29/04/2010

Strogonoff de Músculo e o Espírito da Lâmpada

Além da renite, crise de tosse, neurônios com tiltiiiii, ganhei um “esprítu” me rondando... é sério. A luz do meu quarto está possuída por algum ser... Tá piscando compulsivamente. Não é mal contato, não é problema elétrico, não é a “lâmpida”... Então, a resposta lógica é... “esprítu”.

Gosto de ler a noite, e aí o problema é que, se eu ficar com a luz apagada, com o cansaço que ando, durmo, e se ficar com a luz acesa, acho que estou numa balada... (aí mizifi)
.
Episódios da vida da Anita...
.
Bom, esquece a lâmpada e bóra pra cozinha...
.
Quem disse que uma bela peça de músculo, não pode render um excelente strogonoff???

Strogonoff de Músculo

01 kg de músculo limpo e sem nervuras
01 caixa de creme de leite
½ copo de requeijão cremoso
01 caldo de carne dissolvido em 500ml de água
01 colher de (sopa) de óleo
100 gramas de Catchup
02 colheres de sopa de mostarda
200 gramas de cogumelos em conserva e fatiados
Sal a gosto
01 colher de (sopa) de shoyo
½ cebola picada
03 dentes de alho picados
½ dose de conhaque

Prepare a carne, retirando todas as nervuras, separando as peças e cortando as pontas de nervos (partes brancas). Corte em tiras e coloque em uma panela de pressão. Junte a cebola, o alho, e o óleo. Deixe fritar (sem tampar), mexendo sempre até que a carne comece a dourar e adicione o conhaque de uma só vez para baixar a fritura.

Deixe assim por mais alguns minutos até que o álcool do conhaque evapore. Dependendo do calor do fogo isto ocorre de 2 a 3 minutos. Junte a água, o sal e o shoyo. Feche a panela e deixe em fogo alto até pegar pressão. Depois, deixe em fogo médio por aproximadamente 30 minutos (destape de vez em quando para verificar a textura da carne que deve estar macia mas não desmanchando).

Se a água secar, adicione mais um pouco. Após o cozimento e com o molho de carne reduzido, destape a panela e, em fogo médio, adicione o creme de leite, o Catchup, a mostarda, o requeijão e os cogumelos. Mexa até que o molho fique homogêneo e consistente. Retire e sirva acompanhado de batata palha e arroz branco.


Rendimento: 08 porções.

26/04/2010

Torta Fria Especial e as coisas por aqui...

Tô numa correria, e meus neurônios não estão cooperando... Eu sempre penso "preciso postar no blog... Tenho de ir pra cozinha”... Vou, faço a comida e sempre lembro de algo pra associar na postagem, chega na hora, cadê o que eu tinha pensado?!?... acabo esquecendo qual era o assunto... acho que são coisas da idade... (affff! Será!)

Bom, enquanto eu não lembro o que eu deveria escrever, vou contar como andam as coisas por aqui...

- Lembram da minha renite??? Pois agora além dela, estou lutando severamente contra uma gripe "duzinfernu" que eu peguei... Na verdade nem é bem uma gripe, é mais uma tosse "ducapeta" que tá me perseguindo! E a coisa piora se por acaso eu começo a rir... É só eu começar a rir que desembesto a tossir... Aí eu fico sem ar, porque estou tossindo. Aí eu acho simplesmente hilário eu ficar sem ar de tossir, e continuo a rir... Percebam o ciclo vicioso... Acho que é tuberculose aliada à insanidade... (Será que vou morrer...?? Hómaygódi!)

- Ainda no quesito tosse, dia desses eu trabalhando, chega um colega e faz uma daquelas piadas besta, que só eu mesmo pra rir... Nem preciso dizer que comecei a rir e a tosse piorou consideravelmente... Uma colega até se preocupou se eu era asmática... afff!

- Dia destes, voltando de ônibus da Capital pro interior, entrou uma pirralhinha (acompanhada da mami dela) levando 01 bambolê (não entendeu, crikaki) na cintura, parece piada, mas não é... Entrou enroscando em todo mundo e a mãe, nem pelota... Nem preciso citar que tive um ataque de tosse, né?? (falar "ataque de tosse" é tão mais fééééchon que "ataque de riso"... Tô simpatizando com essa tuberculose!!)

