31/10/2008

Pão de Cenoura

Bom este pão, estava uma 'novela' pra ser postado aqui... a receita é da Rosana Portela, membro da nossa comunidade. Faz dias que eu fiz, mas por motivos de força maior, não pude publicar antes... Sabem como é... um dia atrás do outro, e este na frente do próximo, e quando a gente vê, tá mais enrolada que carretel... e foi nesta que acabei me atrasando...
.
Quanto ao Pão? sem comentários, receita fácil, muito prática de se fazer, ingredientes que geralmente temos em casa, ou pelo menos podemos subistituir... Que foi meu caso. Substitui, o peru defumado, por lombo canadense cortado em cubinhos mínimos, pois não tinha o peru defumado no momento! Ahhhhhh, e fiz em formato de rocambole, mas cresceu tanto que nem percebe-se as camadas. hehehehe
.
Só tenho duas reclamações a fazer:
.
Primeiro, que fica bom demaaaaais e a gente come muito (gente = leia-se eu mesma!).
.
Segundo que fica tão macio, mas tão macio, que foi difícil tirar as fotos. Arrumei com cuidado no prato, para que não quebrassem as fatias.
.
Rosana, parabéns, receita nota 10!


INGREDIENTES
01 tablete de fermento fresco (15g)
1 colher de chá de açúcar
01 copo de iogurte natural (200g)
02 cenouras médias cordadas
04 colheres de sopa de margarina
02 ovos
03 xícaras de farinha de trigo (mais ou menos)
01 xícara de amido de milho
01 colher de sal
200g de peito de peru defumado ralado grosso
.
Bata no liquidificador os ovos, a cenoura e a margarina até fazer uma pasta grossa. Reseve.
.
Em uma tigela coloque o fermento e o açúcar e misture até formar um líquido. Acrescente a mistura do liquidificador o iogurte e o sal, mexa, vá acresentando o amido e a farinha de trigo até a massa soltar das mãos.
.
Enfarinhe uma superfície seca, coloque a massa sove bem, até ela ficar bem lisa. Cubra e deixe crescer por 30 minutos. Depois disso, faça bolinhas com a massa recheadas com o peito de peru e arrume em uma forma para pão. Ou se preferir, faça em formato de rocambole.
.
Pincele com gema e povilhe orégano. Deixe crescer novamente por 30 minutos. Leve para assar em forno pré-aquecido, até que fique dourado.

RECEITA: Rosana Portela.

29/10/2008

Tempos de Criança...

A minha amiga do coração Claudinha do Blog Magia na Cozinha lembrou mais uma vez desta que vos escreve...hehehehe... e me enviou uma brincadeira que homenageia o Dia da Criança, que foi comemorado no dia 12 de outubro passado.
.
Sei que já passou a data comemorativa, mas o que importa não é a data, é ser criança sempre todos os dias, independente da sua idade. Criança, é mais feliz, vê um mundo cheio de alegria, tem coração puro, e no olhar sempre transmite luz e vida... Sendo assim, quero ser eternamente uma criança...



Bom, a brincadeira consiste em duas partes: Ela quer saber duas coisas:
.
1) Minhas brincadeiras favoritas nos tempos de criança:
.
O que escreverei aqui é a mais pura verdade...não vão acreditar, mas eu aos 5 anos de idade, ganhei um conjuntinho de panelas, e um jogo de jantar completo(aqueles mini) uma batedeira e um liquidificador(tudo mini, lógico).
.
Bom, pra começo de conversa... no primeiro dia acabei com as pilhas da batedeira e o liquidificador, que por medida de segurança não tem lâminas, só fazia barulho e não moia nada... eu quase deixei meus pais surdos... acho que eles devem ter se arrependido de terem me dado aquele presente...hahahahaha (tadinhos)
.
Quanto às panelas e o joguinho de jantar, enquanto minha mãe fazia as refeições, eu por debaixo dela(sempre incomodando alguém), sem que ela percebesse, pegava alguns ingredientes, pra no fundo de nosso quintal preparar meus quitutes... passava a tarde brincando, eu e minha irmã...coitada, eu fazia ela provar tudo...hahahaha...irmã mais nova sofre! afffffff Mas ela tá bem...sobreviveu... :DD

Então, este meu gosto é antigo...quero dizer... nem tão antigo assim...hehehehe...Meu pai conta que sempre gostei de panelas... e não é de hoje :DD
.
Como bem a Claudinha disse, esta brincadeira também me fez relembrar cenas, de muita alegria, em minha vida... tempos ótimos, saudosos, que não voltam mais... mas que podemos recordar sempre que quisermos, pois está em nossos melhores pensamentos.
.
2) Minha receita favorita do tempo de criança:
.
Sempre comi bem, quero dizer muuuuuito...o que sempre me ajudou, foi meu metabolismo, que me fez magra até hoje, senão... ai, tenho até medo de pensar...
.
Lembro dos passeios na casa de minha avó materna, que morava a uma quadra de nossa casa, em que nos reuníamos com mais primos, e ela sempre nos esperava com um bolo, o meu preferido...Bolo de Fubá... até por coincidência fiz e postei estes dias aqui...

