31/01/2009

Coletânea Pastor... Penne com Espinafre, Bolinho de Arroz e Bolo de Milho (Liquidificador) - Pastor Godhar

Os meninos demoram mais a se soltar, mas olha só que belos pilotos de fogão temos tido a chance de ver lá em nossa Comunidade... O Pastor é um deles, que além de sempre contribuir com comentários, deixar seu alô diário, ainda anda aventurando-se pelas bandas da cozinha e não tem feito feio não! E a prova está aqui, nestas três receitas de dar água na boca! Confiram as proezas de nosso Mascote Mutante! hehehehe
.
Penne com Espinafre(by Rôsynha)1 maço de espinafre
1 lata de creme de leite
1/2 caixinha de tiras de bacon
sal a gosto
1 pacote de macarrão penne, farfalle, parafuso (massa curta)
queijo parmesão (opcional)
1 colher de sopa cheia de óleo (opcional na fritura do bacon)
.
Cozinhe o espinafre com talos e tudo e escorra totalmente a água depois, espremendo bem. Frite o bacon na própria gordura dele ou acrescentando 1 colher de óleo até ficar crocante. Separe a gordura que o bacon solta do bacon frito.
.
Bata no liquidificador o espinafre cozido e bem escorrido da água (o mais que conseguir), o creme de leite sem soro e mais a gordura que foi solta do bacon. Bater até formar uma pasta. Após o cozimento normal em água e sal da massa escolhida, misture esta pasta verde no macarrão até incorporar bem (se quiser pode-se colocar 1 pacotinho de queijo parmesão ralado).
.
Arrume o macarrão envolvido nesta pasta verde numa tigela e salpique o bacon torradinho por cima. Servir em seguida.
.
Bolinho de Arroz ou utilizando em forma de empadinha, como Empadinha de Arroz. (by Angela)
Arroz branco que sobrou
01 ovo(dependendo da quantidade acrescentar + ovos)
mussarela
01 lata de creme de leite
farinha de rosca
Queijo parmesão ralado
sal a gosto
óleo para untar as forminhas
.
Bater no liquidificador, o ovo a salsa e a cebolinha(bater aos poucos, se necessário acrescentar leite, o suficiente para rodar o liquidificador). Retire a massa para uma tigela e acrescente o creme de leite e pouco de queijo parmesão, misture tudo(prove o sal). Unte as forminhas de empadinha com óleo e farinha de rosca. Coloque parte da massa, recheie com mussarela e coloque o restante da massa. Cobrir com queijo ralado e levar ao forno, pré aquecido, por 30 minutos.
.
Bolo de Milho (Liquidificador)
01 lata de milho verde
01 + 1/2 xícara de açúcar
01 + 1/2 xícara de leite
01 xícara de óleo
03 ovos grandes
09 colheres de sopa de fubá (colheres bem cheia)
02 colheres de sopa de fermento(colheres rasas)
.
Coloque tudo no liquidificador(menos o fermento). Bata até a massa se tornar homogênea, acrescente o fermento. Bata novamente(pouquinho). Coloque em forma com furo central. Untada com óleo e fubá. Colocar a massa. Levar ao forno (fazer teste do palitinho, rsrs se tiver sequinho está pronto)
.
Obs do Pastor:
- chamar o Pastor pra provar. (é o controle de qualidade final, ? rsrsr)
.
RECEITAS E FOTOS: Pastor Godhar.

30/01/2009

Torta Lemon Pie e o Mimo da Nelinha...

Pegando Carona na Torta, vou postar aqui o Mimo da minha amiga Nela do Blog Meu Cantinho me ofereceu há dias, mas no meio do tempo escasso, não pude postar antes... Nela, como prometi, está aqui... Obrigada amiga pelo carinho de sempre comigo! Tu é muito especial....

Bom, hoje estou mais feliz que outros dias... entre comentários e recadinhos, recebi um, dias atrás, que me deixou muito alegre... vejam só que não só moças casadoiras, mulheres... experientes donas de casa, homens ases em pilotar fogões ou aqueles que estão pleiteando uma vaguinha da trocar a pia de louças pelo aquecimento do umbigo no fogão... que me visitam...
.
Tem crianças que também, acompanhando pais ou mães, vêem meu blog... eu adorei isto! Uma por gostar de crianças...outra por saber que visualmente os pratos estão agradáveis até aos olhos de quem não é um entendedor do assunto e sim, um apreciador para meramente degustar... me achando! hehehehehe
.
Então, num destes recados, a filha de um dos membros da nossa Comunidade, que diz ser assídua frequentadora deste blog, adora Lemon Pie, mas ainda não tinha visto aqui em meu blog..talvez porque eu ainda não tivesse colocado a torta aqui, mas resolvi fazer uma em especial e postar para ela...
.
Este anjinho chama-se Matilde e tem 7 anos de idade, filha do Pepe, frequentador assíduo deste blog e membro ativo na comunidade! Beijos carinhosos aos dois....

Torta Lemon Pie

Massa:
• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
• ½ lata de creme de leite
• 1 colher (chá) de fermento em pó
• 4 colheres (sopa) de margarina
.
Peneire a farinha, faça uma cova no centro e coloque a margarina, o Creme de Leite, e o fermento. Misture-os com as pontas dos dedos, juntando a farinha até que seja toda incorporada à massa e que solte completamente das mãos. Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira. Abra a massa, forre uma fôrma de aro removível (25cm de diâmetro), fure o fundo com um garfo e asse em forno médio alto (220ºC), por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio e a cobertura.
.
Recheio:
• 1 colher (sopa) de raspas da casca de limão
• 6 colheres (sopa) de suco de limão
• ½ lata de creme de leite
• 1 lata de leite condensado
.
Misture bem o Leite Condensado com o suco de limão até que adquira consistência de creme. Incorpore o Creme de Leite e as raspas de limão.

