27/04/2009

Torta de Cerejas e uma ajudante especial...

Mais um final de semana e neste, nos reunimos novamente... Como não poderia deixar de ser foi ótimo mais uma vez. Nem posso descrever a hospitalidade da Sofia e do Eduardo.
.
Também se reuniram a nós, Pepe e Matilde, um encanto de guria, carinhosa e comunicativa, a qual já demonstra traços pelo gosto da culinária... ficou a maior parte do tempo ao meu lado e até criou seu próprio postre.
.
Neste jantar elegi frango com ervilhas frescas e de sobremesa, uma torta de cerejas. Nao ficou tao fotogênica esta torta, mas garanto que o sabor, superou expectativas...Hoje postarei a Torta e na seqüência, o frango.
Asseguro a todos, que ambas sao opçoes leves, práticas e bem saborosas.
.
INGREDIENTES PARA A MASSA
04 gemas
50g de manteiga
25ml de leite
01 pitada de sal
150g de trigo
.
RECHEIO
200g de cerejas cortadas em cubos ou lâminas
01 lata de leite condensado
A mesma medida de leite comum
02 colheres de sopa de amido de milho
01 colher de sopa de margarina
02 gemas
.
COBERTURA
Chantilly
Geléia de Cerejas ou uma a seu gosto
Cerejas para Decorar

PREPARACÃO DA MASSA
Formar uma massa com as gemas, a manteiga (derretida), o leite, sal e o trigo sem sovar muito. Estirar a massa muito fina, cortar com um molde (eu usei um prato), colocá-las em forma untada e enfarinhada e assar em forno forte por uns 3 a 5 minutos, reservar. Rendeu seis discos. Nao vai açucar ou fermento.
.
PREPARAÇÃO DO RECHEIO
Reserve as cerejas já picadas. Leve os outros ingredientes ao fogo até engrossar. Coloque um pouco do caldo das cerejas. Deixe esfriar e aplique.
.
MONTAGEM
Una as tampas com o creme do recheio, alternando sempre; creme, cerejas picadas e as tampas. Espalhe o chantilly, coloque a geléia e decore a gosto.
.
Minha Ajudante... Mati.

Seu Postre... Gelatina com Chantilly.

25/04/2009

Milanesa Al Pan

Este é outro prato tradicional por aqui, e que me encanta também... Bom sou suspeita em dizer, já que tem muitas coisas que me encantam por este lado. É um sanduíche muito consumido em bares, mas que você pode bem fazer em casa.
.
Mas seja generoso(a) nas quantidades e verá que mesmo sendo um lanche, pode ser uma maravilhosa refeição.

INGREDIENTES
01 pão de hambúrguer
Picles
Pimentão em conserva
Maionese
Queijo
Presunto
01 ovo cozido
01 milanesa de carne ou frango
Fatias de tomate
Folhas de Alface
Azeitonas verdes picadas

Monte um belo sanduíche e divirta-se.
.
Aproveitando a postagem, gostaria de agradecer o carinho do meu amigo, Ricardo do blog, Rico/Receitas Experimentadas e Testadas, que me dedicou a alguns dias este mimo. Obrigada por lembrar desta amiga, aqui tao longe...

22/04/2009

Carré Suíno Recheado

Eu tenho um problema quando tenho de cozinhar a amigos ou familiares... Sempre me surge a duvida, do que fazer... Monto pelo menos três cardápios e se conheço mais o menos o gosto de quem estará no almoço ou jantar, vou adaptando para que a maioria, pelo menos, saia satisfeito.
.
Nesta nossa ultima reunião, já sabia de adiantado que pelo não poderia fazer peixe, pois alguns não são fãs da iguaria aquática, hehehehe. Então, eliminando esta opção, parti por pensar em frango, suíno ou carne bovina. Como frango também se aproxima muito de peixe, o exclui de pronto.
.
Minha escolha então, seria entre bovino ou suíno. Juro a vocês que não estava muito segura por fazer algo bovino, com isto, sem receio algum, a escolha foi o segundo elemento. Certamente, foi uma escolha feliz e a combinação dos ingredientes, a meu ponto de vista, também.
INGREDIENTES
06 carrês de porco, cortado com mais ou menos 3 cm de espessura cada um (2,200kg)
01 dente de alho amassado
Ervas seca (usei Adobo)
02 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 xícara de chá de vinho branco (opcional)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
.
RECHEIO
200g de bacon em cubos, passados numa frigideira bem quente, para liberar sabor
Tomates secos
Folhas de alfavaca
06 colheres de sopa de Maionese
.
MOLHO
Suco de uma Laranja
Ketchup a gosto
.
Misture, formando um molho cremoso. Aplique.
Modo de Preparo:
.
Limpe a carne, retire o excesso de gordura, lave e seque com papel toalha. Faça um corte no sentido longitudinal da carne, como se estivesse abrindo uma tampa, uma bolsa, mas não separe. Reserve. Coloque em uma tigela junto aos temperos. Misture, bem. Recheie.
.
Aqueça um fio de azeite em uma frigideira, coloque os carrês selando dos dois lados. Vire com cuidado para o recheio não sair.
.
Acomode os carrés em uma assadeira untada, coloque um pouco do molho sobre cada um e leve ao forno pré-aquecido, até que esteja bem dourado ou a gosto.
.
Retire, acomode em no prato de servir, guarneça com batatas chips e regue com o restante do molho.
.
Buen provecho!




