29/06/2009

A hora do Quentao!

Nos acréscimos do segundo tempo, ainda pude participar da brincadeira da Quadrilha Gastronômica do Blog Eu Mulher da minha amiga Ana. (confira o selinho logo abaixo)

A brincadeira consiste em participar com alguma receita relacionada a época (festas juninas), tendo ou nao em seu país de origem ou moradia...

Bom, sou Brasileira com "B" maiúsculo e no meu país tem sim esta festa... e lembro que desde nossa infância comemoramos, reunidos a familiares, com direito a fogueira, pipoca, pinhao e até pau de sebo. Que sempre tinha um bom presente lá em cima, mas eu nunca consegui ganhar... (meu trauma infantil... hehehehehe) :DD

O organizador das festas familiares, é um tio meu que até hoje gosta da funçao para animar a criançada e se divertir junto aos adultos... eles rindo das crianças... :P (outro trauma meu! hehehehe)

Bom, como me deu tempo de participar da brincadeira virtual da Ana, resolvi fazer um quentao que ainda nao tinha entre as postagens (pelo menos eu ainda nao tinha visto).

Simples e rápido, pra aquecer o corpo em dias frios, típicos desta época do ano!

INGREDIENTES
01 litro de vinho tinto
02 xícaras de água
60g de gengibre em fatias finas
04 cravos da índia
02 limoes cortados em rodelas (usei o rosa, ou limao tangerina)
Casca de uma laranja (opcional)
02 paus de canela de tamanho médio
02 xícaras de açúcar
Coloque o açúcar em uma panela funda ( 02 litros de capacidade). Leve ao fogo e caramelize levemente. Com cuidado( pra nao se queimar), acrescente a água fervente, os cravos da índia, gengibre, a canela, as fatias de limao e a casca de laranja.

Ferva em fogo baixo por uns 10 minutos para que o caramelo dissolva. Acrescente o vinho e ferva novamente por uns 5 minutos. Coe e sirva.

Selinho da Brincadeira

26/06/2009

Arroz de forno e a visita de domingo!

Esta aqui, há dias está por ser postada... Tanto que até a Sofia (minha amiga real e vizinha) já me pediu a receita antes de eu postar aqui e, ela mesma já fez...

Tá ficando prendada a moça! Quem duvidava dos dotes culinários desta guria, pode admirar-se e saborear boa comida e variada...

Bom, espero que me perdoem, por nao ter tirado fotos da parte interna do prato... é que como era pra visita... nao mexi antes dos convidados, e depois em meio a conversas... acabei me esquecendo! Mas garanto, tá tudo aí debaixo deste queijinho derretido! hehehehehe

INGREDIENTES DO ARROZ
02 dentes de alho amassados
03 colheres de sopa de azeite
01 xícara de arroz lavado e escorrido
03 xícaras de agua fervente
Sal a gosto

COMPLEMENTO
02 colheres de sopa de creme de leite
200g de presunto fatiado
250g de mussarela fatiada
100g de parmesáo ralado para polvilhar
Orégano para polvilhar

RECHEIO
01 Cebola picada
01 lata de milho verde escorrido
01 lata de ervilhas escorridas
01 pimentao vermelho picado
01 xícara de chá de vagem picada
01 xícara de batatas picadas e aferventadas
01 cenoura grande picada e aferventada
Sal a gosto

Para o recheio, misture tudo e reserve.

Prepare o arroz, fritando o alho e junto a este, agregue os outros ingredientes. Cozinhe à sua maneira, por aproximadamente 25 minutos (ou a gosto). Retire do fogo e reserve. Deixe que amorne e misture o creme de leite.

Coloque em um refratário, o recheio, cubra com o presunto, a mussarela e coloque o arroz por cima. Polvilhe com o parmesao, o orégano e leve ao forno médio, por mais ou menos 20 minutos. Retire e sirva.