Cobertura:
• 3 claras
• 4 colheres (sopa) de açúcar
.
Bata as claras em neve, junte aos poucos o açúcar e continue batendo até obter um merengue bem firme. Recheie a torta com o creme de limão, cubra-a com o suspiro e volte a torta ao forno alto, por cerca de 10 minutos, apenas para dourar o merengue. Deixe esfriar leve para gelar e sirva.
.
DICAS:
.
Microondas: Não é recomendado o preparo desta receita em microondas, pois pode haver alteração de textura da massa.
.
Congelamento: Caso queira, congele a torta sem a cobertura de merengue. Deixe por até 3 meses em freezer ou duplex. Para descongelar, deixe a torta por cerca de 3 horas em geladeira. Cubra com o merengue e leve ao forno alto, por cerca de 15 minutos. Sirva a seguir.

Rendimento: 10 porções
Fonte: Cozinha Nestlé

29/01/2009

Outras Medidas - A dúvida da Colher - Parte III

Dando sequência a nossa conversa sobre medidas, hoje é sobre as colheres... As colheres, sempre nos confundem, por tê-las aos montes na gaveta... e na hora de saber quem é quem... o bicho pega! Saber quanto tem de medida em ml em cada uma então, é puro desafio...
.
E ainda tem aquela parte da receita que diz: 2,5ml de essência... affffffff! E aí tu fica com cara de paisagem, olhando para os ingredientes sem saber o que fazer...
.
Na mesma proporção que Guia 4 Rodas para Homens... Estas tabelas, podem nos ser utéis...hehehehe
Outras Medidas
100 g. de farinha _____ 04 colheres de sopa cheias
.
200 g. de açúcar _____ 04 colheres de sopa cheias
.
100 g. de maisena _____ 04 colheres de sopa cheias
.
200 g. de manteiga _____ 08 colheres de sopa rasas
.
100 g. de alfarroba _____04 colheres de sopa cheias
.
100 g. de coco ralado _____ 04 colheres de sopa cheias
.
120 g. de fubá _____04 colheres de sopa cheias
.
150 g. de semolina _____ 05 colheres de sopa cheias

Fonte de Pesquisa: Internet, Receitas Uruguai - Brasil Comunidade do Orkut, Abrasec

28/01/2009

BISCOITO MACRON

Sabe aquelas claras que você não sabe o que fazer? Pois aqui vai uma dica para dar um fim nelas, de maneira gostosa...


INGREDIENTES

200g de açúcar
07 de claras
01 colher de sopa rasa de amido de milho
60g de trigo (1/2 xícara)

400g de coco fresco

Misture todos os quatro primeiros ingredientes. Leve ao fogo para amornar mexendo sempre. Mais ou menos uns 5 minutos. Retire do fogo e coloque o coco até dar ponto "firme" de colher. Utilize duas colheres para formar os biscoitos. Asse em forma untada e enfarinhada, por aproximadamente 45 minutos em fogo baixo, ou até dourar.

DICAS

  • Se quiser crocante por fora e mole por dentro, o forno tem que estar quente, mas se quiser bem sequinho, então asse em forno baixo por mais tempo.
  • Antes de colocar na assadeira, pingue com uma colher em um prato para testar o ponto. Se ficar firme está no ponto, se esparramar tem que colocar mais coco.
  • Guarde em recipiente fechado. No dia seguinte fica muito melhor.

RENDIMENTO: 20 unidades.

RECEITA: Internet

Dicas: Comunidades do Orkut.

27/01/2009

Meus prêmios chegaram...Oba!

Aos meus seguidores e pessoas assíduas a este blog, devem saber que participei por estes dias de um concurso no orkut na Comunidade da minha amiga Angela, também dona do Blog Meu Cantinho Culinário, Concurso da Melhor Sobremesa Natalina.
.
Pois bem, com o votos de amigos, pessoas que nem conhecia, e passei a tê-los como amigos, e outros anônimos...Fiquei com o primeiro lugar do concurso com a receita que vocês já puderam conferir por aqui... TORTA MOUSSE DE LEITE CONDENSADO. A qual, a receita encontra-se AQUI.

Ontem, num intervalo que me sobrou a tarde, pra acomodar a preguiça, como diz meu pai, me atirei um pouco na cama, quando ouço a campainha... O Julio, olha pela janela, e diz: CORREIO!... Sim, era o carteiro, com uma caixa enooooooooorme trazendo meus prêmios...ai fiquei muito feliz!
.
Larguei a preguiça de lado e como uma criança abri a caixa! Adorei tudo... amei a apostila o pano de prato e as latas de leite condensado! Aqui estão os prêmios... De outro ângulo....
Já no uso o pano... Combinou na minha cozinha! hehehehehe

Angela e Maria Almeida, parabéns pela iniciativa do concurso, gostaria de parabenizar a todos os concorrentes que participaram, porque as receitas todas eram ótimas, parabenizar a Joice, segunda colocada...guria tua receita também é MARA!

E... dizer ao Julito, um dos concorrentes e meu marido (hehehehe), que 1 x 0 pra mulherada! hahahahahahahaha

.

Obrigada pela força, pelo carinho, pelos votos de todos!

.
Opsssssssss, vamos a um PS:
Também não posso esquecer de agradecer a Marlene, membro da minha Comunidade no orkut, que gostou tanto de minha receita, já fez pra seu aniversário e como ela trabalha com eventos em Porto Alegre - RS, já está fazendo esta torta para encomendas... Boa sorte Marlene, fiquei muito feliz que tenha gostado, obrigada pelo carinho!

26/01/2009

Ando Mimada... ai ai!