Torta Fria da Anita

1° Recheio

02 cenouras raladas (reserve um pouco para decoração)
01 cebola picada/ralada
150g de azeitonas verdes picadas
02 colheres de sopa de catchup
01 caixinha de creme de leite
01 xícara de maionese
½ colher de sopa de alecrim desidratado

Misture todos os ingredientes e aplique.

2° Recheio
150 ml de creme de leite
60 ml de iogurte natural (03 colheres de sopa)
02 colheres de sopa de maionese
150g de presunto picado
02 colheres de sopa de cheiro verde picado
02 colheres de sopa de picles sortidos picados
01 pimentão vermelho picado (reserve um pouco para decoração)
04 colheres de sopa de cebola picada/ralada
01 colher de sopa de mostarda
02 colheres de sopa de conhaque (indispensável)
Sal a gosto (eu não usei)

Misture todos os ingredientes e aplique.

Montagem

Alterne camadas de Pão de Forma (cortado no comprimento, especial para torta fria) com os recheios. Decore a gosto.

20/04/2010

Assado de Escarolas e Ovos e Aí a Briga começou...

Sabe aquele minuto crucial em que você poderia ter dado outra resposta??? Veja alguns exemplos do que NÃO dizer...
.
Na sala: Minha esposa sentou-se no sofá junto a mim enquanto eu passava pelos canais.Ela perguntou:
"- O que tem na TV? "
Eu disse:
"- Poeira. "
*************** Aí a briga começou... ***************
.
No bar: Minha esposa e eu estávamos sentados numa mesa na minha reunião de colegial, e eu fiquei olhando para uma moça bêbada que balançava seu drinque enquanto estava sozinha numa mesa próxima.Minha esposa perguntou:
"- Você a conhece?"

"- Sim," disse eu, "Ela é minha antiga namorada...Eu sei que ela começou a beber logo depois que nos separamos há tantos anos, e pelo que sei ela nunca mais ficou sóbria.

"Meu Deus!, disse minha esposa, "quem pensaria que uma pessoa poderia ficar celebrando por tanto tempo?"

*************** Aí a briga começou... ***************
.
No INSS: Depois de aposentar-me, fui até o INSS para poder receber meu benefício. A mulher que me atendeu solicitou minha identidade para verificar minha idade.Chequei meus bolsos e percebi que a tinha deixado em casa. Disse a mulher que lamentava, mas teria que ir até minha casa e voltar depois.A mulher disse:
"- Desabotoe sua camisa."

Então, desabotoei minha camisa deixando exposto meus cabelos crespos prateados.

Ela disse:
"- Este cabelo prateado no seu peito é prova suficiente para mim" e processou meu benefício.

Quando cheguei em casa, contei entusiasmado o que ocorrera para minha esposa.

Ela disse:
"- Por que você não abaixou as calças? Você poderia ter conseguido auxilio invalidez também... "

*************** Aí a briga começou...***************
.
No Quarto: A mulher esta nua, olhando no espelho do quarto de dormir. Ela não está feliz com o que vê e diz para o marido:
"- Sinto-me horrível; pareço velha, gorda e feia. Eu realmente preciso de um elogio seu. "

O marido retruca:
"- Sua visão está perfeita! "

*************** Aí a briga começou...***************
.
Melhor ir pra cozinha...hehehehehehe...

Assado de Escarolas e Ovos
01 colher de sopa de queijo ralado
½ xícara de azeite
01 cebola picada
100 gramas de lingüiça calabresa (presunto ou peito de peru)
01 maço grande de escarola (ou acelga)
03 ovos
sal
Cortar a escarola em tiras finas e lavar muito bem. Aferventar em água e sal. Retirar e escorrer bem. Cortar a calabresa em tiras bem fininha e fritar junto da cebola, juntar a escarola reservada, o sal e o queijo ralado, misturar tudo. Colocar num pirex untado com azeite, colocar o refogado de escarola e quebrar ovos, deixando-os inteiros. Levar ao forno regular apenas para que os ovos fiquem no ponto.

