31/07/2009

Mais um "tiuti" e umas Batatas Surpresa....

Gésuscraimi... deu "tiuti" outra vez... Pois é pessoas, novamente fui parar no pronto Socorro. Desde a semana passada estava não me sentindo muito bem, mas ignorei a informação do meu corpo que estava gritando e pedindo helpsss... Me atacou mais uma vez a minha infecção urinária (pra você que sentou na janelinha não se perder na história, tudo começou aqui).

E desta vez foi de terror a coisa, não conseguia nem andar direito.

Resultado??? Vê dotôôô! Tomá tick na b...nda, soro na veia e ficá de moio no ospitá a noitinterinha oiando teto e contando lajota. Coisa mais sinistra afff... :(

Mas agora já to bem, tá tudo dominado. Até sairam estas batatas, fáceis de fazer e mais fáceis ainda...de comer! :)


Batatas Surpresa
  • 08 batatas grandes
  • 01 cubo de caldo de frango
  • 100g de maionese
  • Ervas seca a gosto
  • 100g de mussarela de búfala em cubos (ou a gosto)
  • 100g de lombo canadense em cubos
  • Azeitonas sem caroço
  • Farinha de rosca para empanar
  • Óleo para fritar
Antes de fritar

Descasque e cozinhe as batatas inteiras utilizando o caldo dissolvido na água. Cozinhe-as ao dente. Escorra. Corte-as ao meio. Em cada metade, com o auxílio de uma colher de café, faça pequenos buracos em seu centro, formando um “oco”. Recheie cada metade “oca” com o queijo, a azeitona e o presunto. Junte as duas partes de batata, montando uma batata inteira.

Passe-as na maionese dissolvida em um pouco de água (para que não fique tão espessa) e as ervas secas. Passe-as na farinha de rosca, aguarde um pouco para que a farinha absorva a umidade da maionese (pode até repassar na farinha de rosca se achar necessário) e frite em óleo bem quente.

DICA: caso tenha medo que elas abram no fritar, coloque 02 palitos de dente unindo as metades, para garantia.

28/07/2009

Quero ser feiticeira, um Café com Brevidades e uns selinhos...

Quem nunca quis ser uma feiticeira quando criança, ou até mesmo depois de adulta??? Eu quis ser, e até hoje tenho vontade de fazer alguns feitiços acontecerem... :DD

Tem momentos na vida da gente que tudo o que mais queríamos era um feiticinho...hehehehe

Naqueles momentos que tu quer deixar a louça suja limpar a cozinha num piscar de olhos, cumprir as funções com maior agilidade, sumir tipo purpurina , aturar o cachorro do teu vizinho estar mais presente, ganhar na mega sena aaaiii aqueles 56 milhões... eu queeeeero ser uma feiticeira....

Mãããããããs, como numpossú, vâmo que vâmo levando e trabalhando... E le rê, le rê, le rê, le rê... Mais levando que trabalhando! :)

Na contra mão das coisas, da correria do dia a dia, abandonei o mundo exterior, esqueci da vida, mergulhei na minha cozinha e fui fazer um café como os di mamã. Com direito a biscoitos e mesinha decorada. (que mimosa eu hein??? e o mundo acabando lá fora, e eu? tô nem aí, tô nem aí)... Fiz uma receita dela de Brevidades.

Saíram não tão bem como os di mamã, porque comidinha di mamã não tem igual, mas tava bom demais, me deliciei com os biscoitinhos e ainda me dei ao luxo de enfeitar a mesa com uma florzinha, um mimo feito pra mim mesma! :DD

Brevidades

  • 02 xícaras de amido de milho
  • 01 xícara de açúcar
  • 03 ovos inteiros
  • 01 colher de sopa de manteiga
  • 01 colher de sobremesa de fermento para bolos

Bata os ovos com o açúcar até que esteja bem espumado, acrescente os outros ingredientes, sendo o fermento por último. Unte forminhas de empada, coloque em cada uma com massa até a metade apenas, pois cresce enquanto assa. E asse em forno pré-aquecido por uns 15 minutos ou até que estejam douradas.