Recebi mais alguns carinhos... Desta vez da Rosana do Blog Gostosuras da Rosana e da Amanda do Blog Divina Gula. Obrigada gurias pelo carinho da lembrança, vocês são especiais! ;)
Bom, este selinho é para representar Blogs e Blogueiras que amam alguma coisa em especial e/ou alguém de maneira verdadeira e isto da maneira que for... estando perto ou longe, não importa...que amam e amam de coração e alma. E o selo é para justamente espalhar um pouquinho deste amor, afim de que o mundo seja melhor.
.
Seja amor ao parceiro, à família, ao desconhecido, à profissão, aos animais, à natureza, aos amigos virtuais (ou não), ou até pelo mundo em que vivemos. E desde pequenos, ouvimos falar que ao encontrar uma Joaninha, é sinal de sorte, ou presentes que iremos ganhar!
.
Imaginem a minha sorte então??? Ganhei duas de uma única vez! IUPI!
.
Seguindo esta lógica, e claro, torcendo para que seja ultra verdadeira... mesmo sendo uma história infantil, que ela torne-se realidade e que nos traga, sorte, presentes ou o amor...
.
Acompanhando a Joaninha, temos algumas regras a seguir: Linkar a pessoa que nos dedicou o selo, deixando um comentário em seu blog, escolher 05 blogs amigos para indicar a boa sorte e avisar a quem foi escolhido para que continue espalhando amor e sorte...
.
Bom a Joaninha está voando daqui para:
.
Ana - EU MULHER
.
Ana Bela - Pratos da Bela
.
.
.
.
Besitos a todas! E Boa Sorte!

Algumas coisas, também são muito Importantes - Parte II

Sim! Agora já com um guia rápido de medidas, o próximo passo para executar uma receita, são os ingredientes e para isto, também deve se seguir uma sequência para que as coisas saiam da melhor maneira possível.
.
Isto implica uma certa dedicação de tempo. Tá certo que tempo hoje em dia é artigo de luxo em nossas casas, além do mais que, muitas vezes temos jornadas, duplas, triplas...e aí por diante!
.
Mas não custa uma pequena organização para que seu quitute saia perfeito e você no final, não esteja careca por arrancar os cabelos de nervoso durante um simples ato de ir pra cozinha! :DD

Então veja como é simples:

  • Para se medir o líquido é importante que esteja colocado em lugar nivelado para que verifique a sua medida correta, sempre que você veja na altura dos olhos. Quando for usar colher para medir deixe que fique até a borda sem que derrame.

  • Para medir ingredientes secos em xícaras, copos ou colheres é necessário que não aperte, só se tiver na receita ou se for como o açúcar mascavo, que deve ser compactado á medida. Para que a medida fique nivelada é importante que passe a costa de uma faca para que tire o excesso. Já no caso de ser colher e pedir para que esteja bem cheia coloque duas rasas.

  • Já para medir as gorduras sólidas como gordura vegetal, banha, manteiga ou margarina é importante encha apertando para que fique até a borda, para que não fique nenhum pedacinho vazio. A gordura em temperaturas ambiente, são mais fáceis para se medir, do que quando estão geladas.

O Básico do Básico:
1º) Ler a receita inteira antes de começar a fazê-la.
.
2º) Siga a risca as instruções.
.
3º) Coloque todos os ingredientes a serem utilizados, já medidos corretamente no local que vai prepará-lo, para não prejudicar a receita.
.
4º) Escolha a panela ou a forma com o tamanho correto, para que não derrame o alimento e nem grande demais, pois pode prejudicar a sua consistência.
.
5º) Se a receita pedir forno pré-aquecido é porque precisa estar quente, sendo assim é importante que acenda 15 minutos antes de ser usado. E se for pedido na hora, é porque precisa ser aquecido lentamente.
.
Até a próxima dica! ;)

24/01/2009

Arroz Primavera e a Visita sem avisar...

Arroz Primavera ou simplesmente Arroz de Forno Colorido, foi a saída para meu almoço de ontem... Todos aí devem convir comigo que visita é bom, mas se avisar...melhor! hehehehe e foi o que não ocorreu por aqui no almoço de ontem...
.
O aviso que tive, foi um telefonema dizendo: ABRE O PORTÃO QUE ESTAMOS AQUI NA FRENTE! meus pais e irmã, já diante do portão com um sorrisinho amarelo....:DD
.
Eu, recém levantada... com ares de preguiça a minha volta... escuto isto! Logo pensei, E AGORA? E O ALMOÇO? porque isto estava virando para 11 da manhã... sei tudo bem, levantei tarde! mas às vezes, somos filhos de Deus e todo ser humano merece um dia de levantar tarde... :DD
.
Foi que lembrei deste arroz que a dias estava querendo fazer, e aproveitei o arroz do dia anterior (lógico que você fará o arroz no mesmo dia...) e fui eu pra cozinha... Ficou muito bom! Sei que não é nenhuma novidade, ou raridade culinária, nem requer prática ou habilidade para tal façanha gastronômica...mas pra mim que estava tentando vencer uma preguiça, dominar meus neurônios ainda sonolentos... foi uma saída e tanto!
.
Ah... servi com bifes acebolados e salada.

01 colher (sopa) de óleo
01 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido
01 tablete de Legumes
200 g de presunto em cubos pequenos
meia lata de milho verde
meia lata de ervilha em conserva
01 cenoura cozida em cubos pequenos
02 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (opcional)
.
Em uma panela média aqueça o óleo. Junte o arroz e refogue muito bem até ficar seco. Adicione duas xícaras (chá) de água fervente, o tablete de Legumes e misture bem. Assim que ferver, abaixe o fogo, e cozinhe em panela semi tampada até secar a água do cozimento (até que se formem alguns 'furinhos' na superfície). Desligue o fogo, tampe a panela por mais 10 minutos.
.
Em um recipiente refratário misture o presunto, a ervilha, o milho,a cenoura e o arroz cozido. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno médio (180°) pré-aquecido por cerca de 30 minutos.
.
DICAS:
  • Se desejar, substitua os legumes por uma lata de seleta de legumes escorrida.
  • Se desejar, acrescente uma colher (sopa) de salsa ou cebolinha picada.
Rendimento : 05 porções
RECEITA: Nestlé.

