29/11/2008

S.O.S. Santa Catarina - Brasil

Sei que este Blog, o tema central é Culinária e Gastronomia, porém, acho importante divulgar, porque não custa nada ajudar quem necessita!

A Defesa Civil abriu contas bancárias para receber doações em dinheiro para ajudar as pessoas prejudicadas pelas chuvas que atingem o Estado. Os interessados em contribuir podem depositar qualquer quantia nas contas:
.
- Banco do Brasil - Agência 3582-3, C/C 80.000-7
.
- Besc - Agência 068-0, C/C 80.000-0
.
- Bradesco - Agência 0348-4, C/C 160.000-1
.
- Bradesco - Agência 0922-9, C/C 2500-3
.
Em nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57
.
São Paulo - SP e Região Metropolitana
.
O São Paulo Futebol Clube promove uma campanha a partir desta quinta-feira (27/11) para ajudar as pessoas que enfrentam dificuldades em função das fortes chuvas que causaram diversos danos em cidades de Santa Catarina. Para dar sua contribuição a quem ficou desabrigado, o time tricolor está tentando mobilizar seu torcedor para fazer doações.
.
Para viabilizar a campanha, o São Paulo tem a ajuda da Defesa Civil e o transporte até Santa Catarina será feito por uma empresa parceira do clube.
.
Confira as recomendações do clube para a doação:
- Os alimentos devem estar dentro do prazo de validade e com a embalagem intacta. De preferência, devem ser não-perecíveis;
- Colchões e roupas de cama devem estar em bom estado de conservação, limpos e prontos para utilização;
- Roupas e calçados também devem estar limpos e em condições de uso. Sapatos devem estar amarrados entre si (pé direito com esquerdo) e a numeração deve ser marcada do lado externo com caneta;
- Utensílios domésticos devem estar funcionando e bem conservados
.
Curitiba - PR, Região Metropolitana e Interior
Só para lembrar que há uma campanha para encaminhar doações para Santa Catarina - SC. Até domingo, serão recebidas doações no SHOPPING TOTAL (bairro Portão) para as vítimas de SC. A iniciativa é da Rede Massa e do Shopping Total.
.
- Identificar as sacolas que tipo de roupa é - Infantil, masculina, feminina
- Água potável (mineral) é imprescindível, por causa do risco de leptospirose, em razão das chuvas.
- Você também pode fazer as doações de Roupas e alimentos na Defesa Civil dos municípios, além dos órgãos de segurança do governo estadual, como polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.
.
Interior
Além dos quartéis do Corpo de Bombeiros e da PM, há postos de coleta de doações nas representações do Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná (Sincor-PR) em várias regiões do Estado.
.
Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, os donativos podem ser entregues na Rua Dr. Colares, 257, sala 03. Supermercados Tozetto, Lojas Mercado Móveis (até dia 05/12) e domingo (30/11) no Parque Ambiental (em cada doação, você ainda ganha um ingresso para fazer Rapel, no próprio parque).
Informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3222-8091.
.
Em Maringá, no Noroeste do Estado, o Sincor-PR fica na Avenida Carneiro Leão, 135, sala 1101. O telefone é o (44) 3262-1522.
.
Em Cascavel, no Oeste, as doações podem ser feitas na Avenida Brasil, 6282, sala 21. Informações podem ser obtidas no (45)3223-9344. No sábado (29), uma filial da Havan será inaugurada em Cascavel, no Oeste do Paraná e, a partir deste dia, os moradores da cidade já podem levar suas doações à loja, que ficará na Avenida Brasil, no Centro da cidade.
.
Não custa nada ajudar!
.
Texto: CQC - Custe o Que Custar (Blog), Ressoar - Rede Record e Internet.

Sobremesa de Bananas

Mesmo não sendo muito fã desta fruta tropical, tenho sempre em casa, para eventuais, sucos, vitaminas, mas desta vez achei que talvez fossem passar do ponto, por falta de uso... Como precisa de algum docinho pra tarde, resolvi fazê-las em forma de sobremesa, até porque tenho um assíduo apreciador do fruto aqui em casa.
.
A receita é simples, daquelas, que não se requer prática nem tão pouco habilidades culinárias para desenvolver tal feito... Receita simples, mas que confesso... Mesmo sem eu gostar muito da fruta, fica ótima!

INGREDIENTES
06 unidades de bananas
Raspas de limão
1/2 litro de leite
02 ovos (gemas e claras separadas)
02 colheres de sopa rasa de amido de milho
Gotas de essência de baunilha
02 colheres de sopa de açúcar para o creme
03 colheres de sopa açúcar para o merengue
.
Descasque as bananas, corte-as ao comprido e frite-as em um mínimo de manteiga. Em seguida faça um creme com o leite, as gemas, o açúcar, o amido e a baunilha. Coloque num refratário (20cm de diâmetro) o creme, em seguida espalhe as bananas, querendo pode colocar uma camada de ameixas pretas cozidas em açúcar ou coco ralado. Reserve.
.
Bata as claras em neve com 03 colheres de açúcar e raspas de limão (opcional). Em seguida leve para assar. Depois geladeira. Sirva bem gelado.

Receita: Muito mais Receitas.

