
Molho de tomate pronto a gosto
03 xícaras de água
01 cubo de caldo de galinha
.
PREPARAÇÃO
Faça um refogado com os ingredientes do Recheio. Por último junte ao refogado, a colher de amido dissolvida na água. Espere engrossar, retire do fogo e reserve.
.
Com o auxílio de uma faca afiada e pequena, corte no repolho, um quadrado pelo lado do cabo, fazendo que fique uma cavidade no centro (Cuidado para não se cortar). Amarre com barbante culinário, para não abrir durante o período de cozimento. Recheie com o refogado reservado. Tampe o repolho, com parte da tampa retirada.
.
Coloque-o em uma panela alta para cozinhar, já com a cebola refogada, o molho, a água, e o caldo, bem misturados, por aproximadamente 30 minutos.
.
Ao servir, retire a tampa, corte o barbante e regue com o molho restante da panela que deve estar bem apurado.
Rendimento: 04 porções.

18/09/2008

Torta Pascualina

Diz-se que, antigamente, na época da Páscoa, esta Torta era muito consumida, por isto o nome... Mas depois tornou-se tão comum, em todas as épocas do ano, por ser uma torta saudável e de baixas calorias. A torta pasqualina é um prato bem típico no Uruguai, e muito consumido em bares, restaurantes e lanchonetes. Sendo uma das mais populares por lá. Então, é um dos pratos que sempre é feito aqui em casa, até porque é uma das preferidas de meu marido.
INGREDIENTES
MASSA
01 xícara de trigo branco
01 e 1/2 xícara de trigo integral
125g margarina light
01 gema
01 colher de sopa de leite
01 pitada de sal
.
Gema para pincelar
.
RECHEIO
01 cebola picada
01 dente de alho amassado
400g de acelga ou espinafre picado pré-cozido (usei escarola desta vez)
01 colher de sopa de óleo
1/2 xícara de ricota moída
01 colher de sopa de farinha de rosca
1/2 pimentão vermelho picadinho
Sal a gosto
Adobo ou orégano
04 ovos
.
PREPARAÇÃO
Massa: Misture todos os ingredientes, não sovando muito, para não aquecer a massa. Somente para misturar. Forme uma bola e leve para gelar por 20 minutos. Depois com o auxílio de dois plásticos abra a massa em dois discos, um para forrar uma forma de aro removível, e outra para servir de tampa da torta.
.
Recheio: Refogue a cebola e o alho, junte a verdura já pré-cozida, o restante dos ingredientes, deixe esfriar e recheie a torta. Faça pequenas cavidades no recheio, e coloque os ovos crus, um a um com cuidado para não furar as gemas. Cubra com a parte da massa que servirá de tampa, pincele a gema e leve para assar a 180ºC, por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja dourada.
Dica: Se quiser pode fazer somente com as claras, não colocando os ovos inteiros. Mas o charme da Torta, é aparecer os ovos inteiros assados. ;)

17/09/2008

Suco de Maçã e Hortelã

Como todo mundo por aí já deve estar careca de saber, maçã faz bem para o organismo, e como não sou daquelas que sempre comem frutas (esqueço sempre deste detalhe), mas que deveria adotar como hábito, sempre tenho de achar alternativas para consumí-las de forma mais agradável e que também seja saudável. Foi o caso aqui, tudo natural, sem adições de adoçantes, ou outros artefatos industrializados. Bom, caso você ache que poderia adoçar, use mel. Mas garanto que nem é necessário. Com uma cor linda, este suco por conter muita clorofila, funciona como um bom digestivo e excelente desintoxicante. Vale a pena provar!
200ml de água gelada
02 maçãs picadas e com casca
01 xícara de folhas de hortelã
Suco de 01 limão
Adoçante (opcional, eu não usei)
.
Bata no liquidificador todos os ingredientes. E sirva a seguir.
Atenção: Não coar.