23/06/2009

Peceto Recheado e o almoço do meu Aniversário

Este foi o almoço do meu aniversário... Uma comida simples de aquecer a alma e com ingredientes ao alcance das maos...

Estava tudo perfeito... E, deixando a modéstia de lado, a comida ficou DIVINA! :DD

O final de semana coincidiu com um feriado por aqui e escolhemos a Casa da Bertita, irma do Pepe e prima da Sofia, para passear... Eu a conhecia apenas de blog, messenger e orkut,
aproveitei para conhecê-la pessoalmente. A impressao nao poderia ter sido melhor. Uma pessoa fantástica, meiga, amorosa, muito gentil, refinada e linda.

Me deixou a vontade em sua casa, e quando digo isto, é que me liberou a cozinha... hehehehehe... e eu aproveitei!

Para desfrutar o friozinho que fazia, a hospitalidade e de alguma maneira eu retribuir as boas vindas, fiz este Peceto, eleito por ela mesma.

A idéia foi da Berta e o feitio foi meu, eu cozinhava, ela limpava... Asseguro, formamos uma bela dupla!

Berta, obrigada por tudo!
2kg de Peceto (tatu)
Sal
Pimenta
Adobo (ou orégano)
Alho amassado a gosto
02 colheres de sopa de óleo

Recheio
100g de presunto em fatias
01 pimentao em tiras
01 tomate grande sem sementes em tiras
01 cebola grande em tiras
100g de bacon em fatiasMolho de Tomates
01 lata de molho pronto
01 cebola em tiras
01 pimentao em tiras
03 colheres de sopa de óleo
03 colheres de sopa de açúcar
Água o suficiente

Faça um buraco no centro do Peceto, coloque os ingredientes do recheio, de maneira que fiquem bem distribuídos, feche as pontas com palitos de dentes. Reserve. Em uma panela grande, aqueça o óleo, coloque o açúcar e deixe caramelar. Coloque o peceto reservado, e cele de todos os lados. Acrescente os ingredientes do molho e vá colocando água sempre que for necessário até que a carne esteja macia e o molho encorpado.

Dicas: Este é um cozimento lento, pelo menos duas horas. Caso tenha panela de pressao, faça o mesmo procedimento, porém, deixe-a cozinhar por aproximadamente 40 minutos, depois que sair a pressao, abra, verifique a maciez da carne e estará pronta.

E olha nós todos aqui! E aproveito para agradecer os regalos... hehehehe :)

20/06/2009

Meus 34... Viva eu!

Bom, estou postando hoje por um motivo especial...

Após adentrar ao time dos balzaquianos (será que é só uma exclusividade feminina ser "balzaquiana" ?), a visao de vida torna-se, um pouco... diferente.

Sim, faço 34 primaveras no dia de hoje. E cruzar esta linha não é nada fácil... Quando menos esperamos... estamos lá, nos aproximando dos ENTA... QuarENTA, CinquENTA... Mas enfrento esse momento com resignação e coragem, e com fé de que nos próximos anos, ainda estarei aqui escrevendo e torrando a paciência de vocês.

Nao é fácil encaixar-se nesta idade, que ainda parece nao condizer bem comigo... Sou moleca, fanfarrona, inadequada, mimada, chorona, sonhadora, idealista, turrona, teimosa e por aí vai... (os que me conhecem podem contar com certeza, e com detalhes... :DD). Se bem que, ao alcançar este tempo, aprendi muito, errei muito, mas confesso estar mais feliz com esta Anita de hoje...

A Anita de hoje, é risonha, falante, comunicativa, brincalhona, amorosa, falta se resolver em algumas coisas ainda...mas aos poucos tá indo...

Tenho minhas neuras, nao gosto de rotinas, tenho minhas "loucurinhas", frescuras (e muitas), amo emoçoes, e só isto já vale para comemorar...