26/11/2008

Panetone Uruguaio

Iniciando a conversa... Vamos a explicação do nome... o escolhi, porque a receita que originou esta, é de lá (Uy), de uma vizinha de minha sogra. Da receita original, apenas alterei pra menos a quantidade de banha usada, e algumas vezes que não tenho banha em casa, acabo substituindo por uma colher de manteiga mesmo, e fica igual. Também ajustei um pouco as medidas, já que quem me ensinou, sabe executar a receita tão bem, que nem medidas usa... então, tive de dimensionar tudo, para que ficasse mais fácil, pra quem queira aventurar-se! :DD
.
Bom, a receita foi de uma senhora boníssima chamada Glória, que a beira de seus 80 anos, faz maravilhas na cozinha e ainda tem tempo de tecer lindas blusas em tricô, como poucas que já vi... Além de simpática ao extremo! Contadora de "causos" como ela só....hehehehehe...
.
Pois, numa destas visitas à Glória, comentei que sempre quis fazer panetones, mas não tinha ainda achado uma receita que reunisse, sabor e leveza. Ela de pronto, me disse: Filha, se quiser aprender, terei gosto em ensinar!
.
Agora imaginem vocês, se eu perderia a oportunidade de aprender algo com alguém tão sábia e com tanta experiência, aceitei o convite mais que na hora. Comprei tudo que precisava e fomos as duas pra cozinha.
.
Ela extremamente paciente, me mostrou passo a passo as etapas da receita. Depois tivemos um final de tarde maravilhoso, conversando, tomando chá e claro, comendo panetones. Sempre que vamos a passeio por lá, visito Glória e ela sempre recorda o dia dos Panetones...

INGREDIENTES
01 kg de trigo tipo especial
02 colheres de sopa de fermento biológico ou 100g de fermento fresco
120ml de água morna
150g de margarina de boa qualidade (alta % de lipídios)
01 colher de sopa de banha (15g) (não usei)
01 xícara de açúcar (180g)
04 ovos médios
01 colher de sopa de mel
120ml de leite quente
03 colheres de sopa de conhaque (45ml)
01 colher de sopa de essência de baunilha ou de panetone (15ml)
300g de frutas cristalizadas
200g de passas escuras
Noz moscada (opcional)
Coloque em um recipiente a água morna e o fermento seco (caso use o fresco, use direto na mistura de trigo). Junte com uma colher de sopa de açúcar, misture e deixe crescer, por uns 10 minutos.
.
Enquanto isto, em outro recipiente coloque o trigo (não todo), com o restante dos ingredientes misture e em seguida coloque o fermento reservado. A massa é mais pra mole. Sove ela bem, ela será grudenta em sua mão, coloque trigo apenas para secá-la e poder moldar uma bola. Coloque em um recipiente, cubra com um plástico, e deixe dobrar de volume.
.
Depois de crescida, abra a massa coloque as frutas e as uvas, sove bem para que agregue as frutas (pode ser necessário um pouco de óleo na bancada para não grudar. Não use trigo!), divida a massa partes iguais e coloque-as em formas própria para panetone untadas com manteiga e deixar crescer novamente.
.
Depois de crescido, quando faltar mais ou menos um dedo para chegar à borda da forma, faça um corte em cruz e deixe terminar de crescer até a borda. Coloque uma colher de chá de manteiga sobre o panetone.
.
Leve para assar por mais ou menos 50 min (depende de cada forno),em forno pré-aquecido a 180º. Para verificar se está assado, coloque um espeto ou uma faca, se sair limpo está pronto. Depois de retirar do forno, besunte com manteiga o panetone, para amaciar a casca. Deixe esfriar fora da forma, sobre uma grelha.
.
RENDIMENTO: 05 panetones de ½ kg

Este foi para minha Mãe

Receita: Glória - Uy

25/11/2008

Bolo de Iogurte - Creusa Silva

Olha aí a dica de bolo para um lanchinho da tarde... Fiquei imaginando isto com um café fresquinho... deve derreter na boca, porque macio, pode-se notar pela imagem... Parabéns Creusa!

Bater no liquidificador
01 copo de iogurte natural (200g)
01 copo de óleo (usar a medida do copo de iogurte)
04 ovos inteiros
.
Misturar em um recipiente, o líquido batido com:
02 copos de farinha de trigo
02 copos de açúcar
01 colher de (sopa) de fermento em pó
.
Assar em forno médio até dourar. Após assado, misturar canela com açúcar e colocar em cima do bolo ainda quente.
.
Dicas da Creusa: nesta receita fiz uma mudança, furei o bolo e reguei com guaraná misturado com doce de leite, e salpiquei côco ralado por cima.
.
RECEITA E FOTO: Creusa Silva.

24/11/2008

Filé de Frango com Molho de Queijo e Iogurte

Antes de qualquer coisa, como prometi a minha amiga Ale, do Blog Já Pode Casar, que muito gentilmente lembrou desta que vos escreve (hehehehe), com um mimo lindo.
.
Como já havia recebido este mesmo mimo da amiga Nela, postarei aqui sim, agradecendo como já falei, mas não vou indicar nenhum em especial, porque como da vez anterior, muitas ou pelo menos a maioria já havia recebido. Aqui está o Mimo é lindo e fiquei muito feliz mesmo pelo carinho. Obrigada Ale. Caso alguém ainda não tenha, por favor, sinta-se a vontade em pegá-lo, será um prazer!

Seguindo nos mimos, vamos a receita de hoje, que também ficou um mimo....

No meu jardim de temperos, já tem alguns deles que estão na hora de serem renovados... E o Dill, Aneto ou endro, ou como queiram chamá-lo é um deles... É uma erva muito usada nas culinárias da Escandinavia, Alemã, da Europa Central e Oriental.
.
Outra curiosidade, é que é mencionado na Bíblia como produto para pagamento de impostos, o dill era uma erva de alto valor comercial entre os romanos. Os egípcios já conheciam o dill como erva medicinal. Existem referências dos gregos antigos quanto a sua utilização para curar soluços.