Caso queira conferir a receita está aqui. Claro que o sabor não é bem o mesmo que bolo de avó, porque sabor de infância não tem igual, mas é o bolo que me trás boas recordações.
.
Bom acho que era isto... um pouquinho sobre meus tempos de criança!
.
Adorei a brincadeira, o fato da Claudinha lembrar-se mais uma vez da minha pessoa, e me fazer reviver momentos alegres... Bom tenho de indicar a três pessoas...
.
Indico a participar desta brincadeira, a Alessandra do Já Pode Casar, a Tete, do Teretetê na Cozinha, e a Nela do Meu Cantinho. Pessoas especiais! ;)
.
Beijocas a todos!

ROSCA DOCE

Bom, atendendo a pedidos, aqui está uma receita de Rosca Doce que costumo fazer sempre, e é sucesso garantido... Recebi alguns emails e pedidos através do meu messenger pessoal, para que eu postasse uma receita de Rosca já pensando em receitas para o natal...
.
Sei que você deve estar pensando: Mas já??? Não é muito cedo??? Pois responde-lhes que não é não! Se bem notarem, já estamos praticamente em Novembro... e como sabem o tempo voa...
.
Para facilitar, fiz alguns ajustes nas medidas da receita e então, está aqui, para quem queira saborear uma bela opção para as celebrações de final de ano. A decoração fica a seu gosto! Eu acho que coloquei o fondant nela ainda meio morna, aí não clareou na hora... Mas estava muito boa de qualquer forma.

INGREDIENTES
02 colheres de sopa de água morna
02 colheres de sopa de açúcar
01 colher de sopa de fermento seco biológico
½ xícara de leite
01 ovo médio
01 pitada de sal
+ou- 02 xícaras de trigo peneiradas
.
Junte a água, com o fermento e uma pitada do açúcar. Deixe crescer por uns 5 minutos. Em outro recipiente, misture o leite com o ovo, a seguir a pitada de sal. Coloque esta mistura do leite sobre o trigo peneirado, mexa um pouco e a seguir junte o fermento já crescido.
.
Misture bem até que a massa esteja lisa e levemente soltando das mãos. Deixe dobrar de volume. Depois deste tempo, abra a massa com auxílio de um rolo, deixando-a com mais ou menos 0,5cm, aplique o recheio a seu gosto.
.
Coloque em forma untada e enfarinhada, pincele gema. Espere crescer novamente, até que dobre novamente de volume. Leve ao forno pré-aquecido, e asse a 180ºC por aproximadamente 35 minutos ou até que esteja dourado. Decore a gosto.
.
Opções de Recheio
.
Amendoim
02 colheres de sopa de margarina
½ xícara de amendoim moído
02 colheres de sopa de açúcar
½ colher de chocolate em pó

Faça uma pasta e aplique sobre a massa.
.
Coco
Leite Condensado
Coco ralado seco a gosto
01 colher de sopa de margarina
.
Misture até que forme uma pasta e aplique sobre a massa.
.
Frutas Secas(minha escolha)
50g de damascos em tiras
50g de frutas cristalizadas
50g de ameixa preta picadas e sem semente
02 colheres de sopa de margarina
½ colher de sopa de chocolate em pó
.
Faça uma pasta com a margarina e o chocolate, espalhe na massa já aberta, sobre a pasta espalhada, coloque as frutas picadas e enrole.
.
COBERTURA FONDANT
500g de açúcar de Confeiteiro
Leite até dar ponto
.
Leve ao banho-maria o açúcar e adicione o leite aos poucos. O ponto, é de requeijão cremoso.
Esta receitinha de cobertura é da Isamara Amâncio.
.
Dica da Anita: Depois de bem fria, guarde em saco plástico, para continuar macia.
.
Rendimento: 01 Rosca.

28/10/2008

Lanchinho de Salsicha

Sabem, até gosto de salsichas, mas.... é mais pela versatilidade que ela oferece na variedade de combinações em seu preparo, do que propriamente pelo sabor. Sei que você pode estar torcendo o nariz e discordando do meu comentário, mas vamos combinar... passa longe de um churrasco por exemplo (golpe baixo este, não foi???)
.
Bom neste dia, eu sabia que precisava de um lanche gostoso e de bonita apresentação. Fui até a geladeira e, naqueles momentos em que você olha, olha e olha... e não vê nada... Olhei para elas, lá, escondidinhas numa gaveta da geladeira, quase que imperceptíveis... ela olhou pra mim...eu olhei pra ela... e convensando com meus "botões" me convenci e as elegi a sair pra ser parte principal do feito!
.
Aproveitei então, que estava há tempos com uma receita do Mauro Rebelo, pra ser feita e a coloquei em prática. Como podem perceber, realmente além de um lanche lindo, fica muito saboroso. E foi mais uma opção de uso desta nossa amiga versátil! Mais uma vez...Ponto pra Salsicha!

Ingredientes:
300ml de leite morno (se quiser use água)
01 colher (sopa) de fermento biológico seco ou 30g de fermento biológico em pasta (fresco)
02 colheres (sopa) de óleo
01 colher (sopa) de açúcar
01 colher (chá) de sal
Farinha de trigo o necessário ( 500g mais ou menos)
16 salsichas
01 cebola em tiras
01 pimentão em tiras
01 tomate em tiras
Em uma vasilha coloque o fermento, o açúcar, o sal e o leite. Deixe descansar por 5 minutos. Adicione o óleo e a farinha até dar o ponto para sovar. Sove por 10 minutos. Abra a massa e corte em tiras compridas de 2 cm de largura. Junte uma salsicha com uma tira de cebola, 1 tira de pimentão e uma tira de tomate.Enrole este recheio com a tira da massa para dar o efeito que está na foto ou modele da forma que achar melhor. Arrume em travessa untada com óleo e polvilhada de farinha de trigo. Deixe crescer por 2 horas. Leve para assar em forno baixo pré-aquecido até ficar corado. Não deixe assar demais para que a salsicha não fique enrugada. Sirva com maionese, catchup e mostarda.
.
Rendimento: 16 pães
.
Dicas da Anita:
  • Cortei as salsichas ao meio, para ficar porções menores.
  • Pincelei gema antes de assar.
RECEITA: Mauro Rebelo