22/01/2009

E agora...como medir? Parte I

Sempre quando pensamos em por em prática uma receita, pensamos logo nos ingredientes, certo? CERTO! Mas às vezes, nos bate um “sustinho” ou melhor uma "insegurança", quando vemos alguma medida, que não estamos acostumados a usar, ou que não esteja tão evidente para nossos olhos... Seja isto, pelo fato de não termos os medidores, seja pelo fato de estarem em uma linguagem não muito utilizada no dia a dia...
.
Sabemos que o sucesso de uma boa receita, além da qualidade do que estamos usando, também tem as proporções entre ingredientes e as medidas.
Bom, seja o motivo que for nada melhor que ter a mão um pequeno guia para facilitar a nossa vida. A partir de hoje, farei algumas postagens em série para facilitar a vida de alguns principiantes que possam ainda vir a ter alguma dúvida.
.
Eu tenho a minha COLA, estampada em letras enooormes, na parte interna de um dos meus armários... Sempre que preciso de algo mais específico, corro para saber qual seria a saída mais útil, ou pelo menos pra uma simples conferência.
.
Garanto que ajuda e muito! E também ajuda comprar um conjunto de medidores, isto é uma mão na roda!
.
Lógico, que com o tempo, e a prática, tu vai pegando o jeitinho da coisa e logo, logo nem precisará mais da dita “cola”. Mas vale a pena ter!
.
E, caso tu ainda não tenha o conjunto de medidores aqui vai uma dica para que você possa utilizar utensílios que tem a mão aí com certeza...apenas observe, pois temos uma grande variedade de xícaras, copos e colheres de tamanhos diferentes...Selecione seu material para trabalho e mãos a obra!
.
Começando a SAGA de hoje.... Uma tabela de medidas culinárias mais utilizadas e sua tradução...hehehehe

MEDIDAS EM GERAL

Medidas e equivalências

•Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, ...)

  • 1 xícara = 240 ml
  • 1/2 xícara = 120 ml
  • /3 xícara = 80 ml
  • 1/4 xícara = 60 ml

•Chocolate em pó (cacau em pó)

  • 1 xícara = 90 g
  • 1/2 xícara = 45 g
  • 1/3 xícara = 30 g
  • 1/4 xícara = 20 g
  • 1 colher (sopa) = 6 g

•Manteiga (ou margarina)

  • 1 xícara = 200 g
  • 1/2 xícara = 100 g
  • 1/3 xícara = 65 g
  • 1 colher (sopa) = 15 g

•Açúcar

  • 1 xícara = 180 g
  • 1/2 xícara = 90 g
  • 1/3 xícara = 60 g
  • 1/4 xícara = 45 g
  • 1 colher (sopa) = 12 g

•Farinha de trigo

  • 1 xícara = 120 g
  • 1/2 xícara = 60 g
  • 1/3 xícara = 40 g
  • 1/4 xícara = 30 g
  • 1 colher (sopa) = 7,5 g

Fonte de Pesquisa: Internet, Receitas Uruguai - Brasil Comunidade do Orkut, Abrasec

20/01/2009

Frango na Cerveja

Primeiro vou pegar uma carona no Frango, pra postar mais um selinho que recebi da Ana do EU MULHER e adorei... olha que bom gosto e espero que sim, sejamos amigas para sempre! Obrigada pelo carinho... ;)

Bom....Aqui apesar de ser época de verão e dias de calor intenso, com este clima maluco, causado pela falta de controle de poluentes e tudo aquilo mais que tu já está careca de saber... faz com que em meio a dias de extremo calor, chova de uma hora para outra e de uma diferença de tempetarura considerável... Aí pode nem ser tão frio, mas a sensação térmica é terrível em sentir a diferença do clima de um dia para outro...
.
Então, num dia, nos esbaldamos em saladas e sucos, no outro, estamos mais por uma sopa, ou um cozido que esquente um pouquito...
.
Esta foi a receita do pós chuva = dia mais geladinho.... Pedia algo mais quente, fiz este frango, ficou uma delícia! Vale a pena conferir.

01 frango inteiro cortado a passarinho
01 cebola grande em rodelas
01 pimentão vermelho em rodelas (não coloquei)
01 pimentão verde em rodelas
01 lata de molho de tomate
01 lata de cerveja
Sal, pimenta-do-reino, mostarda e tempero alho e sal a gosto
Tempere o frango com o tempero alho e sal e a mostarda a seu gosto, doure na manteiga e reserve. A seguir, doure a cebola e coloque os pimentões. Acrescente o frango, o molho de tomate, acerte o sal e coloque a pimenta-do-reino. Coloque a lata de cerveja, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até o molho ficar mais espesso. Sirva polvilhado com ervas.

18/01/2009

Nosso Primeiro Ano... e Juntos! Nosso Primeiro Aniversário!

Hoje está fazendo um ano, que tudo começou por aqui... A idéia de fazer algo que fosse um prolongamento da nossa Comunidade no Orkut, tornou-se realidade, no dia 18 de janeiro de 2008.
.
Mas junto a idéia, surgiu a insegurança de começar algo, que nem fazia idéia direito do que era... A insegurança de não saber se alguém, neste mundo virtual, tão imenso, iria gostar ou não... e isto podem bem confirmar com nossa amiga Maria Almeida (moderadora da nossa comunidade no Orkut)... hehehehehe...Mas foi assim que tudo começou!
.
Agora, passado um ano, já mais a vontade, e depois de ter aprendido a ter o dom da paciência, quando uma receita nos chama a atenção, mas não é aquilo que esperamos, ou é claramente deliciosa, porém a imagem que tirei não transmite todo sabor real, afirmo com toda convicção, que não me arrependo nem um pouco de empreendimento que fiz... Tanto é que, já me arrisquei abrindo um novo Blog, direcionado a minha outra paixão... o Artesanato.
Tudo o que sempre foi relacionado a comida, ou cozinha me fascinou e fascina. Já comentei aqui, e volto a dizer que, ao entrar numa loja de departamentos, o primeiro lugar que vou é nos utensílios domésticos e tudo que tenha alguma relação com comida... É até engraçado!
.
A sorte é que, Deus me abençoou com um metabolismo muito bom, porque na mesma proporção que gosto de executar uma receita... gosto, muito mais de provar e comer! E eu como! hehehehe
.
Desde pequena, sempre considerei nossa/minha cozinha, e isto em qualquer casa que já tenha morado, um dos meus lugares preferidos. Lugar de reunir a família, sentar-se a mesa com pessoas que amamos! Nossos pais, nossos filhos, nosso cônjuge...
.
Então, acho que cozinhar esta no meu sangue, é mais forte que eu mesma! Pode parecer engraçado, e não sei se terá muitos aí a identificar-se comigo mas, até pra me acalmar, acabo lendo livros de culinária...hehehehe
.
Além da minha satisfação com este Blog, quero registrar aqui também, todas as visitas ao longo deste ano que se passou... Aqueles que o visitaram todos os dias e mesmo que anônimos, não deixando seu comentário, estão sempre aqui a nos fazer companhia... Aqueles que, às vezes, deixaram seu OLÁ em alguma das postagens... E ainda, aqueles que sempre contribuem com opiniões, dicas e idéias maravilhosas, comentando a cada postagem surgida!
.
Mas certamente, todos são importantes a sua maneira e de maneira especial, porque se não fosse por todos...este Blog não existiria e não seria o sucesso que é! Pois cada postagem feita aqui, é pensando em você que me visita... :DD
.
Quanto aos presentes, tenho ganho a cada dia, desde o primeiro dia com o carinho e a amizade de todos!
.
Acho que no final das contas e no "fritar dos ovos" (como se diz por aí), eu quem devo Parabenizá-los!