PS.: Qualquer semelhança é mera coincidência...

18/04/2010

O Homem Ideal...

Recebi este texto por email, e achei que, apesar de longo, vale a pena ler... então, invista 2 minutos do seu tempo e reflita sobre o assunto...

O Homem Ideal

" Ele existe, sim. E, graças a Deus, está muito longe da perfeição.O homem ideal me faz rir mas nunca usa o riso contra mim. Tem a rara habilidade de saber ouvir e só diz o que é necessário, bom ou a dura e intransponível realidade. Compreende a diferença entre estar presente e fazer companhia.

Não é prolixo, nem tenta impressionar. Não precisa entender de vinho, charutos ou golfe; precisa ser autêntico e admitir que não entende de vinho, charutos nem de golfe (e eventualmente confessar que gosta mesmo é de pinga). Ele não exige a todo instante meu lado risonho porque sabe, como sabe de tantas outras coisas não ditas em sentenças ou discursos, que os dias negros fazem parte de mim.
.
Nota as sutis alterações de humor pelo tom da minha voz e, antes de prejulgar as razões, se predispõe a fazer cafuné ou, sensato, cala-se ao meu lado olhando para a TV. E não exige explicações porque possui uma calma sabedoria que me impele em sua direção: dividir minhas angústias e anseios com este homem é tão acolhedor quanto deitar na grama sob o sol de outono. O homem ideal me dá bronca quando abuso da minha infantilidade ou como chocolate demais e depois reclamo do peso. Ele compra sorvete light e evita discussões posteriores.



Compreende que preciso da sensação indescritivelmente libertadora de sumir por algumas horas e, mesmo não concordando com ela, não me interroga como um oficial, quando piso em casa, levemente para não o acordar, às 2 da manhã.O homem ideal canta. Não precisa ser afinado, mas sussurra (seja ao telefone ou ao vivo) canções que, num dia qualquer, mencionei gostar. Pode saber dançar. E, se não souber, que mantenha a dignidade e fique sentadinho me observando.

Também bebe. Meio pinguço, é daqueles que ficam charmosos de matar com um copo de uísque nas mãos. É deliciosamente sacana três doses acima do normal. Enterra os bons modos e fecha abruptamente a porta do quarto, sem tempo para que eu responda à pergunta nem sequer formulada.Adormece aconchegado a mim, mas não suporta ficar agarrado durante toda a noite.

E também curte cozinhar. Diverte-se tanto numa loja de condimentos como diante de uma prateleira de CDs. Não me expulsa da cozinha mesmo que eu esteja atrapalhando. Não me dá fusilli na boca, mas o serve no meu prato, com pouco queijo e muito molho. O homem ideal está sempre disposto a me ouvir, mesmo que seja nos minutos desagendados à força durante o dia cheio, e não usa trabalho nem cansaço como desculpa para suas eventuais faltas; as assume e, até, se desculpa.

Não se esquiva de discutir os problemas que não se solucionam com notas de 100. Não considera fraqueza dizer que me ama. Pede ajuda quando sente que o peso colocado sobre seus ombros extrapolou sua força. E chora. Não faz promessas porque sabe que nem sempre é possível cumpri-las. Vive regido por sua consciência e, impulsivo, assassina a etiqueta e comete atos passionais. Então faz besteiras, erra, engana-se. E nem por isso deixa de ser maravilhoso - apenas segue sendo magnífica e tropegamente humano.O homem ideal é imperfeito, numa imperfeição que combina exatamente com a minha."

Por Ailin Aleixo, mas que poderia ser escrito por Anita.

PS1: Depois desta, vou até almoçar fora... bjno6td, fuiii.

14/04/2010

Torta pro jantar e os bichos me perseguem...

Sempre tive problemas com insetos... Sim... eu tenho PAVOR de insetos, bichos e Cia Ltda... E acho que eles reconhecem meu medo, porque sempre se atiram em cima de mim! É sinistro! E tudo começou quando eu tinha four years...