26/10/2008

Bolo de Fubá

Outro dia estava eu conversando com um amigo, e em meio a conversa(como sempre eu falando de comidas...hehehehe...) começamos a falar sobre gostos por bolos, e que ambos gostávamos de bolo de fubá... Como a muito tempo eu não fazia um, resolvi matar a vontade.
.
Perdão amigo, de não poder enviar-lhe um pedaço deste bolo, que ficou realmente muito bom... Com sabor de infância... Faz lembrar tempos onde era maravilhoso sentar-se ao lado da avó e tomar um café fresquinho com um pedaço de bolo de fubá... Bom, pelo menos eu tenho esta recordação, que faz me sentir muito feliz!
03 ovos
02 xícaras (chá) de açúcar
02 xícaras (chá) de fubá
01 xícara (chá) de farinha de trigo
01 xícara (chá) de leite
01 xícara (chá) de óleo
01 colher (sobremesa) de fermento em pó
01 colher (sobremesa) de sementes de erva-doce (não usei, nâo tinha no momento) Coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, o fubá, a farinha de trigo, o leite e o óleo. Bata até obter uma mistura homogênea. Junte o fermento e as sementes de erva-doce e misture sem bater. Unte e enfarinhe uma fôrma com furo no meio e despeje a massa. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (200ºC) até dourar, ou até que enfiando um palito no bolo ele saia seco. Desenforme o bolo ainda morno e, se preferir, salpique açúcar e canela antes servir.


Dicas:
- Fiz metade desta receita, e deu uma forma de 18cm de diâmetro por 09 de altura.
- Coloquei as claras em neve depois da massa batida no liquidificador.
- Usei uma cobertura com Leite Condensado, leite e coco, porque aqui em casa meu marido não gosta de canela.
.
RECEITA: Brazil in Davis

25/10/2008

Mais uma edição do Curso de Salgados da Maria Almeida

Mais uma vez, nossa amiga Maria Almeida e minha moderadora na Comunidade (leia-se um amor de pessoa e muito prestativa), ministrou um de seus cursos de Salgados em sua cidade.
.
Parabéns, pelo trabalho bonito que faz aí em Maringá - Pr, com este povo maravilhoso, e Parabéns também a turma.
.
Já contei aqui esta história mas reforço, porque acho de vital importância. Maria é uma das instrutoras que faz parte de um grupo chamado O bom Samaritano. Esse grupo começou em 2003.

Da esq. para a direita: Maria, Meire, Suely, Marisa, Benedita, Ligia, Ivone, Elza e Verginia.

O objetivo do grupo é ensinar uma profissão àquelas pessoas que estão desempregadas, que precisam de uma renda para o sustento da sua família ou para complementar esta renda. Em quase 06 anos de trabalho, já formaram mais de 600 pessoas, as quais sobrevivem de seus trabalhos gerados a partir dos cursos.

Da esq.para a direita: Maria, Diva(Ajudante), Sueli, Ligia, Verginia, Benedita, Elza, Mariza, Ivone e Simone(Auxiliar)

Tem vários cursos, todos gratuitos: Bolo confeitados, salgados para festa, manicure, eletricista predial, fabricação de produtos de limpeza, pinturas de parede, mecânico de motores e informática básica.

Elza, Ivone e Maria...(de papo, segundo a Maria... hehehehe)

O trabalho, dos instrutores é um trabalho voluntário, fazendo por "Amor a Deus e ao próximo". A parte financeira vem de promoções feitas por eles e de doações de outras pessoas. Tem o apoio da Igreja local e do pároco.

Simone, Diva e Marisa

E é este trabalho que a Maria, ajuda a desenvolver com muito amor e dedicação...Como disse lá em cima... Parabéns! É deste tipo de pessoas que precisamos no mundo, dedicadas e generosas...

Momentos de descontração

24/10/2008

Bolo de Ameixas Preta

Sabem aqueles momentos( e quem gosta de culinária vai entender bem o que quero dizer)... hehehehe
.
Sabem aqueles momentos em que tu lê uma receita, e ela não te deixa em paz até que você habilite-se a tocar-se para a cozinha e por em prática a iguaria?... Pois bem, esta receita foi um destes casos... Logo que entrei no fórum da minha amiga Marnia, uma das primeiras receitas que vi, foi esta, fiquei imaginando sabor, textura, cheiro...tudo!
.
E por conta de algumas correrias, acho que normal, na vida de qualquer mulher, fui adiando... Mas cada vez que pensava em algo doce ela me surgia na cabeça... Então, entre compromissos, casa, marido e outras funções, consegui executá-la e realmente é tudo que tinha imaginado... Magnífica... ;)3 ovos
1 xícara de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de margarina
½ xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
350 gramas de ameixas pretas sem caroços
1 lata de leite condensado
1 pacote de 50 gr de coco ralado
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Bata as claras em neve, adicione as gemas , o açúcar , a margarina,o leite, a farinha e bata novamente. Coloque o fermento e misture bem.Despeje a massa em uma forma redonda untada e polvilhada com farinha.Por cima da massa distribua as ameixas , cubra com o leite condensado e o coco ralado. Leve para assar em forno pré-aquecido. Assim que retirar do forno polvilhe com açúcar de confeiteiro. Fica super fofinho.

