27/02/2009

Rolé de Ricota

Aqui somos carnívoros assumidos e com todas as letras...sei que pode não ser o mais saudável pro organismo e é por isto que acabo comendo muito frango. Mas como ninguém é de ferro, a carne vermelha também desfila aqui... e é boa demais!
.
Nesta receita, o basicão é fazê-la com bacon e tudo que se tem direito... mas, pra não abusar, usei um recheio mais light! ;)

04 Bifes de Alcatra temperados a gosto
250g de ricota moída e temperada a gosto (usei aneto, tempero verde, sal e pimenta)
01 colher de sopa de maisena
04 folhas de presunto
01 cenoura grande em tiras
01 cebola grande em pétalas
1/2 pimentão amarelo em tiras
01 lata de molho pronto (por pura preguiça) :DD
01 xícara de água quente

.
Numa panela coloque a metade do molho. Reserve. Estenda os bifes e sobre cada um deles coloque uma folha de presunto, a ricota misturada a colher de maisena (isto é para dar liga e não debulhar toda sua ricota no molho), a cenoura, a cebola e o pimentão.
.
Enrole, prenda com palitos e acomode-os na panela reservada, sobre o molho. Cubra com o molho restante, a xícara de água e leve ao fogo alto até que reduza o molho e a carne esteja macia. Cuide para que não queime, se necessário adicione mais água durante o processo, até o ponto desejado.

RECEITA: Ana Anita.

25/02/2009

Trança Semi-Folhada e Pretzel - Rosana Portela

A Rosana, membro de nossa comunidade, fez estas duas receitas e postou com fotos que foram de arrancar suspiros entre membros e salivar de vontade... hehehehe E veja como é realmente uma delícia!
.
Trança Semi- Folhada - Receita Chef Ana Costa.
Massa:
40g de fermento fresco
02 colheres (sopa) de açúcar
01 colher (sopa) de óleo
01 colher (chá) de sal
300ml de água em temperatura ambiente
500g de farinha de trigo
04 gemas para pincelar
.
Recheio:
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200g de presunto
200g de queijo prato
alho desidratado
orégano a gosto
.
Bata no processador o fermento, o açúcar, o óleo, a farinha de trigo, o sal e a água até formar uma massa consistente. Retire, divida a massa em duas partes, abra em formato de retângulos. Sobre cada massa espalhe a manteiga, salpique o queijo, o presunto, e os temperos. Enrole como rocambole bem firme, corte e trance de modo que o recheio fique por cima. Pincele com gemas e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC graus, por aproximadamente 35 minutos.
.
PRETZEL
02 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
01 xícara (chá) de água morna
02 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
01 colher (sopa) de açúcar
½ colher (chá) de sal
01 envelope de fermento biológico seco (10g) ou 1 tablete fermento fresco (15g)
.
Para banhar os pretzels
500g de manteiga derretida e morna
.
Para polvilhar
Queijo parmesão ralado
Canela e açúcar
Chocolate em pó
.
Recheio Usado:
Salsichas
.
Em uma tigela misture a água morna com o fermento até dissolvê-lo, junte a manteiga, o açúcar, o sal e a farinha. Misture até ficar uma massa homogênea, cubra e deixe descansar por 15 minutos. Sobre uma superfície lisa polvilhada com farinha de trigo, coloque a massa e divida em 12 pedaços. Faça rolos de 80 cm de comprimento e modele-os no formato de pretzel.
.
Coloque-os numa assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, deixe descansar por 30 minutos. Leve ao forno bem quente (350ºC), asse por 5 a 8 minutos ou até dourar ligeiramente. Retire do forno, passe rapidamente pela manteiga derretida e polvilhe a cobertura desejada.
.
Esta receita custa no total de R$ 4,00 a R$ 10,00 (supondo que você pague muito caro nos ingredientes)sem contar a cobertura e rende mais ou menos uma dúzia de pretzels
.
Fonte: Site Mais Você
RECEITAS E FOTOS: Rosana Portela.


23/02/2009

Só uma sopa...

Pois bem...enquanto a maioria está a divertir-se em praias, clubes ou campo, devido ao feriadão de Carnaval... eu ganhei uma baita gripe, para cuidar! E ainda de quebra uns dias de trabalho no feriado!
.
Aí...como, além do corpo doído, ainda uma "preguicinha" para cozinhar algo diferente, mas precisando de alguma coisa para ajudar passar o efeito calamitante da gripe... o jeito foi partir para uma sopa...