20/04/2009

Torta Rocambole de Chocolate com Merengues

Sábado a noite, nada melhor que reunir-se com amigos. Agora, além da boa companhia, imaginem adicionar a isto, chocolate, castanhas e merengue num único doce, que a partir de um rocambole, pode ser apresentado em forma de torta. Foi esta a opção sobremesa de um jantar muito caloroso que fizemos.
.
Na casa da minha amiga Sofia, Eduardo e ainda na companhia de Pepe e Matilde, amigos que antes eram virtuais, passaram ser reais e agora já os considero como da família, as panelas foram por minha conta e risco. E como sei que todos gostam de chocolate, apostei nesta idéia e acho que o pessoal gostou.
.
Uma combinação de diferentes texturas e bem simples de se fazer, está aí minha dica de doce da semana.
.
Torta Rocambole de Chocolate com Merengues

Para o Pionono (pão de ló)
10 ovos
10 colheres de sopa de trigo
10 colheres de sopa de açúcar
02 colheres de sopa de fermento em pó
.
Bata os ovos ate que estejam bem volumosos e espumados, adicione o açúcar aos poucos continue batendo, peneire o trigo com o fermento e com a batedeira desligada, vá adicionando aos poucos os secos, mexendo de baixo para cima a mistura. Asse em formo pré-aquecido a 180°C por mais ou menos 20 minutos, ou ate que esteja dourado.
Ganache de Chocolate
500g de chocolate meio amargo derretido
395g de leite condensado
200g de creme de leite
.
Misture tudo muito bem e leve para gelar.
.
Recheio
200ml de chantilly batido
150g de castanhas caramelizadas
.
Misture e aplique.
.
Cobertura
01 pacote de Merengues
Merengue Italiano ou Chantilly batido
Montagem
Divida a massa do pionono em duas partes iguais e recheie com o ganache de chocolate. Enrole dois rocamboles e leve para gelar. Depois de gelados corte em fatias de um 1 cm(aproximadamente) de grossura.
.
Em uma assadeira de aro removível, comece a montagem da torta, fazendo uma camada de fatias de rocambole no fundo, e nas laterais da fôrma também. Coloque o recheio de chantilly e castanhas, alguns merengues quebrados, coloque mais umas fatias de rocambole para fechar a torta e decore com merengues e merengue italiano ou chantilly.
Dica Anita:
Pode comprar o pionono pronto numa padaria de qualidade, isto facilitará ainda mais seu trabalho.

18/04/2009

Provolone, Salame e Cerejas

Como por aqui ainda está tudo "meio revirado" e leia-se no sentido exato da palavra... :) O jeito é improvisar e aproveitar para saborear queijos e embutidos, ofertados de maneira abundante por aqui...
.
Chegar em um supermercado, e aproximar-se dos balcoes, é deliciar-se com os olhos, pois a variedades é tao grande, que você nem sabe por onde começar ou o que pedir. Hoje comprei leonesa...mas esta é uma outra história, e fica para outro dia... :)
.
Bom, a receita de hoje, nao tem nada de espetacular, ou muita novidade, mas serve para lembrar dos lanches e aperitivos rápidos que podemos fazer, bastando ter um bom queijo, alguns adereços e lógico...um bom vinho!
.
Queijo Provolone e Cerejas

  • Cubos de Queijo Provolone
  • Cerejas Vermelhas
  • Palitos
Espete o queijo, a cereja e sirva.