Dica: Fiz metade da receita e usei uma fôrma de 22cm de diâmetro.

RECEITA: Tânia Monteiro.

23/10/2008

Torta de Abacaxi com Creme e Torta de Maracujá - Andréa

Olhem só que espetáculo estas duas receitas! Lindo...para comer com os olhos! Eu como sou "fãzóca" de abacaxi, fiquei babando ao ver esta imagem e ler esta receita da Andréa... Mas esta de Maracujá, não fica devendo em nada...Guria, tu é muito caprichosa...Parabéns!
.
Bom... a própria Andréa me comentou, que as marcas que ela utilizou na receita da Torta de Abacaxi, foi pelo fato de participar de um curso deles(marca) e ela resolveu utilizar todos os seus produtos...mas isto não impede que você utilize os seus de sua preferência... O que importa é fazer esta maravilha e aproveitar saboreando! ;)


Ingredientes:
2 pacotes de mistura para bolo sabor Abacaxi (marca Vilma)
440ml de leite
6 ovos
.
Bata tudo na batedeira. Coloque em forma retangular 40x60cm untada e enfarinhada.Leve ao forno 180º C (aproximadamente 25 minutos, o tempo depende de cada forno)
.
RECHEIO
1 kg de abacaxi picado
100g de açúcar refinado ou cristal
500ml de leite
200g de creme de leite
200g de mistura para creme de confeiteiro (marca Vilma)
.
Coloque o abacaxi e o açúcar em uma panela e cozinhe em fogo brando até que a água do abacaxi fique bem reduzida. Deixe esfriar e Reserve. Prepare o creme de confeiteiro conforme instruções da embalagem.
.
Misture o abacaxi cozido, o creme de confeiteiro pronto e o creme de leite. Corte o bolo ao meio e espalhe metade do recheio. Coloque a outra parte do bolo e espalhe o restante do recheio.
Se quiser, separe um pouco do abacaxi cozido para decorar ou decore como desejar.
.

TORTA DE MARACUJÁ
PÃO DE LÓ:

  • 4 ovos (as claras em neve)
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açucar refinado
  • 1 xícaras de suco de laranja
  • 1 colher (sopa rasa) de fermento em pó

Bata na batedeira as gemas com o açúcar (ate ficar esbranquiçado), acrescente o suco de laranja aos poucos. Coloque a farinha e misture delicadamente de baixo para cima.Acrescente as claras em neve e coloque o fermento. Misture bem.Forma redonda untada e polvilhada.Forno pre-aquecido por aproximadamente 25 minutos ou até corar. Deixe esfriar.

RECHEIO: (Mousse de Maracujá)

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • a medida da lata de suco concentrado de maracuja, (se quiser mais azedinho coloque mais)

Misture tudo e leve a geladeira ate obter consistencia (mais ou menos 2horas).

CALDA:

  • 1 xícara de polpa de maracujá
  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 1 colher (sopa) de amido de milho

Dissolva o amido na agua e coloque tudo em uma panela, leve ao fogo ate ferver.Use frio.

COBERTURA:

Chantilly

Espalhe o chantilly sobre o bolo e coloque a calda. Decore como desejar!

*Para Bolo Grande: Faço 02 receitas (2 bolos) e corto-os ao meio e dobro a receita do recheio, assim fica 3 camadas saborosas.

RECEITAS E FOTOS: Andréa Carvalho.

NHOQUE DE AIPIM (mandioca) - Jani

Que idéia criativa da Jani... Fazer um Nhoque de Aipim...deve ser muito bom... Sempre costumo usar ela para bolinhos, ou maionese, substituindo a batata, mas como nhoque ainda não testei...adorei a idéia Jani...Parabéns! :DD
Ingredientes:
1 kg de aipim
4 colheres(sopa) de farinha de trigo
1 ovo
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de óleo para cozimento
Sal
.
Maneira de fazer:
.
Cozinhar o aipim em água com pitada de sal e passa-lo pelo espremedor. Numa tigela misture o aipim com a farinha de trigo, o ovo ligeiramente batido e a margarina. Amasse bem até ficar massa homogênea, no ponto para enrolar.
.
Se for necessário, acrescente mais farinha de trigo para dar o ponto. Numa superfície lisa enrole e vá cortando em rolinhos de mais ou menos 2cm.
.
Numa panela grande coloque água para ferver, junte 1 colher (sopa) de óleo e uma pitada de sal. Jogue um punhado de rolinhos na panela e quando subirem, retire com uma escumadeira. Proceda assim, até terminar os rolinhos.Jogue água gelada sobre eles para que fiquem soltos. Use molho de sua preferência.
.
Sugestão de molho: Molho de tomate
.
Ingredientes:
1.300g de tomates maduros sem pele (com as sementes)
1 cebola ralada
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de folhas de manjericão
2 colheres (sopa) de salsinha
2 colheres ( sopa) de azeite
Sal
Orégano a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto
.
Maneira de fazer:
.
Em uma panela coloque os tomates pelados e fatiados. Leve ao fogo baixo, espere amolecer e acrescente a cebola ralada, os dentes de alho amassados, as folhas de manjericão, a salsinha e o azeite. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, com a panela parcialmente tampada. Corrija o sal. Coe para ficar homogêneo.Despeje sobre a massa. Espalhe queijo parmesão ralado e orégano a gosto.Coloque para gratinar no forno.
.
Serve 6 porções.
.
RECEITA E FOTO: Jani Assumpção.