O que usei:

  • 01 peito de frango cozido desossado e em cubos
  • 01 litro de caldo de frango cozido (usei o que cozinhei o frango)
  • 01 cenoura em cubos
  • 02 batatas em cubos
  • 01 cebola média em cubos
  • 02 dentes de alho amassados
  • 01 linguiça calabresa fina em cubos
  • Tempero verde a gosto para polvilhar

Reserve a carne e o caldo. Em uma panela, frite com um fio de azeite o alho e a cebola, coloque a linguiça calabresa, deixe-a ficar dourada. Coloque o restante dos ingredientes sendo a carne e o caldo reservados, por último. Deixe cozinhar, até que os legumes fiquem macios. Retire, polvilhe o tempero verde e sirva.

Dica: Quando faço sopas de legumes, costumo espremer algumas gotas de limão em meu prato. Sei que não é muito comum... Mas o sabor é perfeito! Caso queiram provar... está aí a dica!

RECEITA: Ana Anita.

20/02/2009

Suco de Maracujá e Hortelã

Desde pequena adorei o cheiro das folhas de hortelã. Minha mãe conta até hoje, que os chás, de madrugada, quando eu ainda era bebê, eram de hortelã ou camomila e que nunca me saciava com uma medida daquelas mini mamadeiras, sempre tinha de ter repeteco, senão a coisa ficava feia, chorava até que me servissem novamente... Deve ser isto, que estes dois chás, são os dois que me encantam até hoje...
.
Associando este meu gosto por hortelãs, resolvi juntar ingredientes e fazer este suco, pra degustar naqueles dias de calor intenso... e serve para adoçar a alma também... Além de suave, o equilíbrio da acidez, o adocicado e a refrescância da hortelã, é perfeita...

Não tem medidas, pois pode adaptar a seu paladar, mais ou menos doce, mais ácido ou não... Fica ao gosto de freguês!
.
O que usei:
Suco de Maracujá concentrado a gosto
02 xícaras de chá de hortelã
Leite Condensado a gosto
Folhas de hortelã (reserve algumas para decoração)
Cubos de gelo
.
Faça um chã de folhas de hortelã (reservando algumas para adicionar ao suco quando estiver no liquidificador e outras para decoração). Coe e reserve. Depois de frio, coloque no liquidificador com o suco concentrado, o leite condensado, as folhas de hortelã e o gelo. Bata até que fique homogêneo. Coloque em copos, decore com as folhas reservadas e sirva a seguir.

RECEITA: Ana Anita.

17/02/2009

Torta de Coco e Banana

Apesar de não ser fã da iguaria tropical, tão apreciada por tantos, é uma das frutas que sempre tenho em minha casa, pois o restante da família, são todos admiradores desta frutinha de polpa macia e doce.

01 pacote de Bolacha (200g)
100g de manteiga
05 bananas cortadas em rodelas
100g de coco em flocos
01 lata de leite condensado
Triture a bolacha(use o liquidificador ou processador para isto), misture com a manteiga até formar uma massa úmida. Com a massa forre o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível (22 cm), untada levemente com manteiga e asse por cerca de 5 minutos.

Retire do forno, espalhe as bananas, o coco e despeje devagar o leite condensado, regando toda a torta.

Distribua pedacinhos de manteiga sobre a torta e asse em forno médio-alto (200ºC), até que o recheio esteja firme e dourado, cerca de 30 minutos.

Rendimento: 10 porções.
RECEITA: Nestlé.

Mais um mimo da Nelinha...

Depois de alguns dias de atraso, e põe dias nisto, me desenrolei e aqui está mais um selinho...Hehehehe... Adorei, super 10! Sim...resolvidas sempre ou pelo menos... quase sempre! :)

Agradeço Nelinha pelo carinho, para comigo e com este blog que é sua casa também... e dedico este Mimo a todas as mulheres que visitam meu blog, pois percebi que a maioria das blogueiras também já receberam... Mas é de coração a todas!

Besitos!