Salame com Dambo e Cerejas
  • Fatias de Salame
  • Queijo Dambo
  • Cerejas Verdes e Vermelhas
  • Palitos

    Monte a seu gosto, espetando cerejas, pequenos cubos do queijo(cuidado pois ele é muito macio, pode desmontar ao espetar) e pedaços de salame, dobrados ou nao. Sirva com um bom vinho.

Simples, mas a combinaçao garanto ser fantástica.

15/04/2009

El Regreso... e os Alfajores de Côco.

Oi pessoas... Estou por aqui novamente. Ainda em meio a caixas e embrulhos, roupas amarrotadas em malas, a dúvida cruel de em qual dos zíperes das bolsas coloquei a escova de dentes... Mas aos poucos a coisa vai tomando jeito e deixando meus cabelos menos arrepiados com a tamanha bagunça, que já começa a ganhar, cada coisa...seu lugar!
.
Como vi em comentários e também era minha idéia inicial, depois que chegasse por estas terras, postar algumas receitas típicas de sabor inigualável, que convido a todos, que um dia possam, prová-los.
.
A receita que postarei hoje, sao tradicionalíssimas por aqui, Alfajores, porém estes com sabor diferenciado pois acompanham além de seu recheio, uma cocada para os amantes de côco de plantao por aí... Vamos a ela.
.
ALFAJORES COM CÔCO
MASSA
½ xícara de açúcar peneirada
01 colher de chá de baunilha
Casca ralada de limão a gosto
100g de margarina (com alta % de lipídios)
04 gemas
02 xícaras de amido de milho
02 xícaras de farinha de trigo
½ colher de chá de fermento em pó
01 Pitada de sal (se a margarina for com sal NÃO precisa)
.
RECHEIO
400g de Doce de leite
.
COMPLEMENTOS
Chocolate Cobertura
.
Para a Massa:
Em um recipiente, junte o açúcar, a margarina, a essência e a casca de limão. Misture bem até que o açúcar se dissolva na margarina, vá acrescentando as gemas uma a uma, e batendo bem.
.
Depois de bem misturado junte a maisena e o trigo. Misture bem para que fique uma massa bem homogênea. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com a espessura menor que 1cm. Corte com um cortador circular. Coloque em forma untada e enfarinhada, e leve para assar em forno pré-aquecido, a 180°C.
.
ATENÇÃO:
Não deixe corar!(muito tempo de forno a deixará dura!). Depois de assado, retire do forno deixe esfriar, e recheie com o doce de leite. Em seguida passe no coco ralado e está pronto. Guarde em recipiente com tampa.
.
RENDIMENTO: 25 Alfajores.
RECEITA: Baseada na Receita de Lou Marie.
Cocadinha
.
200g de açúcar
07 de claras
01 colher de sopa rasa de amido de milho
60g de trigo (1/2 xícara)
400g de coco seco
.
Misture todos os quatro primeiros ingredientes. Leve ao fogo para amornar mexendo sempre. Mais ou menos uns 5 minutos. Retire do fogo e coloque o coco até dar ponto "firme" de colher. De o formato de pequenas bolachas de coco. Asse em forma untada e enfarinhada, por aproximadamente 35 minutos em fogo baixo, ou até dourar.
.
DICAS
Se quiser crocante por fora e mole por dentro, o forno tem que estar quente, mas se quiser bem sequinho, então asse em forno baixo por mais tempo.
.
Antes de colocar na assadeira, pingue com uma colher em um prato para testar o ponto. Se ficar firme está no ponto, se esparramar tem que colocar mais coco.
.
RENDIMENTO: 25 unidades.
RECEITA: Internet

COBERTURA:

Banhe os Alfajores com o chocolate derretido, mas lembre-se de colocar o doce de leite sobre as pequenas placas de biscoito. Enquanto estiver ainda mole a cobertura, colocar uma cocadinha como cobertura final. Deixar secar, e guardar em recipiente bem fechado.

08/04/2009

Alguns dias em Off... Mas por um bom motivo!

Vim justificar minha ausência nos próximos dias...


É que estamos de mudança. Mais uma vez estou mudando de cidade, estado, país... Estou indo morar no Uruguai, e será neste final de semana.... Nem teremos Páscoa como se deve, junto a família ou amigos.... mas carregarei cada um de vocês comigo, pra me fazer companhia...

Então, por este motivo, terei de me ausentar por um pequeno período.
Mas em breve, os quitutes já estarão saindo da nova cozinha.
Por enquanto, tudo encaixotado, endereçado a uma nova etapa de mais sucesso, espero!...