[momento remember]

Anita, quase um bebê, no colo di Pópi empolgado:
- Olha filhinha, um bichinho! Pópi apresenta Anita a um grilo-folha e aproxima o rosto da inocente a alguns centímetros do "medonho".

O grilo folha pula no nariz da pobre criança.
Escândalos e chororôs à parte, Anita desde então, não simpatiza com o "bichinho" .

[/momento remember]

Buuuut, voltando à história, já tive: mosquito nuzói, grilo preto dentro do Tênis (e eu achando que o tênis tinha encolhido...) gafanhoto no cabelo, mariposa na cara, abelha dando rasante, besourão desgovernado que gruda na bunda cof...cof... (se bem que jogar tênis usando uma almofada como raquete e o besourão como bola, foi bem divertido... hehehehe), tem tanta história de ataque de bicho, que se eu colocasse todos, vocês passariam o dia lendo esse post... Mas o fato é que, não sou a melhor amiga destes seres... E eis que, noite destas, não foi diferente... 2 ataques num dia só!

Ataque n°01: um grilo- folha!

Eu na sala de espera de uma clínica, esperando ser chamada para a consulta, olho pro lado e vejo um vaso liiiindo de flores naturais, e nele... um grilo-folha me olhando, verde e feliz!... (meda!)

E mexe sua patinha em minha direção... Lá vem ele, tranquilamente... Andando, andando pra chegar até mim... E de repente: PÓF! Se atira no chão, bem nos meus pés... Depois de um grito off (a gente aprende a gritar pra dentro quando tem medo de insetos...) O doutor abre a porta e me chama... salva pelo gongo! Afff! Na saída, passo na sala que é um risco, nem respiro, de medo do bicho.

Ataque n°2: uma mariposa extra GG!

Na casa di pópi (lááááá no interior das grotas...)...Eu no banho, tranquilamente, quando escuto um "paf, paf, paf, bzzzzzz".. "paf, paf, paf, bzzzzzz"??? Resolvo olhar, a janela do banheiro entreaberta... Uma mariposa gi-gan-te se debatendo... Eu pensei "isso não vai dar boa coisa..." nisto o bicho entra... e eu saio! Saí gritando do banheiro, ensaboada e enrolada na toalha... E mana veio me salvar!! (Mana sempre tem mais coragem que eu!) Deu uma “chinelada” na mariposa e eu pude continuar meu banho... Meio desconfiada, mas terminei...

Depois eu que sou neurótica... Mas eles me perseguem. Viva um dia comigo, e verá... Não é mole!!!

Depois do susto, fomos jantar, tinha Torta que mamã fez, acompanhada de café e chocolate quente (aqui anda bem frio).

Fez uma Torta Batute

Quer a receita??? Crica aki!

Ps.: Não levei a máquina, tô usando a foto do post anterior.

09/04/2010

E o foco? Salada de Kani Kama

Conversa de Salão de Cabelereiro...

- Anita, não desista! Olha o foco...O segredo é manter o foco...

Anita com tinta bermeia nos cabelos, só torce o canto da boca, e pensa: Mas nem eletricista eu sou!

Segue abaixo, "parte" da listinha do "foco"

  • ♥ Beber dois litros de água por dia
  • ♥ Comer mais frutas
  • ♥ Não comer doces
  • ♥ Não comer frituras
  • ♥ Não beber refrigerante
  • ♥ Não beber nada alcoolico
  • ♥ Esquecer um pouco de salão de cabelereiro
  • ♥ Usar filtro solar sempre
  • ♥ Não xingar
  • ♥ Manter pele hidratada
  • ♥ Economizar dinheiro (cof cof)
  • ♥ Realizar alguns objetivos!
  • ♥ Ser mais corajosa
  • ♥ Comer menos
  • ♥ Continuar na academia
E você, qual o seu "foco" pra este ano???

Bom, já que é assim, pelo menos vamos economizar, só por hoje, nas calorias e vamos de salada.