DICA: No dia ficam bem crocantes. Caso vá armazenar, guarde em recipiente hermeticamente fechado, para que não perca a textura.

Na garupa do alazão, vamos de selinhos...

O primeiro do Blog O Baú da Titia, da Lia (não é da Titia da Lia, é da Lia mesmo!), e da Ana Carolina, do blog Comidinhas e Coisinhas, duas pessoas maravilhosas, que sempre estão por aqui. Obrigada pelo carinho amigas.

O Segundo, é da Jacque, outra flor de pessoa, que tem o Blog Arco Íris Encantado. Agradeço a lembrança amiga.

25/07/2009

Bruuu que frio e um Creme de Cenoura com Maçã

Alguém aí lembra aquela história do mosquito na cozinha???

Um mosquito passou a manhã toda incomodando na cozinha. E ia pra lá, vinha pra cá, e o cozinheiro ‘P...ossuído” de raiva. Então, o cozinheiro resolveu dar um castigo para o pobre mosquitinho. Resolveu aprisioná-lo achando que a morte rápida, seria pouco para quem tinha o incomodado tanto durante uma manhã inteira.

Com o auxílio de um copo, prendeu-o e jogou o pobre bicho dentro do congelador para que sofresse e morresse congelado. Fechou a porta e saiu para resolver outras coisas. Depois de muito tempo distraído e ocupado, lembrou-se do pobre mosquito e pensou:
- Há horas já deve estar congelado! Bem feito pra ele!

Quando o cozinheiro abre o congelador, não é que este toma um susto? Tava lá o belo mosquito, fazendo polichinelo e gritando bem alto:

- EU NÃO VOU ME CONGELAR! EU NÃO VOU ME CONGELAR! EU NÃO VOU ME CONGELAR...

hehehehe... Genteim assim to eu, quase congelando, mas aqui nem na base do polichinelo, ta um frio de doer... tô virando picolé, ou sacolé, como chamam em alguns lugares... A minha dúvida é de como ficará meu nome depois de congelada, ANICOLÉ ou PICONITA...

Dá seu palpite aí, qual tu prefere???

Bom, o que importa é fazer como o mosquito, não desistir nunca! :DD

Pra esquentar... ‘borá’ pra cozinha fazer uma sopa cremosa!

Creme de Cenoura com Maçã

250g de cenouras
01 cebola grande picada
100g de maçã verde
01 folha de louro
02 colheres de óleo
01 dente de alho


Limpe e corte as cenouras em rodelas finas. Descasque as maçãs e corte-as em lâminas. Reserve. Frite a cebola e o alho no óleo, adicione as cenouras e as maçãs reservadas.

Adicione água e cozinhe por uns 45 minutos, ou até que estejam bem macias. Depois de bem macias, retire do fogo e passe pelo liquidificador, para formar um creme.

Retire, devolva a panela, tempere sal e pimenta. Se necessário adicione água, para que não fique muito espessa.

Decore com creme de leite.

Receita: Ana Anita.

23/07/2009

Tagliatelle com mini almôndegas e Reza minha filha, reza... senão...

.

Senão eu caio nas mãos do "encardido". Mas o motivo de eu cair na tentação, é eu ter xingado até a bisavó do fabricante de uma marca de macarrão e do dono de um super, onde eu comprei a massa pra fazer a receita de hoje...

A história foi mais ou menos assim...

Cena 01:

  • Vontade de se empanturrar de comer massa.
  • Constatar no armário que não tem a massa.
  • Ter uma preguiça ferrada pra ir no super.
  • De preguiça, ir no super mais próximo.
  • Aquele super “mini micro” que tem perto de casa...