Foto: Correio Gourmand

Bom no meu caso, sempre, além de usar em saladas e tempero de carnes, já usei em batatas, em omeletes, como tempero de ricotas para recheio de pastéis e quiches.... Na minha opinião é um tempero muito versátil, porém, como já disse aqui antes, deve ser usado com moderação, porque se usado em demasia, fica extremamente forte, e desagradável ao paladar. Ele tem folhas semelhantes a da Erva doce, e é muito delicado.

Com isto, tinha de fazer o almoço, e pensei em usá-lo, mas desta vez numa aplicação diferente, num molho de queijo. A mistura do queijo, do iogurte e do Dill, compôs um dos pratos mais saborosos que já fiz por aqui... só provando para entender o que falo.

INGREDIENTES
  • 01 kg de filés de frango
  • Sal, pimenta e suco de limão a gosto
  • 04 colheres de manteiga
  • 02 colheres de sopa rasas de trigo
  • 01 e 1/2 xícara de leite
  • 200g de iogurte natural
  • 100g de queijo roquefort
  • 01 colher de sopa rasa de Dill picado
Tempere os filés com sal, pimenta e suco de limão. Deixe tomar o tempero por 30 minutos. Aqueça uma frigideira e frite os filés, em 02 colheres de manteiga, até que estejam dourados. Reserve em local aquecido.

À parte aqueça o restante da manteiga, e doure a farinha de trigo. Junte aos poucos a farinha de trigo e doure. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme, caso forme algum grumo, passe no liquidificador (não perca a calma! hehehehe).

Adicione o iogurte, e o queijo, mexa bem e retire do fogo. Misture o Dill, e espalhe este creme sobre os filés reservados. Caso queira leve ao forno, para reaquecer por alguns minutos. Sirva com batata palha ou legumes no vapor.

Receita: Receitas - Primavera Nestlé.

Rendimento: 10 porções.

22/11/2008

Bolo de Legumes

Sabe, pensar em fazer almoço e jantar sem cair sempre numa mesma rotina, nem sempre é tão fácil. Só quem cozinha pra saber o quanto tem de ser criativo pra variar as receitas que seriam apenas mais uma na mesa...
.
Mas, às vezes, com coisas simples, podemos criar coisas práticas e saborosas, com visuais agradáveis aos olhos de quem vai comer... esta aqui, surgiu daquele famoso "catadão" que seguido fazemos na geladeira, afim de eliminar, aquelas pequenas porções que individualmente, não poderia servir para muita coisa...
.
Com o sabor que ficou, até que encontrei um jeito bom de dar uma saída glamurosa para os remanescentes da semana! hehehehehe
.
Ficou perfeito!
INGREDIENTES DA MASSA
02 colheres de sopa rasas de manteiga em temperatura ambiente
01 xícara de leite
01 xícara de trigo
02 ovos pequenos (claras e gemas separadas)
1/2 colher de sopa de fermento em pó
Sal e pimenta a gosto
01 pitada de açúcar
.
INGREDIENTES PARA MISTURAR NA MASSA
01 xícara de vagem pré-cozidas
1/2 xícara de azeitonas picadas
1/2 xícara de cenouras cozidas ao dente
1/2 xícara de ervilhas
1/2 cebola picada
Pimentão picado a gosto
.
Queijo Parmesão ralado para polvilhar (opcional)
.
Na batedeira, bata as gemas, até que estejam claras e volumosas, uns 4 minutos. Junte a manteiga, o leite, o trigo, o sal, o açúcar e a pimenta. E bata até que forme uma massa homogênea. Desligue a batedeira, junte o fermento, mexa, e por último as claras em neve, misturando delicadamente. Reuna a esta massa os outros ingredientes, coloque em forma untada e enfarinhada e leve a forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente, 30 minutos ou até que esteja dourada a seu gosto.

Rendimento: 06 porções.

21/11/2008

Pudim de Atum e Ervilhas

Saindo um pouco da linha dos carnívoros e indo para outro lado, o qual me inclino muito também, o dos peixes e frutos do mar... Fiz este Pudim, que é até mais uma variante de um gratinado do que qualquer coisa. A vantagem que é simples, e a combinação fica ótima... A leveza do creme, o sabor delicado do atum, e o crocante da farinha de rosca. Mas também já fiz com peixe desfiado e fica igualmente saboroso.
INGREDIENTES
02 colheres de sopa de óleo
02 colheres de sopa de amido de milho
01 colher de sopa rasa de queijo parmesão ralado (opcional)
1/2 colher de chá de sal
01 pitada de pimenta
02 xícaras de chá de leite
01 xícara de chá de ervilhas
02 xícaras de chá de atum desfiado
3/4 de xícara de farinha de rosca
Misture o óleo,o queijo, o amido, o sal e a pimenta no leite e leve ao fogo até que encorpe o creme. Reserve. Unte uma forma refratária, e em seguida faça camadas alternadas nesta ordem: ervilha, atum e creme reservado.
.
Cubra com a farinha de rosca, misturada com duas colheres de óleo e asse em forno moderado, cerca de uns 20 minutos, ou até que esteja dourado por cima. Sirva quente.
.
Receita: Seleção de Receitas Maezena.

20/11/2008

Também estou nesta!...