16/09/2008

Pão Integral

A tarde nada melhor que um cafézinho, um chá... E para o acompanhamento do lanche aqui em casa, resolvi fazer um pão integral. Como não poderia deixar de ser, li a receita lógico, mas fiz algumas alterações a minha maneira... acho que acertei a mão... Ficou leve e suave. Diria com toda certeza, que é um dos melhores pães integrais que já fiz!
INGREDIENTES
30g de fermento biológico fresco
01 colher de sobremesa de açúcar mascavo
300ml de água filtrada e fria
01 ovo grande ligeiramente batido
02 colheres de sopa de óleo de milho ou canola
01 colher de sobremesa de mel
01 colher de sobremesa rasa de chocolate em pó
01 colher de sobremesa rasa de sal
02 colheres de sopa de leite em pó integral
75g de manteiga
01 e 1/3 xícara de chá de farinha de trigo integral
01 colher de sopa de aveia em flocos finos
01 colher de sopa de linhaça triturada (não usei)
350 a 400g de farinha de trigo branca(aproximadamente)
.
Dissolva o fermento com o açúcar mascavo. Junte os ingredientes líquidos, o sal, o leite em pó, o chocolate, a manteiga, e bata rapidamente. Em seguida junte a farinha integral e a metade da farinha de trigo bata até ficar homogêneo. Junte a farinha de trigo restante, aos poucos, e continue mexendo até obter uma massa bem macia e homogênea. Deixe a massa obtida levedar até dobrar de volume e modele os pães. Coloque os pães dentro de fôrmas próprias, untadas e deixe crescer novamente até dobrar de volume.Por último, asse em forno pré-aquecido à 180ºC até que estejam dourados (mais ou menos 35 minutos).
.
Para envolver:
300ml de água fria
½ xícara de chá de flocos de aveia ou flocos de cevada
.
Passe o pão já modelado na mistura líquida e na em seguida na aveia. Coloque na forma untada e leve ao forno.
Rendimento: 2 pães médios
Baseada na Receita de Álvaro Rodrigues

12/09/2008

Abobrinhas Recheadas

O verdinho nosso de cada dia!

Ingredientes
04 abobrinhas pequenas
200 g de carne moída
04 tomates picados
01 xícara de purê de tomate
02 dentes de alho
Pimenta do reino, canela, sal e hortelã (usei tempero verde) à gosto
.
Modo de preparo
Corte a abobrinha e retire o miolo para ficar na forma de copinhos, passe na água fervente com sal, por uns 5 minutos. Retire, escorra e reserve. Tempere a carne com o sal, a pimenta do reino, a canela e o alho amassado. Junte asalsa picada. Aqueça o azeite e refogue a carne. Entre com o tomate picado e o purê de tomate já pronto e deixe cozinhar em fogo brando. Recheie a abobrinha com a carne e ponha em uma forma. Regue com o molho de tomate restante, polvilhe queijo ralado e leve ao forno para a abobrinha assar e chegar ao ponto de seu gosto.
.
Baseada na Receita de Allan Vila Espejo

11/09/2008

Papilotes de Legumes

INGREDIENTES
01 berinjela pequena, com casca e picada
01 abobrinha italiana pequena, com casca e picada
01 tomate, sem sementes e picado
01 colher de Azeite Extra Virgem
½ xícara de ricota moída
Alecrim, pimenta e sal a gosto
.
04 pedaços de papel alumínio 30 cm x 30 cm.
.
Misture todos os ingredientes. Coloque no centro de cada papel alumínio as poções. Feche bem. Coloque em uma assadeira, apenas para dar suporte, e leve ao forno pré-aquecido, por aproximadamente 25 minutos. Sirva com Bifes grelhados.
.
Rendimento: 03 porções
Calorias por porção: 200.

10/09/2008

Laranjas ao forno

Sabe aquela hora em que você está louca para comer um doce, mas lembra que não pode fazer nenhum excesso??? Pois bem... Estava eu nesta situação, quando olhei para a fruteira e vi umas laranjas lindas que meu pai tinha trazido de sua chácara, aqui no interior da cidade. Devo confessar, que não sou fã de frutas, pra se comer assim fora de hora, como a maioria das pessoas fazem (e eu também deveria fazer)... Então, pensei em incrementar a coisa, para ficar mais apetitosa e não fugir do "esquema"... Ficou uma delícia!
INGREDIENTES
02 laranjas (usei a tipo Baiana, também chamada de Umbigo)
01 clara batida em neve
01 colher de chá de açúcar
01 pitada de canela, chocolate em pó (não achocolatado, pois contém açúcar) ou coco em flocos sem açúcar para polvilhar depois de assado
Descasque as laranjas, retire as peles brancas e parta em quartos, sem desunir o fundo. Reconstitua as laranjas e coloque em 02 pequenos refratários individuais. Cobra com a clara misturada com o açúcar. Leve ao forno quente até dourar. Polvilhe antes de servir, com a canela, chocolate ou o coco. Eu usei chocolate numa e coco em outra.
.
Rendimento: 02 porções, cada porção 70 calorias.