16/02/2009

Ensalada Diabla

Sou daquelas teimosas... Pimentão é um dos ingredientes, do gênero, que mais uso aqui em casa depois da cebola. Porém, parece não ser muito meu amigo...pois nunca me cai muito bem... fico lembrando que os comi por horas e horas... :(
.
Bom, lamurias a parte, é uma delícia, mesmo sendo, às vezes, incomodo. Pra driblar isto, acabo comendo pouco... apenas para matar vontade!
.
Esta receita é da Sofia, membro da nossa Comunidade no Orkut, minha amiga e uma pessoa fantástica... demonstra amizade incondicional e preocupação, além de estar sempre disposta a ajudar a todos a sua volta...
.
Quando li a receita, me intrigou a mistura, achei diferente! E realmente o sabor é único... Mas Sofi, perdoname... já fiz mais de uma vez e como não sossego, na segunda já alterei unas cositas... hehehehehe... :)
Em Português
01 pedaço de Lagarto
02 tomates grandes
02 cebolas
01 pimentão vermelho
01 pimentão verde
01 pimentão amarelo
.
Complementos:
Ketchup, Molho Inglês Apimentado, Pimenta e Azeite de Milho.
.
Cozinhar a carne com um caldo de verduras até que esteja macia, por aproximadamente 01 hora. Depois de frio cortar em tiras e os outros ingredientes em tiras também. Misture tudo. Junte os complementos a seu gosto.
.
Observações:
  • Como a própria Sofi comentou lá na comunidade, é forte, bem condimentada (justifica perfeitamente o nome...hehehehehe), mas fica muito boa sim... Já fiz de duas maneiras, uma assim como está e outra trocando a carne por LOMBO de porco, porém, assado, não cozido... e depois cortado em tiras. Nas duas versões coloquei um pouco de caldo de azeitonas e azeitonas picadinhas, estes por minha conta e risco! :)
Em Espanhol
.
01 Peceto
02 tomates grandes
02 cebollas
01 morrón rojo
01 morrón verde
01 morrón amarillo
.
Aderezo:
Ketchup.Salsa Tabasca.Sal.Pimienta.Aceite de Maiz.
.
Cocinar el peceto por una hora con un caldo de verduras.Luego de frío cortarlo en bastones.Las verduras cortarlas en julianas.Los aderezos mezclarlos a gusto. Luego juntar todo en un bolz y mezclar. El peceto, las verduras y el aderezo... :)

RECEITA: Sofía Carballo de Santos.

14/02/2009

Pra cantar enquanto cozinha!

Encontrei este vídeo entre passeios no tio "Google"...
.
Pra rir um pouco! Relaxe... deixe a correria de lado por um minuto e assista... :)
.
Com direito, a Ney Matogrosso, Roberto Carlos, Tchan, Bonde do Tigrão e outros... para tirar o stress da semana e ficar de bem pro seu "findi"...




Bom final de semana e Feliz Valentine's Day a todos, com muitas coisas gostosas! ;)

13/02/2009

Canelone de Frango - Christyna

Em nossa Comunidade do Orkut, a Chris, uma flor de pessoa, postou esta receita e achei uma ótima idéia para nosso franguinho diário... Uma opção saborosa de uma das carnes mais utilizadas em nossas mesas...

INGREDIENTES

- 1 kg de filé de peito de frango
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 02 dentes de alho ralados
- 24 fatias finas de presunto
- 24 fatias finas de queijo mussarela
- 500 ml de molho de tomate misturado com 200 ml de água
- 01 lata de creme de leite com o soro
- 01 lata de milho verde escorrida
- 01 copo de requeijão (
240 g)
- 100g de queijo parmesão ralado na hora- salsinha bem picadinha a gosto

PREPARO

1º - Corte o filé de peito de frango no formato de palitinhos que tenham o comprimento da LARGURA da fatia de presunto, e a grossura pouco maior que um dedo. (DICA: O objetivo é fazer pequenos CANELONES com as fatias de presunto e queijo, tendo o pedaço de frango no meio recheando). Tempere estes palitinhos de frango com o sal, pimenta-do-reino a gosto e os dentes de alho ralados.

2º - Faça os canelones da seguinte maneira. Pegue 01 fatia de presunto e coloque 01 fatia de mussarela em cima dela. Sobre a mussarela coloque um palitinho de frango no lado maior da fatia e enrole no sentido do comprimento. (OBS: O presunto fica por fora). Faça isso com todas as outras fatias e palitinhos de frango. Reserve.
.
3º - À parte misture o molho de tomate com a água e coloque metade desta mistura num refratário retangular alto. Disponha bem juntinhos, os canelones de frango sobre a mistura de molho com água. Sobre os rolinhos, coloque a outra metade da mistura de molho com água para cobrir tudo...