Entao, por este motivo comemoro, para tirar rastros de infernos astrais e me despedir dos 33 com glórias... Estarei comemorando meu aniver no Uruguai (como fiz ano passado), de maneira um pouco diferente, com amigos diferentes, mas aproveitando bem do mesmo jeito.

Gostaria de aproveitar e agradecer, desejando tudo de bom sempre aos amigos de coraçao, virtuais ou nao, que me acompanharam por aqui em um pedaço desta jornada, dias melhores e piores, mas dias vividos intensamente há 34 junhos.

Besitos a todos com muito carinho e Viva Eu! hehehehehehe...

17/06/2009

Pavê de Sonho de Valsa que foi pra Comê!

Quem nunca passou por aquela piadinha de doer... PAVÊ OU PÁ COMÊ! Ninguém merece, mas é a típica brincadeira que nao sai de moda... E como sempre tô na moda... (oi? hehehehehe) Ói nóis na brincadeira por aqui também... :DD


Bom, piadinha a parte, esta sobremesa, é bem diferente do tal Pavê (que confesso nem ser tao fá assim), ele lembra muito um pavê, no formato de ser feito, mas diria que se aproxima mais de um bom sorvete. E o melhor de tudo, recheado de muitos bombons.


Se você como eu, desde sua infância, gosta deste doce, torrava a paciência de sua mae para que sempre lembrasse de comprar pelo menos um pra você, apesar dos avisos de VOCÊ VAI FICAR SEM DENTES POR TANTO AÇÚCAR... Esta é sua sobremesa...


Aproveita e conta aí, qual a chantagem que tu fazia pra ganhar bombom... :))


INGREDIENTES 01 lata de leite Condensado
01 lata (mesma medida) de leite
03 ovos (gemas e claras separadas)
01 colher de sopa de amido de milho
10 bombons Sonho de Valsa cortados grosseiramente
1/2 de xícara de leite
03 colheres de sopa de chocolate em pó
06 colheres de sopa de açúcar
01 caixinha de creme de leite
Chocolate em pó para polvilhar
Misture o leite condensado, o leite, as gemas, o amido e leve ao fogo, mexendo até formar um mingau espesso.

Coloque em um prato adequado e deixe esfriar. Coloque os bombons picados sobre este creme já frio.

Misture a 1/2 xícara de leite, com o chocolate em pó e despeje sobre os bombons picados.

Bata as claras em neve, adicione o açúcar aos poucos e continue batendo para formar um merengue. Vá colocando o creme de leite no merengue aos poucos.

Coloque este creme para finalizar a sobremesa. Polvilhe com chocolate em pó. Leve ao freezer até o momento de servir. Sirva beeeeeem gelado.

RECEITA: Cris Silva.

15/06/2009

Lombo Recheado com Ameixas e Bacon - Lucy Leony

Este aqui já fiz e adorei fica ótimo e muito suculento. Uma boa idéia para se fazer em festas e eventos que reunem a família e amigos ou até pra se fazer em épocas de final de ano (ou nao... hehehe)... Mas como é muito bom, aconselho que façam antes de qualquer data festiva... Num domingo ou jantar romântico! É mais uma das delícias da Lucy de dar água na boca e comer rezando!

01 ½ kilo de lombo de porco 02 colheres de sopa de alho picado
Sal a gosto
Pimenta moída na hora
01 ramo de alecrim
Tomilho fresco
01 folha de louro
01 copo de suco de laranja
01 copo de vinho branco
Suco de um limão
.
Passe o alho e o sal no lombo. Misture todos os outros ingredientes e despeje sobre o lombo. Deixe a carne nesta marinada por uma noite.
.
Recheio
100 gramas de bacon picado
250 gramas de ameixas secas sem caroços
.
Frite o bacon até dourar e junte as ameixas. Deixe refogar por dois minutos e desligue o fogo. Com uma faca faça um furo no centro do lombo em todo o comprimento. Rode a faca para alargar o buraco. Encha bem o buraco com as ameixas empurrando com o cabo de uma colher de pau.
.
Amarre o lombo com barbante de cozinha. Aqueça seis colheres de sopa de azeite em uma panela grande. Retire o lombo do molho, enxugue com papel e doure-o na panela, de todos os lados. Junte então a marinada, e cozinhe o lombo devagar.Vá pingando água até a carne estar macia e dourada.
.
RECEITA E FOTO: Lucy Leony.