Salada Colorida de Kani Kama

  • Repolho Roxo em tiras bem finas
  • 01 Cenoura Ralada
  • 01 Maço de rúculas rasgadas grosseiramente
  • 08 bastões de Kani Kama cortados na diagonal
  • Temperos a gosto( Sal, azeite, pimenta...)
Faça camadas de Repolho, cenoura e rúcula. Regue com o tempero e finalize com o Kani.

Dica: Pode acompanhar com molho de iogurte, mel, sal e azeitonas picadas. Sirva com Peito de Frango Grelhado.

PS.: Há dias, era para ter postado sobre isto, mas o tempo, que aqui tá como manga de colete, me impediu...

Jani, minha super ultra mega power amiga(virtual), veio me visitar, foi bom demais! Ela é a simpatia em forma de gente... Não cozinhei, almoçamos numa churrascaria, mas foi legal do mesmo tamanho... Adorei te conhecer pessoalmente amiga.

Não reparem no meu cabelinho...franja pátraiiiisss... garanto que pessoalmente tava bem melhor!

06/04/2010

Pensamentos Anitísticos e pra aquecer, uma massinha... Conchiglioni de Ricota e Calabresa

Ô tempo lôco! Estes dias tava um calor de fritar ovo na testa, agora chuva e frio... haja organismo... eu tô espirrando feito um cachorro magro, minha renite ta me matando, agasalhada até as orelhas (de meia e pijamão), à base de chá quente... tô parecendo uma velha...hahahahahahaha

Pro almoço fiz estes conchiglionis para aquecer um pouco a alma, mas com o compromisso ferrenho que se, por acaso o tempo melhorasse, eu ir pra academia... E fui, não adiantou cruzar dedos de mãos e pés, o sol saiu, tímido, mas saiu... Caminhando, (porque vou caminhando pra não ter de fazer esteira lá), fui pensando como é difícil se manter em forma (principalmente de pança cheia, depois de uma pratada de massa...).

Pensativa...

"... chega um certo ponto que não tem jeito mais... podemos ir levando... A não ser que seja uma mulher que se cuida moooointo, sempre com dieta, pratica musculação para tonificar os músculos, yoga para ficar calma (porque stress envelhece e muito)...

Não fuma, não toma sol nos horários errados, usa sempre bloqueador independente de estar sol ou não, usa bom hidratante, hidrata o corpo todos os dias, toma suplementos para suprir nutrientes, tem dinheiro para esticar, cortar, levantar, tirar, colocar... respira um ar puro, não come carne (não é meu caso)..... aí sim.

Porque, ser mulher e bonita quando está entre os 18 e 25 é moleza.... agora, depois disso é bom ter dinheiro, senão..... cai e enruga! afffffff "

... Despensativa
.
Chegada na academia, um treino de parte superior beeeem pegado e um montão de anilhas pra acalmar pensamentos...
.
Conchiglioni de Ricota e Calabresa

250g de conchiglioni cozida al dente
.
Recheio
250g de ricota
01 lata de creme de leite
Sal
100g de calabresa picada
02 colheres de sopa de salsa
.
Bata no liquidificador a ricota o creme de leite, retire junte a calabresa e a salsa, reserve.
Ingredientes
Molho
03 colheres de sopa de azeite
01 cebola picada
02 dentes de alho espremidos
400g de tomates sem pele e sem sementes (usei San Frediano - Pomodoro Pelati)
sal a gosto
Queijo parmesão para polvilhar
folhas de manjericão para decorar
.
Em uma frigideira aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Junte os tomates, o sal e refogue ligeiramente. Retire do fogo e coloque em um recipiente refratário médio. Recheie cada conchiglione com um pouco do creme de ricota e calabresa.
.
Arrume-os no refratário e polvilhe o parmesão. Leve ao forno quente por cerca de 20 minutos (a 180°C). Retire do forno, coloque em um prato de serviço e decore com o manjericão.
Rendimento: 04 porções.
Dica: a calabresa pode ser substituída por salame ou peito de peru picado.

05/04/2010

E na Pááááááscoaaaaa...Torta de Chocolate

A sobremesa também tinha de ser de chocolate, lóóógico! Leve e de visú bem colorido, além de encher olhos, estava de lamber os dedos.