Para todos os que torcem por nós: meus agradecimentos de coração :)
Desde já... Saudades, mas me aguardem...Volto em Breve!


Desejo a todos uma Feliz Páscoa, com muito amor, paz, chocolates...
e vamos aos nossos sonhos!
Besitos :)

07/04/2009

Rápido, simples e prático... Filé Dourado ao Molho Frio

Estes últimos dias tem sido, de uma correria interminável... Parece que tudo acontece ao mesmo tempo... 
.
Procuro pensar que Deus faz as coisas na vida da gente, pra testar se conseguimos administrar nossas neuroses e agitações cotidianas, comuns na vida de qualquer ser humano e só nos dá estes tipos de prova, por saber que podemos passar... acho que Ele, tava me vendo "meio sem ter o que fazer", resolveu soltar tudo de uma só vez, pra ver se eu acordava... tá... até aí, tudo bem! só não precisava exagerar né???
.
No meio das corridas... Fiz este peixe. Saboroso e super simples, porém, com visual de que você passou horas na cozinha... 

  • 06 filés de peixe (pescada, merluza, porquinho) –  usei merluza
  • Sal e pimenta moída na hora
  • Suco de uma laranja - lima
  • Farinha de trigo
  • 02 ovos inteiros batidos 
  • 01 colher de sopa de creme de leite
  • Farinha de rosca
  • Parmesão ralado fino
  • Óleo para fritar
  • Papel toalha

Temperar os filés com sal, a pimenta e a lima. Deixar marinar por 1 hora. Passar os filés na farinha de trigo, em seguida nos ovos batidos com o creme de leite (misture bem), e na seqüência na farinha de rosca com o queijo parmesão. Fritar em óleo quente e escorrer em papel toalha.

Molho para acompanhar

  • Maionese
  • Creme de leite
  • Mostarda
  • Molho shoyo

Misture todos os ingredientes, na medida de seu gosto, porém, que fique com uma consistência firme.

Servi o peixe com o molho, batatas assadas e legumes no vapor.

RECEITA: Ana Anita.

05/04/2009

Frango Recheado - Jani Assumpção

Outra dica 10 da Jani Assumpção. Indiscutivelmente...Uma super chefe!

02 filés de frango
02 fatias de mussarela congeladas
04 ameixas pretas sem caroços
02 cenouras médias
01 limão pequeno
01 dente de alho espremido, sal, pimenta-do-reino 
01 colher (sopa) de margarina ou manteiga

Lave os filés, corte-os no sentido do comprimento, sem separar as partes. Tempere-os com, alho,sal e pimenta-do-reino e deixe-os de molho no suco de limão por 30 minutos. Deixe as ameixas de molho em 1 xícara de água morna. 

Descasque as cenouras com um descascador de legumes e com o mesmo corte as cenouras em tiras finas (Reserve). 

Recheie os filés com as ameixas abertas (Reserve a água das ameixas) e as fatias de mussarela , se for preciso corte para ajeitar o recheio dentro dos filés. Prenda bem nas pontas com palitos. 

Coloque num refratário forrado com papel alumínio e untado com margarina, pincele os filés com a margarina ou manteiga, e jogue por cima o caldo que se formou do molho das ameixas. 

Leve para assar no forno médio e quando estiverem quase prontos, junte as tiras de cenoura e deixe terminar o cozimento. Sirva com arroz branco. 

Tempo de preparo: 30 minutos conforme o forno.

RECEITA E FOTO: Jani Assumpção.

03/04/2009

Sopa de Galinha Caipira com Hortelã

Acho que a correria e o estresse dos últimos dias, me deu alguns sintomas de resfriado a vista... sempre sou assim, quando muda algo comigo ou próximo a mim, fico assim, aí pra resolver, fiz esta sopa... acho que me saiu bem para o momento...

Partes nobres de uma galinha caipira (coxas, sobre-coxas, peito)
03 dentes de alho amassados com meia colher de sopa de sal
02 cebolas média
01 caldo de galinha
01 litro de água
01 fio de óleo
01 cenoura em cubos
02 tomates em cubos sem sementes
01 punhado de macarrão parafuso (opcional)
Folhas de hortelã picadinhas (reserve umas inteiras para decoração)

Doure o alho e a cebola no óleo dentro da panela de pressão, adicione os pedaços da galinha em seguida o caldo de galinha e a água, sal a gosto (se necessário) e cozinhe por 30 minutos, depois que sair a pressão. Abra a panela, retire a galinha e reserve, adicione os demais ingredientes (exceto a hortelã) e volte ao fogo, com a panela aberta. Desfie a galinha e adicione à sopa em cozimento até que esteja tudo bem cozido. Junte as hortelãs e sirva.

