06/01/2009

Hoje é Dia de Reis

Sabe, estes dias não passei muito bem de saúde, mas ignorei o fato, e vocês já devem imaginar como é, a gente pensa que com água e açúcar resolve tudo e vai adiando... Mas ontem, não deu pra aguentar mais, fui parar num pronto socorro... Isto mesmo! A sorte que não é nada grave, apenas uma pequena infecção urinária, que com tratamento sério, e agora bem feito...irei curar! A gente tem costume de cuidar dos outros e de nós...deixamos! affff
.
Bom, com isto atrasou a confecção da receita de hoje, e por consequência... minha postagem, que era pra entrar mais cedo...Porém, mesmo com um pouquinho de atraso e tirando fotos na correria aqui esta a postagem...
.
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos"(classe dos sábios ou eruditos), denominados por Belchior, Baltazar e Gaspar, que, segundo o hagiológio foram os primeiros a visitar o Menino. Diz a história, um era negro (africano), o outro branco (europeu) e o terceiro moreno (assírio ou persa) e representavam toda a humanidade conhecida daquela época.Em alguns países, como Uruguai, Espanha e Portugal, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela e potes com capim (erva) e água antes de dormir, para que os camelos dos Reis possam se alimentar e retomar viagem. Em troca, deixariam doces e presentes, que as crianças encontram no lugar do capim, após acordar.
.
Além das comemorações e dos presentes, é hoje que as decorações natalinas são desfeitas. Os enfeites são tirados das árvores, as guirlandas retiradas das portas, os presépios desmontados. Tudo é embalado cuidadosamente pelas famílias à espera do próximo Natal.
.
E pra representar este dia,nada melhor que um Bolo de Reis. Ainda mais que segue junto dele um ritual bem emocionante, em que você pode tirar a fava ou bonequinho, escondido na massa, que garantirá fortuna pro ano que segue.
.
A história é a seguinte: manda a tradição, que vem desde da época dos romanos, que se coloque na guloseima uma fava seca ou grãos de feijão dentro do bolo para se escolher o "rei do dia".
Atualmente, essa fava seca foi substituída por uma figura de porcelana. Quem encontrar a fava na sua fatia, é eleito o rei por um dia e tem até o direito de escolher a sua rainha....hehehehe
.
Na Itália e na Espanha, o bolo é uma rosca feita de pão doce em forma de coroa, decorado e recheado com frutas cristalizadas. A lenda varia muito, mas o legal, é comer o Bolo que é divino e tirar o pedaço premiado pra passar o ano todo com a sensação de realeza... :DD
.
BOLO DE REIS 02 xícaras de açúcar
300ml de água quente
02 e ½ xícaras de farinha de trigo
02 colheres de sopa de manteiga
01 ovo batido (grande)
01 colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de sopa de fermento em pó
01 pitada de sal
¾ xícara de passas pretas
¾ xícara de frutas cristalizadas
02 colheres de sopa de vinho do porto
½ xícara de castanhas picadas
Castanhas, cerejas e frutas cristalizadas para decorar
Num recipiente grande misture a água quente-fervente, as passas, as frutas, a manteiga, o vinho e reserve. À parte, peneire os ingredientes secos e acrescente à mistura de frutas. Junte o ovo batido e as castanhas. Coloque em forma de furo no meio e leve assar. Decore com fondant e frutas cristalizadas, nozes e cerejas a gosto.
.
COBERTURA - FONDANT
170g de glaçúcar
2 colheres de sopa de água fervente
1 pitada de vanilina
.
Misturar tudo e cobrir o bolo ainda quente.
Receita: Boa Comida.

13 comentários:

Teresa disse...

maravilha de Bolo Anita,... mais se cuida tá, você é Preciosa!
Bom ano novo!

Maria disse...

Hummmmmmmmm adoro pães assim...com frutas...ta linndo amiga, parabénsssss!!

Nela disse...