Ah...também teve uma sobremesa de coco, pra representar o branco do coelhinho...mas esta, fica para outro dia... ;)

* Não tirei foto da torta aberta, porque quando me dei conta, já tinha acabado... fica prapró!

Torta de Chocolate


06 ovos
09 colheres de açúcar
01 colher de chá de essência de baunilha
100g de manteiga sem sal
01 colher de sopa de gelatina em pó (hidratada em 06 colheres de sopa de água quente)
400g de chocolate meio amargo derretido em banho maria
02 pacotes de biscoitos champagne
01 lata de creme de leite sem soro
Na batedeira, bata as gemas com o açúcar até adquirir um tom esbranquiçado, junte a manteiga e a baunilha, batendo sempre. Em seguida acrescente o chocolate e continue batendo, coloque o creme de leite, a gelatina (já morna) e por último, com a batedeira desligada, coloque as claras batidas em ponto de neve bem duras.

Montagem:
Em uma assadeira de fundo removível (22cm de diâmetro), coloque os biscoitos champagne nas laterais e no fundo alguns biscoitos cortados. Derrame o creme de chocolate sobre os mesmos e leve para gelar. Depois de bem gelado, desenforme e decore a gosto.

Rendimento: 10 porções.

03/04/2010

O pulo di pópi e o Pãozinho de Azeitonas e Tomate Seco.

Estes dias pópi e mamã estiveram por aqui, vieram para pouso de mala e cuia... Sai cedo porque tinha academia, mas deixei eles ainda deitados. Tranquei todas as portas e esqueci que minha mana chegaria mais tarde. Pópi, tinha as chaves, mas estavam no carro. Bom, nem imaginam o que aconteceu...

Mana chegou, e aperta que aperta a campanhia, pópi levantou, testou a porta, fe cha da! Pensou e agora... Mamã muito da danada, deu a idéia que o velho pulasse a janela...

Ele não pensou duas vezes e pulou!!! Foi ao carro, pegou as chaves, abriu o portão pra mana, voltou abriu a porta, e quando ia botar o pé pra dentro, mamã grita:

- Tem de despular!
- Oquê? - responde ele.
- Tem de despular a janela, senão fica ladrão!

Pópi pensou, pensou... e lá se foi, mesmo com a porta aberta, pular de fora pra dentro... mamã e mana, se matavam rindo do pobre inocente que acreditou na conversa di mamã...

Depois que eu cheguei, contavam e choravam de tanto rir. Pópi caiu no conto das duas!

eita família!

Pra compensar os pulos di pópi, fizeram estes pãezinhos, dizendo que era para ele repor as calorias. Quando cheguei estavam quentinhos e um aroma tentador na casa... Imaginem se minha dieta do dia, não foi pela janela também...

Pão de Azeitonas e Tomate Seco

Massa:
500g de farinha de trigo
50g de farelo de trigo
03 colheres de sopa de óleo
01 colher de sopa rasa de sal
01 colher de sopa bem cheia de açúcar
01 colher de sopa de fermento seco para pão
250ml de água morna (mais ou menos)

Misture parte do açúcar, a água e o fermento e deixe levedar. Em um recipiente misture o restante dos ingredientes. Depois que o fermento levedar, junte aos ingredientes do recipiente.

Amasse tudo muito bem, até formar uma massa homogênea, coloque dentro de um saco plástico e deixe levedar até dobrar de volume.

Divida a massa em porções recheie, feche os pãezinhos pincele gema, polvilhe gergelim e leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C por uns 40 minutos.

Recheio
01 xícara de azeitonas verdes sem caroço picadas
100g de tomate seco picado
02 colheres de sopa de maionese
02 colheres de sopa de requeijão cremoso

Misture todos os ingredientes e aplique.

Rendimento: 15 unidades pequenas.

02/04/2010

Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim...


Se o momento é de renascimento,
O momento é de mudanças...
Então, que nesta páscoa, mais do que religiões, busquemos
incessantemente por verdadeiras auto-reedições e sejamos felizes!
.
Beijos doces, a todos que por aqui passam!