Não sei se tu já parou pra pensar, ou se ainda está naquela fase da vida, em que tudo pode e que nada vai acabar ou ter fim... Pois bem, sei que todos temos, ou já tivemos estas fases...
.
Quando somos adolescentes (principalmente) e ouvimos alguém falando em proteger ou cuidar do mundo, achamos uma "bela balela" e pensamos que isto nunca irá nos afetar... Pois é, mas a coisa não é bem assim e o "buraco é mais embaixo". Tudo o que fazemos, pouco ou muito, tem suas repercussões... Todo ato, pensado ou não, tem suas consequências... É a famosa lei da Ação e Reação. Ela vale pra tudo, e não só na questão do mundo, isto também se aplica em sua vida, com os outros, seu vizinho, seu amigo...tudo e todos!
.
E quando recebi o comunicado da Claudinha, minha amiga de coração, do Blog Magia na Cozinha, sobre este desafio do Think Blue, uma campanha, que visa a conscientização da importância de economizarmos energia (e não só energia), a fim de garantirmos um futuro melhor a todos, notei que além de uma causa nobre, muitos blogs já estão em campanha nesta empreitada, o que acho coisa fundamental para que haja uma real assimilação da proposta, achei muito interessante e linda a idéia de divulgar o que estamos fazendo para ajudar neste sentido. Fazendo com que, de alguma maneira ou outra, nosso mundo seja melhor para os próximos "tripulantes" desta gigantesca "nave", chamada Planeta Terra.
E quando me refiro a ajudar a proteger e conservar alguns recursos naturais...não me refiro a tomar banho frio, ou passar noites a luz de velas, desligar nossos pc's (afffffffffff)... É continuar nossas vidas, porém, com algumas cautelas, que não alteraria nada de forma radical.
.
A Claudinha terminou seu texto, perguntando o que estou fazendo, para que isto ocorra, então vamos lá...


O que eu ando fazendo...

1 - Levo minhas próprias sacolas para o supermercado... Cada vez mais geramos plásticos e usamos cada vez mais eles em nossas compras. Então, adotei aqueles sacolões onde cabe muiiiiita coisa, e sempre posso reutilizá-los. Aqui ainda não tem, mas já existem alguns estabelecimentos, que até dão descontos para clientes que levam suas próprias sacolas!
.
2 - Tenho um jardim de temperos e procuro usar água para molhar as plantas sempre a noite, porque sei que fazendo assim, a água vai evaporar menos, e por consequencia, gastarei menos água.
.
3 - Tenho usado algumas das minhas máquinas (lava-roupas e secadora) a noite e na sua capacidade total. Na capacidade, porque aproveito o mesmo uso de energia, que gastaria com poucas peças, usando muitas e a noite, pelo fato que algumas empresas de energia diminuem os valores de energia em horários fora do pico, assim além de economizar no valor da fatura, ainda ajudo a diminuir o consumo de energia.
.
4 - Já substitui todas as lâmpadas incandescentes por fluorescentes em casa. Além de iluminarem mais o ambiente, aquecem menos, ajudando a reduzir o aquecimento global (parece pouco, mas pense todo mundo de luz acessa! :DD)
.
5 - Sempre desligo as luzes de cômodos que não estamos usando no momento.
.
6 - Evito usar ao máximo que posso, produtos aerossóis, quando não tem saída, compro apenas aqueles que não contém CFC, identificados pelo selo "Não contém CFC”, ou "Inofensivo para a Camada de Ozônio”. Mas sempre evito o uso, porque sei que mesmo os dito não agressores, contém gases que acabam prejudicando o meio ambiente.
.
7 - Usamos até onde podemos apenas ventiladores, deixando o ar-condicionado apenas para casos extremos, evitando assim que também libere CFC e seja prejudicial a todos.
.
8 - Sempre ao lavar calçadas, dou uma boa varrida antes, para usar menos água. E na mangueira, coloquei aqueles gatilhos, que quando não estou usando esta fechado, consumindo menos ainda.
.
Acho que por hora era isto, pelo menos o que me lembro por agora... E já deu um jornal e tanto...hehehehe...já viu né? Geminiana tagarela... só para um simples bom dia vira um jornal, que dirá um assunto tão importante quanto este!
.
Espero que tenham tido paciência em ler toooodo o texto, e que de alguma forma ele tenha vindo ajudar, despertar, ou incentivar algum leitor. Tudo depende de nós, e se cada um fizer sua parte, todos seremos beneficiados...
.
A continuação do desafio, é indicar 3 Blogs para contar o que andam fazendo de bom por aí... Então indicarei as amigas, caso ainda não tenham recebido:


Claudia do Eu Crio a Minha Vida e a


Besitos a todos! ;)