Muito Obrigada, e Feliz Aniversário a Todos!

.
Con mucho cariño, besitos a todos!
.
Ahhhhhhhhhhhhhh... O BOLO??? Esta gracinha aí, disse que estava uma delícia! hehehehehe

16/01/2009

Um carinho Cultural...

Olha só que interessante o Mimo que a Ana do EU MULHER, me ofereceu... Logo que recebi o recadinho, corri para ver...gosto de brincadeiras interessantes, e esta achei legal! Agradeço a lembrança e o carinho! ;)
.
Como Funciona:
.
1- Agarrar o livro mais próximo
2- Abrir na página 161
3- Procurar a quinta frase completa
4- Colocar a frase no blog
5- Não escolher a melhor frase, nem o melhor livro! Utilizar mesmo o livro que estiver mais próximo
6- Passar para 05 cinco pessoas
.
Livro que estava mais próximo:

50 Clássicos de Auto Ajuda - Tom Butler - Bowdon
.

Minha Frase:
.
..."Norman Vincent Peale, revela a fonte secreta de onde brota o vigor de todas as pessoas extraordinárias que conheceu: a sintonia com o infinito, sabendo que o que se faz é apoiado por algo maior e serve a um fim divino, constituindo uma fonte de energia sempre renovável."...

E meus indicados são: thãm,thãm, thãm

Roséli - Meu Cantinho

Conceição - Baú da Conceição

Amanda - Divina Gula

Juli - Vinte e poucos anos

Claudinha - Magia na Cozinha

Beijos carinhosos!

Pavê Olho de Sogra Original - Rosana Portela

Olha a maravilha da dica da amiga Rosana! Sem muito tempo, ainda lembra sempre de nossa comunidade e faz delícias, para postar e dividir conhecimentos conosco! Adorei a receita amiga! ;)

Ingredientes:
100g de coco ralado
01 xícara de leite de coco
01 xícara de leite
01 lata de leite condensado
02 gemas
01 lata de ameixas em calda
01 caixa de biscoito champagne ou maizena
04 colheres de sopa de creme de leite
01 colher de café de manteiga
100gr de chocolate
Restante da caixa de creme de leite sem as 4 colheres
.
Junte o coco, leite de coco, leite, leite condensado, as gemas e a manteiga. Leve ao fogo até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar. Reserve 4 colheres de sopa desse doce de coco,e misture com 4 colheres de creme de leite. Reserve.
.
Escorra a ameixa, e pique. Leve ao fogo o creme de leite com o chocolate para derreter. Umedeça os biscoitos champagne ou maizena na calda da ameixa. Em uma taça alterne camadas de biscoito, doce de coco e ameixa picada. Finalize com o chocolate derretido com creme de leite. Leve para gelar por 1h. Polvilhe com coco ralado e decore a gosto.
.
RECEITA E FOTO: Rosana Portela.

15/01/2009

Torta de Abacaxi - Fabrine Pacifico

Olha outra dica maravilhosa da Fabrine...Guria prendada! Sempre apresenta uma receita melhor que a outra... E como sou fãzóca de abacaxi, me encantei mais ainda... Olhem que linda ficou e certamente deliciosa! Parabéns novamente Fabrine! ;)

Massa
3 ovos
1 e 1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
100 g de manteiga
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
.
Modo de Fazer(batedeira)
Bata os ovos até dobrarem de volume, depois acrescente o açúcar e bata , depois a farinha de trigo e bata novamente. Após isso, derreta a manteiga e coloque o leite, quando o leite começar a ferver jogue na massa e misture com um fouet ou colher de pau e por último acrescente o fermento em pó.
.
Coloque por cima do abacaxi cortado em rodelas com calda caramelada.
.
Calda
1 e 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
.
Caramele o açúcar, acrescente a água e depois jogue por cima do abacaxi.
.
OBS. Retire o miolo do abacaxi e coloque ameixa sem caroço. (opcional)
.
Leve em forno pré aquecido por aproximadamente 30 min.
.
RECEITA E FOTO: Fabrine Pacifico.