Anita querida, gostei muito da postagem, ficou linda, e o bolo nem se fala, sabe era para fazer o bolo Brasileiro que já o postei, e costumo fazer pelo Natal, mas como já era mta coisa não o fiz este ano, e hoje não me deu tempo, tenho andado a correr, mas eu os doces que gosto, mesmo sendo de Natal faço ao longo do Ano mesmo, pq, o Natal é sempre que a "mulher" quiser rsrs.Amiga sabe tenha cuidado,eu tb, já me aconteceu, mas passou com medicação, mas é uma bactéria que dá trabalho, e dôr...mas passa sim, querida bom dia de reis, e as melhoras beijinhos.Nota: eu tb, sofro de gula rsrsrs já somos duassss.

Magia na Cozinha disse...

Anita ficou lindíssimoe com certeza delicioso! Eu adoro bolos com frutas.
Ontem fiz minha receita adapatada e ficou muito gostoso tb. Só não coloquei as frutas para decorar por fora, pois a calda "desapareceu". O bolo ainda estava morno...

Infecção urinária é terrível, tb já tive. Te cuida!

Bjs :)

Márnia Einsfeldt disse...

Amiga,

Ficou lindo e muito apetitoso como tudo que faz!!!

Se cuide.

Parabéns.
Bjuss

ameixa seca disse...

Aqui dia de Reis é dia 6, hoje :) E não conheço essa tradição de colocar os sapatos na janela como sendo portuguesa mas é engraçada.

Nysa disse...

sem os frutos cristalizados... ia ;-) ficou muito bom! beijocas

Luciana Macêdo disse...

Fiquei uns dias sem visitar as cozinhas amigas,correria do final de ano, chego e vejo tanta comidinha deliciosa. Este bolo ficou para dia de festa mesmo,feito no capricho.
Melhoras e um ótimo ano.
Bjs!

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Obrigada amigas pelo carinho...tô me cuidando sim! Depois que o sapato aperta a gente se vê obrigada a se cuidar mais...hehehehe

beijocas enormes a todas! ;)

Talita disse...

Nossa, nunca senti tanta vontade de bolo de reis assim! Esse último pedaço parece que está me esperando!!

Cláudia Dans disse...

oi Anita

Meu nome é Cláudia Dans e tenho um blog chamado PALAVRA ESCRITA. Nele escrevo sobre cultura e Literatura, principalmente. Mas também tem espaço para outras coisas. Quando buscava alguma imagem de um bolo de reis, para ilustrar meu texto sobre o dia de hoje, encontrei o seu blog e a sua receita.

Já aviso de antecipadamente, que além de usar a imagem do seu bolo, citei o seu blog também! Espero que você não se incomode! Caso você ache abuso da minha parte, me avise que tiro a foto e a referência.

abraços e Feliz Ano Novo.

ah, o endereço do meu blog é http://palavra-escrita.blogspot.com

Cláudia Dans disse...

oi Anita

Meu nome é Cláudia Dans e tenho um blog chamado PALAVRA ESCRITA. Nele escrevo sobre cultura e Literatura, principalmente. Mas também tem espaço para outras coisas. Quando buscava alguma imagem de um bolo de reis, para ilustrar meu texto sobre o dia de hoje, encontrei o seu blog e a sua receita.

Já aviso de antecipadamente, que além de usar a imagem do seu bolo, citei o seu blog também! Espero que você não se incomode! Caso você ache abuso da minha parte, me avise que tiro a foto e a referência.

abraços e Feliz Ano Novo.

ah, o endereço do meu blog é http://palavra-escrita.blogspot.com

Rachel disse...

Anita querida, que saudades suas...andas sumida.
Se bem que eu também...rs, mas fazer o que né, são as vicissitudes da vida...hehehe!!!

Não resisti e ontem mesmo preparei esse maravilhoso bolo, nem preciso dizer que agora não tenho nem uma migalha para mostrar...rs!
Delicioso, maravilhoso, espetacular...e tudo mais que se pode dizer dessa iguaria dos Deuses.
Parabéns pela receita e muito agradecida pela partilha!
Dê um pulinho lá na biroskinha para conferir se aprovas o meu!

Feliz 2011, muita saúde, paz e principalmente... muito amor no coração!

Bjuss!!!