09/09/2008

Abóbora de Forno

INGREDIENTES
01 colher de sopa de farinha de trigo integral
10 gramas de queijo tipo gruyère ralado
400 gramas de abóbora madura
1/2 xícara de água
01 colher de chá de açúcar
pimenta-do-reino
Sal a gosto
02 colheres de cebola picada e refogada
.
Descascar a abóbora e retirar as sementes. Cortar em pedacinhos. Cozinhar em água ligeiramente salgada durante 15 minutos mais ou menos. Escorrer e amassar a abóbora na mesma panela em que foi cozida. Voltar ao fogo e deixar para evaporar toda a água, mas tome cuidado para não queimar.
.
Em separado, dissolver a farinha de trigo na água, os temperos e levar ao fogo brando. Quando ferver e adensar, despejar sobre a abóbora e mexer bem. Despejar num refratário, polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno por uns 10 minutos, para gratinar.

Rendimento:02 porções
110 calorias cada porção

Couve flor ao curry

Nunca tentei fazer couve flor de maneira diferente, além dos tradicionais, empanados e frito, ou salada. Como queria variar, sai à "cata" de uma receita simples mas gostosa, que pudesse acompanhar um bife grelhado e uma salada, e ainda por cima de tudo, fosse gostosa. Encontrei esta. Simples, mas que superou minhas expectativas!


Ingredientes

500 g de couve-flor
½ cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de margarina light
1 colher de chá de curry
Sal e pimenta a gosto
Orégano
.
Pré-cozinhe a couve-flor, em pedaços, em água e sal, até que fique macia. Retire, escorra e pique, com uma faca afiada, em pequenos pedaços. Leve uma panela média ao fogo baixo. Acrescente o azeite, a margarina, a cebola e refogue por 1 minuto. Coloque o alho e refogue por mais 1 minuto. Coloque a couve-flor picada, o curry e mexa bem. Tempere com sal, pimenta do reino e o orégano. Retire e sirva a seguir.
.
Caloria por porção: 59 calorias

08/09/2008

Quiche de Brócolis

Um lanche perfeito. Fica uma massa crocante, boa para ser degustada a qualquer hora. Além das fibras, ficou gostosa e super fácil de fazer... ;)

INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 01 xícara de trigo integral
  • 02 colheres de trigo branco
  • 04 colheres de óleo de milho
  • 01 clara
  • Sal

INGREDIENTES DO CREME

  • 03 colheres de creme de leite
  • 01 xícara de ricota moída
  • Brócoli, uns 05 buquês
  • 1/3 de xícara de leite desnatado
  • 02 claras em neve
  • sal

Rodelas de Cebola

PREPARAÇÃO

Misture os ingredientes da massa. Ficará com a consistência de areia do mar úmida, mas é isto mesmo. Forre uma forma de aro removível. Misture os ingredientes do recheio e coloque com cuidado sobre a massa. Coloque as rodelas de cebola, e leve para assar em forno moderado(180ºC) por aproximadamente 40 minutos, ou até que esteja dourada.

05/09/2008

Estrogonofe da Terra

Estava com vontade de comer um estrogonofe. Mas pra não fugir do objetivo principal, e não exagerar, mudei um pouco os ingredientes. Lembrei também, da minha amiga Maria, que não gosta de champignon de maneira nenhuma, então pensei em fazer algo alternativo e que tivesse um bom sabor também. Acho que a combinação foi feliz. Resultou num prato leve, saboroso e que não peca em excessos!
INGREDIENTES
04 filés de frango temperados e em tiras
01 dente de alho amassado
1/2 cebola picada
100g de requeijão light
1/2 xícara de leite desnatado
01 colher de sopa de catchup
1/2 colher de sopa de mostarda
02 colheres de sopa de milho em lata (ou a gosto)
06 buquês de couve flor pré-cozida, picada
Manjericão desidratado a gosto
Noz Moscada a gosto
.
Em uma panela anti-aderente, e um fio de azeite, frite a cebola, o alho e o frango. Adicione os outros ingredientes, na ordem que se apresentam. Cozinhe por mais uns 3 minutos e estará pronto.

04/09/2008

Caldo de Abóbora com Milho

Já está mostrando sua cara o Verão, mas ainda tem algumas noites mais frias, e nada melhor que uma sopinha ou um caldo. Como eu tinha na geladeira, um pedaço de abóbora, não pensei duas vezes em fazer este caldo. A mistura da abóbora com o milho sempre é muito boa, e ainda aproveitei pra reduzir um pouco o uso de gorduras. Não fez falta. Ficou igualmente saborosa.


INGREDIENTES
400 g de abóbora madura em cubos (usei a cabotchan)
1/2 peito de frango temperado, cozido e desfiado
01 lata de milho verde
01 cebola média picada
01 dente de alho pequeno amassado
Tempero verde a gosto
Queijo ralado (não usei)
.
Cozinhe a abóbora no caldo que cozinhou o frango, deixe amornar. Bata no liquidificador com o caldo do cozimento e também com o milho. Refogue numa panela, a cebola, o alho, o frango, e coloque o caldo batido, se precisar coloque mais água, ajuste o sal se necessário, deixe ferver e desligue. Coloque no prato e salpique tempero verde e queijo ralado.
.
Dica: Se preferir, no lugar do frango, coloque linguiça calabresa e bacon cortado em cubinhos. Mas aumentará e muito as calorias.