12/06/2009

Chuleta de Panela e coisas do inverno...

Estes dias no Blog da Dri, vi uma postagem que falava das coisas que nao conseguimos fazer durante o inverno... tais como:

- Acordar cedo;
- Tomar banho;
- Lavar as maos depois de fazer Pipi
- Fazer bobiça (isto é por conta e risco dela) hehehehehe
- Tirar as maos do bolso...

Concordo plenamente com ela... Mas adicionaria aí mais uma... COMER POUCO! Como é dificil manter uma dieta ou regime, em dias de muito frio... parece que o corpo pede... e a louca aqui dá!

Como com gosto. A sorte é meu metabolismo ajudar...pobre dos restantes que me acompanham... :DD Porque por exemplo, esta comida, eu comi e muiiiiito! hehehehe...

Chuleta de Panela
INGREDIENTES
02kg de chuleta sem osso
Sal e Pimenta a gosto
Ervas secas (orégano, adobo, tomilho...)
Pimenta Calabresa a gosto
02 colheres de sopa de açucar
02 colheres de sopa de óleo
05 cebolas grandes cortadas em rodelas grossas

Chuleta Bovina

Tempere a carne de véspera. Em uma panela grande, aqueça o azeite e coloque o açucar. Deixe-o caramelar. Adicione a carne temperada, e frite-a. Vá colocando água aos poucos para que se forme um caldo escuro. Repita este processo, por aproximadamente, 2 horas. Quando a carne estiver bem tierna, acrescente as cebolas para que se cozinhem no molho formado.

Sirva a seguir acompanhado de salada e um arroz. Eu servi com um arroz de forno, mas esta conversa, fica para um outro dia...

PS.: É mentira a parte que nao tomo banho e nao lavo as maos hein... Sou pobre mas sou limpinha! :)

E você, o que nao gosta durante o inverno, comente aí! ;)

10/06/2009

Bolo bem simples de chocolatete!

A discussao inicial era... QUAL SERÁ O BOLO???... Bom, por quase unanimidade foi de Chocolatete! isto sim, com dois "tes" mesmo. Pra ter muito chocolate. Este era o único quesito, ter muito, e sabor acentuado de chocolate. E ficou!

O pessoal aqui é formiguinha até o último fio de cabelo e pra tratar bem a todos, só a base de açucar e acho que acertei na receita... Busquei nos blogs e achei uma receitinha da Li, do blog Cozinha da Iliane, apenas variei um pouco alguns ingredientes para adaptar aos paladares daqui.

Bom, nem mesmo a Sofi (toda de regime) aguentou...provou o bolo. Tia Cotinha, levou um pedaço pro chá da tarde, Pepe, cuidava do bolo pra que nao escapasse nenhum pedaço, mas foi a Mati que deu fim no pobre! Ficou bom mesmo...

E parece que todos gostaram.

MASSA: 100g de manteiga sem sal
100g de açucar
02 ovos grandes(ou 03 pequenos)
100g de farinha de trigo
03 colheres de sopa de chocolate em pó
02 colher de chá de fermento para bolo


COBERTURA
100g de creme de leite
100g de chocolate meio amargo


Na batedeira, bata a manteiga com o açucar até obter um creme claro e leve.
Adicione os ovos, um a um, para que fique bem homogêneo. Fora da batedeira adicione, o trigo, o cacau e o fermento.

Coloque em assadeira forrada com papel manteiga e untado, leve para assar por mais ou menos 35 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC.