19/11/2008

Pernil ao Molho Dourado

Nesta semana, fomos a feira e compramos carne de porco... ainda questinei o vendedor de que maneira, poderia eu fazer a carne... Ele me olhou e disse: NORMAL... ALHO, SAL, PIMENTA E PANELA QUENTE!
.
Fiquei um pouco desapontada, acho que esta não era bem a resposta que eu esperava, mas, se bem que, nem sei também o que poderia eu querer, coitado do vendedor, "atucanado", apurado para atender várias pessoas ao mesmo tempo e pelo jeito não muito crítico de gastronômico...
.
Voltei pra casa, pensando(eu e meus botões) como poderia fazê-la... Me ocorreu, algo que fosse agridoce, mas para isto não tinha abacaxi, até porque os últimos comprados por aqui estavam horríveis, ácidos e sem sabor... Então, olhei no armário e tinha um vidro de leite de coco e pensei: Olha aí tua oportunidade de sair... :DD
.
Resolvi fazer, com açúcar queimado, catchup e leite de coco, ficou ótima a combinação. Servi ainda de duas maneiras distintas...uma com arroz branco, outra com fusilli ao alho e óleo. Perfeito!
Versão para Anita
INGREDIENTES
500g de pernil de porco em lâminas
100ml de leite de coco (1/2 vidro)
01 colher de sopa de óleo
01 colher de sopa de açúcar
Sal e Pimenta do reino a gosto
02 dentes de alho amassados
01 cebola em pétalas
02 colheres de sopa de catchup
Fatias de pimentão verde
Água para o cozimento
01 colher de sopa de queijo ralado(opcional)
.
Aqueça o óleo, e coloque o açúcar, até que fique cor de caramelo. Coloque a carne e frite por alguns minutos. Coloque água aos poucos, quando esta secar, repita a operação, por umas três vezes. Depois que a carne estiver cozida, coloque a cebola e o pimentão, mexa por uns 2 minutos, junte o catchup e o leite de coco, deixe cozinhar até que encorpe o caldo. Sirva com massa ou arroz branco.

Versão para Julio

18/11/2008

Linguiça com Batatas na Panela de Pressão

Simples, mas deliciosa...Acho que isto resume bem a receita de hoje...
.
Já devem saber que segunda, além de ser o dia da preguiça (não deveria ser né???), ainda tem muitas coisas pra se fazer... Até dar aquela arrumadinha básica na casa, que sobrou dos dias de mais descanso do findi...
.
E como todos também já sabem, coisas práticas, também são minha praia, e se são... Esta receita, não é a primeira vez que faço, já perdi as contas de quantas vezes fiz, justamente por este motivo, praticidade + sabor + prato único = fiquei fã.
.
Porém, desta vez, além da receita, incrementei um pouco mais colocando cenouras, e algumas folhas de repolho cortadas a grosso modo. Ficou melhor ainda e bem mais nutritiva. Já tinha comentado com a dona da idéia, que já havia feito, mas nenhuma das vezes deu tempo de tirar foto...agora desta vez sim, deu e está aqui... Obrigada Nia, por compartilhar a receita, lá em nossa comunidade.

INGREDIENTES
02 colheres (sopa) de óleo ou azeite
01 cebola picada
02 dentes de alho picado
500g de batata picada
500g de linguiça fresca de boa qualidade cortada em pedaços grandes
Sal e pimenta a gosto
Salsa a gosto
02 colheres (chá) de colorau (não usei)
03 a 04 de xícaras de água (usei 03)
.
Misture todos os ingredientes e coloque em uma panela de pressão. Cozinhe por 15 minutos depois de pegar pressão (na minha fiz em 08 minutos, e deixei sair a pressão sozinha). Retire toda a pressão, abra a panela e sirva.

Receita: Nia Marques.

17/11/2008

Música para o Blog...

Outro dia, eu ouvindo rádio, que uma das coisas que mais faço é ouvir música, o diiiiiiiiiiia todo, de preferência se for de ritmos agitados e que nos façam sentir-se vivos...
.
Tocou esta música, e sabe quando você ouve, mas demora a assimilar a letra (às vezes, ando com a cabeça voando, hehehehe), foi aí que notei que ela falava em comidas... Despertou o "teco" que até aquele momento dormia... hehehe
.
Achei lindinha, perfeita para o tema tratado aqui...Receitas, comidas, guloseimas e alegria!
.
Caso queiram ouvir a música, basta clicar no clip, e acompanhar na letra abaixo...



Não é Proibido - Marisa Monte

"Jujuba, bananada, pipoca…
Cocada, queijadinha, sorvete
Chiclete, sundae de chocolate
.
uhhhhhhhhhh
.
Paçoca, mariola, quindim…
Frumelo, doce de abóbora com côco
Bala Juquinha, Algodão doce, manjar
.
Venha pra cá, venha comigo
A hora é pra já, não é proibido
Vou te contar, tá divertido
Pode chegaaar
.
Vai ser nesse fim-de-semana
Manda um e-mail para a Joana vir
.
uooonnn uhhhh
.
Não precisa tocar bacana
Fala para o Peixoto chegar aí
.
Traz todo mundo
Tá liberado
É só chegar
Traz toda gente
Tá convidado
Para dançar…"
.
Besitos ;)
.
Video: You tube

14/11/2008

Cheesecake de Doce de Leite (la Morenita)

Tudo começou, e como bem sabem, tudo tem um começo... eu olhando Tv e trocando de canais de um lado para outro....hehehehe
.
Num programa culinário de manhã, apareceu a chamada que seria apresentado este doce... e tínhamos (eu e meu marido) acabado de discutir sugestões de qual doce seria feito para aquele dia... quando de pronto ele me disse: AQUELE ALI! Prestei mais atenção no assunto e realmente achei que seria uma ótima idéia.
.
Era a apresentação de uma receita de uma culinarista que admiro muito...a Ana Costa, nossa amiga de orkut e membro da nossa comunidade também. Uma flor de pessoa, faz tornar-se simples receitas mais complexas, com sua tranquilidade e sabedoria em explicar...
.
Pois bem, fiz o doce, mas no momento, não tinha gelatina incolor, apenas uma de Tutti-Frutti(será que está certo?), aquela azul... Pensei comigo: Ficaria sem a sobremesa por este motivo??? resolvi que não! Faria, porém, substituindo as gelatinas.
.
Para as pessoas que acompanham culinária há tempos, e para aqueles que, de um tempo pra cá tornaram-se assíduos frequentadores deste blog, devem bem saber que vario, troco e muitas vezes dou meu toque nas receitas apresentadas, até para adaptá-las ao nosso paladar...Mas hoje o caso aqui, era por falta de ingrediente mesmo!
.
Posso relatar, que ficou uma combinação exótica, porém, perfeita. Na próxima, usarei de outro sabor ainda a gelatina, talvez abacaxi ou quem sabe até limão, só para saber os novos sabores que posso alcançar nas misturas. Ficou parecendo uma mousse com sabor de sorvete...Só comendo pra poder entender melhor! hehehehe