13/01/2009

Quiche de Laranja e Coco

Estes dias meu pai veio me visitar e trouxe da chácara, algumas laranjas que ainda resistem, a época, e aos comilões de plantão, que sempre passam para assaltar as arvorezinhas por lá...(inclua a este ataque nas árvores, também desta que vos escreve...) hehehe
.
Pois então, um dos pomares é de laranja e todas farta em suco e extremamente doce. Como não fui atacar o pomar, ele trouxe algumas e resolvi fazer uma receita que tinha visto num dos livrinhos que recebi há algum tempo de receitas da Nestlé (e nem me pagam cachê pela propaganda...affff)
.
Fiz e adorei, ficou úmida e muito saborosa, diria...ótima! Bom, pra mim que gosto de coco, me "esbaldei" comendo. Resultado: Mais um dia o regime adiado! hehehehe

Massa:
100 g de manteiga
01 ovo
01 colher (sopa) de açúcar
01 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
.
Misture todos os ingredientes da massa até que fique maleável. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma fôrma com fundo falso (24cm de diâmetro). Reserve.
Recheio:
02 xícaras (chá) de coco seco ralado
01 xícara (chá) de suco de laranja
01 lata de leite condensado
02 ovos
.
Bata no liquidificador os ovos, o Leite Moça e o suco de laranja. Espalhe o coco sobre a massa reservada e despeje por cima, cuidadosamente, a mistura do liquidificador. Leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, até que a massa esteja assada e a superfície dourada (que corresponde a cerca de 30 minutos). Sirva depois de frio.
.
Rendimento: 06 porções
RECEITA: Cozinha Nestlé

11/01/2009

Biscoitos Palmier

Tá aqui algo que sempre quis fazer, mas a preguiça, literalmente me dominava! hehehehe
.
E mesmo nestes dias, ainda em fase de recuperação, não me contive e fui pra cozinha... Parece que nos alivia, quando fazemos algo que gostamos... E quem gosta de cozinhar sabe o que é isto... Então, vim até aqui, neste universo fantástico, onde tudo se encontra e tudo é realizável, desde tu tenha vontade de fazê-lo e pesquisei algumas receitas, fiz algumas comparações e me decidi por esta aqui...
.
Sei que dá um pouquinho de trabalho e muitos aí vão dizer que nem compensa pelo valor de venda em padarias e super's da vida... Mas garanto, que o gosto de ser feito pelas suas mãos, e que saiu direto de sua cozinha... isto é impagável!

INGREDIENTES
½ colher de sopa de sal
500 gramas de gordura vegetal hidrogenada
650 gramas de farinha de trigo
01 xícara de água
01 ovo
Fazer a mistura para folhar misturando a gordura hidrogenada com 150 gramas de farinha de trigo. Levar para gelar.
.
Colocar o restante dos ingredientes na batedeira (ou em cima da mesa) e misturar bem até formar uma massa bem macia. Deixar descansar de 20 a 30 minutos. Após este descanso, polvilhar a mesa com farinha de trigo o e colocar a massa.
.
Pegar um rolo e abrir em formato de cruz. Pegar a mistura de gordura hidrogenada e colocar no centro desta cruz. Juntar os quatro cantos até cobrir toda a gordura. Com as mãos, dê um formato retangular e alargado à ela.
.
Pegar o rolo e esticar a massa em uma espessura de 1 cm. Dobrar em formato de livro, repetir este processo por mais 4 vezes. Colocar em uma assadeira retangular. Levar para gelar coberta com um plástico.
.
Depois de estar bem gelada, tornar a polvilhar a mesa, com farinha e colocar a massa. Abrir com o rolo em espessura 0,5 cm, polvilhar com açucar cristal, enrolar das duas pontas para o centro. Cortar as rodelas de biscoito e colocar em assadeiras untadas e enfarinhadas. Levar ao forno à 200ºC,de 10 a 15 minutos.
.
Rendimento: 30 porções.
RECEITA: Livro de Receitas

08/01/2009

Limonada Suiça

Quem em dias de calor, e de verões malucos como este nosso aqui não gosta de um suco??? Acho que maioria gosta... e se ele for diferente dos que a gente costuma tomar...melhor ainda...
.
Este, eu não costumo fazer seguido, não pelo fato de que não goste ou algo assim, é que fica tão bom, que se fizer em "baldes", podem acreditar que dou um jeito de exterminar com tudo...mas aí é a balança que irá reclamar...
.
Mas, sabendo que tudo com moderação...PÓÓÓÓÓDI! Então, pelo menos tento nisto, me basear...o que nem sempre é possível de tão bom que fica... Este é simples, mas é ótimo!
.
Este suco, é totalmente coado depois de batido, porém, eu deixei uma parte sem coar, para ficar aparecendo os gominhos do limão nas taças...mas isto vai do gosto do freguês. ;)


03 limões
Leite condensado a gosto
Gelo
Água ou soda limonada (aproximadamente 3 copos)
.
Lave os limões e corte em quatro partes mantendo a casca.
Bata junto com os outros ingredientes no liquidificador.
.
Coe e sirva em seguida. Por causa da casca, não pode guardar este suco em geladeira, pois fica muito amargo.
RECEITA: Bem Feitinho