Para a cobertura, derreta o chocolate em banho maria e misture o creme de leite. Aplique. Decore a gosto.

Depoisproveitebemobolinhu! :))

06/06/2009

Retornando aos poucos e um Pastel de Batatas

As vezes temos a certeza de tudo e ao mesmo tempo de nada...

Estes dias passei por algumas situaçoes um "pouco" delicadas... Como todos sabem eu era casada. Mas como a vida dá voltas e voltas, resolvemos nos separar. Separamos, nos querendo bem (se é que isto existe), terminamos após conversar muito e muito e decidimos que seria o melhor para nós dois. Sem recentimentos, sem cobranças, sem nada! Continuamos amigos, mas cada um seguindo sua vida e espero sinceramente ( e ele sabe disto) que seja muito feliz.

Entao, tem vários amigos(as) que ainda ñ sabem, e andam a me perguntar... mas aí está o meu motivo de que, por vezes estive um pouco afastada dos blogs e de comentar como eu fazia sempre...

Mesmo que uma separaçao seja feita em comum acordo, sempre ficam marcas, dores e é inevitável sentir a falta, mesmo que seja por preocupaçao ou apenas a companhia... Porque foram 7 anos de lutas, bons e maus pedaços juntos.

Mas a vida é esta, e assim se deu as coisas. Garanto a todos que estou "bem de bem" (como dizem por aqui), estou trabalhando, tive o apoio de amigos (Sofia e Pepe que vocês já conhecem aqui deste blog), e lhes garanto que se nao fossem os amigos eu nao seria nada!

Estou retomando minha vida aos poucos, e pra voltar as postagens culinárias, fiz um Pastel de Batatas, o famoso Escondidinho aí do Brasil. Serve como prato único, acompanhe apenas com uma salada, eu fiz de Rúculas.

Pastel de Batatas
INGREDIENTES
01 kg de batatas cozidas
01 lata de creme de leite
sal e noz moscada a gosto

RECHEIO
4 colheres de sopa de óleo
01 cebola picada
02 tomates sem pele e sem sementes
01 kg de peito de frango cozido e desfiado
1/2 xícara de azeitonas picadas (ñ coloquei, ñ tinha em casa)
Sal e salsa picada a gosto
Queijo parmesao
01 ovo

Esprema as batatas ainda quentes, misture com o creme de leite, tempere com o sal e a noz moscada. Reserve.

Em uma panela  com fogo médio, refogue a cebola e os tomates. Junte o frango e refogue por mais 3 minutos. Retire do fogo, acrescente as azeitonas picadas, tempere com o sal e a salsa. Coloque o purê num refratário e sobre este, o refogado de frango. Reserver.

Misture o queijo parmesao com o ovo, ligeiramente batido e coloque sobre o refogado de frango. Leve ao forno médio pré-aquecido, por 15 minutos, apenas para gratinar. Retire e sirva.
RENDIMENTO: 06 porçoes.
RECEITA: Ana Anita.

03/06/2009

BOMBOM DE TRAVESSA

Fácil e deliciosa! hummmmmmmmm...


INGREDIENTES

500g de Uvas Itália ou Thompson (aquela sem sementes)
02 latas de leite condensado
01 lata de creme de leite
01 barra de chocolate ao leite (200 g)
02 colheres de margarina

Granulado para decorar

PREPARAÇÃO


Coloque o leite condensado e a manteiga e leve ao fogo mexendo sempre até começar a soltar do fundo da panela. Coloque em um pirex e reserve.Deixe esfriar e coloque as uvas. Derreta em banho-maria o chocolate e misture o creme de leite. Coloque por cima das uvas. Decore a gosto. Leve à geladeira.

Dica: As uvas podem ser substituídas por morangos.


PS.: Gostaria de agradecer a todos pela força e as palavras de carinho. Obrigada Amigos!