4º - Coloque o refratário sobre uma assadeira com água e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC para cozinhar em banho-maria (para não queimar por baixo) por aproximadamente 25 minutos.
.
5º - Enquanto isso, num liquidificador coloque a lata de creme de leite com soro e a lata de milho verde escorrido e aperte o botão PULSAR por 10 segundos. (OBS: o objetivo não é fazer um purê homogêneo, mas fazer um purê com pedacinhos de milho). Reserve.
.
6º - Retire o refratário do forno, deixe o forno ligado e espalhe o creme de milho sobre os canelones e o molho.(OBS: o molho deve ter evaporado um pouco). Por cima do creme de milho coloque o copo de requeijão às colheradas. (DICA: Pode ser de forma irregular, pois vai derreter e espalhar). Salpique generosamente 100 g de queijo parmesão ralado na hora e meia xícara (chá) de salsinha bem picadinha até gratinar bem.

RECEITA E FOTO: Christyna (membro da Comunidade do Orkut Receitas Uruguai-Brasil)
RECEITA ORIGINAL: Programa Mais Você

11/02/2009

O mundo está mais gordo...

Ontem ao deitar estava vendo uma reportagem, que me deixou alarmada... Sei que a situação é preocupante, mas é muito maior do que se pensa... Já faz tempo que a obesidade deixou de ser um problema meramente de ordem estética, para ser colocado na categoria de doenças crônicas. A situação é tão crítica que doença já até ganhou estatus de epidemia.

A estimativa é que em 2030 o mal aumente 70% nos Estados Unidos, 50% na Inglaterra e 30% no Brasil. Por aqui, uma pesquisa realizada pelo IBGE identificou que, pelo menos, 38 milhões de brasileiros são obesos. A ala masculina é a mais afetada somando 41% dessa farta fatia da população.

Nos últimos anos, os hábitos das crianças têm mudado. Além da substituição das brincadeiras de rua pela tv e computador, a alimentação passou também a ser menos natural.
Ao que parece o problema da obesidade é finalmente - como disse já sabia que era, mas... - um problema de escala mundial e pelo mundo todo, exceto ao que parece no sul e sudoeste asiático, estão todos ficando mais "cheinhos" pra ser mais delicada. Pelo menos em algo o mundo anda afinado,mas não afinando... :(
Saiba que comer é muito bom e prazeroso sim, mas comer Bem, e isto não significa comer em excessos, coma com moderação e faça uma atividade física... lembre-se também que: "Quem corre sozinho faz terapia, e quem corre acompanhado, faz amigos!"

Aproveite a vida... Comendo... mas com saúde! ;)

09/02/2009

O Fermento - Nosso último episódio desta série - Parte VI

E para finalizar nossa pequena série de medidas e conversões, vamos falar hoje sobre nosso amigo Fermento! Graças a este ingrediente, podemos provar alimentos macios, de digestão fácil e sabor agradável...
.
Poderia aqui falar de processos gasosos que ocorrem em contato com outros ingredientes, mas...como não é aula de química... vamos abreviar as explicativas...
.
Hoje em dia, para faciliar a vida da dona de casa, já existem farinhas com adição de fermento e outras até prontas, para o preparo direto de pães e bolos...
.
Mas, como aqui nós somos do contra, e queremos fazer a maneira tradicinal...hehehehehe...lá vamos nós a aprender, o que nunca é demais... a converter algumas medidas entre fermentos frescos e secos. Tão usados, principalmente, se você gosta de pães...
.
Vai perceber que nem é tão dificil assim entender estas medidas e certamente irá aventurar-se nas massas, e saborear verdadeiras delícias proporcionadas por guloseimas feitas na alquimia de sua cozinha...


CONVERSÃO FERMENTO - Para Pães
FERMENTO FRESCO:

15g - 01 tablete pequeno
30g - 02 tabletes pequenos
60g - 04 tabletes pequenos (1 tira)

FERMENTO SECO OU INSTANTÂNEO:
01 tablete = 05g fermento seco = ½ colher de sopa = 5g fermento instantâneo
02 tabletes = 10g fermento seco = 01 colher de sopa = 10g fermento instantâneo
04 tabletes = 20g fermento seco = 02 colheres de sopa = 20g fermento instantâneo
.
No preparo de pães caseiros, utilize 02 tabletes de 15g para cada 1kg de farinha, já em massa de pizza ou pães de massa doce, utilize 04 tabletes de 15g para cada 1kg de farinha.