Cena 02:

  • Ter a brilhante surpresa que no mini micro, só tem duas marcas de massa.
  • A difícil escolha entre A or B.
  • Escolher a A.

Cena 03:

  • Chegar em casa, voar para a internet cozinhar e limpar (ê le rê, le rê, le rê, le rê)
  • Cozinhar a massa e notar que é daquelas que quebram todinha na panela... :(
  • Quase arrancar os cabelos de raiva!

Cena 04:

  • Quase careca, xingando a bisavó do fabricante da massa, ir a um super que presta comprar uma massa que presta!

E assiiiiim... nasceu a receita de hoje... :DD

Tagliatelle com mini almôndegas

ALMÔNDEGAS

1/2 cebola ralada
100 g de carne moída (patinho)
1 ovo
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
sal e pimenta-do-reino a gosto

MOLHO

1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassados
2 xícaras (chá) de molho de tomate temperado
1/2 xícara (chá) de manjericão picado
sal e pimenta a gosto

Almôndegas: coloque em uma tigela a cebola, a carne moída, o ovo, a farinha de rosca, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino. Misture com uma colher ou com as mãos, até obter uma massa homogênea. Com a massa modele 24 mini bolinhas e leve para assar em forno beeeeeem quente, até que estejam bem douradas.

Molho: em uma panela, aqueça o azeite de oliva, junte a cebola e o alho e refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar transparente. Acrescente o molho de tomate e as mini almôndegas e misture delicadamente. Deixe cozinhar por 15 minutos, ou até que o molho fique espesso. Por último, adicione o manjericão e o sal. Cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 5 minutos. Retire do fogo e reserve, mantendo aquecido. Coloque sobre a massa já cozida, decore a gosto e sirva a seguir.

19/07/2009

Mignon Grillé e Feliz dia do Amigo...

Não sei como pode existir vegetarianos por aí... Sei que gosto é gosto e opiniões quanto a este assunto...NÃO SE DISCUTEM. Mas garanto (e aconselho) aos carnívoros que por aqui passam, façam esta receita! Simples mas o sabor surpreende até para os mais céticos.

A mistura dos temperos faz toda a diferença e mesmo àqueles, que teimam em dizer que mignon não deve conter muitos temperos para não tirar o sabor da carne, podem ser facilmente convencidos depois de provar este assado.

Aproveite e faça, para uma reunião simples ou uma ocasião formal, uma dica para fazer bonito sem muito esforço, e ainda te chamarem de Moça Prendada! :DD

02 kg de filé Mignon
01 ramo de alecrim fresco
01 casca de laranja (raspas)
03 dentes de alho poró em fatias
500ml de vinho branco
Sal e pimenta a gosto

Em um recipiente, misture o alecrim, as raspas da casca da laranja, o vinho, o alho, o sal e a pimenta, besunte a carne e deixe-a no tempero por pelo menos 4 horas.

Aqueça uma frigideira anti-aderente com um fio de óleo e sele a carne dos dois lados. Enquanto isto aqueça o forno à temperatura máxima. Retire a carne da frigideira, coloque em uma assadeira e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até que esteja a seu gosto o ponto da carne (o pessoal aqui gosta deste jeito aí, o boi meio "berrando" na mesa. hehehe). Sirva com batatas e cebolas assadas.

Bom, além de convidá-los para provar esta carne (não se preocupem, também tem frango, peixe, espetinho de vegetais prôs que não simpatizam com carne vermelha :DD ), gostaria de desejar a toooooodos meus amigos(as) um Feliz dia 20 de Julho, Dia do Amigo!


Modéstia a parte... hehehehe... Lembre-se que, amigo que é amigo, te dá um pedacinho de chão, quando você precisa de terra firme, ou um pedacinho de céu, se é sonho que te faz falta!

É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir devagar, a angústia pela compreensão dos acontecimentos. É também aquele que fica enfurecido por enchergar seu erro, e querer tanto seu bem, que mesmo sabendo que a perfeição é utopia, te aceita.
.
Isto é o verdadeiro amigo!
.
Con cariño a todos.