Costelinha de Porco - Patussi Marcia

Estréia no blog... Mais uma das amigas colaboradoras... a Patussi. Gente olha só que receita dela... Vai tudo de bom e o sabor deve ficar fantástico pela combinação que tem... Fiquei babando na frente do pc, quando vi, consegui até imaginar o cheirinho de comida boa...hehehehehe

Ingredientes:
1 ½ kg de costelinha de porco fresca magra
03 cebolas
Alho
250g de bacon picado
03 linguiças defumada
½ lata de molho puro-purê (molho pronto)
02 pimentões (uso amarelo e vermelho)
Cebola verde, louro, vinagre, sal e pimenta (não uso pimenta)
Manjericão
01 copo de vinho tinto seco
02 Kg de batata em rodelas
.

Modo de Fazer
Tempere a costelinha de preferência de um dia para o outros com os temperos da receita. Pique a cebola, pimentões, a lingüiça misture bem. Em um pirex coloque em camadas de batata,a costelinha, e a mistura, dos outros ingredientes.
.
Termine com as batatas, junte o molho que sobrou na tigela a ½ lata de puro-pure. Regue com o vinho, cubra com papel alumínio e mais ou menos 30 minutos de forno. Retire e deixe mais 30 minutos.
.
Isto depende de cada forno.
.
Opção: substitua o molho de tomate por tomate em rodelas.Receita original é de frango 02 kg de frango inteiro picado ou como preferir. Eu pico a cebola, pimentões bem miúdos.
RECEITA E FOTO: Patussi Marcia.

17/10/2008

Bolo Prestígio

Olha eu com os doces outra vez! hehehehe :DD
.
Minha irmã me passou esta receita...Ótima, o bolo fica macio, o recheio com textura excelente, o sabor é muito bom e chega a derreter na boca...
.
Não deu nem para o "cheiro" como costuma-se dizer...hehehe...Fiz meia receita por receio de ser muito, e no final...voou! Bom, terei de fazer outro... e comer! Ô sacrifício...hehehehehe



MASSA
  • 02 copos (tipo americano) de açúcar
  • 02 copos(tipo americano) de trigo
  • 04 colheres de soap de chocolate em pó
  • 01 colher de sopa de fermento em pó
  • 06 ovos

Junte o trigo com o chocolate em pó. Reserve. Bata os ovos com o açúcar até formar uma espuma branca. Acrescente aos poucos o trigo reservado. Misture bem, e de maneira delicada. Por último, põe o fermento. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Asse em forno médio, por mais ou menos 20 minutos.

RECHEIO

  • 01 lata de leite condensado
  • 01 lata de creme de leite
  • 02 colheres de sopa de amido de milho
  • 100 ml de leite de coco
  • 01 colher de sopa de margarina
  • Coco ralado a gosto

Leve os 5 primeiros ingredientes ao fogo até ficar engrossar um pouco. Retire do fogo junte o coco ralado. Aplique o recheio.

COBERTURA

  • 01 e 1/2 copo de leite
  • 01 colher de sopa rasa de Margarina
  • 03 colheres de achocolatado

Coco ralado para polvilhar

Leve ao fogo os 3 primeiros ingredientes até engrossar. Aplique sobre o bolo e polvilhe o coco.

ATENÇÃO: Para toda a confecção da Receita, use o copo de medida bem cheio, até a borda.

RECEITA: Paty.

15/10/2008

Cassata da Amizade

Através da Vanessa, uma das amigas e colaboradoras de nossa comunidade, acabei conhecendo um fórum de receitas chamado Minhas, tuas, nossas receitas. E uma das primeiras receitas que li neste fórum, é esta aqui... Passei praticamente um mês imaginando o resultado, e cada vez que alguém falava em sobremesas do meu lado, me surgia esta receita na cabeça.
.
Mas todo mundo sabe, que às vezes o tempo é curto, e como somos dois em casa, costumo fazer pratos, em quantidade reduzida, para não acabar cansando com o mesmo quitute por vários dias a fio... Mas este aqui, merecia fazer a quantidade correta e indicada...
.
Pois bem, num final de semana, reunião de família na casa de meus pais, em um sítio lindo que eles têm, resolvi aproveitar e fazer... Ficou maravilhosa! Tanto que quase nem tive tempo de tirar fotos... Eu fotografando, e o povo me “arrodeando”, com pressa pra provar. Posso garantir... Foi pouco no meio do pessoal... Lembram daquela velha etiqueta: "SOBREMESA NÃO SE REPETE?" Pois bem, todo mundo esqueceu os bons modos e teve 'repeteco' sim... Estava boa demais!
.
Depois com o passar do tempo, conheci (no mundo virtual) a dona da receita que é uma flor de pessoa. É dona do fórum e de uma comunidade no orkut, também pelo mesmo nome. Visitem os dois espaços, vocês vão gostar!

*CALDA

  • 1/2 xícara de água
  • 04 colheres de sopa de açúcar
  • 03 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 01 colher de sopa de margarina.

Coloque todos os ingredientes em uma panela e faça uma calda consistente, coloque em uma forma de buraco central e leve ao freezer para endurecer.