02/09/2008

Banana Flambada a Maneira da Jani

Olha só como com, simples ingredientes, podemos criar um prato sofisticado e gostoso. Vejam a dica ótima da Jani. Que sempre é nota 10 nas idéias...
Ingredientes
4 bananas( nanica ou prata) - usei a /Banana Prata
Caldo de uma laranja
1 colher de sopa de raspas de laranja(rasa)
4 colheres de sopa de açúcar(rasas)
2 colheres de sopa de margarina
Passas a gosto
2 cálices de cointreau ou conhaque
4 colheres de sopa de creme de leite gelado
Canela em pó (opcional)
.
Modo preparo
Corte as bananas em rodelas não muito finas. Numa frigideira larga, derreta a margarina e doure as rodelas de banana com o fogo baixo, espalhe o açúcar e despeje por cima, com cuidado, a bebida.Vá virando a frigideira até que o fogo pegue por dentro para flambar as rodelas. Quando apagar a chama na frigideira, despeje o caldo da laranja, as raspas de laranja e as passas e deixe só mais um minuto. Divida em 4 pratos de sobremesa com o creme de leite gelado. Se gostar, pode colocar por cima canela em pó.
.
RECEITA E FOTO: Jani Assumpção

Arroz Completo, Pudim 04 leites e Escondidinho de Frango da Maria Almeida

Simples porém, saborosas...Assim são as receitas da Maria. E isto, posso dizer e afirmar com certeza, pois já fiz várias receitas dela, e posso garantir com certeza, que gostei de todas!
.
Arroz Completo
.
Palavras da própria Maria: Esta receita eu andei pesquisando pra fazer um prato completo, que fosse fácil e prática, encontrei essa que fiz algumas modificações, porque queria um prato mais light, não muito forte, FICOU MUITO BOM!
INGREDIENTES
01 e ½ xícara de arroz lavado
300 g de carne moída bem refogada com bastante tempero
01 cebola média picada a gosto
½ lata de seleta (ervilha com cenouras)
½ lata de milho
½ lata de pomarola (já é temperada)
02 caldo de carne
03 xícaras de água
.
Dissolva o caldo de carne na água quente e reserve. Lave o arroz e coloque num refratário, por cima a carne moída, a cebola, a ervilha com cenoura, o milho, a pomarola e por último o caldo de carne já dissolvido. Prove o sal. Tampe e leve pra cozinhar no micro ondas por 15 minutos. Eu deixei 8 e depois mais 7 minutos. Deixe descansar um pouco pra depois destampar; e pronto, é so fazer uma saladinha e esta feito um almoço pra 4 pessoas.
.
Pudim 4 leites

Receita do amigo Thiago

01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite
01 vidro de leite de coco
A mesma medida de leite
02 envelopinhos de gelatina incolor
01 xícara de água quente
Coco ralado pra polvilhar
.
Dissolva a gelatina na água quente e reserve. Coloque no liquidificador o leite condensado, creme de leite, leite de coco e o leite, bater. Acrescente a gelatina e bate mais um pouco. Desligue. Passe água num refratário e unte com um fiozinho de óleo, coloque o pudim e leve pra gelar. Depois salpique coco ralado e sirva.
.
Escondidinho de frango
Massa

01 kg de batata cozida e amassada
01 lata de creme de leite com soro
Sal, cebola ralada
.
Deixar a batata esfriar, depois coloca os demais ingredientes. Misturar bem e reservar.
.
Recheio
800 g de peito de frango ou sobrecoxas, cozido ou desfiado
01 cenoura grande ralada
01 lata de seleta, milho com ervilha
Cebola picadinha e alho
Tomate picadinho
Azeitona
Tempero verde, sal, pimenta calabresa a gosto
Caldo do frango
02 colher de farinha de trigo
200 g de mussarela mais ou menos
.
Refogue a cebola e o alho, acrescente o frango e o tomate, refogue um pouco e depois coloque a cenoura, a seleta e azeitonas. Salpique a farinha por cima e mexa um pouco, depois coloque mais ou menos uma xícara de caldo. Prove o sal (cuidado, porque a a mussarela já tem sal). Unte uma forma com óleo, coloque o creme de frango, o creme de batata e cubra com mussarela. Leve ao forno médio por uns 30 minuto ou até começar a dourar a mussarela.
.
RECEITAS E FOTOS: Maria Almeida