16/07/2009

Puxão de orelhas, um Judeu Enrolado e alguns Selinhos...

Vou explicar o porque do "puxãozinho de orelhas"... Pelo que andei olhando, está quase uma unanimidade ocorrendo pela blogosfera... O povo, entra, olha, bisbilhota, até aí tudo bem, mas aí sai sem comentar nadica! :( e isto deixa a genteimtãodeprê! :( afffff....

Juro, que se eu começar a engordar por causa desta minha excessiva preocupação com a falta de comentários, eu rogo uma praga em cada um(a) de vocês hein??? Nem fazendo horroooooores de dieta, vão perder as celulites!

Antes aqui, passavamos dos 50 comentários, chegar aos 30 era bico... mas agora a coisa "muchô" :(

Tá certo, que tive uns dias meio ausente por motivos de força maior, mas sempre to aí rentequenempãoquente!

Não deixe esta blogueira "tisti", comenta aí vaaaaaai, nem que seja pra dizer OI!...não custa nada e eu vou adorar saber que tu passou por aqui. Todos sabem que são meus convidados sempre! Dale!

Bom, o Judeu já é outra história. Ele entrou no ritmo do meu enrolamento e assim saiu umas das receitas que sempre faço em casa, além de ser rápida, ainda é com ingredientes simples que temos na cozinha, não requer prática ou habilidade, é uma das variantes da nossa "camaleoa" Carne moída.

Tu pode estar a pensar, o porque deste nome... é que era pra sair um kibe e virou um rolo...deu pra entender??? hehehehe... :)


INGREDIENTES
500g de carne moída
01 dente de alho
Sal e pimenta a gosto
½ cebola picadinha
01 colher de sopa rasa de trigo (ou um pão francês molhado e moído)
01 ovo

RECHEIO

Fatias de bacon, mussarela e presunto a gostoTiras de cenoura pré-cozidas
Tiras de cebola pré-cozida
Tempero verde picado

COBERTURA
Maionese ou pinceladas de molho de tomate, caso queira mais corado.

Misture todos os ingredientes na carne. Abra um plástico, sobre ele abra a carne de forma que fique retangular. Coloque um pouco de maionese, espalhe e deixe uns dois dedos sem colocar nada.

Coloque por cima da maionese uma camada de mussarela, uma camada de presunto, e assim por diante os outros ingredientes e com a ajuda do plástico enrole como rocambole, aperte não muito e termine de unir onde não colocou maionese.

Coloque um pouco de maionese na forma a fim de não grudar e uma camada por cima da carne. Querendo que forme caldo, cozinhe com papel alumínio no forno.

Se quiser incrementar, para acompanhar, faça um molho branco colocando um pouco de vinho e champignon. Sirva com arroz ou purê de batatas.

Na carona, vamos de selinhos...

Obrigada as gurias que tão gentilmente lembraram de mim...

O primeiro da Noah, uma pessoinha iluminada e muito carinhosa, do blog Álbum da Cozinha. Amei o carinho amiga... Fazer um selinho só pra mim??? eu tô chique demais...hehehehe... obrigada amiga!

O segundo, da Brine (que eu chamo de Fa... hehehe), um amor de pessoa também, do blog Kitutes da Brine, obrigada lindinha.

13/07/2009

Milanesas Crocantes com Purê Rústico e... Eu sei, eu sei...tô enrolada!

Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas a todos que acompanham este Blog. Não sumi não...só ando enrolada pra variar!

Ando atrapalhada em mim mesmo, enrolada nos Chinelos, e "voando" de Chacoalhar as Tranças, como diria uma tia minha, e deixei as coisas por aqui no “piloto automático”. Tenho tanto para por em dia, que nem sei por onde começar... :( ...