*CREME

  • 01 lata de leite condensado
  • 02 medidas da lata de leite (use a lata para medir)
  • 03 gemas
  • 01 colher de chá de amido.

Levar ao fogo para engrossar um pouco...

*PARTE BRANCA

Bater as 03 claras em neve até ponto de suspiro. Acrescente 05 colheres de sopa de açúcar, até formar um suspiro (merengue). Pare de bater e acrescente 01 caixa de creme de leite sem soro.

*CHOCOLATE

  • 01 lata de leite (use a lata do leite condensado para medir)
  • 03 colheres de sopa de achocolatado.

Levar ao fogo até ferver e engrossar um pouco (leva uns 5 minutos).
.
Colocar na Forma reservada no Freezer, nesta ordem:

  • CREME
  • PARTE BRANCA
  • CHOCOLATE

Levar para o congelador por umas 8 horas...Desenforme antes de servir. Para facilitar este processo, pode esquentar o fundo da forma em água quente.


RECEITA: Márnia Einsfeldt.

14/10/2008

Quiche de Espinafre - Jani

Mais uma opção de se usar Espinafre na dica da querida Jani, nossa amiga e colaboradora da comu... ;)

Ingredientes
Massa:
300g de farinha de trigo peneirada
150g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
Sal
.
Recheio:
200g de espinafre aferventado
100g de queijo parmesão ralado
100g de queijo branco
200ml de creme de leite
½ xícara de leite vaca
2 ovos
½ cebola picadinha
1 dente de alho amassado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de óleo ou azeite
Orégano
.
Massa:Misture a farinha e a manteiga. Coloque o sal e os ovos. Amasse até obter uma massa homogênea. Com um rolo ou mesmo com as mãos, abra a massa e coloque numa forma de aro removível.
.
Recheio:Refogue o espinafre aferventado com a cebola , alho e sal. Coloque sobre a massa.Misture o creme de leite com os ovos, o queijo parmesão,o queijo branco amassado e o leite. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Coloque sobre o espinafre e polvilhe com orégano. Leve ao forno médio por 40 minutos.
.
RECEITAS E FOTOS: Jani Assumpção

Massa Base para Pães - Andréa

Cada vez que a Andréa me manda uma receita, sei que Vou ficar babando... Mas vejam o capricho e a maravilha de resultados desta massa.

RECEITA
Ingredientes
+/- 1kg de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de açúcar
5 ovos
1 copo (tipo requeijão) de leite
1 copo (tipo requeijão) de óleo (faltando 1 dedo para completar)
1 colher (chá) de sal
2 tabletes de fermento para pão (30g)
gema para pincelar
.
Em um recipiente dissolva o fermento com o sal. Misture até obter um líquido. Acrescente o leite morno, mexa e reserve. Em outro recipiente coloque metade da farinha, açúcar, ovos levemente batidos, óleo e o fermento reservado. Misture com o auxílio de uma colher (vá acrescentando farinha aos poucos). Sove bem sobre superfície lisa enfarinhada. Deixe descansar 15 minutos coberta com um pano.
.
Opções para enrolar:
.
* Rosquinhas

Enrole cordões com pedaços da massa (tipo nhoque), junte as duas pontas, enrole girando e una as duas pontas. Pincele com gema.

* RedondoFaça bolinhas com a massa no tamanho desejado, pincele com a gema.
Coloque em uma assadeira untada e polvilhada. Deixe dobrar de volume.Leve ao forno pré-aquecido, 180ºC até dourar +/- 15 min (o tempo depende de cada forno)

OBS.: Após assado, se desejar com coco passe com pincel leite condensado por cima dos pães e polvilhe coco ralado.

*Pãozinho de NóEnrole cordões com pedaços da massa (tipo nhoque), passe uma ponta por dentro da outra (formando um nó), Pincele com gema. Polvilhe um pouco d açucar cristal.

DICA: se for passar coco nao coloque açucar antes de assar.

RECEITAS E FOTOS: Andréa Carvalho.

Aperitivo de Berinjela

Aos amantes de berinjela, mais uma opção de como saboreá-la. E como sempre mudo algo, depois de pronta e fria, peguei a metade, mais ou menos, adicionei suco de limão e usei também como salada. Ficou bom! :DD

02 berinjelas grandes com casca cortada em cubos
01 cebolas grande cortada em cubos
02 alhos picados
01 pitada de sal
Pimenta calabresa a gosto
Passas e Pimentão (opcional, eu não usei)
1/2 xícara de chá de azeite
.
Coloque tudo na panela de pressão , quando começar chiar (ou seria xiar?) conte 03 minutos e desligue, deixe a pressão sair sozinha. Em recipiente bem tampado, pode durar até uma semana refrigerado.