Massa
250g de farinha de trigo
02 colheres (sopa) de chocolate em pó
06 colheres (sopa) de açúcar
01 colher (sopa) de licor de café
01 colher (café) rasa de sal
0150g de manteiga sem sal, gelada e picada
01 ovo ligeiramente batido .
Coloque no processador todos os ingredientes, exceto o ovo. Bata até formar uma farofa grossa e junte o ovo aos poucos até obter uma massa homogênea. Abra em forma de fundo removível e leve para assar em forno pré-aquecido à 180Cº por 20 minutos.
.
Recheio
150g de cream cheese
01 caixinha de creme de leite (200ml)
02 latas de doce de leite (usei marca Conaprole-Uruguaio)
1/4 xícara (chá) de leite
01 envelope de gelatina em pó sem sabor dissolvida (substitui por 1/2 pacote das comuns sabor tutti-frutti)
.
Bata no liquidificador todos os ingredientes e em seguida coloque sobre a massa da torta já fria. Leve para gelar por 3 horas.
.
Ganache de café (cobertura)
250g de chocolate amargo
01 lata de creme de leite sem o soro
02 colheres (sopa) de café solúvel
.
Derreta o chocolate e acrescente os demais ingredientes. Mexa e leve para gelar por 10 minutos ou até que comece a ficar mais firme. Coloque no saco de confeitar e decore a torta a gosto.
.
Rendimento: 10 porções

Dicas Anita: Olhando os Comentários e a pergunta da nossa amiga blogueira Claudinha, resolvi colocar aqui, mais algumas observações...

  • Fiz metade desta receita postada, porque seria muito para nós aqui em casa. Usei uma fôrma de 21cm de diâmetro e 3cm de altura.
  • Para isto, usei um vidro de Doce de Leite de 440g entre recheio e decoração.

Receita: Ana Costa.

Ps.: O apresentador Daniel Bork, do programa da Bandeirantes Bem Família, deu o nome desta Chesse, de A Moreninha, mas como aqui tenho um Uruguaio em casa, logo emendou..La Morenita, e ficou!

13/11/2008

Mais Carinhos...

Bom primeiro de tudo gostaria de pedir desculpas à Nela, minha amiga querida, pois estava em falta com ela... Está aqui o mimo que tão carinhosamente dedicou a mim... Obrigada!

Aproveitando o Post, também colocarei aqui mais um que recebi... Um desafio literário.


A Tetê, me enviou e adorei a idéia, porque amo livros também. Pior será escolher apenas três, poderia citar vários que já li e gostei muito... Alguns mudando meu modo de pensar, outros para aprender melhor as coisas da vida que não podemos alterar...
.
Li romances, técnicos, auto-ajuda... uns idealizando o mundo outros nem tanto! Mas todos os que li até hoje, me enriqueceram muito. E aproveito para reafirmar a idéia...LEIA... porque o que tu aprende, é a única coisa que é sua mesmo, o aprendizado; este ninguém pode lhe tirar.
.
Mas também não adianta ler e esquecer, aplique o que lê, pois se não fizer isto, terá sido um Tesouro perdido no fundo do mar...Valioso, mas sem utilidade! Pense nisto!
.
Você é Insubstituível
Sinopse do Livro
O livro trata-se do amor pela vida que pulsa dentro de cada um de nós. Ele conta a sua biografia e você aos poucos, vai se dando conta de fatos relevantes que o tornará o maior vencedor do mundo, o mais corajoso dos seres, o que mais comete loucuras de amor para permanecer vivo.
.
O Monge e o Executivo (lendo no momento)
Sinopse do Livro
Com uma narrativa envolvente, conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai. Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para a sua vida. Através da história de personagens fascinantes, James C. Hunter apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso duradouro.
.
A Itália de Jamie Oliver
Sinopse do Livro
Em "A Itália de Jamie", o autor traz as receitas que pesquisou e descobriu durante sua viagem pelas regiões do país da gastronomia. Apresenta suas impressões e as experiências que vivenciou enquanto preparava pratos locais e apurava o paladar nas cidades, vilarejos e fazendas por onde passou. Conta um pouco da história dos lugares ou de personagens relacionados às receitas. Cada parada da viagem trouxe uma revelação.
.
Bom, estas são minhas dicas. Agora teria de indicar três, mas pelo que andei olhando, a maioria já fez...então, quem gostar e quiser continuar, eu ficarei muito feliz...
.
Con mucho cariño besitos a todos!