RECEITA: Ana Anita.

01/04/2009

Você come de Tudo???

Achei legal a idéia e resolvi postar por aqui também... Foi de lá do Blog da Ale, Já Pode Casar... Ela fez esta brincadeira e pensei em colocá-la aqui também para, como diz ela, conhecermos melhor nossos gostos gastronômicos.
. Abaixo esta uma lista de 100 comidas (ou coisas) que todo bom onívoro deveria provar um dia. A lista inclue comida fina, comida estranha, comida do dia a dia, e algumas muito ruins meeeeeeeesmo. Não se preocupe se você não tiver provado alguma, eu também não, mas um dia chegaremos lá. Se não souber, se não conhecer alguma comida da lista, procure no Wikipedia ou no tio Google (confesso que fui atrás de alguns aqui...hehehehe)
.
Como funciona:
1-Copie essa lista no seu blog incluindo as instruções
2-Coloque em negrito os itens que você já comeu (como meu negrito parece pouco, colocarei em outra cor)
3-Risque os itens que você nunca comeria
4-Coloque um aviso em forma de comentário aqui neste blog, caso faça também.

A lista dos 100:
01-Carne de veado
02-Chai
03-Ovos Rancheiros
04-Bife Tártaro
05-Carne de Jacaré (é melhor que de frango)
06-Chouriço (não gostei das versões doces que comi no Uruguai)
07-Fondue de queijo
08-Carpa
09-Borscht(sopa de beterraba fria)
10-Doce de jiló
11-Lula empanada
12-Mousse de maracujá
13-Sanduíche com manteiga de amendoim e geléia
14-Curry
15-Cachorro quente em algum carrinho na rua
16-Epoisses (um dos queijos mais fedidos do mundo)
17-Trufa preta (não e o chocolate não)
18-Vinho do Porto
19-Caldo de mocotó (odiei! Ecaaa)
20-Sorvete de pistachio
21-Blueberries (mirtilo)
22-Tomates verdes
23-Pate de fígado de ganso (ou pato) (achei forte demais!)
24-Sashimi
25-Dobradinha
26-Jalapeños
27-Carne de coelho
28-Ostras
29-Baklava (sobremesa arabe)
30-Broto de feijão
31-Wasabi
32-Clam Chowder
33-Mojito
34-Chucrute
35-Root Beer
36-Conhaque
37-Pequi
38-Cuzcuz marroquino
39-Lagosta
40-Rabada
41-Carne de carneiro
42-Inseto ( não vale aqueles sem querer,hehehe)
43-Phaal (comida indiana com curry)
44-Leite de Cabra
45-Um wisky que vale 100 dolares ou mais
46-Piranha
47-Brie
48-Carne de rã
49-Brigadeiro de colher
50-Ouriço do mar
51-Jaca
52-Arroz carreteiro
53-Scargot
54-Tiramisu
55-Big Mac
56-Mac and Cheese
57-Gin Martini
58-Bloody Mary
59-Cebola frita empanada
60-Sangria (a bebida? esta já foi sim! hehehe)
61-Marshmallow
62-Rosca de Batatas
63-Flores
64-Caviar
65-Cajamanga
66-Miolo de boi (never!)
67-Churros
68-Bacalhau a Gomez de Sa
69-Banana frita
70-Chilli
71-Gazpacho
72-Pamonha Salgada
73-Carambola
74-Carne de bufalo
75-Carne de tartaruga
76-Sake
77-Torta de maçãs
78-Risoto
79-Chá preto chinês
80-Margarita
81-Acarajé
82-Mungunza
83-Paçoquinha de amendoim
84-Lasanha de Berinjela
85-Bife a cavalo
86-Kafta
87-Sorvete de milho verde
88-Suco de Pitanga
89-Carne de cavalo (não comi que eu saiba pelo menos! hehehehe)
90-Trufas de chocolate
91-Sardinha
92-Carangueijo
93-Torta de limão
94-Bolinho de chuva
95-Rapadura (não gostei!)
96-Bagel
97-Ganache
98-Polenta Frita
99-Capuccino
100- Carne de cobra

Lembre-se, caso queira participar da brincadeira, avise aqui por comentário, contando o que gosta ou não de comer, ou jamais provaria... ;)
.
Besitos a todos!