Deixei de comentar muitos blogs neste período, mas prometo retomar tudo e colocar a casa virtual em ordem... Eu Prometo! :)

Sobre a Receita de Hoje:

Ás vezes, o tradicional pode ganhar uma cara nova se misturarmos alguns ingredientes de nossa cozinha. Ao que parece pelo menos a maioria das pessoas gostam de Milanesas. E isto pode ser bovina, suína ou galinácea, que sempre será bem aceita.

Então, o que custa incrementar um pouco e sair do tradicional? Aqui é apenas uma dica de combinação que pode ser feita, mas como eu sei que você é beeeeeem mais criativo(a) do que eu... saíram muitas coisas e certamente, mais saborosas do que esta que eu lhes apresento... Mãos a obra e vamos pra cozinha!

Para as Milanesas

  • 06 bifes de alcatra
  • Temperos a gosto
  • Farinha de trigo
  • 02 ovos semi batidos
  • Farinha de rosca
  • Amêndoas em lâminas

Tempere os bifes. Passe-os na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e a seguir na farinha de rosca misturada com as amêndoas. Frite-os em óleo quente.

Para o Purê

  • Batatas cozidas e espremidas
  • Leite a gosto
  • Sal a gosto
  • Queijo Parmesão ralado a gosto
  • Bacon frito em cubos
  • Ervas secas a gosto

Misture todos os ingredientes. Coloque em moldes individuais e sirva acompanhando a milanesa.

05/07/2009

Repeteco do Pão Caseiro

Quem não gosta de pao fresco e de prefêrencia caseiro??? Pois bem...eu sou uma destas que nao dispensa! E sempre que posso ou me sobra tempo, faço.

Esta receita não é novidade por aqui, já a fiz dezeeeeeenas de vezes e lhes garanto, simples, fácil e prática. Tanto que, até a esta que vos escreve, sai bem os pães! hehehehe

Logo saído do forno e com uma manteiga pra acompanhar...

Ficabaodemais! :DD

Quem quiser conferir a receita está disponível AQUI. (nao tenha preguiça, clica aí pra olhar!)

02/07/2009

Postre de Coco y Ciruelas, uma combinaçao perfeita!

Dizem que boa comida, te desperta prazeres variados ou te aquece a alma. O que dizer de um doce que passa as duas sensaçoes ao mesmo tempo? A Ameixa (ciruela) é um complemento para o Côco e vice-versa...

Esta foi a sobremesa do meu aniversário (mas tá rendendo esta festa nao???) :DD

Escolhi um doce que já tinha feito, mas da primeira vez não fiquei muito satisfeita com a textura, como não me dou por vencida, resolvi testar de maneira um pouco diferente, fazendo alguns ajustes e agora sim, ficou bem ao ponto.

Na verdade ele é um doce, que pode ser feito para desmoldar, mas como eram muitos os degustadores (e que coooooomem... fiz receita "dúplissss"), resolvemos fazê-lo num refratário comum. Mas fica aí a dica de variar a apresentaçao, e eu tenho uma desculpa bem sólida, para refazê-lo...hehehehehehe :DD

INGREDIENTES
01 kg de ameixa preta sem caroços
01 caixa de morangos (200g)
400g de doce de leite (usei Conaprole, marca Uruguaia)

COBERTURA
400g de coco fresco ralado (ou 300g do seco hidratado)
01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite sem soro
01 envelope de gelatina em pó sem sabor (hidratada)
Em uma tigela, coloque a ameixa picada, o doce de leite e misture bem. Forre o fundo de um prato de servir (ou de uma fôrma de aro removível de 20 cm de diâmetro forrada com plástico filme ou papel alumínio - para facilitar o desmolde). Sobre este creme coloque os morangos. Reserve.

Misture os ingredientes da cobertura e coloque sobre os morangos. Leve para gelar por pelo menos 6 horas. Decore a gosto.

Receita: Tia Cotiña.