Algumas DICAS importantes para o fermento fresco:

Não bata o fermento no liquidificador, pois o atrito destrói as leveduras. Prefira comprar o produto próximo a sua utilização e após compra utilizar o mais breve possível.

Evite colocar o fermento perto de cheiros fortes, já que o fermento absorve estes odores. Por não conter conservantes e ter água em sua composição, o fermento biológico fresco é um produto sensível, que necessita cuidados, principalmente no verão.

Prefira comprar o produto próximo a sua utilização, já que é um produto perecível.

Conserve o fermento fresco biológico entre 1 a 8ºC, a temperatura adequada e a principal responsável pela conservação do produto.

Deixe para adquirir o produto no final das compras, evitando que fique fora de refrigeração por muito tempo. O fermento exposto a variações de temperatura tem prazo de validade reduzido.

Não congele o fermento fresco biológico, pois as temperaturas abaixo de zero danificam as células da levedura e diminuem sua atividade fermentativa.

Verifique sempre a validade do produto antes de sua utilização na massa.

Não misture o fermento diretamente com sal.

Prefira adquirir o fermento fresco em locais com boas condições de armazenamento;

Coloque massas, para crescer dentro de sacos plásticos, ajudará na fermentação devido aos gases liberados durante o processo, fazendo com que sua massa fique leve.

Fonte: Fleischmann

06/02/2009

Não me contive...e não me arrependi!

Visitando meus(minhas) amigos(as) blogueiros(as), como costumo fazer sempre, vi uma postagem no Blog da Rosana, Gostosuras da Rosana, que me deixou com água na boca...
.
Como aqui em casa tem de ter batatas sempre... mas se fizer sempre da mesma forma...enjoa! Então sempre busco idéias novas...
.
Foi que vi no blog da Ro, esta receita que me deixou com vontade e a coloquei-a em prática logo a seguir que li, e não me arrependi... simplesmente deliciosa! Apenas fiz algumas alterações que estão em itálico ao lado de alguns ingredientes... Vale a pena fazer...
.
Ro, vou transcrever, tal e qual a sua de seu blog, con permiso amiga...
.
Bolotas de Batata com Frango
01 peito de frango cozido e desfiado (cozinhar com sal e temperos à gosto por uns 20 minutos na pressão e desfiar )
02 colheres (sopa) de azeite
01 dente de alho amassado
01 tomate picado
01 cebola picada
1/2 pimentão pequeno picado
1/2 lata de molho de tomate pronto
06 batatas médias cozidas com sal e espremidas (coloquei uma clara batida em neve junto)Cubinhos de queijo mussarela ou prato (usei cubos de presunto)
01 colher ( sobremesa) de margarina
Farinha de trigo
01 lata de creme de leite (adicionei uma clara junto ao creme de leite)
Queijo parmesão para polvilhar
.
Cozinhe o frango, desfie e faça um refogado com azeite,alho,cebola,tomate e pimentão. Coloque o molho de tomate e um pouquinho de água e deixe cozinhar um pouquinho. Corrija o sal se necessário. Amasse as batatas coloque a margarina e uma colher(sopa) de trigo.Faça bolinhas (se precisar polvilhe farinha nas mãos). Coloque um cubinho de queijo dentro e feche a bolinha. Coloque numrefratário as bolinhas de batata recheada. Cubra com o frango. Por cima coloque a lata de creme de leite. Polvilhe queijo parmesão e leve ao forno para dar uma gratinada.
.
RECEITA: Rosana Albuquerque.