06/01/2009

Hoje é Dia de Reis

Sabe, estes dias não passei muito bem de saúde, mas ignorei o fato, e vocês já devem imaginar como é, a gente pensa que com água e açúcar resolve tudo e vai adiando... Mas ontem, não deu pra aguentar mais, fui parar num pronto socorro... Isto mesmo! A sorte que não é nada grave, apenas uma pequena infecção urinária, que com tratamento sério, e agora bem feito...irei curar! A gente tem costume de cuidar dos outros e de nós...deixamos! affff
.
Bom, com isto atrasou a confecção da receita de hoje, e por consequência... minha postagem, que era pra entrar mais cedo...Porém, mesmo com um pouquinho de atraso e tirando fotos na correria aqui esta a postagem...
.
O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos"(classe dos sábios ou eruditos), denominados por Belchior, Baltazar e Gaspar, que, segundo o hagiológio foram os primeiros a visitar o Menino. Diz a história, um era negro (africano), o outro branco (europeu) e o terceiro moreno (assírio ou persa) e representavam toda a humanidade conhecida daquela época.Em alguns países, como Uruguai, Espanha e Portugal, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela e potes com capim (erva) e água antes de dormir, para que os camelos dos Reis possam se alimentar e retomar viagem. Em troca, deixariam doces e presentes, que as crianças encontram no lugar do capim, após acordar.
.
Além das comemorações e dos presentes, é hoje que as decorações natalinas são desfeitas. Os enfeites são tirados das árvores, as guirlandas retiradas das portas, os presépios desmontados. Tudo é embalado cuidadosamente pelas famílias à espera do próximo Natal.
.
E pra representar este dia,nada melhor que um Bolo de Reis. Ainda mais que segue junto dele um ritual bem emocionante, em que você pode tirar a fava ou bonequinho, escondido na massa, que garantirá fortuna pro ano que segue.
.
A história é a seguinte: manda a tradição, que vem desde da época dos romanos, que se coloque na guloseima uma fava seca ou grãos de feijão dentro do bolo para se escolher o "rei do dia".
Atualmente, essa fava seca foi substituída por uma figura de porcelana. Quem encontrar a fava na sua fatia, é eleito o rei por um dia e tem até o direito de escolher a sua rainha....hehehehe
.
Na Itália e na Espanha, o bolo é uma rosca feita de pão doce em forma de coroa, decorado e recheado com frutas cristalizadas. A lenda varia muito, mas o legal, é comer o Bolo que é divino e tirar o pedaço premiado pra passar o ano todo com a sensação de realeza... :DD
.
BOLO DE REIS 02 xícaras de açúcar
300ml de água quente
02 e ½ xícaras de farinha de trigo
02 colheres de sopa de manteiga
01 ovo batido (grande)
01 colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de sopa de fermento em pó
01 pitada de sal
¾ xícara de passas pretas
¾ xícara de frutas cristalizadas
02 colheres de sopa de vinho do porto
½ xícara de castanhas picadas
Castanhas, cerejas e frutas cristalizadas para decorar
Num recipiente grande misture a água quente-fervente, as passas, as frutas, a manteiga, o vinho e reserve. À parte, peneire os ingredientes secos e acrescente à mistura de frutas. Junte o ovo batido e as castanhas. Coloque em forma de furo no meio e leve assar. Decore com fondant e frutas cristalizadas, nozes e cerejas a gosto.
.
COBERTURA - FONDANT
170g de glaçúcar
2 colheres de sopa de água fervente
1 pitada de vanilina
.
Misturar tudo e cobrir o bolo ainda quente.
Receita: Boa Comida.

02/01/2009

Ceia... Reaproveitando o que sobrou...

Ceia, sempre é um festival de coisas gostosas, mas sempre exageros acabam acontecendo nos preparos de qualquer coisa que vá se servir...e isto nem que tente controlar-se!
.
Aqui em casa, a gente faz muito mais do que realmente é necessário, e até hoje ninguém soube me explicar a razão disto! Pra que tanta impolgação... Sem contar que, no dia seguinte é a maior "lenga lenga", porque estamos um "caco em forma de gente" pelo cansaço e sem saber o que fazer para servir no almoço a quem vem nos visitar. Todas as Ceias são assim... a mesma coisa!!! :(
.
Pois é, não tem quem escape do velho dilema que se repete ano após ano. Nos dias seguintes das ceias, o cardápio posto à mesa para o almoço é igual ao da noite anterior, sem nenhuma criatividade... Um verdadeiro festival de requentados e remexidos! Até porque o ânimo é bem pouco de ir pra cozinha criar ou ousar......
.
Massssssssss, se isto acontece com vocês também... Deixarei aqui algumas dicas para reaproveitar e reapresentar os já saturados menus, aqueles que quando voltam a mesa, espantam convidados... Já que nestes dias, começamos a guardar tudo na geladeira o que sobrou da ceia e do almoço da festa, e esquecemos da velha perguntinha: O que fazer com tudo isso?
Então, lá vão algumas idéias para até o fim da semana, esvaziar a geladeira.
.
Com o Tender, por exemplo, você faz sanduíches ou até um patê. Basta misturar no processador limão, maionese, salsinha e o que sobrar.
.
O Peru, que tu congelou, por não usar no reveillon, também pode ser usado em lanches. Desfiado cai bem com maionese em sanduíches naturais. Uma boa pedida é empregá-los em recheios de tortas. Se você quiser misturar no arroz também é ótimo, o mesmo pode ser feito com o bacalhau.
.
E as Frutas secas podem ser congeladas. Use-as em pavês ou bolos em outras ocasiões. Já as em calda, podem virar pizza, saladas...
.
O Pernil , tem diversas maneiras de ser utilizado, refogados,saladas e nas pizzas.
.
Sanduiche de Lombo
01 unidade(s) de pão de metro
quanto baste de maionese
Fatias finas de lombo
quanto baste de manga em tiras
quanto baste de mussarela
quanto baste de alface
quanto baste de cereja para decorar
Batata Palha a gosto
.
Corte o pão e espalhe a maionese nos dois lados. Distribua o lombo (todas as fatias, formando mais de uma camada) e, por cima, a manga. Arranje a mussarela e a alface em tiras. A alface deve aparecer, extrapolando o pão. Coloque a batata. Feche o sanduíche e decore com cerejas espetadas em palitinhos, sobre o sanduíche.
.
Receita: Vila Sabor.
.
Bolinho de Arroz Colorido*
01 xícara (chá) de arroz cozido
01 gema de ovo
01 dente de alho picado
1/2 cebola picada
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
02 colheres (sopa) de cenoura ralada
01 colher (sopa) de parmesão ralado
02 colheres (sopa) de salsinha picada
quanto baste de Óleo de soja
01 colher (sopa) de beterraba ralada (opcional)
.
Passe o arroz, o alho e a cebola no processador, até que o arroz se junte numa única bola.
.
Coloque os outros ingredientes e misture bem. Coloque o óleo numa frigideira funda, deixe aquecer bem e frite formando bolinhos com o auxílio de 2 colheres de sobremesa, até dourarem.
.
Receita: Vila Sabor.
.
Lombo Arco Íris
Lombo assado e picado em cubos
01 cebola em tiras
01 pimentao vermelho pequeno em tiras
01 pimentão verde pequeno em tiras
01 pimentão amarelo pequeno em tiras
01 dente de alho
Orégano ou Adobo a gosto
.
Aqueça uma panela, frite o alho, junte a cebola e os pimentões. refogue por uns 3 minutos, junte a carne, e refogue por mais uns 5 minutos. Polvilhe o orégano e sirva quente.
.
Gelado de Festa
01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite
02 colheres (sopa) de suco de limão
02 colheres (sopa) de uvas passas
02 colheres (sopa) de frutas cristalizadas picadas
250 g de panetone em lascas
.
Bater o leite condensado, o creme de leite e o suco de limão no liqüidificador e despejar numa tigela grande. Em seguida, adicione as passas, as frutas e o panetone, misturando tudo muito bem. Despejar em uma forma do tipo "bolo inglês" ou numa de pudim, forrada com papel manteiga. Cubra com filme plástico e leve ao congelador no mínimo por 12 horas. Desenforme e decore com cerejas ou a seu gosto.
.
Dica: Retire do congelador ou freezer somente na hora de servir (eu demorei um pouco, estava começando a derreter)
.
Pizza de Pernil
Receita da Massa da Pizza aqui.
.
Pernil em cubos pequenos
01 cebola
Temperos a gosto
Molho pronto de tomate
Pimentão vermelho, verde e amarelo em rodelas
Fatias de mussarela o quanto baste
Fatias de presunto o quanto baste
Azeitonas
Orégano
Azeite
.
Frite a cebola, junte o pernil e os temperos. Reserve. Coloque sobre a massa, o molho, o presunto, o queijo, o refogado de pernil, os pimentões e a cebola. finalize com as zeitonas e leva para assar ate que esteja a seu gosto.
.
Pizza de Calabresa