RECEITA: Internet

10/10/2008

Pastel Folhado de Frango

Sabe, como diz minha amiga Claudinha do Blog Magia na Cozinha, "sou mais um lanche do que um jantar...". Eu tenho a mesma opinião que ela. Claro, que não podemos viver de lanches(e isto é uma pena danada!), mas de vez enquando...Póóóóde, e aí a gente aproveita! Massas folhadas é sempre bom demais, de qualquer maneira, até sem recheios, imagine, tendo um no capriiiiiiicho... Aí é pra se 'esbaldar' mesmo.
.
Sempre tive uma preguiça terrível pra fazer este tipo de massa, mas sabem? Nem é tanto assim... Ainda mais pra quem gosta da função... O tempo passa voando! Aqui, você pode variar as formas de recheios, e criar a vontade, a dica realmente é a massa! Aproveitem. ;)


INGREDIENTES
1kg e 250g de farinha de trigo especial
01 colher de sopa de sal (rasa)
01 colher de sopa de açúcar(rasa)
02 colheres de vinagre
100g de margarina com alto teor de lipídeos (80%)
03 ovos inteiros
500ml de água gelada
1kg de margarina especial para folhados
.
Junte os 7 primeiros ingredientes. Forme uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar por uns 30 minutos em geladeira. Abra a massa em retângulos de mais ou menos, 0,5cm e coloque a margarina para folhados em 2/3 da massa, dobre em três partes como um envelope de cartas.

Estique a massa com rolo, e repita o processo das dobras, por mais quatro vezes. Na última estirada da massa, corte retângulos, recheie, molhe as bordas com um pouco de água, não aperte as bordas (pois assim não formará as folhas), feche com delicadeza.

Pincele gemas e leve a geladeira por 15 minutos. Em seguida leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC, por uns 15 a 20 minutos, ou até que esteja dourado.
.
RECHEIO
01 peito de frango
01 colher de sopa de caldo de galinha em pó
Água até cobrir o frango
01 cebola picada
01 colher de sopa rasa de manteiga
Molho de tomate a gosto
Sálvia, manjericão, tempeiros verde a gosto
Sal a gosto
.
Cozinhe os frango com as ervas. Depos de cozido, e frio, desfie e reserve. Em outra panela, frite a cebolana manteiga, coloque o frango desfiado, e refogue com o molho de tomate. Acrescente sal se necessário, e o tempero verde. Deixe esfriar e aplique.
RECEITA: Técnicas Senac - 2002

09/10/2008

Salpicão de Frango e Filé Mignon de Forno da Vanessa

Dica Maravilhosa da Vanessa. Esta guria sempre tem ótimas receitas e muito conhecimento culinário e gastronomico. Vale a pena conferir e visitar seu Blog...
.
Salpicão de Frango

1 peito de frango cozido e desfiado
1 cebola1 pimentão vermelho picado
1 pimentão verde picado
1 lata de ervilha
1 lata de milho
1 cenoura ralada
1/2 alho-poró fatiado
1/2 xícara de cebolinha verde picada
1/2 embalagem pequena de maionese
½ embalagem de iogurte natural
temperos a gosto
300g de batata palha
.
Em um recipiente coloque as ervilhas, o milho, a cebola, o alho-poró, o sal, a cebolinha, o frango cozido e desfiado, os pimentões, o orégano, a pimenta (temperos a gosto), a maionese e o iogurte natural. Mexa para se agregarem.Coloque em um refratário e decore com batata palha.
.
Filé Mignon de Forno
1,5kg de filé mignon
2 cebolas em rodelas
3 tomates em rodelas
1 pimentão vermelho em rodelas
1 pimentão verde em rodelas
1 pimentão amarelo em rodelas
1 ramo de alho-poró fatiado
Cheiro verde picado
manteiga
molho de tomate
azeite, sal e pimenta
.
Corte a cebola e o tomate em rodelas. tempere a carne com sal e pimenta. Unte um pirex com manteiga, disponha a carne e por cima a cebola, os tomates, os pimentões e o alho-poró. Salpique o cheiro verde. Regue com azeite e molho de tomate.Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.
.
RECEITAS E FOTOS: Vanessa barroso.
BLOG: Culinária com Gosto.

Salada de feijão fradinho com bacalhau e Falsos Alfajores - Jani

Dicas da Jani... Que maravilhas! :DD

SALADA DE FEIJÃO FRADINHO

Ingrediente:
  • 250g de feijão fradinho cozido
  • 300g de bacalhau cozido e desfiado grosseiramente( quantidade de bacalhau já cozido e limpo)
  • 3 colheres (sopa) azeitonas pretas sem caroço
  • 3 colheres (sopa) azeitonas verdes sem caroço
  • 1 cebola(grande) picada e dourada no azeite ou óleo
  • 1 ovo cozido
  • Azeite
  • pimenta-do-reino e sal

Misture o bacalhau com o feijão fradinho e tempere com azeite,pimenta-do-reino e sal a gosto. Agregue a cebola picada e dourada e as azeitonas cortadas ao meio.Finalize enfeitando com rodelas de ovo cozido.


FAlSOS ALFAJORES
Ingredientes:

  • 2 pacotes de biscoito maria
  • 1 lata de leite condensado-Cozinhar na panela pressão 30 minutos (abrir a lata quando estiver bem fria)- doce de leite
  • 500g chocolate cobertura meio amargo ou ao leite
  • Chocolate granulado a gosto

Passar uma camada generosa de doce de leite num biscoito e uni-lo a outro biscoito. Repita até terminar os pacotes.Derreter o chocolate em banho-maria conforme instruções da embalagem. Banhe os biscoitos recheados e salpique chocolate granulado a gosto. Coloque numa grelha ou papel vegetal para secar. Quantidade: 34 casados.

RECEITA E FOTO: Jani Assumpção.