05/02/2009

Tamanho de forma e a Temperatura de Forno - Parte V

Mais duas dúvidas coerentes... o tamanho das Formas e a Temperatura do Forno...
.
Nem sempre de olhar a quantidade dos ingredientes nos dá o "estalo" de qual forma usar, mas se na receita pelo menos vier um aviso de que tamanho ela se encaixa, você com o auxílio básico desta tabelinha saberá da próxima vez acertar a forma, e não deixar mais a massa do bolo transbordar as bordas, dando aquele trabalho "animador" de limpar forno... que ninguém merece! Veja lá...
Tamanhos médios de formas para Assar
Forma retangular:
Pequena: 30cm x 20cm
Média: 38cm x 26cm
Grande: 44cm x 30cm
.
Forma redonda:
Pequena: diâmetro 22cm
Média: diâmetro 26cm
Grande: diâmetro 30cm

Modo de Montar uma Forma

Unta-se o fundo e os lados com uma pequena porção de manteiga, margarina ou óleo usando um pincel. Em seguida, polvilhe com farinha de trigo de maneira que fique uniforme, sacudindo-a para que caia o excesso. Salgados pode usar a farinha de rosca no lugar do trigo.
.
Temperaturas de forno

Bom, e agora já com a fôrma certa, para sua medida de bolo...falta ajustar a temperatura do forno... Nem sempre os fornos vem com escalas de temperatura, o meu por exemplo, vem com a escala numérica de 1 a 5... (parece que quem fez esta escala não sabe nem ferver água... por isto ignora a importância de tal informação)... mas como com o tempo a gente sempre aprende... aqui estão os valores aproximados padrões nos fornos domésticos...
.
Atenção: leve em consideração o tempo de uso do fogão... saiba que quanto mais velho, menos precisão nos valores terá!

E sempre vale aquela máxima... FORNO E MARIDO, CADA UMA CONHECE O SEU! hehehe

1 - Baixa 120º a 180ºC

2 - Moderada (média)180º a 200ºC

3 - Quente 200º a 230ºC

4 - Muito quente 230º a 290ºC

5 - Extremamente quente acima de 290ºC

A temperatura média para Bolos é sempre 180ºC, porém, para as receitas que têm muitos ovos e claras batidas, pão-de-ló, por exemplo, a temperatura deve ser um pouco menor 170°C, e para bolo de chocolate recomenda-se um pouco maior 195°C.

Até a próxima! ;)

03/02/2009

Uma só massa...Várias opções no lanche!

Todos por aí já devem conhecer a Maria Almeida, se não for das comunidades culinárias que ela participa, é deste blog, por que vivo mencionando seu nome, já que costumo fazer muitas das suas receitas... Pois bem, aqui está mais uma delas, que tem uma infinidade de aplicações, basta você usar um pouco sua criatividade...
.
E estes dias fiz uma torta de frango com a receita da massa da Maria, e sobrou massa, pois resolvi fazer uma pequena, justamente para poder variar as opções do lanche... Como seria para um lanche de final de tarde, e tinha alguns recheios na geladeira, resolvi "viajar" e olhem as delícias que sairam... Ficaram perfeitas, massa macia e muito saborosa... Com direito a Pão, com o queijinho derretendo e tudo...
.
Caso queira conferir a receita, está AQUI em detalhes.
.
Minha primeira investida no variar a massa, foi o Pão...


Sou doente por pães... Se algum dia (vou até isolar na madeira) tiver de fazer alguma dieta que exclua totalmente o pão... sei lá! acho que não aguento!
.
Apenas abri a massa em formato retangular, coloquei queijo prato em fatias e fatias de mortadela bologna, enrolei como um rocambole, deixei dobrar de volume, já pincelado gema e polvilhado com ervas, em uma assadeira untada e enfarinhada e por fim, levei a assar em forno pré-aquecido, a 200ºC por mais ou menos 35 minutos.
Simples, prático, delicioso e perfeito! Nota 10!

Uns Dogs...
Usei aquela maneira de cortar tiras e enrolar, que já apresentei Aqui (dica do Mauro Rebelo)

Uma bela Pizza! E que bela ficou...

Antes de ir ao Forno.
.
A cobertura foi de presunto passado no ralo grosso e lascas de queijo, fiz uma borda de catupiry.

Uma versão do Dog, mas em Homenagem a Maria... um DOGNANA, com formato de Dog e recheio de banana... hehehe

Aqui só dou uma dica, fiz de duas maneiras, uma empanando a banana no trigo, antes de enrolar com a massa e outras sem...as passadas, ficaram melhores...

E pra fechar as opções do variado café da tardinha... Umas Calças Rasgadas...hehehehe

Lembrando ainda que a massa, pode ser usada como Torta de vários tipos de recheios...

PS.: Não pensem que comi tudo isto sozinha... Tive umas visitinhas pra ajudar! hehehehehe

RECEITA: Maria Almeida.