Salsichas Escondidas

Bom, a tarde pensando em que fazer pro lanche, lembrei que de manhã tinha assistido um programa de culinária, o qual vi esta receita. No momento não tomei muito nota dos ingredientes a serem usados, não dei muita importância a receita...sabem como é, de manhã as vezes é um "olho no peixe outro no gato" já que temos muiiiiiiiiiitas coisas pra fazer... organizar casa, almoço e outras funções...
.
Então nem me liguei muito, apenas vi sobre o que estavam falando... Bom, com a chegada da tarde, pensei em que fazer para o lanche, foi aí que lembrei do que havia visto, corri até aqui(net) e peguei a receita.
.
Como podem ver, fiz e posso deixar meu depoimento que ficaram ótimos(apesar daquele pequeno detalhe, eu não gostar muito de salsichas), mas no conjunto, não fica devendo em nada a outros lanchinhos... Apenas diminui um pouco a quantidade de queijo ralado, pra não ter excesso de sal... já que estamos reduzindo o consumo por aqui... Por este motivo, cheguei no ponto da massa com trigo, aos poucos.

INGREDIENTES
02 ovos
150g de margarina
01 colher (café) de sal
01 colher (chá) de fermento em pó
10 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (usei apenas 04 colheres)
03 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de leite
.
Recheio:
200g de salsichas aferventadas
.
Outros ingredientes:
Gema para pincelar
200g de parmesão e provolone ralados para polvilhar (opcional)
Orégano ou Gergelim para polvilhar (minha escolha)
.
Misture todos os ingredientes até dar ponto e ficar uma massa bem consistente. Abra a massa, recheie com a salsicha, enrole, pincele gema e polvilhe queijo ralado.RECEITA: Luzinete Veiga

11/11/2008

Gelado de Bis

Domingo chegando, e tem de ter uma sobremesa, senão o "findi" não fica completo... e como disse uma vez uma médica amiga minha... "O que economizamos nas calorias durante a semana, botamos a perder no sábado e domingo" não perdi a oportunidade de gastar minha cota de economia...hehehehe...

De fato ela não está errada, mas que vale a pena, isto vale sim... esta sobremesa estava há tempo para fazer, mas sempre fazendo outras coisas, não me sobrava tempo para encaixá-la no menu. Vocês vão perceber, que não tem muita novidade não... mas é a combinação feita entre os ingredientes é que a deixa com um sabor especial.

Uma boa dica também para as festas de final de ano, que aproximam-se. Basta colocar algumas cerejas e "vualá" teremos uma linda sobremesa, saborosa e pra fazer qualquer um encantar-se.

Tenho também uma dica, para quem não gostar de chocolate(não é meu caso, e nem caso do arquivo X, mas os não-chocólatras existem sim), substitua por uma geléia de sua preferência, morangos, damascos ou a que melhor lhe convier.

INGREDIENTES
1ª Camada
01 lata de leite condensado
01 medida de leite comum
03 gemas
.
2ª camada
01 xícara (chá) de leite
3/4 de xícara (chá) de Chocolate em pó
01 colher de sopa de açúcar
Bis em pedaços
.
3ª Camada
03 claras em neve
04 colheres (sopa) de açúcar
01 caixa de creme de leite
Bis para decorar

PREPARAÇÃO
1ª Camada:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo até ferver. Despeje numa travessa refratária, ou em porções individuais. Reserve.
.
2ª Camada:
Misture bem os ingredientes e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e, depois de frio, despeje sobre a primeira camada. Coloque pedaços do bombom sobre este creme.
.
3ª camada:
Bata as 03 claras em neve. Coloque o açúcar e bata bem. crescente o creme de leite. Misture bem. Espalhe esse creme sobre a segunda camada, coloque algumas gotas do chocolate, e o Bis decorando. Deixe gelando pelo menos 8 horas.

10/11/2008

Enrolado de Calabresa e Queijo

Mais uma opção de lanche, rápido, prático e simples... Com um pacote de linguiça calabresa defumada fazendo aniversário na minha geladeira (hehehehe), a qual toda vez que abria a geladeira, me "olhava" e eu diiiiiiiiiiiisfarçadamente fazia que não a via e com o prazo de validade no limite, comecei a por a "cachola" pra funcionar pra ver se fazia algo útil e gostoso.
.
Tomei por base, uma receita anotada a muito tempo atrás em meu caderno de receitas, mas por fim, mudei tanto e tantas coisas que acho ter criado uma versão moderninha da coisa... Fica absolutamente macio e úmido, com uma leve crocância por conta do gergelim. Caso queira, pode substituir o recheio a seu gosto, mas indicaria que primeiro provasse este aqui. ;)


INGREDIENTES
250g de manteiga
01 colher de chá de sal
01 colher de sopa de fermento em pó
1/2 xícara de leite
500g de farinha de trigo
.
Misture todos os ingredientes e faça uma massa homogênea. deixe descansar por 5 minutos.
.
RECHEIO
Calabresa cortada em fatias no sentido do comprimento
Fatias de queijo (escolhi um que não derrete)
Maionese
Queijo Parmesão ralado
Orégano (usei Adobo - Tempero Uruguaio)
Gema para pincelar
Gergelim para polvilhar
.
Misture uma colher de sopa de maionese, com o queijo parmesão ralado, fazendo uma pasta. Besunte a massa, esticada com a espessura de 0,5cm mais ou menos, com esta pasta. Distribua as fatias de queijo e calabresa por sobre a massa besuntada... Seja generosa(o). Polvilhe o orégano. Enrole tipo um rocambole, corte fatias de 2cm de largura aproximadamente, coloque em assadeira untada, pincele gema e polvilhe gergelim. Asse em forno pré-aquecido, por uns 20 minutos.