Bolo Prestígio - Joana Darc

Mais uma estréia aqui pelo Blog... Mais uma de nossas colaboradoras da Comunidade... A Joana. Quem não gosta de um bolo de chocolate? Aiii eu sou uma das que não resiste... Então, se você também é deste time... Aproveite a dica da Joana, e corra pra cozinha, fazer esta gostosura, ainda para o lanche de hoje... ;)


Massa:
4 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de água
½ xícara de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
.
Bata as claras em neve, continue batendo, adicione as gemas, o açúcar. Misture a farinha, a água, o chocolate e o fermento. Leve ao forno em forma untada com margarina e farinha, por 25 a 30 minutos, ou até que furando-o, o palito saia limpo.
.
Recheio:
100g de coco ralado
1 lata de leite condensado
1 ½ lata de leite
2 colheres (sopa) cheias de amido de milho
.
Leve ao fogo até engrossar, deixe esfriar.
.
Cobertura:
300g de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite sem soro
.
Leve o creme de leite ao fogo em banho-maria, quando ficar morno acrescente o chocolate ao leite picado, e mexa até ficar homogêneo
.
Montagem:Divida a massa do bolo já fria, em duas partes. Regue com guaraná, espalhe o recheio, cubra com a outra massa regada com guaraná, e espalhe a cobertura ainda morna por cima. Leve a geladeira.
.
RECEITA E FOTO: Joana Darc.

Bife ao molho de mostarda - Humberto

Estreante por aqui também, mas não em nossa comunidade... Humberto é uma pessoa genial, sempre quando precisamos está disposto a ajudar e sempre de bom grado... Dono de comunidade e Blog culinário, tem sempre boas idéias. Fica aí a dica de receita, e aproveito para agradecer, mais uma vez, a participação, também dos meninos da Comu...hehehehe ;)
.
Bife ao Molho de Mostarda

Ingredientes:
6 bifes de carne (contra filé ou alcatra)
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) manteiga
2 colheres (sopa) cebola picada
200 g Creme de leite
2 colheres (sopa) mostarda
.
Tempere os bifes com sal e pimenta. Em uma frigideira grande, em fogo médio, derreta a metade da manteiga e doureos bifes por igual, reserve em travessa e mantenha aquecido. Na mesma frigideira derreta o restante da manteiga e refogue a cebola por 3 minutos. Despeje o creme de leite, a mostarda, tempere com sal, pimenta e deixe levantar fervura. Espalhe sobre os bifes e sirva.
.
RECEITA E FOTO: Humberto Gonçalves

Ensopado de Filé de peixe, Biscoito de Cebola e Pavê de Morangos - Angela

Um passeio entre um biscoitinho, um peixe divino e uma sobremesa magnífica...são as dicas da Angela, outra colaboradora maravilhosa da comunidade e minha querida amiga também. Acompanhe e aproveite... Ahhhh, aproveitem e visitem o Blog da Angela, tem muitas novidades...
.
Ensopado de Filé de Peixe

  • filés de viola (ou outro filé a gosto)
  • limão sal a gosto
  • batatas cortadas em rodelas
  • cebolas cortadas em rodelas
  • tomate cortado sem semente
  • pimentão cortado em pedacinhos
  • alho
  • azeite
  • molho de tomate
  • coentro
  • azeitonas

Limpe os filés com limão, corte em pedaços. Reserve. Cozinhe a batata com sal em rodelas e reserve.Coloque azeite numa panela e refogue o alho, cebola, tomate, molho de tomate, tempere com sal. Retire do fogo e coloque coentro picadinho e as azeitonas. Reserve.

MONTAGEM

Num pirex, coloque um pouquinho de azeite e começe a fazer camadas: batata, peixe, molho, batata, (terminando cada camada regue com azeite) faça mais camadas, etc.....até terminar no molho. Regue com mais azeite e um pouquinho de água.Leve ao forno pré-aquecido. Sirva quente.
.

Biscoitos de Cebola

  • 500 g de farinha de trigo
  • 1 pacote de creme de cebola
  • 400 g de margarina
  • 1 gema

Misturar tudo formando uma massa.Enrolar formando bolinhas achatadas, pincelar com gema.Untar uma forma e levar ao forno por mais ou menos 20 minutos ou até dourar.
.

Pavê de Morangos

INGREDIENTES DO CREME

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 1/2 de (lata) de leite (use a lata do leite cond. como medida)
  • 1 lata de creme de leite s/soro
  • 3 gemas
  • 1 colher de (sobremesa) de amido de milho
  • 6 gotas de baunilha

Numa tijela coloque o leite condensado, o leite, as gemas e o amido de milho, misture bem e passe por uma peneira.Coloque numa panela e leve ao fogo médio até engrossar, retire do fogo e misture as gotas de baunilha e o creme de leite. Reserve.

INGREDIENTES DA CALDA DE MORANGO

  • 1 caixa de morangos
  • 4 colheres (sopa) de acúcar
  • 1/2 xícara (chá) de água

Lave e retire os cabinhos dos morangos, coloque-os numa panela para ferver, com o açúcar e a água por aproximadamente 10 minutos. Reserve.

SUSPIRO INGREDIENTES

  • 3 claras em neve
  • 6 colheres (sopa) de acúcar

Bata numa batedeira as claras em neve firme, depois vá colocando as collheres de açúcar, batendo até formar picos nas pás da batedeira.

MONTAGEM

Faça camadas num refratário: creme, morangos em calda e termine com o creme.Coloque o suspiro e leve ao forno até dourar.Deixe esfriar e leve à geladeira ou se quiser mais consistente leve ao freezer.

RECEITAS E FOTOS: Angela

BLOG: Meu Cantinho Culinário