Mesmo procedimento da anterior, apenas substituindo o refogado por calabresas, passadas na frigideira com um fio de azeite, para liberar sabor.
.
Pizza Califórnia
  • Leite condensado
  • Mussarela a gosto
  • Abacaxi em calda picado
  • Pêssego em calda picado
  • Figo em calda picado
  • Cereja picada

Espalhe o leite condensado sobre a massa, por cima coloque a mussarela, o abacaxi picado, os pêssegos, o figo, as cerejas e leve ao forno para assar até seu gosto.

Receita da cobertura Califórnia: Cyber Cook (Shelly)

Um pouquinho da comilança do reveillon...

Algumas das comidas destes dias de festa... Alguns pratos não tirei foto... Uns por falta de tempo, outros por estar de "tréla" e esquecer da vida conversando, aí já viu...mas confesso que estavam todos deliciosos...



Pernil Negro a Califórnia

  • 05 dentes de alho amassados (20g)
  • 02 cebolas médias, picadas grosseiramente (200g)
  • 01 xícara de suco de laranja (480ml)
  • 02 xícara de vinho tinto seco (480ml)
  • 1/2 xícara de azeite (120ml)
  • 04 colheres (sopa) de sal
  • 01 pernil de porco médio (2,6 kg)
  • Pêssego em calda o quanto baste
  • Figo em calda o quanto baste
  • Abacaxi em calda o quanto baste
  • 01 colher (sopa) de mostarda

.
Bata no processador ou no liquidificador o alho e a cebola e transfira para uma tigela grande. Junte o suco de laranja, o vinho, o azeite, o sal e misture bem.Coloque o pernil numa tigela funda de louça, fure com a ponta de uma faca e regue com o tempero. Cubra com filme plástico e deixe de um dia para outro na geladeira. No dia seguinte, pré aqueça o forno a 250ºC (quente).
.
Transfira o pernil e o caldo para uma assadeira grande. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno pré aquecido por 2 horas. Retire o papel-alumínio e mantenha no forno, banhando de vez em quando com o próprio caldo do pernil, por cerca de 1 hora ou até que ao espetar a carne com um garfo, saia apenas um líquido claro.
.
Decore com as frutas a gosto.
.
Arroz com Batata e Presunto


3 xícaras de arroz
5 xícaras de água
Óleo
Alho
Sal
300 g de batata palha
150 g de presunto (opcional)
Salsa desidratada
.
Prepare normalmente o arroz e reserve até o momento de servir. Ao passá-lo para a travessa misture batatas palhas, pode-se acrescentar um pouco de presunto picado, e salpique com um pouco de salsa desidratada. Você terá um arroz colorido, com texturas diferentes e com um sabor que não desagradará nenhum dos novos convivas.
.
Churrasco
Cortes de Contra filé
Linguiças
.
Assado em churrasqueira, com fogo de lenha.
.
Salpicão de Presunto,Queijo e Frutas
Abacaxi em cubos o quanto baste
Presunto em cubos o quanto baste
Milho
Azeitonas Verdes
Maçã
Queijo Mussarela em cubos
Uvas passas
Molho pronto de maionese
Tempero verde
Batata palha
.
Misture tudo e sirva, decore com batatas palha.
.
Maionese com Molho sem ovos
Batata cozida em água e sal
.
Molho
01 lata de creme de leite
01 colher de sopa de limão
01 colher de mostarda
Sal a gosto
.
Bata no liquidificador e pronto.
.
Pudim de Leite Condensado
02 latas de leite condensado
02 medidas da lata de leite comum
05 ovos
01 colher de chá de baunilha.
.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em forma caramelada (caramele a fôrma com cuidado, para não se queimar), cubra com papel alumínio e leve ao forno em banho-maria, por aproximadamente uma hora. Deixe esfriar, leve a geladeira por umas quatro horas e desenforme em seguida.
.
Pernil de Leitão a Pururuca
Um pernil de leitão
Temperos a gosto
.
01 lata de azeite para pururucar
.
Deixe marinando de um dia para outro, depois coloque em forno quente até que esteja dourado e que você espete com uma faca e saia somente aguá transparente. Retire ele ainda quente, aqueça a lata de azeite no máximo da temperatura (cuidado pra não se queimar) e despeje com uma concha sobre o couro do pernil, ele irá borbulhar, se achar que não está pururucando, volte e aqueça melhor o azeite e o pernil. Só acontece se ambos estiverem bem quentes.
.
Acompanhe com fatias de abacaxi assadas junto ao pernil.
.
Receitas Caseiras e Internet.