08/11/2008

Chocolate Quente Cremoso

Aqui no Paraná, temos tido noites um pouquinho frias para a época do ano, e pra aumentar a sensação de frio, acompanhadas de chuvas... Noites perfeitas para uma bebida quente e de sabor aconchegante.
.
A receita é da Lena. A receita, fica fantástica um sabor como se estivéssemos "tomando" uma barra de chocolate.
.
Postarei aqui a receita como está lá no fórum, com as dicas e detalhes postada por ela, apenas subtraindo a marca dos produtos utilizados... Diminui um pouco o Leite Condensado, para não ficar muiiiiiiiiiito doce. Acho que acertei a medida, para meu paladar pelo menos.



Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 08 biscoitos Recheados sabor Chocolate (usei bono da Nestlé)
  • 05 ou 06 colheres (sopa) de leite condensado*
  • 08 colheres de achocolatado (tradicional) **

Bater bem todos os ingredientes no liquidificador até ficar um creme ralo. Levar ao fogo em um recipiente próprio e mexer até ficar bem espesso. Não deixar ferver, apenas borbulhar. Servir quente.

*Quanto mais leite condensado mais doce fica (é lógico ) por isso, coloque inicialmente 5 ou 6 colheres e após engrossar no fogo e experimentar, vá acrescentando mais a seu gosto, caso queira. Eu coloco por volta de 1 e 2 colheres de sopa a cada 250ml de leite. Fica muito bom.

**Não utilizar outro tipo de achocolatado além do tradicional, aqueles com sabores. O gosto não fica igual.

RECEITA: Lena

07/11/2008

Torta de Arroz - Rosana Portela

A Rosana, sempre contribui com receitas práticas e maravilhosas...Desta vez, ela fez uma receita utilizando arroz, em sua confecção... só pela imagem, podemos ver que fica muito macia... e com certeza, pela combinação de ingredientes, muito saborosa!



Ingredientes

02 xícaras de arroz cozido
03 ovos
01 copo de iogurte natural
06 colheres de acúçar
04 colheres de fermento fresco
01 colher de sopa de sal ou caldo de sua preferência
1/2 copo de óleo
01 kg de farinha de trigo aproximadamente
03 xícaras de leite
03 colheres de queijo ralado
.
Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto da farinha de trigo, depois transfira para a bacia e vá colocando o trigo até obter uma massa mole, porém mais firme que a de bolo. Deixe descansar por 15 minutos.
.
Prepare o recheio:eu fiz com atum refogado com cebola, tomate, salsa e cebolinha, ervilha e com catupiry ai fica a seu modo.
.
Montagem:Depois que descansou os 15 minutos, em uma forma grande untada, espalhe a massa com ajuda da colher, coloque o recheio espalhe mas uma camada de massa, pincele com gema povilhe orégano e espere crescer novamente até dobrar de volume. Leve para assar.
.
RECEITA E FOTO: Rosana Portela.

Fetuccini ao Molho Delícia - Julio

Mais uma contribuição da turma do "Bolinha"...hehehehe os guris estão empenhados e sempre aparecem com novidades e comidas gostosas... Está aqui mais uma receita do Julio, que esta saindo da função de lavador de pratos, para piloto de fogão... :DD


Ingredientes
.
500g de Fetuccine
150g de bacon em cubos
01 cebola picada
01 dente de alho picado
200g de presunto em cubos
02 colheres de sopa de conhaque
Pimenta do reino e orégano a gosto
01 lata de creme de leite
100g de requeijão
200g de ervilhas frescas
01 cenoura pré-cozida em cubos
08 azeitonas sem caroço em rodelas
Salsa a gosto
.
Cozinhe o Fetuccine, como indicações da embalagem. Enquanto isto frite em um fio de azeite, o alho, o bacon e a cebola. Junte o presunto e o conhaque. Deixe evaporar. Logo após coloque o restante dos ingredientes na seqüência indicada. Deixe aquecer e coloque sobre a massa já cozida. Polvilhe com Salsa. Sirva a seguir.
.
RECEITA E FOTO: Julio Martinez.

02/11/2008

Salada Agridoce com Damascos

Gosto de inventar "moda" variar e combinar... Mas tem dias que estamos com desejo de comidas mais leves e suaves. Até porque, é saudável, comer verduras, saladas e frutas e blá blá blá... Então, pensando nisto, resolvi fazer esta salada. Uma junção de dicas de receitas, "catadas" nas "googoiadas" por aí... Com meu toque, combinei algumas coisas e ficou um sabor leve e agradável.
*Use quantidades de acordo com sua necessidade.
.
Folhas de alface
Tomate em rodelas finas
Cenoura ralada crua
Cubos de queijo branco
Damascos cortados em tiras
Decore com folhas de salsa
.
Montagem e decoração do prato a gosto.
.
Molho Temperado
1/4 xícara de azeite
1/2 colher de sopa de mostarda (opcional)
Sal a gosto
Pimenta do reino moída
Orégano (usei Adobo – Tempero uruguaio)
Suco de limão
Uma pitada de açúcar
.
Misture tudo e sirva sobre a salada.
.
Sirva acompanhada também, de algum Patê. Usei o de azeitonas.
.
Patê de Azeitonas
100 g de ricota
1/2 xícara (chá) de azeitona preta picada
1/4 lata de Creme de Leite
1/2 colher (chá) de Tempero pronto em pó
.
Bata no liquidificador a ricota com as azeitonas, o Creme de Leite e o tempero em pó. Coloque em recipientes, cubra e leve para gelar até a hora de servir.

Fonte Receita do Molho: Geocities – Saladas e Guarnições.
Fonte Receita do Patê: Nestlé.